Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

João de Campo Grande 13/03/2017

Sabe aqueles momentos em que se descobre algo importante (negativo, geralmente) sobre alguma pessoa e depois disso todos que a conheciam dizem que ela tinha algo de esquisito, que nunca os enganou, etc? Pois é a cara deste livro curto, muito bem escrito, bem-humorado e permeado de leve pelo realismo fantástico de Garcia Márquez. Corra para lê-lo!

Nicolas 13/03/2017

O mártir do corpo
No final do livro, o destino anunciado do assassinado em questão me lembrou muito os destinos dos mártires. Eu tive a impressão que Santiago Nassar sabia que ia morrer. Aceitou o seu destino e o encarou de frente. A diferença entre os mártires que morrem em prol de uma causa e Santiago Nassar é: pelo que Santiago morre? Sendo um sujeito boêmio, talvez, ele morra para celebrar os pecados da carne (mesmo ele não sendo, necessariamente, o culpado do crime).

Renato.Zampa 27/01/2017

Dinâmico
Com uma leitura rápida, o livro é cativante por sua temática.
Desde o início você sabe que o personagem principal morre, e que os irmãos irão matá-lo. Porém, a forma como tudo acontece é cativante
Uma moça que é condenada por não ser virgem em uma época onde o maior atributo do casamento, tirar a virgindade da mulher, é ostentado pelo lençol manchado de sangue no dia seguinte a noite de núpcias.
Então, os irmãos da moça, decidem ir atrás do suposto primeiro amante de sua irmã.
Esse é o momento em que o livro mostra sua força cativante - fica difícil largar a leitura para saber o que os irmãos irão de fato fazer.

Elis 14/01/2017

Crônicas de uma morte anunciada.
Começa narrando os fatos pelo fim - a morte do personagem principal- e vai desvendando pouco a pouco os fatos até saber-se o motivo da morte.

Vanúbia 06/01/2017

Livro extremamente interessante...Faz um excelente retrato da época, e o mais interessante é que mesmo sabendo o final, o livro não deixa de ser profundamente instigante.

Jhons Cassimiro 30/12/2016

Ótimo
Muito bom. Escrita impressionante, histórias fascinantes. Um ótimo retrato de uma época e de um povo.

Mauricio.Barutti 27/12/2016

Não curti muito
Não curti muito. Livro curto, algumas passagens interessantes, poucas surpresas e revelações, não muito emocionante. Meio sem graça.

Pedro 09/12/2016

Sensacional!
Livro foda. Um dos melhores que já li. Este livro foi a minha introdução ao mundo de Gabo. Pretendo agora ler mais obras deste grande mestre!

Our Brave New Blog 20/09/2016

RESENHA CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA - OUR BRAVE NEW BLOG
Desde a primeira página já sabemos que Santiago Nasar morreu e isso prendeu a minha atenção na primeira linha. A partir daí virei uma marionete nas mãos de Gabo, porque não ocorreu um momento onde eu não estivesse presa à narrativa.

Esse é um livro extremamente rápido. São milhares os personagens, uma verdadeira teia, e milhares os relatos, formando um enorme quebra-cabeça, mas, apesar disso, nada se estende por muito tempo e nada fica confuso. São informações mega rápidas, o personagem aparece, faz sua contribuição e sai. Ninguém tem tempo para descrições pesadas e falas gigantes daquelas que você termina de ler e não se lembra onde começou. Objetivo foi o García Márquez nessa obra. A impressão que me deixou é que o autor tinha tudo tão em mente, que ele sentou e escreveu o livro em um dia como quem faz uma lista de compras, rapidinho.

Não conseguiria pontuar um momento certo na trama. É normal ler e dizer "ah, estou na parte onde tal coisa acontece", mas não em Crônica de uma Morte Anunciada, porque é tudo muito dinâmico, informações aparecem para remontar aquele dia a todo momento. Vamos e voltamos toda hora, mas juro, nada de confusão por aqui. Tudo o que aparece colabora, tudo agrega, nada é à toa ou dispensável.

Sobre o título, concordo com metade dele. Pense em uma morte anunciada, MUITO anunciada mesmo. No decorrer da leitura você começa a se questionar como um crime tão divulgado não foi impedido, e você se depara com uma série de mal-entendidos, infelizes coincidências, péssima comunicação e uma baita negligência. Muita gente sabia, pouco foi feito e chega a ser inacreditável, mas se pararmos para pensar, nada novo sob o sol, tanta coisa é vista por aí e ignorada né? Até que algo maior acontece.

O "crônica" do nome pode confundir alguns leitores. O narrador refere-se ao texto como crônica, a editora registrou como "crônicas colombianas" e eu vi uma galera por aí aceitando essa denominação, mas eu não vi nada disso enquanto lia. Eu não entendo muito disso, e deveria, já que falo sobre literatura aqui (olha o nível de profissionalismo), mas para mim romance ou novela parecem mais corretos. Se bem que isso muda zero coisas, o que importa para mim é que vocês leiam esse livro maravilhoso, sem rótulos.

