Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Danylo.Paiva 18/06/2021

Espetacular!
Não consigo expressar o quão esse livro é incrível, é um dos livros com tema criminal mais bem escritos que já li, com um desenvolvimento de "encaixe de peças" de fazer inveja a muitos queridinhos do gênero policial. Cá está mais um brilhante trabalho do García Márquez e a reafirmação do seu direito de ser chamado gênio e mestre.

Richard O. Silva 26/09/2020

E foi a última vez que o viram
Leitura pra fazer em poucos dias, Gabo consegue nos prender a atenção mesmo praticamente contando o final da trama logo no primeiro parágrafo. A história é tão bem contada, que até acreditei que fosse real.

Rafa 24/05/2020

Porra, é só isso?
Um livro que eu terminei e pensei "Porra, é só isso? Um livro do grandioso Gabriel García Márquez e é só isso". Foi minha primeira e única leitura do autor (Por enquanto, só vem Cem anos de Solidão!) e de fato fiquei um pouco frustrado, acho que esperava algo mais grandioso. No entanto, logo em seguida me toquei de que não havia levantado para nada depois de ler a primeira página. Fiquei preso a leitura até a última página do livro (Li em uma sentada RISOS).
Concluindo, se alguém me perguntar qual defeito do livro, não vou saber dizer. Ele te prende do início ao fim e a construção da história funciona muito bem.
Cathy 24/05/2020minha estante
Eu tenho a mesma sensação do ?porra, é só isso??? quando leio um livro de uma vez só

Rafa 24/05/2020minha estante
Acho que essse livro em específico funciona melhor se lido assim

Cathy 24/05/2020minha estante
Sim, tem livros que funcionam melhor se lidos de uma vez só, sem dúvidas! E ler de uma vez não é necessariamente ruim, é muito bom por conta da imersão

Rafa 24/05/2020minha estante
Exatamente

Grace.Souza 30/06/2021

Primeira vez que um spoiler melhora a história
Saber o final de uma história geralmente costuma minar expectativas e experiências. Porém, temos uma situação atípica aqui. Gabo libera o que seria a informação mais importante, literalmente anunciando a morte de seu protagonista na capa do livro e usa como peça fundamental para fomentar a curiosidade do leitor que se volta não para ?o que aconteceu??, mas sim para o ?Como aconteceu??
Alê | @alexandrejjr 30/06/2021minha estante
Ah, meu livro preferido dele. Uma pena eu não ter deixado minhas impressões a respeito na época. Infelizmente, fazer isso hoje seria um crime porque a memória me trairia.

Sue 24/05/2020

Realismo fantástico bem real de outra época
Realidade que flerta com o fantástico e deixa a linguagem inebriante. É um autor e tanto, né? Não é o primeiro livro que leio dele, mas ainda me surpreendo. A história é ótima, cheia dos costumes de uma cidade fictícia, mas tão bem construída em poucas palavras que é difícil acreditar que realmente não exista. É sobre família, sobre honra, sobre deveres , sobre segredos, sobre valores de outra época. Vale muito a leitura.

nataliaknows 01/04/2020

Um livro que faz 100% juz ao nome.
Gabriel García Márquez nunca decepciona e não é diferente em Crônica de Uma Morte Anunciada.

Na breve obra, nos deparamos com o fantástico caso de um crime repleto de coincidências, encontros inesperados e resoluções incríveis.

A história é narrada de forma jornalística, quase como um documentário. Vale a pena investir algumas horas nessa pequena aventura.

lucasandrade 25/01/2023

Só quem ia morrer não sabia, em parte...
Esse gostei mais que Amor nos tempos do cólera, achei com uma dinâmica melhor, mais fluido e tem aquele toque de tragédia e comicidade que prende o leitor.

Gabe_Yoda 26/02/2021

Me mataram, querida Wene
Este foi o meu primeiro contato com a escrita do Gabriel García Marquez. E, para não ter erro, já escolhi o livro do autor que ganhou o prêmio Nobel de Literatura.
Inicialmente, há um explosão de informação, por isso acreditava que eu não iria entender a história e, portanto, não funcionaria para mim. Porém, persisti, e - como mágica - a narrativa se moldou (acredito por sempre voltar ao mesmo ponto) e não consegui largar.
Quando fechei o livro, fiquei um pouco confuso. Mas, relatos do passados nunca abraçam a verdade inteiramente, sempre há invenções, sobrando diferentes versões de um mesmo evento. Então, no fim, você decide em quem acreditar, criando sua própria versão.
Aliás, uma ideia interessante, as pessoas geralmente não acreditam em informações absurdas, fora do convencional. Logo, faz sentido que uma morte anunciada teve diferentes reações. Ademais, há culpa na omissão!
Em suma, "Crônica de uma morte anunciada" foi um livro que me adequou depois de algumas páginas e não decepcionou! Porém, não acredito que vai agradar a todos, mas oferece - sem dúvida - uma experiência suparimpar!
Por fim, deixo a pergunta, o que você faria se alguém te dissesse que matará o seu vizinho? Você acreditaria?

Ste 11/01/2022

Gente, que agonia. O título da obra é o final, mas ainda assim você torce para que ele não aconteça. Gabo nunca decepciona!

Guilherme Amin 29/04/2023

Um ótimo livro para se iniciar no autor
Primeira obra de Gabriel García Márquez que li, esta novela foi suficiente para eu engatar outro livro dele na sequência.

Fiz-me acompanhar de um dicionário, pois tem muitas palavras que eu desconhecia.

A leitura foi prazerosa e estimulante. Não quis largar o livro, mesmo sabendo desde a primeira linha - e do título - o final da história.

No decorrer do último capítulo, senti angústia a cada passagem em que alguém poderia ter ajudado Santiago Nasar a escapar da morte, e não o fez - por comodismo, incredulidade, raiva ou qualquer outro motivo indesculpável.

Descobrir Gabriel García Márquez foi precioso para mim.

Ligia.Carvalho 19/05/2021

Uma morte anunciada
"No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar levantou-se às 5 e 30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo?.

Um livro que começa pelo desfecho da história e mesmo assim te prende.
Uma crítica ao pacatismo de uma população, que mesmo sabendo do desejo de vingança, nada faz para impedir os fatos, que abalam a todos em uma pequena cidade.
Alê | @alexandrejjr 19/05/2021minha estante
Meu Gabo preferido. Pretendo realizar uma releitura num futuro incerto.

Gabi 19/06/2021minha estante
???

Leonardo.H.Lopes 29/10/2021

Perplexidade
Venho de uma onda de livros do Gabriel García Márquez que me fizeram questionar se eu realmente gosto do autor ou se eu amava apenas de Cem Anos de Solidão. Nesse ano reli Relato de Um Náufrago", que também gosto bastante, mas li "Erêndira" e "Do Amor e Outros Demônio", livros dos quais eu não gostei, principalmente deste último. Fiquei receoso com o autor e fiquei uns meses sem pegar nada dele, apesar de ter mais uns três ou quatro aqui que ainda não abri as páginas para descobrir o que elas me reservam. Contudo, decidi dar uma chance para esse livro, confesso que ainda tinha esperanças de me reconectar com o autor que me conquistou com a saga de Macondo e dos Buendía, e ... SURPRESA. Que livro incrível. Esse é o Gabo que gosto, esse texto característico e uma história boa, bem contada, que me instigou e me fez querer saber como ocorreria e não o que ocorreria, dado que o título já nos diz tudo. No final, apenas uma sensação de perplexidade: praticamente todo mundo poderia ter feito algo por Santiago Nasar, mas por que diabos ninguém fez nada?
Natalie Lagedo 29/10/2021minha estante
Eu estava pensando em gabo nesta semana. O amor nos tempos do cólera é particularmente especial pra mim.

Leonardo.H.Lopes 29/10/2021minha estante
Esse está aqui, me deu vontade de ler o quanto antes.

Arthur 10/01/2010

Excelente texto de Garcia Marquez.

Um conto que nos faz refletir sobre a sociedade em que vivemos, sobre a comunidade na qual estamos inseridos, a rede social de "conhecidos", e principalmente, os que chamamos de amigos. Assim foi a minha leitura do livro.

Uma história onde na primeira página, ou melhor, no título, ele já conta o fim da história: a morte de Santiago Nasar. E o incrível, todos na cidade, sabiam de sua morte, mas ninguém se preocupa em anunciar isso a Santiago, que acaba morrendo surpreso... mesmo a cidade inteira sabendo do fato que estava prestes a ocorrer.

Achei um excelente crítica, que a cada ano que passa se encontra mais atual.
Quanto a produção textual, excelente, prende você do início ao fim, narrativa perfeita em relação a construção dos fatos. 2º livro que li do autor, e pretendo continuar lendo mais obras.

Maurício 06/10/2023

Divertidíssimo!

Uma maneira muito interessante de contar uma história "simples" de um assassinato.

Te prende do início ao fim e, mesmo já sabendo do desfecho desde a primeira página, continuei até o final desejando que o personagem escapasse do seu destino trágico.

@_tamusikyla 10/08/2020

Muito boa a escrita , um bom livro para começar a ler esse autor , o livro te prende do início ao fim mesmo você já sabendo dês do começo o que aconteceu