O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

H 28/08/2022

É incrível ver tudo acontecer do ponto de vista de uma criança, ver ela perder um pouco do encantamento que tinha pelo pai é dolorido. Passei o livro inteiro querendo arrancar as crianças dali. É um realidade tão dura, e fica ainda mais sabendo que tantas situações ali são o dia a dia de brasileiros.

Apesar de momentos tensos e de angústia e raiva, ainda tem a leveza da vida vista por uma criança.

Nina Pina 21/08/2022

Família
O que você faria se encontrasse sua mãe, remexendo lixo no centro de Nova York, morreria de vergonha ou pararia para ajudá-la?
Então, Jeannette ficou envergonhada com essa situação.

A infância e adolescência das crianças não foi nada fácil, seus pais eram extremamente irresponsáveis, o pai era divertido, carismático, mas, ele bebia tanto quanto jogava, e passava dias sem aparecer em casa, não era muito de trabalhar.
Sua mãe uma artista, pintava quadros o dia todo, sem se incomodar em cuidar dos filhos,
vivia em seu mundo de delírios.
Jeannette sofreu um acidente aos três anos, por pura negligência, cozinhando salsichas, que lhe renderam algumas cicatrizes, arrastavam as crianças para todo o lugar, vivendo praticamente como nômades, dormiam em qualquer lugar, suas vidas infantis se resumiam em passar fome, frio intenso, em meio a insetos, moscas, baratas, e ratazanas.
Rex tinha um sonho encontrar ouro, ficar rico, construir um castelo de vidro no deserto.
Isso nunca saiu do papel.

13/08/2022

me surpreendeu!!
li esse livro sem saber nada sobre ele e não tava com muitas expectativas pra ele, mas eu amei!! um dos melhores livros que já li.

Fabi 01/08/2022

Impressionante. Meu olhar sobre pessoas que vivem como os pais da Jeanette e cia certamente vai ser menos julgador. Embora a gente saiba que nossa realidade atualmente não dá muita margem para entender que o que passamos em nosso país não é uma escolha, infelizmente.
Leitura que incomoda, te faz pensar, se revoltar.
Interessada em assistir ao filme e saber como está a vida deles atualmente.
Fabrício Lôbo 02/08/2022minha estante
Olha, até agora, estou na página 70, e tô achando bem repetitivo só mostrando eles se mudando entre as cidades. Fica melhor?

Fabi 02/08/2022minha estante
Logo mais a toada muda um pouco?

Carla Sarmento 15/07/2022

Faz bem ao coração
O Castelo de Vidro foi publicado em 2004 e ficou dois anos na lista dos mais vendidos dos EUA. Jeannette é uma sobrevivente!

Nesse livro, a autora, uma jornalista americana, relata como foi sua infância, adolescência e a saída de casa para tentar levar uma vida decente e digna.

Ela e seus irmãos viveram em uma família completamente diferente de tudo que conhecemos. A capítulo eu pensava: como os pais criaram essas crianças assim? Faltou amor? Acho que não! Mas faltou apoio e a estrutura mínima para criar filhos.

Algumas memórias são tristes mas os relatos conseguem ser suaves e fortes ao mesmo tempo. Apesar de tanto sofrimento, fruto da maneira como foi criada, Jeannette não guarda rancor no seu coração.

Eu li na época do lançamento mas aproveitei para reler agora. Um livro que faz bem ao coração.

Juh 04/06/2022

Incrível
Sabe aqueles livros velhos na estante que a gente só olha e ainda assim, eles se parecem invisíveis? aconteceu com esse livro.
Walls ultrapassa a barreira de todos os sentidos de um leitor com essa biografia linda, sensível e real. A leveza com que ela e a família lidam com as adversidades é admirável.

Juni 28/05/2022

Surreal.
A leitura desse livro é instigante, quanto mais você lê, mais fica com vontade de saber o que vem em seguida.

Precisei ir devagar em alguns momentos pela quantidade de absurdos em sequência. Só que chega uma hora que você não consegue parar de ler e fica vidrado com o Castelo de vidro haha.

Uma autobiografia cativante que traz várias reflexões.

