Relato de um certo Oriente

Relato de um certo Oriente Milton Hatoum

Resenhas - Relato de um Certo Oriente

Hugo R 13/12/2013

Arquitetura de Cristal
Se por um lado, Hatoum, jamais exerceu a profissão de sua formação, arquiteto, nada nega que ele seja, por excelência, um arquiteto da memória, como prova o livro "Relato de um certo Oriente".

Em tom epistolar, as histórias do romance são tecidas pela memória de uma mulher que, após uma ausência de longos anos, volta à cidade de Manaus, para reencontrar sua mãe adotiva, a matriarca libanesa Emilie. Ao chegar ao local, no entanto, depara-se com a Manaus do presente e a nostalgia que o simbolismo de certos cheiros, cores, eventos e pessoas provocam em seu pensamento.

No livro, a lembrança é tratada como meio de revisitar o passado para compreender o presente. Para isso, evoca-se a memória na força de sua plenitude, partindo-se da boêmia das noites enfeitas com histórias e fumaça do narguilé à colisão das tradições cristãs do Ocidente com a filosofia do Alcorão.

O contar de histórias permite à narradora comunicar sentimentos ocultos, viajando no tempo sem o esforço de um passo sequer. É assim que suas cartas ao irmão distante tentam encontrar conexões entre situações dispersas no tempo, regenerando as ruínas do passado pela força da memória.

Sensível, poético e misterioso para além da última página, "Relato de um certo Oriente" é, sobretudo, um convite à releitura, quando não das histórias encerradas nas páginas do livro, da nossa própria história. Afinal, a identidade humana se constrói no viés de experiências que, ao cabo da última página, parecem apenas memórias.
Socorro Rolim 21/05/2014minha estante
Foi exatamente essa a minha percepção desse livro. Se tivesse lido essa resenha antes teria evitado de escrever a minha...

Luhhh ^___^ 27/06/2014minha estante
Eu não gostei muito do livro, mas é motivo pessoal mesmo, de não ter me agradado pela história. Apesar de a narrativa me cativar em alguns momentos.
Foi difícil terminar a leitura, até pensei em desistir da leitura...
Muito bom o teu comentário!!!

caio.lobo. 25/03/2021

Maravilhosas descrições, narrativa fraca.
Milton Hatoum, por ter estudado arquitetura talvez, é impecável nas descrições de ambientes, casas, mobílias, cantos obscuros da cidade de Manaus, livros, letras árabes, costumes libaneses, vícios do manauara, cheiros de perfumes, suor, comida velha, traços físicos de pessoas. Detalha num barroquismo com uma prosa poética parnasiana. O livro nessa parte é quase que como a poesia do Vaso Chinês, mas é só. A narrativa é enfadonha e peca por seus diversos personagens-narradores parecerem a mesma pessoa muitas vezes. O interessante é notar o tédio existencial com essas narrativas, entrecortadas por alguma tragédia, assim como nossas próprias vidas chatas.

Creio que se o autor escrevesse um livro somente descritivo, não sei se existe isso em literatura, onde o narrador personagem vai descrevendo os objetos e ambientes ao seu redor com todo o seu esmero, a obra seria sublime em si. Mas o autor optou por também narrar o humano, um humano demasiado humano, como diria Nietzsche; não o humano interessante na sua decadência como em Machado de Assis, mas o humano tedioso e entediado que nos entedia.

Uma questão interessante que senti falta nas suas maravilhosas descrições é sobre a floresta amazônica. O autor quase não cita as maravilhas, grandezas e terrores dessa imensa floresta, mesmo dando a entender que ela existe quase onipresente ali do outro lado do rio e mesmo que há cenas onde o personagens se embrenham no mato. Se o autor tivesse descrito as belezas e monstruosidades dessa floresta tão densa, seu barroquismo se elevaria ao cubo e eu até daria mais uma estrela, mas ele deve ter tido seus motivos para não fazer isso.

Antonio 01/05/2022

Um livro de muitas vozes
É um belíssimo livro, escrito na perspectiva de vários narradores diferentes, e em uma linguagem que remete a histórias contadas nas cozinhas e salas das casas, sempre puxando da memória o relato, com algo quase onírico. A mudança dos narradores e o fato da história ser sobre o passado, faz com que o leitor frequentemente fique em dúvida sobre quem está narrando e quanto do que está sendo narrado é real ou é apenas a forma como o narrador interpretou o que ocorreu. E isso remete exatamente à forma como são construídas as histórias de família, nas quais vamos compondo um mosaico de vários pequenas narrativas e perspectivas que nos permitem ter uma visão possível sobre o nosso passado e o de nossa família. Uma verdadeira obra de arte.

