Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Leandro.Argentini 12/02/2024

Veinho ??
Há anos García Márquez faz parte da minha meta anual literária e cada livro novo minha paixão aumenta. Queria ler todo dia algo dele, mas a vida é corrida demais. ?

José Tiago 09/02/2024

Crônica de uma morte anunciada.
Que Santiago Nasar morre no final do livro, está anunciado nas primeiras páginas dessa vibrante narrativa. O importante mesmo é a cronologia dos fatos explicada por seu amigo e personagem-narrador da trama.
O escritor deste livro, Gabriel García Marquez, é ganhador do prêmio Nobel de Literatura e autor de clássicos mundialmente aclamados pela crítica, como "Sem anos de Solidão", "O amor nos tempos do cólera", "Memórias de minhas putas tristes" e outros livros. Conhecido como um dos grandes nomes do realismo mágico, Gabo traz à tona uma situação macabra baseada em fatos ocorridos em Sucre, na Colômbia, misturando o real e o imaginário para criar essa história de sofrimento e mistério.
Tão amado quanto odiado, Santiago Nasar caminha tranquilamente para a morte, aparentando não saber o que o espera. Seria a calma dos inocentes - e desavisados - que o perpassava ou o silêncio dos condenados? O fato é que os irmãos Vicário estavam decididos a matá-lo em legítima defesa da honra, embora tenham avisado praticamente todos os conhecidos de Nasar sobre suas nefastas intenções, talvez na esperança de que alguém os impedissem.
De certo, essa história exalta uma reflexão importante sobre a verdade e o papel das pessoas na sociedade. Você tomaria alguma atitude para evitar o assassinato de um conhecido? Tentaria buscar a verdade dos fatos para evitar uma tragédia ou elucidá-la? Sem dúvidas encontrará um pouco de tudo isso nesse livro maravilhoso.

booksdalaus 08/02/2024

Crônica de uma morte anunciada
A morte de Santiago Nasar está anunciada desde a primeira linha da história.
Toda a comunidade sabe do iminente assassinato movido por vingança, mas nada nem ninguém o salva de seu trágico fim.
Com brilhantismo, Gabriel García Márquez monta um quebra-cabeça com a superposição de versões do último dia do jovem do ponto de vista de diversas testemunhas, utilizando o rigor jornalístico nesta construção, que lhe era tão caro.

Ramon 04/02/2024

Esse livro, do autor de um dos meus livros favoritos, não me cativou. Para a curta duração da história foram tantos personagens que me senti perdido. É um livro-reportagem que cumpre seu papel, de fato é muito bem escrito, mas não empolga.

Alice 03/02/2024

Uma morte realmente anunciada
Realmente muito bom, você começa o livro sabendo o que vai acontecer, mas o jeito que o autor desenvolve a história é impressionante. Te prende do começo ao fim, um livro pra se ler em questão de horas. Tem pouquíssimas partes chatas e mesmo nas horas chatas, não dá vontade de parar!!

?...ele morreu sem compreender a sua morte.?

-molly 01/02/2024

Crônica de uma morte anunciada
Achei que o livro focaria mais no ponto de vista dos personagens, e caberia ao leitor concluir oq aconteceu mesmo. mas nao foi assim, inclusive fica bem claro oq foi, oq me decepcionou um pouco
maaas! a fofoca do livro é muito boa kkkkkk apesar de ter acontecido algo horrivel, mas adorei ler e ficar entendendo oq aconteceu

Dja 01/02/2024

O começo do livro não me prendeu muito, só continuei pq era um livro pequeno, ainda assim demorei uns dias para conseguir ler tudo

Karina Paidosz 30/01/2024

Uma crônica de Gabo é sempre bem-vinda, até em uma tragédia anunciada a sua escrita é satisfatória.

Ale Giannini 29/01/2024

Envolvente e divertido
Crônica de uma Morte Anunciada é um romance narra a história de um assassinato anunciado desde a primeira linha. O livro se baseia em um fato ocorrido em uma pequena cidade da Colômbia, onde Santiago Nasar é morto pelos irmãos Vicario, que querem vingar a honra de sua irmã Angela, que foi devolvida pelo marido Bayardo San Román na noite de núpcias por não ser virgem.

Gabo cria um clima de suspense, mostrando como toda a comunidade sabia do plano dos irmãos Vicario, mas ninguém fez nada para impedir ou alertar Santiago Nasar. O livro também explora temas como o machismo, a hipocrisia, o fatalismo, a religião e a violência na sociedade latino-americana.y

Gabriel Garcia Márquez ganho o Nobel de Literatura, com o livro Cem Anos de Solidão.

Trecho: "Comer sem medida foi sempre o seu único modo de chorar; nunca, porém, a tinha visto fazê-lo com tanta dor".

Vanessa 28/01/2024

Não tem um livro de García Marquez que eu não me surpreenda com a sua escrita fluida e detalhada de todas as situações. Cada personagem é desenhado com cuidado e sua imaginação voa longe para trazer histórias únicas e esta não é diferente das outras. Seus livros estão sempre entre os meus favoritos.

Amal0 28/01/2024

Mais uma história excepcional do escritor, recomendo a leitura.

É muito interessante o que Garbo fez nesse livro, que já nos revela nas primeiras páginas o nome do morto.

Realmente é de uma escrita muito boa.

Rafael 22/01/2024

Sabido culposo - aquele que não tem inteção de saber
Santiago Nasar, sem saber, caminhava despreocupadamente para a morte. Eu sabia, você sabia, a cidade inteira sabia. O sangue de Santiago Nasar está em nossas mãos.

valentina 22/01/2024

Um livro bem curto e agitado, fiquei completamente envolvida do início ao fim e a leitura passou super rápido. Acho que ele também é um ótimo representante do realismo fantástico e de como e porque esse gênero funciona tão bem no cenário latino americano. Fantástico

Aedna.Feitosa 21/01/2024

Em "Crônica de uma Morte Anunciada", Gabriel García Márquez quebra a tradição do suspense ao revelar desde o início que Santiago Nasar estava destinado à morte. Sem rodeios, o autor nos apresenta o trágico evento logo na primeira página, desencadeando uma trama intricada. A luxuosa festa de casamento na noite anterior cria um cenário de intrigas e fofocas, culminando na notícia da iminente tragédia. O silêncio da comunidade diante do destino de Santiago, permeado por mistérios envolvendo Ângela Vicário, instiga reflexões sobre a moralidade humana e a complexidade dos eventos que moldam nossas vidas.