Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez




Resenhas - Crônica de uma morte anunciada


802 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Vinicius 05/03/2024

Crônicas de uma morte anunciada
Havia lido primeiro Cem Anos de Solidão, que é incomparável, então acabei sentindo que Crônicas de uma morte anunciada ficou um pouco aquém das minhas expectativas.
Achei o livro um pouco confuso em alguns momentos e realmente cheguei a confundir algumas situações e precisei reler algumas partes para entender melhor a situação dos personagens. Acho que eu não estava tão focado na leitura. Algo não me prendeu tanto, mas é um bom livro.
comentários(0)comente



Danilo Moreira 03/03/2024

Me prendeu do começo ao fim
O livro traz elementos da crônica e do livro-reportagem e reconstitui o último dia de Santiago Nassar, jovem morador de um povoado colombiano, que foi brutalmente assassinado brutalmente após ser acusado de desonrar uma moça.

O narrador-personagem também mora no vilarejo e conhecia Nassar. É ele quem faz um trabalho de reconstrução de todo o acontecido, trazendo depoimentos de vários personagens da trama, inclusive dos criminosos que mataram Nassar, os gêmeos Vicário, irmãos de Ângela, a jovem desonrada

É o segundo livro de Gabo que leio. O primeiro foi o livro-reportagem “Notícias de um sequestro” (1996), que li em 2010, logo quando mudei do curso de Relações Públicas para Jornalismo.

Como escritor e jornalista, fiquei fascinado por “Crônica de uma morte anunciada”. É um jeito de contar uma história que realmente me prendeu. Vale e muito a leitura.
comentários(0)comente



Sabrina Tamelini 03/03/2024

Resenha
Foi com esse livro que na minha adolescência conheci a literatura de Gabriel Garcia Marques. Reler esse livro depois vários anos, me fez enxergar a história de uma outra maneira, mas com a mesma admiração por esse grande escritor.
Esse livro conta a história de um assassinato, que fora anunciado para toda cidade antes de acontecer. Mas que as pessoas não deram importância ou relevância à sua anunciação, por não acreditar que ele pudesse ser concretizado. Foi escrito na década de 80, antes do Nobel de literatura que Gabo recebeu.
Para mim, esse livro é um ótimo início pra quem quer conhecer a obra desse magnífico escritor.
comentários(0)comente



Chandler_bing 01/03/2024

Uma morte (muito) anunciada
Que história envolvente! Minha vontade foi de lê-la numa tacada só, pena que não consegui.
Diria que as coisas mais interessantes da narrativa foram o narrador em segunda pessoa (se assim posso chamá-lo) que contou toda essa história que ele presenciou vários anos depois, a partir de inúmeros depoimentos e pesquisas, e também o comportamento de todo o povo diante dessa morte anunciada.
Alguns momentos dão agonia e uma certa esperança, em si mesma frustrada, de que o personagem, já anunciado morto no título, no início do livro e em todo o seu decorrer, sobreviva.
É uma história com várias partes impactantes e emocionantes. Com toda certeza vale muito a pena a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



GG 01/03/2024

Numa pequena cidade colombiana, o destino de Santiago Nasar estava traçado. Os gêmeos literalmente anunciaram pra todos a intenção de cometer o assassinato, mas ninguém deu importância, seja por acreditarem que os dois não cumpririam sua palavra ou por Santiago não ser tão querido assim.

O fato é que matam o cara e o narrador, que observou tudo de perto, conta o que precedeu, as razões para a morte e mostra a culpa compartilhada de toda a comunidade pelo ocorrido.

Foi meu primeiro livro do Gabo (íntima sim) e gostei muito da escrita e do estilo, li numa sentada só.
comentários(0)comente



allc0 29/02/2024

"Definitivamente, houve um assassinato violento"
Livro é extremamente interessante e prende você do início ao fim, é curto e consegue terminar de ler em poucas horas
bom livro, só nao é extraordinariamente bom
Obg prof marcos por ter me emprestado
comentários(0)comente



Sel 29/02/2024

Isso é uma crônica!!!!
Que livro fabuloso! O tempo psicológico é igualzinho a uma grande fofoca numa cidade do interior. A cada pessoa que encontramos na rua, temos um retalho da história, sem preocupação com cronologia. O desfecho revelado no título deixa tudo mais interessante. E faz todo detalhe simples ter sabor de informação importante.
Essa leitura é um deleite!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lua 24/02/2024

Achei a história interessante, é fácil e rápido de ler, por mais que você saiba o que vai acontecer, é legal de ler. Mas n é um livro extraordinário
comentários(0)comente



Sofia136 21/02/2024

Cativante
Foi uma leitura extremamente fácil e cativante. Ficamos cada vez mais ansiosos para contemplar o fim da vida de Santiago. Mesmo que seja uma leitura complexa em algumas formas de expressão, ela flui muito bem. Gabriel García Márquez, foi esplêndido!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Matheus 16/02/2024

A quem se anuncia?
O anúncio da morte faz com que a experiência da leitura se torne diferente. Somos apresentados a esse homem detestável que está prestes a morrer, ou melhor, esse não tão detestável cadáver ambulante.

É uma uma história sobre outro tempo, outras valias. Santiago Nasar, que não era nenhum santo, se viu ser morto, nessa morte anunciada a todos, com exceção do principal interessado. Os irmãos Vicário se viram na obrigação de uma morte, que não sabiam se valia mesmo cobrar e tentaram de todas as maneiras que fossem impedidos.

Gostaria de saber mais sobre Santiago antes que fosse tarde demais, mas já era tarde quando o livro começou.

O autor nos apresenta a uma infinidade de gente que não fez o que deveria ser feito. Ou fez exatamente o que achou que deveria: NADA. Descrença. Apatia.

A serventia do anúncio se dá a quem se anuncia.
comentários(0)comente



Brentoja 15/02/2024

Fofoca pela metade mata fofoqueiro
Nas primeiras páginas eram tantos nomes e características que fiquei confusa, mas quando você segue a leitura você se surpreende tanto.

Eu como boa fofoqueira li na íntegra como uma simples frase, literalmente maldita, pode destruir alguém e como nós fofoqueiros de bem temos o dever de nos responsabilizar

pra mim a verdadeira vilã desse livro é essa tal HONRA que tanto queriam intacta, e claramente a boca de sacola de Ângela (maluca)

Enfim, adorei. Mesmo você sabendo desde a primeira página que Santiago morre você não deixa de sofrer cada segundo em esperança de um desfecho melhor pro pobre homem

Leiam! Vale a pena
comentários(0)comente



Leitora Caótica 14/02/2024

É incrível o que Gabriel Garcia Marquez consegue fazer com uma história que a gente sabe como começa e como termina.

A maneira como ele insere o impacto da normalização de preconceitos na história é ó ??

Não é o tipo de história que eu amo, mas é uma boa história com uma escrita habilidosa.
comentários(0)comente



802 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR