Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Carol 16/10/2020

Como o próprio título do livro diz, logo na primeira frase já sabemos que o protagonista irá morrer. A narrativa não linear nos conta os fatos que antecederam e sucederam a sua morte e a reação das pessoas quanto ao que iria acontecer. Foi o primeiro livro que li do autor e gostei bastante!

Lauracnh 17/07/2023

Livro curtinho e gostoso de ler, ótimo para quem quer começar a ler Gabo. Muito rico em detalhes, você se sente dentro da trama, roendo as unhas com o desenrolar da história quase agonizante acerca do mistério do assassinato. A cada página, um obstáculo diferente. Um verdadeiro quebra-cabeça. Adorei!

Dora ð 06/07/2023

Crônica de uma morte anunciada
Não existe morte mais anunciada do que essa, bem como diz no título.

Gabriel Garcia Marquez, como sempre maravilhoso, retrata nessa narrativa como se deu e porquê a morte de Santiago Nasar, que desde o começo do romance parecia ser o único que não sabia que iria morrer naquela manhã mágica.

Foram tantas consciências absurdas retratada nesse livro que nos faz de certa forma querer saber quem é esse narrador misterioso e que papel ele tem nessa tragédia e ao mesmo tempo tentar imaginar o que teria acontecido se essas muitas coincidências tivessem deixado Santiago Nasar saber que iria morrer naquele dia.

Joyce 16/01/2022

Uma leitura fluida
Nessa história vamos conhecer um homem que tem sua morte anunciada logo início da trama por causa da denúncia de uma mulher. Os irmãos da mulher anunciam para toda a comunidade que irão matar Santiago? e os vizinhos e amigos não fazem muita coisa para evitar a tragédia. Os que tentam fazer alguma coisa não tem sucesso.
A história é curta e o leitor fica curioso para saber qual será o desfecho.
Foi a minha primeira experiência com o autor e gostei bastante!

Mari 04/08/2023

Uma fofoca imensa
Pra quem gosta de fofoca, igual a mim, esse livro é uma eterna fofoca.
Confesso que foi meu primeiro contato com o autor e me surpreendi do quanto eu gostei dessa leitura e do quanto eu achei o texto muito bem relaxante.
É perceptível o desenvolvimento dos personagens do começo ao fim do livro. O autor conseguiu me deixar com um mix de sentimentos diante todos os personagens, que podem parecer fúteis mas são completamente fundamentais pra a construção em torno da narrativa.
O que esse livro me fez lembrar foi a música ?Faroeste Cabloco? do Legião Urbana. E que realmente pode-se notar que é uma crônica de uma morte anunciada.
Confesso, também, que, por causa de alguns desvios de atenção, as figuras de linguagem me deixaram confusa. Nota-se que as figuras de linguagem são o que torna a leitura do livro mais enriquecida deixando, assim, os sentimentos mais bem explicados e os personagens bem mais humanos.
Bom, recomendo muito a leitura!

Lívia 25/01/2023

simplesmente Gabo
Tinha esquecido como é leve e prazeroso adentrar no mundo de Gabriel Garcia Marquez, confesso que é uma imersão profunda na história, e me pego várias vezes pensando como alguém tem essas ideias e essa sutileza que esse autor colombiano tem!
Como diz o próprio título, a morte de Santiago Nasar foi anunciada, todos do vilarejo já sabiam da intenção dos irmãos Vicário de matar o ?culpado?, que em toda a investigação do curioso narrador, não consegue descobrir se ele realmente fez o que levou Pedro e Pablo a mata-lo.
Achei incrível a sensação investigativa que o narrador emprega no enredo, de tentar durante toda a história entender o porquê ninguém avisou-o de que iria ser assasinado, e realmente narrar o ocorrido apenas no final do livro.

maria 03/04/2021

Esse livro não tem o realismo mágico tão tradicional do Gabo, mas ainda é uma obra prima. A cada livro me apaixono mais pela escrita, ao mesmo tempo crua e florida, desse colombiano. Que honra poder ler tanta genialidade.

Ninasg 30/11/2020

Crônica de uma morte anunciada
Meu primeiro livro do autor. Uma leitura incrível, porém não é das mais fáceis, principalmente para quem não está acostumado a ler histórias com tempo não-linear.

Duda 05/07/2021

Nunca houve morte mais anunciada
O meu primeiro livro do Gabriel Gárcia Márquez e eu gosteii muitoo! É muito interessante que mesmo contando o final na primeira frase do livro ainda conseguimos ficar curiosos e querer saber como tudo vai acontecer.
Apesar de não gostar do Santiago não queria que ele morresse, fiquei frustada com as pessoas por não contarem a ele!
Mesmo sendo um livro curto dá pra tirar várias reflexões sobre a sociedade: Pq ninguém falou para o Santiago? Pq ninguém impediu os irmãos? Pq a polícia não fez nada?

