Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Drielly 10/06/2017

"No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30 da manhã."

Aquele livro que desde a primeira frase você já sabe o desfecho, mas lê até o fim com coração apertado torcendo pro narrador ter se enganado e que o desfecho seja diferente.
Mesmo sabendo o que vai acontecer, não sabemos como nem por que. Fiquei tão envolvida na leitura que vai ser difícil tirar essa história da cabeça por um bom tempo, há muito que não favoritava um livro. A narrativa da morte de Santiago Nasar é muito bem construída e todas as pontas ficam amarradinhas no final do livro.

Leiam, leiam e leiam!

Braguinha 05/06/2017

Obra menor de GGM
Uma obra menor do autor colombiano. Passa longe da genialidade de “Cem Anos De Solidão”.

Thiago Fernan 30/05/2017

Esplêndido
Como assim, um livro que já começa contando o fim? Como assim, um livro curto com tantos detalhes de aspectos sociais e personagens profundos? Meu primeiro contato com Gabriel Garcia se revelou surpreendente. A atualidade reserva livros clichês e de escritas rasas, e isso acaba nos fazendo acostumados com literatura "trash". Ao me deparar com esse livro em especial, volto a ser lembrado de como a leitura, a literatura e as grandes obras podem ser fantásticas, bem escritas e servirem de alimento ao intelecto. A riqueza de detalhes em "Crônica de uma morte anunciada" impressiona, ainda mais quando o fim é prenunciado. Engraçado foi ter me visto torcendo para Santiago não ter morrido, mesmo não sabendo muito sobre ele, mesmo conhecendo seu destino. A cena final me fez revirar o estômago!

Esse é daqueles raros livros que, quando terminam, te fazem parar e refletir sobre tudo e sobre nada, com surpresa, com exasperação!

Lorena Alhadeff 22/05/2017

"A fatalidade nos faz invisíveis..."
Meu primeiro Gabo, valeu a pena!!!
Livro excelente, história muito bem escrita. No início parece um pouco óbvio, pois desde as primeiras paginas sabemos o desfecho do livro. Mas Gabo surpreende com seu talento e nos mostra alguns antigos costumes, comidas, ditados e rotinas do Caribe e locais próximos. Mostra-nos, entre outros fatos, o machismo exacerbado da época, a desvalorização da mulher, além da violência tolerada para resolver questão de "honra". Vamos seguindo as opiniões e observações de seus personagens surreais, divertidos, trágicos e sofridos, passo a passo, até o derradeiro acontecimento envolvendo o a vítima (que não fica claro ser inocente ou não), Santiago Nasar.
Obs: no início deste livro, percebi algumas leves semelhanças de personagens e descrições com o livro Dois Irmãos, Milton Hatoum.?

Bruna 14/05/2017

Como sempre, escrita maravilhosa e não consegui largar até terminar.
Achei muito genial os maiores mistérios do livro não serem os assassinos e nem o motivo do crime, e sim outros que vamos lendo ao desenrolar da história.
É uma história tão pequena e ainda assim te dá muito pra pensar. A valorização exacerbada da virgindade da mulher, a passividade das pessoas com relação aos crimes e muito mais.
Só tirei uma estrela pela falta de conexão emocional com os personagens (o autor nunca teve a intenção, ainda assim...)

Firmino 30/04/2017

“nunca Houve morte mais anunciada” (pag.76)

Mataram Santiago Nasar. Esta é a noticia que o leitor recebe logo de cara no inicio do livro. Por que? Como? Por quem? As respostas são obtidas no decorrer do livro de uma forma que fica evidente a capacidade jornalística e o talento de Gabriel Garcia Marques que de uma forma magistral, da voz a um narrador personagem através do qual, expõe os fatos ocorridos recompondo-os “com tantos estilhaços dispersos, o espelho quebrado da memória” (pag 13)

Esta é a principal característica que torna essa obra tão magnífica: a forma que é narrado; a recomposição desses “estilhaços” que vão montando um quebra-cabeça, por via de testemunhos de alguns dos moradores do povoado e do próprio narrador, que, alem de nos revelar o que realmente aconteceu naquela segunda feira terrível nos proporciona um panorama da vida de Santiago Nasar e de seus achegados.

Lopes 02/05/2017minha estante
é muito bonito esse "anúncio".

Firmino 03/05/2017minha estante
sem dúvida, Lopes. Beleza única esse "anúncio"

João de Campo Grande 13/03/2017

Sabe aqueles momentos em que se descobre algo importante (negativo, geralmente) sobre alguma pessoa e depois disso todos que a conheciam dizem que ela tinha algo de esquisito, que nunca os enganou, etc? Pois é a cara deste livro curto, muito bem escrito, bem-humorado e permeado de leve pelo realismo fantástico de Garcia Márquez. Corra para lê-lo!

Nicolas 13/03/2017

O mártir do corpo
No final do livro, o destino anunciado do assassinado em questão me lembrou muito os destinos dos mártires. Eu tive a impressão que Santiago Nassar sabia que ia morrer. Aceitou o seu destino e o encarou de frente. A diferença entre os mártires que morrem em prol de uma causa e Santiago Nassar é: pelo que Santiago morre? Sendo um sujeito boêmio, talvez, ele morra para celebrar os pecados da carne (mesmo ele não sendo, necessariamente, o culpado do crime).

Renato.Zampa 27/01/2017

Dinâmico
Com uma leitura rápida, o livro é cativante por sua temática.
Desde o início você sabe que o personagem principal morre, e que os irmãos irão matá-lo. Porém, a forma como tudo acontece é cativante
Uma moça que é condenada por não ser virgem em uma época onde o maior atributo do casamento, tirar a virgindade da mulher, é ostentado pelo lençol manchado de sangue no dia seguinte a noite de núpcias.
Então, os irmãos da moça, decidem ir atrás do suposto primeiro amante de sua irmã.
Esse é o momento em que o livro mostra sua força cativante - fica difícil largar a leitura para saber o que os irmãos irão de fato fazer.

Elis 14/01/2017

Crônicas de uma morte anunciada.
Começa narrando os fatos pelo fim - a morte do personagem principal- e vai desvendando pouco a pouco os fatos até saber-se o motivo da morte.

Vanúbia 06/01/2017

Livro extremamente interessante...Faz um excelente retrato da época, e o mais interessante é que mesmo sabendo o final, o livro não deixa de ser profundamente instigante.

Jhons Cassimiro 30/12/2016

Ótimo
Muito bom. Escrita impressionante, histórias fascinantes. Um ótimo retrato de uma época e de um povo.

Mauricio.Barutti 27/12/2016

Não curti muito
Não curti muito. Livro curto, algumas passagens interessantes, poucas surpresas e revelações, não muito emocionante. Meio sem graça.

Pedro 09/12/2016

Sensacional!
Livro foda. Um dos melhores que já li. Este livro foi a minha introdução ao mundo de Gabo. Pretendo agora ler mais obras deste grande mestre!