Vogel 24/05/2022

Que livro meus amigos, que baita livro!
É sem dúvidas uma história sobre pais negligentes, onde é desesperador ver crianças passando fome, frio sofrendo bullyng por conta dos trapos que tinham que usar e ainda assim conseguirem sair da miséria, arrumar bons empregos e acima de tudo, continuarem amando seus pais! Esse livro é a história de vida da autora, e me fez refletir que a mudança realmente está em nós, e tudo depende única e exclusivamente dos nossos esforços, em nenhum momento essas crianças tiveram sorte, tido foi conseguido através de muito esforço e dedicação. Obrigada Jeannette, por compartilhar tua vida com nós leitores e mostrar que é possível e que o esforço é recompensador!

Gab 23/05/2022

Pesado
Nao chorei durante toda a leitura pra no fim lacrimejar com os agradecimentos e dormir com ansiedade. Foram muitos gatilhos. Esse livro é excelente na forma como a Jeannette contou sua história, na forma em como ela e os irmãos superaram suas adversidades, mas é duro demais acreditar na realidade do que estamos lendo. Isso fica pior quando a gente se identifica, foi uma carga pesada pra mim, que bom que no fim fica "tudo" bem.

Daynna Kate 24/03/2022

Eu te entendo, Jeannette.
Talvez eu não seja a melhor pessoa para avaliar este livro, tenho um envolvimento pessoal com seu enredo. Minha identificação com a autora é incrível. E com sua história, com sua família. É como flashes exagerados (bem exagerados) da minha vida. Se fosse uma historia inventada, poderia ser entediante a um leitor comum. Porém, é inspirador, aterrorizante, saber que tudo isso aconteceu de fato. Parece contraditório amar e respeitar seus pais, mas saber que precisa ir, não poder cuidar, não saber cuidar, quando cuidar atrapalha... Entendo Jeannette quando não conta sua história a todos e chega a mentir ou omitir. Apenas um livro de muitas páginas seria suficiente para explicar. Qualquer um escutando superficialmente julgaria seus motivos, suas atitudes. Mas um livro, um livro é a única forma de passar o máximo de contrariedade e controvérsia dessa história. Eu te entendo, Jeannette.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2022

The Glass Castle é um livro de memórias estadunidense de 2005 escrito por Jeannette Walls. Relata de forma não convencional a mísseis afligida pela escritora e seus irmão balísticos, os quais tiveram que suportá-la ao lado dos pais, incapazes de modificar essa situação.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520920404

Lívia 17/02/2022

Família Walls
Já estou sentindo a ressaca literária batendo.

A história beira o surreal, por diversas vezes me perguntei se tantas situações absurdas puderam de fato acontecer. E também me emocionei muitas vezes pois, apesar dos pesares, é nítido o amor entre eles.

Recomendo muito!

Susan.Kelle 10/02/2022

Jeanette Walls conta como cresceu com pais negligentes, amorosos e completamente irresponsáveis. Na primeira parte a mãe me chocou muito mais que o pai com seus comentários super positivos sobre toda e qualquer desgraça ocorrida e suas justificativas de como tudo trazia uma lição ou um necessário empurrão da vida. Enquanto a mãe parecia sempre alheia aos filhos e a realidade, Rex me pareceu apesar de irresponsável e sem noção absolutamente amoroso. Apesar de todo o descaso, fica muito claro o quanto a arte, a criatividade, a natureza, a leitura, e até mesmo o amor estavam presentes. Até este ponto, achava eles pais terríveis, mas que apesar disso davam o seu melhor pros filhos. Mas então a criançada foi crescendo, e as pérolas da mãe conseguiram piorar num nível absurdo assim como a bebedeira do pai achei incrível com a autora conseguiu nos isentar da visão desse pai alcoolatra e nos fazer entender no tempo dela o grande problema que ele era. Brian por outro lado parecia muito mais capaz de ver o pai claramente já que o questionava muito antes dela. Já na cidade onde Rex nasceu, eles conseguiram piorar violentamente. As crianças cresceram mais por sorte do que qualquer outra coisa. Esse livro trouxe aquela lição que todos sabemos mas as vezes nos recusamos a reconhecer: a vida é um puta golpe de sorte ou de falta dela.

Kevin.Dissenha 03/02/2022

Emocionante e cativante
Ora, me fez pensar em como a infância pode ser aos olhos de quem vivência, tive uma vida muito melhor do que as crianças desse livro, mas eu era mais feliz por isso? Fico muito em cima do muro pra responder. Este livro é fenomenal, se houvesse um botão de aplaudir de pé, eu apertaria para poucos livros, e esse com certeza seria uma deles.