O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

Dayane.DinApolis 21/04/2024

Não dá nem pra acreditar que é uma história real
A total ausência de instinto paternal desses dois é inacreditável. Eu comecei a ler achando que era ficção, e tive dificuldade de me conectar até perceber que era uma história real. Como mãe, é difícil aceitar que existem pais que tratam suas crianças dessa forma. Chocante

Barbs_ 06/04/2024

Memórias de uma família que aprendeu a criar finais felizes
Triste mas ao mesmo tempo bonito, principalmente a parceria que os irmãos tinham, acredito que essa união deles foi o que ajudou a irem mais longe, sempre se apoiando nas dificuldades. Apesar de tudo, os pais os criaram para serem fortes, independentes e muito inteligentes.
Esse livro me prendeu a atenção o tempo todo, recomendo a leitura

Manô 03/04/2024

Que terror
Se não fosse baseado em fatos reais eu não acreditaria que alguém fosse capaz de passar por tanta barbaridade como essas crianças passaram. Fiquei horrorizada com a negligência dos pais deles. Um absurdo. Me deixou triste. Não consegui gostar da história. Me oprimiu a pronto de eu doar meu livro se eu pudesse jogava fora de tanto que me fez mal.

Alice2141 09/03/2024

Como lida com pais irresponsáveis?
Durante toda a leitura desse livro uma frase me veio a mente: Oque fazer quando a pessoa que você mais ama é a mesma que mais te machuca? Acho que essa frase resume bem esse livro. Ficou muito óbvio para min Durante a leitura desse livro que os pais amavam os seus livros, passando tempo com eles e fazendo o máximo para dar Oque eles acham ser a melhor educação. Mas ao mesmo tempo eles são pessoas muito irresponsáveis, e por conta disse as crianças passaram por situações como fome e extrema negligência que deixaram marcas pro resto de suas vidas (como a cicatriz da autora), e fizeram que os quatro tivessem que amadurecer rápido de mais. Oque fazer quando a pessoa que você mais ama também é a pessoa que mais te machuca? Sendo sincera, eu não teria a maturidade que ela teve de perdoar os pais......

Cla Motta 04/03/2024

Uma família nômade e sem apego as coisas materiais
A família Walls decidiu viver uma vida onde expunha seus filhos a condições precárias e perigosas para que , segundo os pais, tornarem seus filhos pessoas determinadas e corajosas.

Leticia 26/02/2024

Um dos melhores livros que já li
Apesar de ser uma história forte , a autora trata sua própria situação com uma certa leveza, o que nos faz sentir admiração por ela. Gostei muito. Mostra como as pessoas podem se reinventar e fazer do limão uma limonada ...

Nadia 18/02/2024

Maravilhoso!
Biografia muito bem escrita, que me causou vários sentimentos devido a negligência, vícios e omissão dos pais, e o quanto as crianças dessa família sofreram. O que me chamou atenção durante toda leitura é como todos da família são inteligentes, desde as crianças que aprendem com muita facilidade, e os pais que tem muitos conhecimentos, porém não fazem bom uso deles.
Achei muito bonito e acolhedor o amor entre os irmãos, e o quanto foi essencial a parceria e os cuidados entre si.

Lauriane.Rodrigues 16/02/2024

O castelo de vidro
A princípio, o livro me chamou atenção pois a autora começa a narrativa em primeiro pessoa, em um momento que havia se encontrado com sua mãe.
A mãe, lhe dissera que não reconhecia a filha e que ela havia perdido os valores. O livro chama atenção pelas dificuldades, onde, desde o início você torce por uma reviravolta, confesso que ao chegar próximo da página 200, começa a dar uma angústia e o que só aumenta a vontade de ler.
O livro faz você remeter a traumas da sua infância, a também olhar com outros olhos os teus pais, a todo momento você começa a se questionar o que realmente importa dessa vida por fim, fica tentando julgar quem está certo ou errado ou se há isso , ou são modos de vidas diferentes!

