Relato de um Certo Oriente

Relato de um Certo Oriente Milton Hatoum

Resenhas - Relato de um Certo Oriente

Adriana 03/02/2024

Pra mim, não deu
Li até o fim, mas demorei horrores. E eu nunca demoro a ler livros dos quais gosto. Ou seja, me cansou.

A história versa sobre pessoas de uma família de origem árabe que mora em Manaus, narrada em "segunda pessoa" (?), cada parte por uma pessoa diferente.

Fica indo e voltando em torno de um acontecimento bastante traumático, mas que não fica satisfatoriamente explicado. Achei os personagens desinteressantes e, no final, parecia que eu havia passado horas lendo só fofoca de família chata dos outros.

Ganhou pontos pela ambientação e pelo discurso elegante. Só recomendo em caso de tédio extremo, ou se for obrigatório para seu curso.

OgaiT 21/01/2024

Retrato de uma família libanesa em Manaus
Romance de estreia do escritor Milton Hatoum, Relato de um certo Oriente chamou a atenção da crítica e dos leitores do país por sair do eixo Rio-Sampa e ambientar seu microcosmo em uma Manaus que já não existe mais.
Outro motivo que fez o romance ser tão bem avaliado no cenário literário foi a estrutura do romance, que ao longo de 8 capítulos ? narrados por uma irmã que escreve uma carta ao irmão que se encontra em Barcelona ? apresenta vozes, ou melhor, pontos de vista diferentes dessa família libanesa radicada em Manaus.
Confesso que não consegui relacionar o capítulo a algum dos personagens dessa constelação, exceto pelo primeiro e o último. Isso ocorre justamente porque o autor segue o princípio do argentino Júlio Cortázar, em que o leitor deixa de exercer uma leitura meramente passiva. Assim, futuramente pretendo retomar essa obra.
Dica de leitura: tenha à mão uma árvore genealógica dessa família, isso ajudará a identificar melhor as vozes ou o ponto de vista presente em cada um dos capítulos.

PAULINE 09/01/2024

Sobre uma matriarca
Mais de 10 mil quilômetros separam Líbano e Manaus... No entanto, essa distância se transforma em uma linha sutil na narrativa de Milton Hatoum. Tendo como foco uma família imigrante de libaneses, principalmente Emilie, a matriarca, o autor amazonense nos conduz por uma série de acontecimentos permeados por costumes de um país deixado para trás, mas ambientados em uma cultura que os acolheu. Há uma atmosfera fantástica, atrevo-me a dizer. É difícil afirmar que temos uma narrativa puramente realista, principalmente quando esta se centra em uma figura tão mística quanto Emilie. Hatoum faz com que nos sintamos presentes em cada cena, tal a riqueza descritiva de tudo. Participamos da busca por Emir, Acompanhamos de perto a vida de Soraya ângela e Samara Délia. Sofremos com elas. E ficamos na expectativa do que irá acontecer com o retorno de alguém tão próximo.
A frase "ler é viajar sem sair do lugar" nunca fez tanto sentido e Milton Hatoum é um ótimo guia!

lucasmorais 27/12/2023

EPIFÂNICO!!!
Não é uma leitura para qualquer um, a escrita é extremamente densa e existem muitas frases soltas que um iniciante das obras Claricianas não conseguiria acompanhar de primeira (experiência própria). Mas o livro é excepcional, ele nos traz uma Clarice que se mostra intimamente ligada à pintura, que se mistura com a natureza e a palavra. Através dele é possível, em certos momentos, perceber que não apenas a narradora mergulha dentro de si mesma, mas ela faz com que nós, como leitores, também mergulhemos junto dela. Clarice tem um dom inexplicável de usar as palavras, me arrisco a dizer que Água Viva é de longe um dos maiores livros já produzidos em nossa Literatura.

Lukas_17 10/11/2023

Entre a Rivalidade e a Tradição: Uma Jornada Intrigante em 'Relato de um Certo Oriente' de Milton Hatoum
"Relato de um certo Oriente", escrito por Milton Hatoum, é uma obra literária que mergulha nas complexidades das relações familiares, entrelaçando-as com as nuances culturais e históricas do Oriente Médio. Publicado em 1989, o livro se destaca por sua narrativa envolvente e aprofundada, proporcionando uma imersão profunda na vida dos personagens e nas camadas sociais e psicológicas que os cercam.