Henrique Fendrich 04/03/2011

Crônica da Qualidade Anunciada
Não há o que descobrir: a morte de Santiago Nasar é anunciada já na primeira frase do livro, e não demoramos muito a saber quem são os seus assassinos. Nem por isso, "Crônica de uma morte anunciada", de García Márquez, deixa de manter um elevado nível de suspense na história - gerado principalmente pela maneira como é contada. García Marquez pratica um delicioso exercício literário e se insere como narrador e personagem de uma história que não presenciou, preocupado em destrinchar todas as circunstâncias que levaram a um crime acontecido na vida real, mas contado sem abrir mão da ficção.

Sua narração parece ter passado por um processo industrial de eliminação dos excessos, restando apenas aquilo que é essencial para a compreensão da história. Isso não significa que a obra seja um frio e objetivo relato jornalístico - até porque, é narrado em primeira pessoa. No entanto, a profusão de detalhes é tamanha que parece impossível acreditar que não existe um motivo muito bem definido para cada um deles. É um bombardeio de informações que, fossem totalmente literais, deixariam impressionado o historiador mais detalhista. A impressão que fica é que a história simplesmente caiu nas suas mãos.

Embora García Márquez tenha se escondido atrás do relato da própria história, como bom jornalista, um dos aspectos mais marcantes do livro é justamente o seu próprio estilo. Afinal, foi capaz de reinventar uma história real, contá-la de forma não cronológica, brincar com a ficção e, ainda por cima, manter a atenção para ela mesmo depois de sabermos o que vai acontecer. Poucos escritores teriam tamanha habilidade.

Vanessa 13/03/2021

Impressões
O que eu mais gostei foi o ambiente. O "ar" de interior é tão vivo e verdadeiro, que nos sentimos pessoalmente naquela vila, onde todo mundo conhece todo mundo, se vê sabendo de tudo, mas segue sua vida e prioridades onde tudo culmina com a vida de alguém chegando ao fim. Claramente não é a intenção do irmãos terminarem sua tarefa, por isso é tudo tão anunciado. Mas todos os personagens em volta minimizam a vontade de vingança, ou não fazem nada pra ajudar... O desfecho do assassinato é muito agoniante, e bem escrito, e a forma mais deixa tudo ainda mais interessante.
Nunca havia lido nenhum livro de Márquez, mas sua narrativa é muito interessante e bem construída, de firma que prende o leitor. Realmente reflete sua fama, e com certeza vou querer ler mais do autor.

Giu 22/08/2020

Quantos de nós realmente estão dispostos a evitar uma tragédia quando temos a chance? Segundo a crônica de Gabbo, quase nenhum. Em países coletivistas como a Colômbia (e o Brasil também), o primeiro instinto é sempre lavar as mãos e esperar que outros tomem a atitude que não temos coragem - ou vontade - de tomar.

É assim com a morte de Santiago Nasar. Quer ele fosse culpado do que foi acusado, quer não, a verdade é que, mesmo lamentando a fatalidade, nenhuma das centenas de pessoas que teve a oportunidade de avisá-lo o fez.

Esse é meu segundo contato com Gabriel García Marquez (o primeiro foi com Memórias de Minhas Putas Tristes), e dessa vez senti bem mais a força do talento do autor. A mistura de realidade com fantasia, e de elementos jornalísticos da sua formação com literatura, por que ele é tão conhecido, é bem mais presente e interessante aqui.

bobbie 22/06/2021

Cru, ácido, genial.
Este foi meu primeiro contato com Gabriel Garcia Marquez e já me apaixonei. À primeira frase do livro já sabemos que o protagonista vai morrer. O que, em qualquer literatura pós-moderna poderia ser considerado spoiler, um aviso indesejado do que vai acontecer no final de uma história, aqui torna-se o mote e espinha dorsal para a história da curiosidade humana contada em retrospecto. O que fez o jovem de apenas 21 anos para merecer uma morte tão cruel e precoce? Aos poucos, página a página, o narrador vai desenrolando o fio dos acontecimentos que levaram à morte, tão cruamente descrita, com requintes de crueldade explícita, ao final do livro: a hipocrisia social, o despeito, o machismo, a suposta honra familiar. Bom, não posso continuar, senão darei spoilers de um livro que já se inicia com um spoiler-mor. Ao contrário do que se possa pensar, a escrita de Marquez, ganhador de um Nobel de Literatura está longe de ser soberba: a leitura flui rapidamente, sem percalços, sem dificuldades, sem artifícios complexos. Além disso, o tema pesado desta deliciosa crônica, um assassinato a sangue frio, por vezes é pontuado por passagens em que me peguei rindo, fosse do deboche às hipocrisias, fosse de pequenos pormenores da vida que, mesmo diante da morte, insiste em escrachar sua tragicomicidade.

fabio.orlandini 14/04/2020

Eloquente
Gabriel Garcia Marquez não decepciona com mais está história contada com simplicidade, mas cativante. Embora a história dê várias voltas em torno do mesmo assunto, em momento algum parece repetitiva ou cansativa.

Gilmara Silva 14/04/2020

Que livro!
Meu primeiro livro do Gabriel Garcia Marquez! Um ótimo começo!