Letícia 11/02/2024

Releitura que me custou um suor danado, pois a autora descreve sua infância morando, basicamente, num lixão. Então, a descrição é pesada. Apesar de que ela e seus 3 irmãos e pais sempre deram um jeito de serem felizes.

JAlia372 22/01/2024

Perfeito!
Um dos livros mais emocionantes que ja li! Simplesmente lindo lindo lindo, apesar de ser triste. Leria de novo mil vezes!!!

cacauxsz 22/01/2024

MUITO BOMM
Eu descobri que eram histórias reais na metade do livro. Como assim tudo isso aconteceu de verdade?

Gilvania4 21/01/2024

Muita informação
Nossa, esse livro é recheado de muita informação, é difícil crer que tudo isso aconteceu com uma família e o pior que a autora não fala com raiva do seu passado, pelo contrário vc não consegue sentir raiva por muito tempo dos seus pais, que aliás foram extremamente irresponsáveis, mas ao mesmo tempo mostrou que a família unida e a educação eram extremamente importantes.
Chorei, me indignei e amei muitos momentos deste livro, recomendo.

Cida Luz 30/12/2023

O paradoxo da Conflituosa relação!
Em 2010 eu adquiri e li esse livro que considero maravilhoso! Desde então foi um dos favoritos da minha lista e sempre recomendo! Esse ano 2023 tive a
Oportunidade de reler e logo na sequência assistir o filme, a leitura nesse outro momento foi compartilhada em um clube de leituras com amigas e só reafirmou o quanto de Conteúdo esse livro tem e o quanto podemos usufruir com reflexões e se emocionar com as histórias que traz!

O livro O Castelo de Vidro é uma emocionante autobiografia da escritora e jornalista Jeannette Walls, que revela os detalhes de sua infância dramática. E nada mais o título já aproxima da história pois é baseado em um projeto de Rex, pai da autora que nunca se concretizou: a construção de uma casa de vidro de onde a família poderia contemplar as estrelas facilmente assim chamada O Castelo de Vidro.

Entretanto a vida deles é marcada pelas mais duras dificuldades. Jeanette Walls é quem narra toda a história em primeira pessoa, seus pais são geniosos, temperamentais, relapsos, egoístas, negligentes e completamente disfuncionais.

E sim, tem aquele momento na leitura de raiva, de indignação, de questionamentos, porém existe aquele momento em que você se depara com o paradoxo desta conflituosa relação familiar é que, por mais estranho que se possa parecer, os pais são amados pelos filhos e também os amam, à sua maneira gerando assim um mix de emoções que provoca muita compaixão!

A narrativa de Jeannette é muito envolvente e me deixou presa à história.

Super recomendo!

juh 30/12/2023

Livro lindo, chorei horrores.
Ainda não terminei, mas eu sabia que se não registrasse aqui hoje eu esqueceria depois.

A forma como o Castelo de Vidro representa os sonhos das crianças em relação a família, e como eles foram obrigados a ver ele se rompendo conforme suas expectativas foram quebradas pelos comportamentos irresponsáveis dos pais é muito triste. A forma como o buraco que seria o castelo virou um lixão é uma representação muito clara do potencial que os pais - que eram inteligentes - foi desperdiçado pela ignorância, pois a mãe tinha dinheiro e gastava tudo com ela mesma tendo 4 filhos para alimentar. E o pai queimando a árvore de natal junto com os presentes que eles haviam comprado também mostra como ele destruía qualquer chance que os filhos tinham de ser feliz.

Ao mesmo tempo é lindo ver como eles ficaram independentes e não deixaram a condição de vida atrapalhar a visão de futuro individual que cada um tinha.

Nathy.Braganca 25/12/2023

Conhecidos
Eu já conhecia a história, mas resolvi ler o livro pra aprofundar e conhecer detalhes, não gostei muito