A Filosofia do Punk

A Filosofia do Punk Craig O'Hara

Resenhas - A Filosofia do Punk - Mais do que Barulho

Milena.Graczeck 04/05/2010

Interessante!
Ele explica o movimento e suas milhões de vertentes dentro da cena PUNK. E não como um mero expectador. O que me incomodou é que tudo é tendênciado para o lado dos punks, não é imparcial, mas sim uma visão dos punks sobre eles mesmos.
Mas é legal. Da pra entender como a coisa funciona e como a coisa é distorcida. =P

virgulapeniana 25/03/2013

Um manual para entender o movimento punk
O livro trata do que está por trás da estética e da música punk. Isto se desdobra a partir da definição de semelhança entre o movimento punk, que nasceu da uma insatisfação com o "status quo" do rock da época, o autor mostra como essa tentativa iconoclasta tem congêneres em outros movimentos como o dadaísmo e o futurismo, em todos os três há uma intenção de mudança radical de rumos intelectuais. No capítulo seguinte o autor faz um apanhado de como o movimento punk foi caracterizado pela mídia e o que isto acarretou para a saúde do próprio movimento. Uma dessas imagens criadas pela mídia foi a de extrema violência e vandalismo. Dessa maneira, ele abre espaço para falar a respeito do "skinhead", ou seja, como surgiu, de onde veio, a que está atrelado e suas políticas ideológicas divergentes ao próprio punk. Em seguida trata sobre as aspirações políticas do punk e também dos movimentos gays e ambientalistas. Então, ele trata de um subgrupo do punk chamado "straight edge" que começou como uma tentativa de auto-afirmação, mas que deu origem a mais subgrupos inócuos. E por fim ele dedica um capítulo a falar sobre a iniciativa punk de fazer as coisas por si mesmos, sem visar o lucro em si, mas a difusão e manutenção de suas diretrizes ideológicas e políticas.

Piromal 02/05/2022

Me ajudou a entender mais sobre o punk e desmentiu muitos estereótipos sobre o assunto, a escrita é divertida e didática, recebi ótimas recomendações de bandas nesse livro, e também, como o nome já diz, aprendi sobre a filosofia desse movimento. Gostei bastante do livro em geral.

Paulo 29/09/2013

Censurado na Lituânia por ser considerado um “documento vil, rebelde e ofensivo”, aqui, Craig O’Hara discute o que existe por trás da estética e da música punks. Com um interessante glossário e com fotos exclusivas, clicadas pelo próprio autor, A Filosofia do punk aborda as diferentes facetas deste movimento desde a definição do que viria a ser considerado como Punk em sua essência, os problemas enfrentados com a mídia que historicamente teve dificuldades em entender os adeptos desta cultura e o anarquismo como alternativa ideológica. Os problemas com skinheads e os subgêneros como Straight Edge ajudam a entender a cena punk/hardcore norte-americana, seus ideais e contradições, que fizeram do Do It Yourself mais do que um lema. Editora Radical Livros, 240 páginas.

site: http://sequelacoletiva.wordpress.com/2011/01/11/livro-a-filosofia-do-punk-mais-do-que-barulho/