Crônica de Uma Morte Anunciada

4.18051 3119

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Aline 13/07/2016

Genial!
A obra escolhida para a leitura da semana foi Crônica de uma morte anunciada lançado pela editora Record nessa nova edição lindíssima e com uma ótima diagramação.O livro inicia já com o desfecho da história: O personagem principal, Santiago Nasar vai ser assassinado! O mistério se dá, então, no motivo e circunstância em que ele vai morrer. Então o autor conta a história de acordo com o ponto de vista de cada um dos suspeito do crime até chegar no desfecho final. O livro não possui capítulos pois, a intenção foi de criar uma crônica em um formato de romance. A leitura desse livro é rápida e dinâmica por prender o leitor o tempo todo na trama, queremos a todo momento saber o que realmente aconteceu com o personagem, o que o levou a ser assassinado, se esses motivos cabiam ao determinado fim. O texto é rico, cheio de figuras de linguagem, as descrições das cenas são impecáveis, quase palpáveis. É uma mistura de texto jornalístico, romance policial e crônica cotidiana, que resulta nesse sensacional livro sobre como o fim pode ser evitado ou não. Fiquei com vontade de ler mais obras desse autor...gostinho de quero mais!!!

“Sempre acreditei que o poder absoluto é a realização mais alta e mais complexa do ser humano e que por isso resume ao mesmo tempo toda a sua grandeza e toda a sua miséria.” ( Gabriel Garcia Márquez)

site: https://aliteranda.wordpress.com/2016/07/13/leitura-da-semana-19-cronica-de-uma-morte-anunciada-gabriel-garcia-marquez/

Sanoli 08/07/2016

Surtei Postei!
Obrigado por ler a resenha no Blog!
bjs a todos

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/06/cronica-de-uma-morte-anunciada.html

Daniel Dias 29/04/2016

A descrições da autópsia e da morte no final do livro são impressionantes. Texto genialmente bem construído. O paralelo entre o corpo de Santiago exposto para observação pública numa mesa e os porcos que os assassinos gêmeos matavam é de um simbolismo enorme.

Nani Miranda 17/02/2016

Livro de leitura simples onde o autor descreve a tentativa de desvendar os motivos da morte de uma pessoa, onde todos que o conheciam, puderam prever mas de alguma forma e por n motivos, não conseguiram preveni-lo a tempo, para que tal fato não viesse ocorrer.
A narrativa é feita em primeira pessoa, e parece(faz muito tempo que eu li, então algumas coisas não me lembro bem) ser um jornalista em busca de informações para contar a história, e descobrir o verdadeiro motivo que levou a essa pessoa ser assassinada.Leitura interessante que lembra um conto policial.

Leila.Farias 04/02/2016

Bom
Incrivelmente bom.... tudo que Gabo escreve, por sinal.

Augusto 13/01/2016

Várias Versões de Uma Mesma História
É impressionante a impecabilidade desse texto. Não há nenhuma passagem, nenhuma fala, nenhum elemento que seja descartável, tudo tem um sentido. O interessante dessa narrativa, que é quase uma crônica jornalística extendida, é que García Márquez faz com que tenhamos várias versões do ocorrido. E essas versões, em sua maioria, se contradizem. Por exemplo, para muitos o dia era de sol, para outros era de chuva. Isso deixa a narrativa rica.
Entrou para os meus favoritos.

Pedro Nabuco 14/12/2015

Gabo: um narrador sem igual.
Quem conta histórias como esse colombiano? Se conhecerem alguém, favor me apresentar.
Nesse livro curto, Gabriel Garcia Marquez mais uma vez mostra por que é considerado um dos mestres da literatura latino-americana. Gabo escreve como quem conversa, sua fluidez e sua classe fazem com que o texto de certa forma desapareça, sem perder uma gota de qualidade e sem empobrecimento vocabular, ele retira quaisquer entraves do texto e nos deixa apenas com a história límpida.
Essa obra, até pelo seu tamanho curto, é um tanto quanto despretensiosa, não tem a magnitude de "Cem Anos de Solidão" por exemplo, e o próprio tom da escrita é realmente de um crônica, uma reconstituição e apresentação de fatos, mesmo com esse tom mais banal e direto Gabo consegue fisgar o leitor, que logo se vê envolvido e apreensivo com um relato do qual ele já conhece o desfecho pelo título.
Um ponto interessante desta narrativa é a metalinguagem utilizada por Gabo. Ele cria um diálogo entre ficção e realidade e trata com certa ironia o próprio fazer literário, indicando como por vezes a realidade ultrapassa em incredulidade o próprio imaginário.
Por fim, recomendado muito a leitura, eu diria que é um ótimo ponto de partida para quem não conhece o autor e, para quem já conhece, é como encontrar aquele velho amigo que sempre tem uns causos interessantes pra contar.

Taiomara 15/11/2015

CRÕNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA
Para aqueles que ainda não se iniciaram na leitura dos livros de Gabriel Garcia Márquez esse livro é um ótimo começo. O título é um grande spoiler e para os desavisados um sinal de que a leitura não será tão envolvente, mas caro leitor, não se engane ! Quando começamos a leitura só abandonamos o livro quando lemos a última página. A forma como o autor descreve as últimas horas do personagem principal chamado Santiago (um mullherengo e bon vivant ) é extremante contagiante. Ficamos desesperados a cada passo iminente para a morte. Após ler esse livro com certeza buscará outros livros de García.
Boa leitura ! :)

Nadiny Prates 12/11/2015

O Mágico Gabo
Gabriel García Márquez é um dos autores mais incríveis que já tive o prazer de ler. A cada leitura de uma obra desse mestre é um encanto e uma surpresa diferente.Ele possui uma maneira muito bonita de escrever e um dom com as palavras que fascina. Crônica de Uma Morte Anunciada é nada menos do que excelente, encantador e incrível.É um livro que te transporta para outro mundo, no caso para a colorida Colômbia, cheia cores e sabores. A história trata-se do assassinato do Santiago Nassar (não é spoiler, está na primeira linha do romance) o narrador vai reconstituindo os fatos anteriores a morte do personagem.Quem o matou? O que Santiago Nassar fez para ser morto? O que fez horas antes do seu assassinato? A partir das descobertas do narrador, vamos descobrindo o que sucedeu. E cada página surgem novas revelações. Leitura mais que recomendada.

