Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Vinicius 05/03/2024

Crônicas de uma morte anunciada
Havia lido primeiro Cem Anos de Solidão, que é incomparável, então acabei sentindo que Crônicas de uma morte anunciada ficou um pouco aquém das minhas expectativas.
Achei o livro um pouco confuso em alguns momentos e realmente cheguei a confundir algumas situações e precisei reler algumas partes para entender melhor a situação dos personagens. Acho que eu não estava tão focado na leitura. Algo não me prendeu tanto, mas é um bom livro.

Danilo Moreira 03/03/2024

Me prendeu do começo ao fim
O livro traz elementos da crônica e do livro-reportagem e reconstitui o último dia de Santiago Nassar, jovem morador de um povoado colombiano, que foi brutalmente assassinado brutalmente após ser acusado de desonrar uma moça.

O narrador-personagem também mora no vilarejo e conhecia Nassar. É ele quem faz um trabalho de reconstrução de todo o acontecido, trazendo depoimentos de vários personagens da trama, inclusive dos criminosos que mataram Nassar, os gêmeos Vicário, irmãos de Ângela, a jovem desonrada

É o segundo livro de Gabo que leio. O primeiro foi o livro-reportagem “Notícias de um sequestro” (1996), que li em 2010, logo quando mudei do curso de Relações Públicas para Jornalismo.

Como escritor e jornalista, fiquei fascinado por “Crônica de uma morte anunciada”. É um jeito de contar uma história que realmente me prendeu. Vale e muito a leitura.

Sabrina Tamelini 03/03/2024

Resenha
Foi com esse livro que na minha adolescência conheci a literatura de Gabriel Garcia Marques. Reler esse livro depois vários anos, me fez enxergar a história de uma outra maneira, mas com a mesma admiração por esse grande escritor.
Esse livro conta a história de um assassinato, que fora anunciado para toda cidade antes de acontecer. Mas que as pessoas não deram importância ou relevância à sua anunciação, por não acreditar que ele pudesse ser concretizado. Foi escrito na década de 80, antes do Nobel de literatura que Gabo recebeu.
Para mim, esse livro é um ótimo início pra quem quer conhecer a obra desse magnífico escritor.

Chandler_bing 01/03/2024

Uma morte (muito) anunciada
Que história envolvente! Minha vontade foi de lê-la numa tacada só, pena que não consegui.
Diria que as coisas mais interessantes da narrativa foram o narrador em segunda pessoa (se assim posso chamá-lo) que contou toda essa história que ele presenciou vários anos depois, a partir de inúmeros depoimentos e pesquisas, e também o comportamento de todo o povo diante dessa morte anunciada.
Alguns momentos dão agonia e uma certa esperança, em si mesma frustrada, de que o personagem, já anunciado morto no título, no início do livro e em todo o seu decorrer, sobreviva.
É uma história com várias partes impactantes e emocionantes. Com toda certeza vale muito a pena a leitura!

GG 01/03/2024

Numa pequena cidade colombiana, o destino de Santiago Nasar estava traçado. Os gêmeos literalmente anunciaram pra todos a intenção de cometer o assassinato, mas ninguém deu importância, seja por acreditarem que os dois não cumpririam sua palavra ou por Santiago não ser tão querido assim.

O fato é que matam o cara e o narrador, que observou tudo de perto, conta o que precedeu, as razões para a morte e mostra a culpa compartilhada de toda a comunidade pelo ocorrido.

Foi meu primeiro livro do Gabo (íntima sim) e gostei muito da escrita e do estilo, li numa sentada só.

allc0 29/02/2024

"Definitivamente, houve um assassinato violento"
Livro é extremamente interessante e prende você do início ao fim, é curto e consegue terminar de ler em poucas horas
bom livro, só nao é extraordinariamente bom
Obg prof marcos por ter me emprestado

Sel 29/02/2024

Isso é uma crônica!!!!
Que livro fabuloso! O tempo psicológico é igualzinho a uma grande fofoca numa cidade do interior. A cada pessoa que encontramos na rua, temos um retalho da história, sem preocupação com cronologia. O desfecho revelado no título deixa tudo mais interessante. E faz todo detalhe simples ter sabor de informação importante.
Essa leitura é um deleite!

Lua 24/02/2024

Achei a história interessante, é fácil e rápido de ler, por mais que você saiba o que vai acontecer, é legal de ler. Mas n é um livro extraordinário

Sofia136 21/02/2024

Cativante
Foi uma leitura extremamente fácil e cativante. Ficamos cada vez mais ansiosos para contemplar o fim da vida de Santiago. Mesmo que seja uma leitura complexa em algumas formas de expressão, ela flui muito bem. Gabriel García Márquez, foi esplêndido!

Matheus 16/02/2024

A quem se anuncia?
O anúncio da morte faz com que a experiência da leitura se torne diferente. Somos apresentados a esse homem detestável que está prestes a morrer, ou melhor, esse não tão detestável cadáver ambulante.

É uma uma história sobre outro tempo, outras valias. Santiago Nasar, que não era nenhum santo, se viu ser morto, nessa morte anunciada a todos, com exceção do principal interessado. Os irmãos Vicário se viram na obrigação de uma morte, que não sabiam se valia mesmo cobrar e tentaram de todas as maneiras que fossem impedidos.

Gostaria de saber mais sobre Santiago antes que fosse tarde demais, mas já era tarde quando o livro começou.

O autor nos apresenta a uma infinidade de gente que não fez o que deveria ser feito. Ou fez exatamente o que achou que deveria: NADA. Descrença. Apatia.

A serventia do anúncio se dá a quem se anuncia.

Brentoja 15/02/2024

Fofoca pela metade mata fofoqueiro
Nas primeiras páginas eram tantos nomes e características que fiquei confusa, mas quando você segue a leitura você se surpreende tanto.

Eu como boa fofoqueira li na íntegra como uma simples frase, literalmente maldita, pode destruir alguém e como nós fofoqueiros de bem temos o dever de nos responsabilizar

pra mim a verdadeira vilã desse livro é essa tal HONRA que tanto queriam intacta, e claramente a boca de sacola de Ângela (maluca)

Enfim, adorei. Mesmo você sabendo desde a primeira página que Santiago morre você não deixa de sofrer cada segundo em esperança de um desfecho melhor pro pobre homem

Leiam! Vale a pena

Leitora Caótica 14/02/2024

É incrível o que Gabriel Garcia Marquez consegue fazer com uma história que a gente sabe como começa e como termina.

A maneira como ele insere o impacto da normalização de preconceitos na história é ó ??

Não é o tipo de história que eu amo, mas é uma boa história com uma escrita habilidosa.