Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Alice 03/02/2024

Uma morte realmente anunciada
Realmente muito bom, você começa o livro sabendo o que vai acontecer, mas o jeito que o autor desenvolve a história é impressionante. Te prende do começo ao fim, um livro pra se ler em questão de horas. Tem pouquíssimas partes chatas e mesmo nas horas chatas, não dá vontade de parar!!

?...ele morreu sem compreender a sua morte.?

CervejaGeladinha 29/03/2021

O primeiro livro de Gabriel Garcia Marquez que leio. Gostei da escrita, bastante fluida e tranquila de ler. O absurdo de uma jura de morte tão anunciada me prendeu ao livro, despertando a vontade de tentar avisar o pobre Santiago Nasar de que estava prestes a pagar por um "crime" que não cometera. Mais absurdo do que avisar a todos que se está planejando um assassinato é saber que o planejam e não fazer nada a respeito. No final das contas, todos os avisados acabam tendo uma parcela de culpa por tentar ser neutro em uma situação como essa.

otxjunior 13/03/2023

Crônica de uma Morte Anunciada, Gabriel García Márquez
Não sei se um quebra-cabeça, mas certamente um tipo de jogo não-linear. Se Rashomon fosse uma história da América Latina, com seus (muitos) tipos marcantes e comoventes, incluindo a cidade, senão assassina, cumplice. Gabriel García Márquez, sendo o jogador número 1, ri por último.

Amanda 18/12/2020

Uma morte mais que anunciada
Que narrativa envolvente e dinâmica! Apesar de não me simpatizar nem um pouco pelo personagem, me peguei querendo um outro final do enredo

Cynthia 01/05/2021

Formidável!! Escrita perfeita!! Envolvente e emocionante. Um texto que retrata de forma objetiva e crua um recorte do cotidiano em que ficam evidentes as falhas de caráter que nós humanos trazemos, mas ao mesmo tempo é comovente e belo.

Kamyla.Maciel 01/06/2021

E por que ninguém fez nada?
Como o próprio nome já diz, o livro vai falar sobre uma morte, através da narrativa dos fatos e momentos anteriores ao crime por parte do personagem/narrador. É uma investigação para sabermos como e por que se deu a morte de Santiago Nasar.

Nada disso é spoiler porque Gabriel já traz logo de cara esse fato. Mas ai entra a genialidade dele, o leitor mesmo sabendo o final do livro quer saber porque ninguém impediu aquela morte. E ai me peguei torcendo para que alguém impedisse algo que sabia, desde a primeira linha, ser fato. Ele mexe com a nossa curiosidade. Durante o livro, ele vai soltando dicas para montarmos o quebra cabeça dos momentos percorridos por Santiago até sua morte.

A história em si não achei muito incrível; de todos que li do autor, foi o que menos gostei. Maaaas, isso não me impediu de devorar até saber as motivações, as histórias que cruzavam o caminho de Santiago e tudo que envolvia o povo curioso daquela cidade.

É absolutamente impossível ler esse livro e não ficar se questionando sobre a inevitabilidade ou não da morte. Sobre as coincidências pequenas que somadas aos desencontros levaram ao final, doloroso por sinal, de Santiago.

Trazendo pra vida real, me questiono quantas vezes estivemos diante de uma tragédia anunciada e não fizemos absolutamente nada? Será que no futuro as pessoas vão ler nossa história e pensar ?e por que ninguém fez nada??. Vale a reflexão.
Andre.Trovello 01/06/2021minha estante
AMO ESSE LIVRO! Mto boa resenhaaa

Danic.Coelho 15/09/2022minha estante
Adorei a resenha ! É verdade será que temos um pouco daquele povo em nós? Com certeza!

Lauracnh 17/07/2023

Livro curtinho e gostoso de ler, ótimo para quem quer começar a ler Gabo. Muito rico em detalhes, você se sente dentro da trama, roendo as unhas com o desenrolar da história quase agonizante acerca do mistério do assassinato. A cada página, um obstáculo diferente. Um verdadeiro quebra-cabeça. Adorei!

Gabriela3420 06/02/2023

Crônica de uma morte anunciada
Motivos para ler "Crônica de uma morte anunciada":
1. Inspirado em um crime real que aconteceu em 1951, na Colômbia. Foi escrito numa mistura de crônica jornalística e prosa, que envolve desde as primeiras páginas.
2. O narrador-personagem - que possivelmente é o próprio autor - investiga o crime décadas depois, mesclando suas próprias memórias aos testemunhos de alguns envolvidos na tragédia, com uma pitada de realismo mágico e descrições de costumes latino-americanos.
3. Esse não é um livro em que a maior reviravolta consiste em descobrir quem é o assassino. Pelo contrário, os autores do crime são revelados logo nas primeiras páginas. A narrativa nos convida a refletir especialmente sobre justiça, vingança, lealdade, honra e culpabilidade.
Recomendo fortemente pra quem quer ter um primeiro contato com a escrita e estilo de Gabriel Garcia Márquez.