O tamanho de fonte que a Editora Record escolheu para essa edição foi algo que contribuiu bastante. Aliás, a diagramação toda contribui. E eu acho que fizeram capas fofíssimas para os livros do Gabo, quero todos nesse padrão. Para encerrar as considerações sobre a obra, não posso deixar de falar sobre o final, que final!!! Achei maravilhoso e dramático no ponto certo. De fechar o livro e já escolher o próximo que lerá do autor.

RESENHA COMPLETA NO BLOG: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/cronica-de-uma-morte-anunciada-por-gabriel-garcia-marquez

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/cronica-de-uma-morte-anunciada-por-gabriel-garcia-marquez

Marcela.Ataliba 26/08/2016

O livro da vida!
Muito bom dinâmico e bem escrito ...adorei

thais.moore 26/07/2016

Uma bela obra
"Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana.

Uma história baseada em fatos reais, muito bem colocada e contada. Primeira experiencia que tenho com Gabriel, e posso dizer que fiquei impressionada com a escrita dele.

O livro retrata ate aonde a covardia humana chega, que pelo meu ponto de vista a morte de Santiago poderia ser evitada, se não fosse o ser humano só pensar nos seus próprios problemas. Todos da Vila poderiam ter evitado o crime, porem muitos não acreditavam que os irmãos Vicário iriam mata-lo, outros não queriam se meter no que não tinham a ver com sua vida, e uns poucos bem poucos amigos tentaram o ajudar em vão. Acredito que os Vicários esperavam que alguém os impedissem de cometer aquele crime pela honra da sua irma, porem mesmo eles espalhando a noticia pela vila toda, ninguém impediu.

A descrição da autopsia do corpo de Santiago foi minuciosa e muito bem escrita, assim como a da sua morte também. Aconselho a leitura.

Não dei 5 estrelas pq fiquei com a pulga traz da orelha pra saber que desvirginou Ângela rsrsrs. Tirando esse detalhe , é uma crônica muito bem escrita .

Aline 13/07/2016

Genial!
A obra escolhida para a leitura da semana foi Crônica de uma morte anunciada lançado pela editora Record nessa nova edição lindíssima e com uma ótima diagramação.O livro inicia já com o desfecho da história: O personagem principal, Santiago Nasar vai ser assassinado! O mistério se dá, então, no motivo e circunstância em que ele vai morrer. Então o autor conta a história de acordo com o ponto de vista de cada um dos suspeito do crime até chegar no desfecho final. O livro não possui capítulos pois, a intenção foi de criar uma crônica em um formato de romance. A leitura desse livro é rápida e dinâmica por prender o leitor o tempo todo na trama, queremos a todo momento saber o que realmente aconteceu com o personagem, o que o levou a ser assassinado, se esses motivos cabiam ao determinado fim. O texto é rico, cheio de figuras de linguagem, as descrições das cenas são impecáveis, quase palpáveis. É uma mistura de texto jornalístico, romance policial e crônica cotidiana, que resulta nesse sensacional livro sobre como o fim pode ser evitado ou não. Fiquei com vontade de ler mais obras desse autor...gostinho de quero mais!!!

“Sempre acreditei que o poder absoluto é a realização mais alta e mais complexa do ser humano e que por isso resume ao mesmo tempo toda a sua grandeza e toda a sua miséria.” ( Gabriel Garcia Márquez)

site: https://aliteranda.wordpress.com/2016/07/13/leitura-da-semana-19-cronica-de-uma-morte-anunciada-gabriel-garcia-marquez/

Sanoli 08/07/2016

Surtei Postei!
Obrigado por ler a resenha no Blog!
bjs a todos

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2016/06/cronica-de-uma-morte-anunciada.html

Daniel Dias 29/04/2016

A descrições da autópsia e da morte no final do livro são impressionantes. Texto genialmente bem construído. O paralelo entre o corpo de Santiago exposto para observação pública numa mesa e os porcos que os assassinos gêmeos matavam é de um simbolismo enorme.

Nani Miranda 17/02/2016

Livro de leitura simples onde o autor descreve a tentativa de desvendar os motivos da morte de uma pessoa, onde todos que o conheciam, puderam prever mas de alguma forma e por n motivos, não conseguiram preveni-lo a tempo, para que tal fato não viesse ocorrer.
A narrativa é feita em primeira pessoa, e parece(faz muito tempo que eu li, então algumas coisas não me lembro bem) ser um jornalista em busca de informações para contar a história, e descobrir o verdadeiro motivo que levou a essa pessoa ser assassinada.Leitura interessante que lembra um conto policial.