Sander.Garcia 03/08/2021

O desafio de ler um livro premiado
Milton Hatoum é um escritor singular em seu jeito de relatar histórias de vidas. Amei a delicadeza e poesia com faz esses relatos..
Falei de desafio dada a minha experiência pequena com esse tipo de literatura. Mesmo assim não recuei. E valeu à pena. Tive até que fazer uma árvore genealógica depois de ler os primeiros capítulos repetidas vezes.. a dica que deixo é que os relatos são feitos por personagens diferentes. Daí a palavra desafio e não, obstáculo.
A história de Emilie, uma matriarca libanesa que veio para Manaus, onde fincou suas raízes. Acontecimentos com densa emoção são relatados desde o início.
Fiquei feliz em aceitar esse desafio.
Agora é só escolher o próximo livro, dos 30 que ganhei no meu aniversário.

nah 24/09/2021

sinceramente, que livro chatooo, nem cheguei a terminar ele 100% de tão difícil de entender... Talvez eu não esteja preparada para esse tipo de obra mas que linguagem difícil e que narrativa mais confusa, extremamente cansativo

Livia.Ishikawa 07/05/2022

Conjunto de memórias
Uma viagem incrível através das lembranças da família de Emilie em uma Manaus quase varrida pelo tempo.

É como se você se sentisse tomando um café num fim de tarde, escutando relatos vindos da boca de vários narradores com a mente perdida nas memórias de um passado que se juntam formando uma melancólica e poética história.
Alê | @alexandrejjr 10/05/2022minha estante
Parece ser um livro lindo, então. Hatoum é um mestre! Creio que, com o falecimento da Lygia Fagundes Telles, ele é o nosso autor mais prestigioso da literatura contemporânea.

Girassor 12/03/2021

Um pouco confuso!
Achei a leitura um pouco confusa, devida a mudança de narradores a cada capítulo. Eu sugiro anotar o nome dos personagens e relações de cada um para não se perder durante a história. No entanto, apesar de ser uma leitura que não te prende, o trama da história é interessante.

Gláucia 04/07/2011

Relato de um Certo Oriente - Milton Hatoum
Gosto muito desse estilo de livro, cuja trama evoca o passado, as relações familiares e suas repercussões ao longo da vida dos personagens. Acabamos nos deparando com nosso próprio passado e mergulhando em nossas próprias reflexões.

Lê.S.Sousa 21/09/2020

Manaus sempre é uma personagem viva nas obras de Milton Hatoum, pelo menos nas que eu li até hoje. A descrição das personalidades amazônidas, dos cheiros, bichos, da metrópole incrustada no meio da selva, sempre é envolvente. Mas o livro trata de memórias de uma mulher que volta a Manaus para reencontrar a matriarca de uma família libanesa, Emilie, e esta é a personagem principal que leva a história, onde todos os acontecimentos giram em torno. Não há aqui uma narrativa linear, mas a prosa poética ajuda a manter a força do livro. Belo, peculiar, envolvente. O primeiro livro de Hatoum, não tão bem trabalhado e finalizado como Dois Irmãos (uma obra-prima), mas ainda assim uma história que engrandece e faz valer a pena.

CRIS 21/06/2011

É uma boa história sobre a família. A única questão que precisa ficar clara é: o livro é narrado por vários personagens e sobre vários momentos; portanto, de difícil entendimento; até mesmo um pouco confuso. Para melhor entendimento é necessário ler e reler várias vezes.
André Fellipe Fernandes 01/01/2017minha estante
Foi difícil perceber a ligação entre os dois primeiros capítulos justamente por essa narração de diferentes personagens, não anunciada. Mas depois que entendi o fluxo, o livro correu bem. Mas de qualquer forma é um livro que deixa você com uma sensação de ter que reler algum dia, e dessa vez já prevenido.

Bella 10/08/2022

O que começou como uma leitura obrigatória terminou em uma curiosidade incontrolável de desvendar, junto aos irmãos, histórias do passado dessa família tão peculiar e, ao mesmo tempo, tão comum.

eueradeborah 29/06/2014

Isso não é uma resenha, é um comentário
Caramba, que livro! Eu prolonguei a leitura porque tinha medo que terminasse, e sofri quando terminou. Senti uma quedinha de Hatoum por Jorge Luis Borges e essa coisa do real e irreal nas memórias. Esses relatos, essas memórias todos nesse mosaico árabe-brasileiro, com cheiro de hortelã e forrado de organdis. Deus! Que lindo e que dolorido.

Flavio Rocha 15/03/2021

Relato de um certo oriente
A escrita de Hatoum traz o equilíbrio entre a força e a delicadeza. As vidas de seus personagens se misturam com a construção de Manaus, espaço ricamente trabalhado pelo autor, povoado pelas tradições das famílias imigrantes que tanto contribuíram para o seu desenvolvimento. Acompanhamos nessa história relatos de personagens diferentes sobre a vida de uma família libanesa que tem na matriarca o ponto de encontro desses episódios contados. É um livro sobre a tradição, sobre a dor e, acima de tudo, sobre a inevitável solidão que nos acompanha.
Justi 15/03/2021minha estante
Gosto muito desse autor.

lorenaludo 29/09/2021

Complexo!
Um dos primeiros livros que leio com essa linguagem bem difícil de entender. Me bati bastante para tentar entender alguma coisa do livro, mas só estou esperando meu professor me ajudar a decifrar essa obra. Mesmo eu não podendo muito opinar sobre, percebo que a história tem muito potencial, cheio de barracos dessa família. Não leria nem a pau esse livro se não caísse no vestibular