Alberto 21/03/2010

Surpreendente
Terminei ontem à noite Crônica de uma morte anunciada, e não foi nenhum espanto me sentir sugado no emaranhado texto de Gabriel Garcia Marquez. No começo apenas achei uma história interessante, mas aos poucos o envolvimento com a trama cresce a ponto de o interesse se transformar em fascínio.

Marquez, como poucous, sabe conduzir a trama até o clímax, prender o leitor com a sua simplicidade de ações em mentes perturbadas, sem contar as referências culturais dos povos da América Latina.
Um excelente livro.

VeraaPacheco 09/12/2014minha estante
Quem desvirginou Angela Vicario?

Mari 04/08/2023

Uma fofoca imensa
Pra quem gosta de fofoca, igual a mim, esse livro é uma eterna fofoca.
Confesso que foi meu primeiro contato com o autor e me surpreendi do quanto eu gostei dessa leitura e do quanto eu achei o texto muito bem relaxante.
É perceptível o desenvolvimento dos personagens do começo ao fim do livro. O autor conseguiu me deixar com um mix de sentimentos diante todos os personagens, que podem parecer fúteis mas são completamente fundamentais pra a construção em torno da narrativa.
O que esse livro me fez lembrar foi a música ?Faroeste Cabloco? do Legião Urbana. E que realmente pode-se notar que é uma crônica de uma morte anunciada.
Confesso, também, que, por causa de alguns desvios de atenção, as figuras de linguagem me deixaram confusa. Nota-se que as figuras de linguagem são o que torna a leitura do livro mais enriquecida deixando, assim, os sentimentos mais bem explicados e os personagens bem mais humanos.
Bom, recomendo muito a leitura!

Luiz Miranda 15/06/2020

Grotões Colombianos
Fazia mais de uma década que não lia um Gabriel García Márquez. Tive que me reabituar aos floreios linguísticos do escritor, bem como a antiquada tradução, porém, passado o estranhamento inicial se revelou o habilidoso artesão das palavras, que aqui condensa em menos de 200 páginas uma polaroide dos grotões mais atrasados da Colômbia de meados do século XX.

Uma angustiante história de assassinato onde o Gabo coloca na mesa toda a hipocrisia de uma época que, suponho, pertence ao passado. Acompanhamos atônitos a mistura de mentiras, defesa da honra e vícios patriarcais que conduzem a tragédia inevitável. Como sempre, quem mora na região amazônica (eu) tem como plus a desconcertante familiaridade dos cenários e situações. Um trabalho sólido, de valor.

4 estrelas

ffearful 03/07/2020

Visceral!
Adorei, literalmente visceral! A narrativa nesse livro é muito bem elaborada, a crônica é montada sob a perspectiva dos relatos colhidos pelas testemunhas do crime, que desde seu título nos conta o que inadiavelmente aconteceu, a morte anunciada. O que deveria ser feito? Qual é a percepção de cada um a respeito do crime? Poderia ser evitado? (Certamente que não). O livro é, além de tudo, a análise de um crime, a reconstituição da percepção de cada personagem sobre o que aconteceu. Mas afinal, muito pouco se pôde fazer, o fim estava anunciado.

Dora ð 06/07/2023

Crônica de uma morte anunciada
Não existe morte mais anunciada do que essa, bem como diz no título.

Gabriel Garcia Marquez, como sempre maravilhoso, retrata nessa narrativa como se deu e porquê a morte de Santiago Nasar, que desde o começo do romance parecia ser o único que não sabia que iria morrer naquela manhã mágica.

Foram tantas consciências absurdas retratada nesse livro que nos faz de certa forma querer saber quem é esse narrador misterioso e que papel ele tem nessa tragédia e ao mesmo tempo tentar imaginar o que teria acontecido se essas muitas coincidências tivessem deixado Santiago Nasar saber que iria morrer naquele dia.

Joyce 16/01/2022

Uma leitura fluida
Nessa história vamos conhecer um homem que tem sua morte anunciada logo início da trama por causa da denúncia de uma mulher. Os irmãos da mulher anunciam para toda a comunidade que irão matar Santiago? e os vizinhos e amigos não fazem muita coisa para evitar a tragédia. Os que tentam fazer alguma coisa não tem sucesso.
A história é curta e o leitor fica curioso para saber qual será o desfecho.
Foi a minha primeira experiência com o autor e gostei bastante!