Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Paulin 22/08/2020

Sobre responsabilidade coletiva
Quando terminei esse livro meu sentimento era de que tinha sido uma leitura bem ok, nada mais do que isso. Uma estória bem contada, que tinha mais um tom de uma mega fofoca do que jornalístico por exemplo. Achei pertinente as indagações que o autor faz você ter sobre o crime e tudo o que o envolta. Mas só isso...

Aí, por sentir esse vazio dentro de mim - eu precisava de algo mais pra poder dizer que eu gostei dessa leitura de verdade - fui ver resenhas no YouTube, e isso acabou me ajudando muito a olhar de maneira mais abrangente pra obra.

Comecei a perceber, embora pelos olhos de outros, o brilho dessa obra. A empatia coletiva que Gabo quis trabalhar ali, a negligência social, o fator psicológico do crime bárbaro afetando todos na cidadezinha.

Então, quando tava lendo até a página 100 +/- eu ia dar 3 estrelas. Chego ao final e dou 3,5 por que o final é bom. Mas com a ajuda de resenhas, 4 estrelas.

ps: eu to lendo Olhai os lírios do campo também, e tem uma passagem de uma das cartas de Olívia a Eugênio que conectou perfeitamente com o que Gabriel trabalhou nesta sua obra - a empatia: ?As vezes me pergunto se por estarmos parados a cuidar só de nós mesmos, não somos um pouco culpados pela miséria e desgraça do mundo? (p.183).
Eu amo essas intertextualidades!!!

acarolfeliz 15/01/2022

A cada livro de Gabo que leio fico mais maravilhada com sua genialidade. A sua narrativa era única e nos prende de um jeito sem igual.

Mesmo você sabendo o final desde o primeiro parágrafo, o autor consegue te instigar a chegar ao último o mais rápido possível.

Ste 11/01/2022

Gente, que agonia. O título da obra é o final, mas ainda assim você torce para que ele não aconteça. Gabo nunca decepciona!

Andressa Klemberg 21/04/2020

Não conseguia largar
Precisava saber do final, mas jamais imaginei ler um livro de um autor tão clássico e cuja linguagem costuma ser mais densa em um período tão curto. Nesse livro senti uma leveza, uma fluidez, que me permitiu ler o livro em poucos dias.
Estou agora mesmo assimilando essa narrativa que nos prende na história e percorre uma morte tão anunciada e os tempos após ela enquanto algumas dúvidas pairam no ar e a vontade de ler Gabo só aumenta!

Marcos 10/09/2021

A morte que não consegui parar de ler
Eu me tornei fã do Gabriel quando li Cem anos de solidão, mas cara, esse aqui não perde em nada. A narração de Marquez é maravilhosa e te prende de um jeito inigualável, além disso, a maneira como descreve as cenas, locais, períodos e personagens é sensacional. Nesse livro, ele trás várias reflexões: virgindade, honra, dever moral, crime, culpa, castigo, justiça ou injustiça... São tantos os pontos que ele busca trazer a tona que não sei como conseguiu colocar tudo em um livro tão pequeno. Essa é uma daquelas leituras essenciais para a vida e que todo ser humano deveria ler.

Patricia Milani 13/01/2024

Uma obra bem escrita trás um sabor diferente ao leitor. E é isso que esse livro é.
Como um livro que desde o início já conta que o personagem principal morre pode te prender tanto na leitura e ter um final quase agonizante? É isso que você vai descibrir ao ler Crônica de uma morte anunciada.
(O mais interessante é que mesmo sabendo que a morte era certa, me peguei várias vezes pensando que o personagem teria alguma chance de sobreviver...)

Renato 07/05/2021

Mestre
É o 4º livro que leio dele e não tem como, o cara era o mestre das narrativas!
Impressiona o modo como ele domina todas as circunstâncias da história, ou melhor, das histórias que nos conta - no plural mesmo, porque, na verdade, nunca se trata apenas de uma, ainda que haja a principal.
Nesta obra, não vemos ?somente? uma crônica acerca de uma morte anunciada. Somos convidados a acompanhar diversas histórias paralelas até chegar ao que já fora anunciado.
A forma como ele descreve tanto personagens quanto cenários nos dá impressão de que se trata de um ambiente vivo, pulsante, quase como se estivéssemos lá.
Apesar das qualidades, senti que o livro poderia ser mais cativante, talvez com desenvolvimento maior.
De qualquer forma, recomendo a leitura!

Eduarda 27/11/2022

Crônica de uma morte anunciada
Achei o livro bem bom, uma história que me envolveu, senti que estava lendo uma fofoca sobre algum vizinho.
Recomendo bastante no entanto acreduto que o final poderia ter sido melhor explorado e que podiam ter contado quem era o "amante misterioso".

