Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez




Resenhas - Crônica de uma morte anunciada


805 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Rayssa.Hodi 24/04/2024

"Ninguém merece tuas lágrimas, e quem as merece não te fará chorar."
~Gabriel García Márquez


?
comentários(0)comente



Juliana1139 24/04/2024

Crônica de uma morte anunciada
Que livro, gente? até agora impactada com a narração dessa história e com esse final que, diga-se de passagem, se necessita de um fôlego a mais pra lê-lo. É muito fácil emergir na história, a crônica prende do início ao fim e nos deixa com uma pulga atrás da orelha, tentando nos fazer desvendar se a dúvida central era verdadeira ou não. E confesso que senti um misto de coisas, principalmente agonia, ao me deparar com tamanha inércia das pessoas a não tentarem impedir o assassinato. Pq, sim, já se sabe (e nós leitores também) desde o início o que acontecerá no final. E esse é um dos aspectos que torna o livro tão curioso e fora do comum. Valeu muito a pena!
comentários(0)comente



Guilherme1770 23/04/2024

Me mataram, querida
Quem morreu? Quem matou? Como morreu? E o motivo de o matarem?
Bem, logo de cara o autor joga todas as respostas na sua cara.
A história se desenvolve como uma ?biografia do crime?, evidenciando as causas, motivos e circunstâncias.
Crônicas de uma morte anunciada, apesar de te jogar tudo logo no primeiro capítulo, te deixa com certas pulgas atrás da orelha - ?será que a vítima realmente fez o que imputaram-lhe?.
E a principal, qual o peso da nossa inação na vida - ou morte - de alguém.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mary 16/04/2024

Gabo sabe escrever sabe escrever uma grande história!
Uma crônica que te deixa curioso, tentando desvendar se a dúvida central era verdadeira ou não. E o final com um gostinho de quero mais!
É fácil imergir na história, nas personagens e na ambientação da cidade.
comentários(0)comente



skuser02844 14/04/2024

Spoiler atrapalha?
O inicio do livro, aliás um dos melhores inícios de livro, bem ao estilo Gabo, já traz o grande spoiler. Já sabemos quem vai morrer. Ao longo da narrativa rapidamente somos apresentados aos assassinos e a motivação do crime. Mas ninguém larga esse livro por causa desses spoilers. Porque o autor vai nos envolvendo na história, nos deixando a cada momento mais perplexos com as atitudes das pessoas da cidade, com as omissões, a hipocrisia. Todos sabiam o que ia acontecer?
Seria Santiago inocente?
E nesse caso, quem seria o verdadeiro culpado?
E porque Angela teria mentido?
No decorrer da narrativa essas perguntas vão perdendo a força, e a grande pergunta que fica é: porque ninguém efetivamente impediu o assassinato?
Um livro que fala sobre culpas, hipocrisia, terceirização de responsabilidades e nos deixa com um enorme vazio? porque ninguém impediu?
?Me mataram, querida Wene?
Imperdível essa leitura. Não faça como as pessoas daquela pequena cidade colombiana? não deixe passar a oportunidade de ler este livro.
comentários(0)comente



Erich 13/04/2024

Este é o primeiro livro que li do Gabriel García Márquez, no passado quando tentei pegar alguns dos mais famosos dele acabei não conseguindo tempo para ler até o fim.

Nesta história, como diz o próprio título, sabemos desde o princípio o desfecho. Porém, mesmo com este 'spoiler', a trama vem numa crescente constante de tensão. Afinal, sabemos o que ocorrerá ao fim. Mas não sabemos como vai acontecer, nem quando vai acontecer e nem temos uma clareza se aquilo é de fato justificado.

O autor é colombiano e vemos nesta obra - como é comum ao ler escritores latino-americanos - que existe um universo comum à América latina. Os eventos poderiam se passar com facilidade em qualquer canto do Brasil. Os preconceito enraizados são bem similares.

Ainda sobre o autor, gostei da maneira como a narrativa foi posta. A leitura é extremamente fluida. Vamos acompanhando os eventos a partir de um narrador que se encontra no futuro. Os eventos são informações que ele foi extraindo ao conversar com as pessoas do vilarejo. Temos uma reconstrução dos eventos.

A história inteira está embebida dos preconceitos de um período não tão distante. A visão da mulher como submissa e da necessidade de "pureza" no casamento está bem presente. E colocado de tal modo que as personagens femininas nem vêem isto como um problema. Existe uma resignação à condição, como se estivessem vestidas com culpa. Uma frase caracteriza muito bem isso:

Qualquer homem será feliz com elas, porque foram criadas para sofrer.




Ainda relacionado a esse mesmo machismo, mas agora do lado masculino, vemos a exposição do chamado crime de honra. E é mostrado com naturalidade o conceito de "defender a honra", podendo até atentar contra a vida de alguém se a justificativa for essa.
comentários(0)comente



Nath 13/04/2024

Esperava mais
Não sei se o erro foi meu, mas eu não sei o que esperava desse livro e o que estou sentindo com o que me foi entregue.


A única coisa que tenho certeza é que finalizei pensando "tá, mas e daí?".

O desenvolvimento da trama é ótimo, a construção dos capítulos comentando a "investigação" também. Mas eu senti falta de mais. Mais sentimento, mais atitudes.

Não sei. Sei que faltou "mais".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Juliana 10/04/2024

Conhecendo Gabo
O livro é curto e te prende do começo ao fim. Devorei ele em 2 dias. Nunca tinha lido nada do Gabriel Garcia Marquez e acho que foi uma introdução perfeita. O livro foge do comum e gera curiosidade desde o início, mesmo já nos contando o que acontece no final. Vale a pena!
comentários(0)comente



Snowxmann 03/04/2024

Todo mundo sabe e ninguém faz nada
O livro tem uma premissa simples, alguém vai morrer, a cidade inteira está sabendo mas poucos são os esforços para impedir uma tragédia mas Gabriel Garcia é tão genial, que ele pega uma premissa simples, uma história que você já sabe o final desde o começo e transforma em uma obra de arte.
A narrativa, os personagens, a ambientação, tudo trabalha de forma tão coerente, tão realista e ao mesmo tempo absurda que te prende na leitura de algo que você sabe que vai acontecer, sem dúvidas.
O autor não usa de firulas narrativas, nem tenta enganar o leitor, ele apenas conta a história e faz isso de forma genial.
comentários(0)comente



Malu Flório 02/04/2024

A morte de Santiago Nasar está anunciada desde a primeira linha da história. Toda a comunidade sabe do iminente assassinato movido por vingança, mas nada nem ninguém o salva de seu trágico fim.
comentários(0)comente



Aline 01/04/2024

Que livro incrível
Que houve uma morte, houve, mas também houveram milhares de possibilidades de não ter tido essa morte... Essa história é aquele tipo de situação que ninguém faz nada porque espera que outra pessoa faça...mas ninguém fez e a morte tão anunciada (na esperança de ser evitada) se concretiza...
É preciso ter estômago pra ler o final (literalmente) Nota 10!
comentários(0)comente



sofi. || @sofiibooks 01/04/2024

Eu não tinha feito resenha desse??? meu deus não lembrava, mas na época que li gostei muito apesar de fugir muito do meu estilo!
comentários(0)comente



Tamara Barros 01/04/2024

Crônica de uma morte anunciada
Relato do último dia de Santiago Nasar, o autor trás uma crítica à sociedade que fecha os olhos para o "problema do outro".
Leitura rápida e que prende.
comentários(0)comente



805 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR