O unitário

O unitário Pedro Puech

Resenhas - O unitário

anna 12/01/2024

O livro mais incrível que ja li, com muita paixão pelo conhecimento e com um suspense viciante. Esse tem meu coração ?

Letícia 16/06/2020

É uma pena que pensadores e cientistas tenham sido ?perdidos? durante a história por motivos como esse. A história é tocante e durante a leitura, eu nem sentia que estava lendo algo sobre fatos históricos.

Cielly 14/01/2018

A INQUISIÇÃO TRATADA COMO THRILLER HISTÓRICO
Verdade seja dita. A expectativa é TUDO.
Quando decidi ler "O UNITÁRIO", acreditava que seria uma leitura tediosa e de difícil comprenssão, o que por sua tornaria minha leitura cansativa.
Mas Pedro Puech, consegue um incrivél feito de tratar de um assunto forte como a INQUISIÇÃO misturando uma narrativa fluida, com suspense, reviravoltas e ainda é capaz de nos fazer viajar por esses tempos remotos da humanidade onde pensar diferente da istituição dominate é praticar o mais terrívél dos crimes (HERESIA).
Ao mesmo tempo em que mergulhava nessa obra...sentia muita revolta pelas injustiças que a ignorância dos homens cometia em nome de DEUS e também torcia para o narrador encontrar as respostas que procurava e assim concluir a sua jornada, mesmo que estivesse ajudando a práticar uma grande farsa.
Nesse livro, você entenderá como uma importante descoberta da medicina foi plágiada, ocultando o seu verdadeiro autor...
E como um homem pode ir até o fim... para defender as suas ideias.

ANIMUM FORTUNA SEQUITUR
(A sorte segue a coragem)

É isso.
Um verdadeiro THRILLER HISTÓRICO!

Marcos Ogre 22/08/2014

Genial em sua particularidade
Muito se pode imaginar quando se pega um livro sobre a inquisição; quase podemos prever isso e aquilo, imaginar aspectos característicos e pressupor diversas coisas. E é justamente quanto a isso que O Unitário é tão especial: ele é singular. Ainda que encontremos elementos clássicos da época, como fogueiras e cia., O Unitário é muito mais abrangente, muito mais especial, explorando o cenário europeu medieval num campo que vai além do superficial, resultando em um texto inteligente que, ainda por cima, não se torna demasiadamente complicado ou denso. Pedro Puech escreve de maneira fluida e leve, utilizando de vocabulário inteligível e comum, facilitando nosso compreendimento a um nível que nos leva a realmente adentrar na realidade sem dificuldade.

A trama se desenvolve muito bem, com reviravoltas aqui e acolá e ótima exploração de localidades; viajamos por grande parte da Europa Antiga e a descrição descontraída e realista de Puech pelo jovem estudado protagonista é ótima no que aparenta querer nos passar. Não há linhas soltas que o enredo não busque responder, tudo é bem amarradinho quando deve ser.

Quando terminamos, fica aquele agradável gostinho de missão cumprida satisfatoriamente, logo que o desfecho é cabal e redundante. A sensação que prega-se ao leitor é plena, absoluta, quase como se tivéssemos acabado de ler um texto histórico do colégio a respeito de um período que apreciamos, em que os fatos se fecham e estamos preparados para a próxima matéria.

No fim do livro, após sua conclusão, também temos considerações muito interessantes do autor, notas a respeito dos fatos e personagens citados, bibliografia muito bem organizada e até poucas imagens de coisas relacionadas à história (dã, isso é óbvio!).

Não sei muito mais o que dizer, já que não consigo encontrar pontos negativos na obra. Não diria que tornou-se um dos meus favoritos, mas, com certeza, sempre estará na minha memória como uma agradável leitura, completa, divertida. E brasileira, o que enaltece um orgulho gostosinho da nossa pátria.

site: http://pensadoremserie.blogspot.com.br/

Isabelle 09/02/2011

PARECE INCRÍVEL QUE SEJA VERDADE, MAS É...
O UNITÁRIO é um livro de leitura fácil, que me prendeu a ponto de terminar de madrugada. Como é um romance histórico, os primeiros capítulos são para situar o problema do funcionamento do coração e as discussões religiosas da renascença; mas isso é rápido e, daí para a frente, a trama fica emocionante.
Aprendi muito com esse romance gostoso de ler. Nunca soube que uma descoberta médica tão importante havia sido ocultada por queima de livros. Aliás, eu nunca tinha ouvido falar de inquisição protestante (achava que inquisição era coisa de católicos apenas), nem de colaboração entre calvinismo e catolicismo numa época de heresias.
O livro me lembrou “O Nome da Rosa”, pela descrição da época, e “O Físico”, pelos personagens médicos de séculos passados. Mas, enquanto essas duas obras são apenas ficção, “O Unitário” é baseado numa história real. Depois de ler o epílogo, fiquei pensando se essa incrível história seria mesmo verdadeira; mas, no final do volume, há algumas notas históricas e muitas referências de pesquisa. Entrei na net e achei o site do livro, onde li algumas biografias reais dos personagens. Como esse autor encontrou uma história verdadeira, nunca contada, para construir um romance??
Recomendo “O Unitário” para quem gosta de um bom thriller, mas também quer terminar um livro sabendo algo mais do que sabia antes de começar.

Arnaldo 07/02/2011

Uma história inacreditável!
A história de O UNITÁRIO é tão incrível que custei a acreditar que o romance fosse realmente baseado em uma história real, como o autor diz na introdução. Mas, depois de ler, fiz uma breve pesquisa na internet e vi que realmente os personagens existiram, e que essa inacreditável história aconteceu mesmo. O livro é escrito sob a forma de romance, parece ficção mas é resultado de uma pesquisa extensa. Aprendi sobre coisas que eu jamais imaginava que pudessem ter existido. Devorei o livro em poucos dias