Kamyla.Maciel 01/06/2021

E por que ninguém fez nada?
Como o próprio nome já diz, o livro vai falar sobre uma morte, através da narrativa dos fatos e momentos anteriores ao crime por parte do personagem/narrador. É uma investigação para sabermos como e por que se deu a morte de Santiago Nasar.

Nada disso é spoiler porque Gabriel já traz logo de cara esse fato. Mas ai entra a genialidade dele, o leitor mesmo sabendo o final do livro quer saber porque ninguém impediu aquela morte. E ai me peguei torcendo para que alguém impedisse algo que sabia, desde a primeira linha, ser fato. Ele mexe com a nossa curiosidade. Durante o livro, ele vai soltando dicas para montarmos o quebra cabeça dos momentos percorridos por Santiago até sua morte.

A história em si não achei muito incrível; de todos que li do autor, foi o que menos gostei. Maaaas, isso não me impediu de devorar até saber as motivações, as histórias que cruzavam o caminho de Santiago e tudo que envolvia o povo curioso daquela cidade.

É absolutamente impossível ler esse livro e não ficar se questionando sobre a inevitabilidade ou não da morte. Sobre as coincidências pequenas que somadas aos desencontros levaram ao final, doloroso por sinal, de Santiago.

Trazendo pra vida real, me questiono quantas vezes estivemos diante de uma tragédia anunciada e não fizemos absolutamente nada? Será que no futuro as pessoas vão ler nossa história e pensar ?e por que ninguém fez nada??. Vale a reflexão.
Andre.Trovello 01/06/2021minha estante
AMO ESSE LIVRO! Mto boa resenhaaa

Danic.Coelho 15/09/2022minha estante
Adorei a resenha ! É verdade será que temos um pouco daquele povo em nós? Com certeza!

otxjunior 13/03/2023

Crônica de uma Morte Anunciada, Gabriel García Márquez
Não sei se um quebra-cabeça, mas certamente um tipo de jogo não-linear. Se Rashomon fosse uma história da América Latina, com seus (muitos) tipos marcantes e comoventes, incluindo a cidade, senão assassina, cumplice. Gabriel García Márquez, sendo o jogador número 1, ri por último.

Polly 23/04/2022

Crônica de uma morte anunciada: daria uma ótima aula de Direito Penal (#171)
Ler Gabo é sempre um grande evento, ainda que o tema que o livro tenha não seja dos seus preferidos. Como uma colega de livros minha diz: “nunca li nada igual”. Ler Gabriel García Márquez é isso: uma experiência única. Crônica de uma Morte Anunciada não foi diferente, embora o livro tenha uma história que eu dificilmente escolheria ler, pois não sou chegada a enredos de violência e assassinatos. No entanto, contrariando todas as expectativas,e com a ajuda da escrita tão maravilhosa de Márquez, eu simplesmente devorei suas páginas. Não consegui parar até chegar ao fim.

A história em si é simples. Não existem reviravoltas, plot twists. Crônica de uma morte anunciada é um livro que acontece em uma linha reta, toda a trama é contada nas primeiras páginas e, no desenrolar do livro, é que sabemos dos detalhes. O problema é que é justamente esses detalhes que brincam com as emoções do leitor. São 160 páginas de pura aflição. Um rapaz está para ser assassinado - na minha humilde opinião injustamente, porque, sim, Gabo vai te contar a fofoca pela metade -, uma cidade inteira sabe disso e ABSOLUTAMENTE ninguém faz nada de efetivo para evitar esse desfecho.

No mais, o livro daria uma ótima aula de Direito Penal. Crime tentado, crime consumado, desistência voluntária e tantos conceitos básicos dessa área do conhecimento dá para ser extraído dessa história. E, o melhor, é um livro com pouquíssimas páginas, o que permite que o aluno dê conta de ler em pouco tempo. Outra possibilidade para a qual o livro serviria seria para elaborar questões de provas com seus trechos. Ainda que você se dê mal, ao menos leu Gabo (risos). Enfim, eu adoraria assistir uma das minhas aulas para concurso que vejo com um pouquinho de literatura. É provável que fosse uma aula que dificilmente se perderia nas minhas memórias. Fica a dica para os professores.

Preciso nem dizer que indico que indico a leitura. Um das melhores que fiz até agora em 2022.

Cynthia 01/05/2021

Formidável!! Escrita perfeita!! Envolvente e emocionante. Um texto que retrata de forma objetiva e crua um recorte do cotidiano em que ficam evidentes as falhas de caráter que nós humanos trazemos, mas ao mesmo tempo é comovente e belo.