Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Dani 17/08/2021

Destino
O livro narra um assassinato, de forma não linear, construindo pouco a pouco o que aconteceu e os motivos para tal.
É um mistério por meio de narrativas, vai se ajeitando enquanto apresenta relatos de várias testemunhas que presenciaram os acontecimentos.
Apesar do livro ser pequeno, traz muita informação. Assim que apresenta uma nova personagem, fala sobre sua história.
A escrita é típica do autor, não temporal, gradativa e cativante.
Amei a história, fiquei surpresa em como as coisas se desenrolaram para o crime ter acontecido.
Andre.Trovello 17/08/2021minha estante
AMO ESSE LIVRO!

Dani 17/08/2021minha estante

Leticia 10/06/2021

Mais um livro genial de Gabriel Garcia Márquez em que o desafio é tecer toda uma narrativa para a qual já sabemos o final: Santiago Nasar é assassinado.

Usando seu background jornalístico, Gabo traz um narrador que desconhecemos e cujo propósito é narrar em forma de crônica a morte de Santiago Nasar, anos após o ocorrido.

A cada capítulo somos apresentados a mais relatos e memórias sobre um momento tão singular, de maneira sutil e como se estivesse descortinando os fatos, até chegarmos a um todo, em que entendemos tudo e temos a visão completa.

Todos os capítulos são uma delícia de ler, mas as últimas páginas e o desfecho do livro vão ficar em minha mente por bastante tempo.
@blogcoisasdepaloma 10/06/2021minha estante
Esse livro é ótimo mesmo

@jana450 20/04/2020

Indico!
Interessante e muito rápida a leitura!

Super recomendo!

Algo em seus livros me deixa muito curiosa!

Nicole 15/03/2024

O livro já inicia contando que Santiago será morto. Foi um livro bem curioso de ler, pois eu já sabia o final, mas queria entender o motivo de Pedro e Pablo (irmãos) quererem tanto matar Santiago.
Ao longo do livro é possível ir descobrir que a motivação é a honra? porém o que me instigou é que não ficou claro se o fato que ensejou o desejo de vingança se concretizou ou foi apenas uma invenção.
No fim, todos sabiam que o Santiago morreria, menos ele. Alguns tentaram avisar, outros queria ver, outros se omitiram. O final do livro mostra e detalha como ocorreu a morte, eu achei um pouco forte, mas é isso.
Regis 15/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Nicole, ela me deixou bem curiosa! ??

Lorena219 15/05/2021

Como ninguém fez nada?
Mesmo depois de vários dias que terminei a leitura, continuo pensando "coitado do Santiago". Essa é uma leitura rápida, não só pelo tamanho do livro, mas porque a curiosidade é uma companhia certa nessa narrativa. Mas também é uma história que fica com a gente, talvez pela violência, pelo sentimento de injustiça, não sei..
Recomendo.
Rosane 15/05/2021minha estante
Também me senti assim ao ler esse livro.

Lorena219 15/05/2021minha estante
Rosa! #tamojunto

May 25/05/2021minha estante
Eu também me senti assim, o tempo todo agoniada pensando se ninguém iria fazer nada.

Júlia 15/01/2021

Só não dou 6 estrelas pq não tem opção! Hahaha
Uma leitura agradável e fluída! Daqueles livros que se devora rapidinho.
Muito bom pra quem quer começar a ler algo do gabo.
Todos sabiam que Santiago Nasar ia se tornar defunto, menos o próprio defunto.