A escrita de Hatoum é poética e contemplativa, repleta de imagens vívidas que transportam o leitor para o universo multifacetado de seus personagens. O autor utiliza uma linguagem rica e simbólica para explorar questões existenciais e as complexidades das relações humanas. A estrutura narrativa não linear contribui para a construção da atmosfera misteriosa e reflexiva da obra, mantendo o leitor cativado até a última página.

"Relato de um certo Oriente" é uma obra-prima da literatura brasileira contemporânea, enraizada na tradição literária, mas inovadora em sua abordagem narrativa e temática. Milton Hatoum revela-se um contador de histórias habilidoso, capaz de explorar os recantos mais profundos da alma humana e da sociedade, deixando uma marca indelével na literatura brasileira.

Rafael1906 05/11/2023

Um relato emocionante.
Encontramos neste livro um relato emocionante e cheio de detalhes sobre uma família tradicional de imigrantes na Amazônia. Uma narrativa cheia de impressões de uma jovem sobre os anos que viveu em contato com os avós. O autor aborda as vivências relacionadas às questões sociais da mulher, do homem, da criança com deficiência, das relações de trabalho e religiosidade.

~Elisabeth Darcy~ 14/10/2023

Talvez eu seja muito burra, mas eu fiquei perdida real por boa parte do livro. Enfim...
Ah! E a Emilie precisava de terapia.

Jan 25/12/2022

Nos orientes da vida
Hatoum, nesta narrativa, traz a ideia simbólica de que todas as famílias possuem parte de suas histórias que não são contadas. E penso que ele não está errado. Com uma narradora sem nome, conta a vinda de imigrantes libaneses para o Brasil e, radicados no Amazonas - o segundo oriente, agora estabelecido por eles - forma uma família próspera e com muitos agregados (como a narradora em 1ª pessoa). Obra psicológica muito bem construída e que, ao final, ainda propõe muitos mistérios.

Bella 10/08/2022

O que começou como uma leitura obrigatória terminou em uma curiosidade incontrolável de desvendar, junto aos irmãos, histórias do passado dessa família tão peculiar e, ao mesmo tempo, tão comum.

Nath Mel 31/07/2022

Regresso e memórias
No início da leitura, nada fica muito claro, sabe-se apenas que uma mulher retorna ao centro da família em que foi criada, após vinte anos. Então o relato vem vindo de cada um destes familiares, como uma relembrança dos fatos a esta recém-chegada.

Escrita gostosa mas difícil de compreender, precisa de uma certa paciência para concluir a leitura.

Wellington.Pimente 25/06/2022

Um livro confuso.
No começo a história estava muito confusa e tive que recorrer as resenhas na internet para enxergar a árvore genealógica da família, mas já tinha lido umas 40 páginas e não conseguia me situar, por isso recomendo a quem for ler essa obra, vá atrás de resenhas mais aprofundadas para entrar no universo dessa obra. Assim, após me situar na história, consegui apreciar a escrita rebuscada, o universo de memórias relatado e me sensibilizar levemente com isso. Apesar de um fechamento poético, sensível e explicativo, a obra me deixou com uma sensação de que faltou muito coisa pra esclarecer e nos envolver, para um universo ricamente relatado.

Weslley 01/06/2022

Fascinante
Demorei bastante tempo para ler esse livro, não por culpa dele, mas minha. É uma leitura excepcional, em certos momentos parece que estamos lendo uma poesia, dada a forma que a personagem conta suas lembranças. Também é bem importante para entender a cultura árabe no Brasil, sendo inclusive cobrado em alguns vestibulares. Bem integrante não saber quem é a narradora - apenas que é filha adotiva, deixando um de mistério a toda aquela já movimentada família que nao tem ações tão comuns.

flora 23/05/2022

leitura difícil
Não entendi absolutamente nada, a história fica numa coisa de ir e voltar no tempo que deixa tudo muito confuso.