Lerissa K. 23/09/2015

Uma morte beeem anunciada.
Galera, hoje trago para vocês a resenha de um livro fascinante! É uma história muito bem construída e interessante e, além disso, é o livro que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, então com certeza é um daqueles livros que vale a pena ler.
O livro é composto em um esquema de "investigação", em que o narrador busca os que presenciaram os acontecimentos daquela época, buscando testemunhos, provas, palavras e respostas para aquele acontecimento terrível: a morte de Santiago.
Um livro fascinante que vai, aos poucos, encaixando as peças de um acontecimento terrível, já anunciado no próprio nome do livro: a morte de Santiago Nasar. O livro, narrado do ponto de vista de um personagem observador, vai recolhendo vários testemunhos e informações, buscando encontrar respostas que esclareçam o nefasto acontecimento.

VEM CONFERIR O RESTANTE DA RESENHA E OS MELHORES TRECHOS NO LINK ABAIXO:

site: http://lerissakunzler.blogspot.com.br/2015/04/resenha-do-livro-cronica-de-uma-morte.html

Mariana 19/09/2015

Singular
Não tenho outra palavra pra descrever o jeitão da escrita de Gabriel Garcia Marquez. Diferente dos livros que já li até então, Crônica de Uma Morte Anunciada me pareceu uma narrativa concisa e com enfoque cultural interessante no Caribe. Uma tarde é o bastante pra se perder na história do crime que matou Santiago Nasar. O narrador-personagem (que creio ser o próprio Garcia Márquez) anuncia a morte de que vai se tratar o livro na primeira página. À priori, ele cita, sem muitas explicações, o casamento que houve na noite anterior e a passagem do bispo pelo vilarejo. Pouco a pouco, nos introduz todos os personagens envolvidos e sua influência no destino que teve o defunto. É sensacional como as cenas se articulam entre si! Dá a sensação de ter sido um mistério (nem tão misterioso assim) muito bem planejado. Vale a pena!

Bruno Paredes 10/09/2015

Culpado por ação ou omissão?
García Márquez abre o livro pelo fim, capturando a atenção do leitor já na primeira frase: "No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo". "Crônica de Uma Morte Anunciada" é uma grande metáfora tecida a partir de uma história ligada ao autor, em sua mocidade. Assim, com a morte do seu protagonista, ele nos instiga a pensar no fim de tantas situações evitáveis na nossa realidade, e como podemos ser culpados por ação ou omissão. Escrito no início da década de 1980, trata também sobre o machismo da sociedade, capaz de existir até mesmo dentro de muitas mulheres.

Visator Targaryen 04/09/2015

Super bem escrito
Eu preciso ler esse livro de novo: não estou acostumado com esse tipo de narrativa que vai e vem, com esse tipo de riqueza e algumas ironias hilárias (como o Santiago tirar a poeira das tripas no final). Diferente de 100 Anos de Solidão. os parágrafos imensos e a escrita de Márquez me agradaram muito.

Esse livro conta a história da morte anunciada de Santiago Nasar: começa com ele saindo de casa e termina com ele morrendo, logo depois. Porém, entre esses dois acontecimentos, explica-se tudo o que tinha levado a isso, o que esse assassinato provocou na cidadezinha, na família, inclusive vários anos mais tarde. É um bate-e-volta que quase me deixou tonto. Vou tentar ler de novo 100 Anos de Solidão.

isa.dantas 12/08/2015

Envolvente
Enquanto nos conta sobre a morte anunciada, Gabriel García Márquez nos envolve completamente na história. Suas páginas são poucas, o que permite uma leitura rápida. E eu só me pergunto por que demorei tanto para ler qualquer obra deste autor!

Marcia.Mendes 15/06/2015

Crônica de uma morte anunciada
No dia de seu assassinato, Santiago Nasar acordou cedo, colocou sua roupa de linho branco, e saiu apressado para ver o bispo, que chegaria ao povoado de navio e de lá daria as bênçãos à população. A trágica sentença de Santiago Nasar está logo na primeira página de Crônica de uma Morte Anunciada.
A história é narrada por um primo de Santiago (mas o livro não cita o nome dele), que resolve fazer uma investigação por conta própria mais de 20 anos após o ocorrido, para tirar algumas dúvidas. Então, começa a entrevistar os pessoas, alguns parentes, vizinhos, amigos e qualquer pessoa da região que pudesse colaborar com informações. O resultado é uma história, na qual vamos encaixando os fragmentos aos poucos, só que devido estar sendo contada por varias pessoas muitas vezes as informações se contradizem como por exemplo uns diziam que era uma manhã de sol, já outros falavam que era um dia de chuva.
Resumindo, a história trata da vida de personagens muito tristes e solitários. Bom, embora a história seja uma completa tragédia, a forma como é contada é pura e isso foi uma das coisas que me interessou bastante no fim do livro.