Ricardo.Borges 01/05/2022

Toda vez que leio algo deste autor, me surpreendo?
Um livro curto que, desta vez, já começa com uma epígrafe de Gil Vicente (mais ou menos assim): ?a casa de amor é feita de arrogância?. Forte, não é? E continua provocador em sua primeira linha: ?no dia em que o matariam??. Isso, sim, é um spoiler perdoável , afinal o contexto já está grafado no título da obra. É preciso um tempo para sentir o livro, o que já acontece mais facilmente em outros títulos do autor, talvez os maiores, com mais páginas. Tão diferente é essa história que, por algumas vezes, pensei que estava lendo Saramago.
A linha do tempo invertida, em que os fatos são sutilmente somados a história, cria um preenchimento não convencional, a medida que os detalhes das ações são espetacularmente inseridas no texto que, com maestria descreve os personagens tão bem (típico do autor) que chega a ficar muito fácil ?vestir a pele? de cada um deles (particularmente, fiquei bem contente com a forma como os gêmeos ?acontecem? no livro). E vai assim, surpreendendo. Mas, talvez inocentemente, esperava um final surpreendente, o que não aconteceu.
E isso me frustou um pouco?

Fer Paimel 11/08/2020

Primeiro contato com Gabriel Garcia Marquez
Eu acho que eu criei muitas expectativas na leitura, com base em tudo que eu já ouvi falar do autor. Não posso falar, porém, que não gostei do livro.
O livro é interessante e muito bem escrito. Por vezes, fiquei me imaginando naquele cenário e pensando na história, que me perdia na leitura... mas gostei bastante e acho que foi uma boa escolha para começar a leitura das obras do autor.

Ingrid 21/04/2021

Expectativas
É quando o autor e tão bom que te entrega o desfecho do livro no título, e você ainda lê torcendo pelo pronto Santiago.

Emanuela130 12/10/2020

Meu primeiro contato com a escrita do Gabo e achei que seria algo difícil de ler, mas pelo contrário, me surpreendeu. Achei fluido, embora me exigisse mais atenção do que normalmente, acredito que por ter muitos personagens e por seus nomes compostos. A historia entrega de primeira quem morreu, porque morreu e quem matou e achei isso genial, em nenhum momento perdi o interesse, gostei mas não amei o livro como um todo.

Francisco.Tambani 31/10/2022

?Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e "o espelho quebrado da memória" dos envolvidos.?

Lud 26/01/2023

Já fazia um tempo que queria ler algo do Gabriel Garcia Márquez, mas não sabia por onde começar. Até que vi esse livro na biblioteca este começo de ano e fui automaticamente atraída pelo título desta história e por ser um livro curto também. E gostei muito da escrita do autor! Fiquei encantada em como ele vai costurando os acontecimentos. Mesmo de cara já sabendo da morte que vai acontecer, a maneira como isso vai ocorrer, quais pessoas causaram ou tentariam impedir, coincidências e acasos que vão interferindo até o desfecho em si, tudo vai acontecendo de uma maneira que nos prende na história até o fim. E apesar da morte envolvida, acho que a narrativa tem uma certa leveza, que em alguns momentos é quase cômica. Enfim, gostei muito. Foi uma leitura super fluida, dá pra ler numa sentada só. Já estou ansiosa por ler mais livros do autor.

HENRIQUE BREGONCI 16/04/2011

Agora compreendo porque Gabriel Garcia Máquez
ganhou o premio Nobel de Literatura !
Em ''CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA'' seu
realismo é fantástico. Teve o poder de misturar
e revirar os fatos e ao mesmo tempo parecem
justapostos. Apesar de o nome do livro já
dizer o principal assunto, a cada página lida,
aumenta ainda mais o mistério e o suspense,
que nos deixam literalmente curiosos e interessados.
'coitado de Santiago Nazar, morreu cruelmente
sem saber o motivo, em meio a uma sociedade
preconceituosa que não o ajudou, com exceção de
alguns amigos.'

OBS: Particularmente, penso que faltou um final
mais criativo !

Richard O. Silva 26/09/2020

E foi a última vez que o viram
Leitura pra fazer em poucos dias, Gabo consegue nos prender a atenção mesmo praticamente contando o final da trama logo no primeiro parágrafo. A história é tão bem contada, que até acreditei que fosse real.