Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Rafaela.FP 03/01/2024

O realismo fantástico de Gabo sempre nos envolve e entrega importantes questões sobre responsabilidades, ações e consequências.

Minha escolha nutricional, como diria Umberto Eco.

?Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e "o espelho quebrado da memória" dos envolvidos.?

camila_sanches 01/01/2024

"- Me mataram, querida Wene - disse".
A dinâmica de ler um livro onde todo mundo já sabe que um dos personagens principais morreu é bem interessante.

A narrativa se dá do ponto de vista de um dos amigos do morto, reconstruindo o crime muitos anos depois através de relatos dos moradores do povoado.

Um dos meus pontos preferidos nessa construção é como o autor mostra que "o espelho quebrado da memória" pode falhar. Alguns diziam estar chovendo no dia, enquanto outros falavam de um dia quente com brisa de mar... Em quem acreditar?

Outro ponto alto são as histórias dos personagens que cercam o acontecido. Com uma descrição de alguém que está contando um 'causo' a um amigo, o narrador nos coloca a par da vida do povoado caribenho.

Mas, acima de tudo, o que fica em minha mente depois dessa leitura é a seguinte questão: que responsabilidade temos sobre as informações que recebemos?

Reg 01/01/2024

Primeiro livro de 2024
Já começando com o pé direito. Ai gente, sou suspeita pra falar de Gabo, me apaixonei desde que li 100 anos de escravidão. Acredito que Santiago Nasar não era culpado pelo crime e Os gêmeos só queriam que alguém os impedissem. Chorei tanto lendo os últimos passos de Nasar. Amei demais.

Gabes_Ricci 01/01/2024

A leitura foi muito boa, infelizmente entendi apenas metade
Realmente gostei da escrita, apesar de ter me sentido um tanto inculta já que não entendi muitas das partes.

Entretanto, aquilo que entendi eu realmente gostei! Com certeza lerei mais do autor e tentarei reler mais tarde essa obra.

Sério, o livro apresentando os acontecimentos do dia foi um tanto inesperado, mas ainda tão dentro da narrativa, foi a minha segunda parte predileta, a primeira vai para o relato da Vicario filha (noiva).

Guilherme Dehon 30/12/2023

Crônica de uma morte anunciada...
Primeira experiência de leitura de uma obra do escritor Gabriel García Márquez...

A escrita dele, apesar de fluída, em dados momentos, também é um tanto confusa.

A obra é interessante, bem construída, um tanto confusa cansativa, mas consegue prender o leitor.

A trama se passa em um vilarejo da Espanha e gira em torno de um assassinato e suas consequências...

Tive uma certa dificuldade para pegar o jeito e seguir sem maiores dificuldades, essa crônica.

VilmaPCBrum 29/12/2023

Muitos personagens
A crônica foi muito boa de ler, fiquei um pouco confusa com a quantidade de personagens, o que fez com que a leitura desse uma quebrada. Mas esse autor é capaz de me fazer imaginar um cenário cheio de detalhes com poucas palavras. Isso é fantástico!

Lili 27/12/2023

Mesmo de final conhecido, a leitura vale a pena
Mesmo sabendo o final já na primeira frase do livro, GGM conseguiu me prender até a última página.

A forma como todo mundo sabia e quase nada foi feito para se evitar o acontecido chega a ser torturante em alguns momentos. E mostra bem explícitos os valores locais seja no não evitar a tragédia, seja em assisti-la de camarote, sob olhar curioso, seja em até mesmo desejar que a silenciem através dos irmãos que retinham esperanças de alguém de fato os contê-los.
Todos ora embanhados nas razões da honra, na descrença da ousadia dos gêmeos oriundos de lar humilde, que mesmo alcoolizados desferiram vários golpes no dito cujo de família rica, ora no desafeto para com o futuro moribundo tinham seus motivos para se manterem em um silêncio nada silencioso. Rs

Pouco se fala de como é Santiago como pessoa, mas pelos seus diálogos com Guzmán e a filha dela... percebe-se ser mais um macho babaca no mundo e que foi morto por uma vendetta amparada em costumes bem típicos de vilas, cidades pequenas, povos mais antigos e conservadores. Mesmo praticamente toda a vila sabendo do ocorrido, muitos sequer ousam interferir; "em questões de honra, não se interfere". E os desdobramentos que se partem da morte anunciada vai virando um caleidoscópio gigante.

A crônica é narrada por um dos amigos de Santiago que buscou desvendar o acontecido até mesmo muitos anos depois. E mesmo com o passar de décadas, ainda ficou preso na memória dos moradores; uma grande fofoca contada e salteada por todos que os fizeram sair da mesmice de sua rotina ao menos uma vez na vida e se tornarem participantes de uma tragédia.

Eu me perdi no final no livro. Quando chegou na parte de Flora Miguel, os últimos passos de Santiago até sua casa me foi bem confuso. Mas mesmo assim o espanto me tocou, pois a Santiago foi lançado dois caminhos a seguir pelo seu futuro sogro e ele preferiu o caminho certo da morte. Talvez ainda não acreditasse que fossem mata-lo ali... e que debaixo de seu teto estaria protegido.

Maria.Luiza 20/12/2023

Um livro e um voo de 2h
Como sempre GGM é fantástico. Quem dia que um livro sobre assassinato mesmo vc sabendo o motivo e quem iria fazer vc ficar tão conectado até o final. Incrível a leitura!

Thais.Carvalho 19/12/2023

Na primeira frase já sabemos que o Santiago Nassar será assinado. A história é premiada de mistérios e tensão e envolve a vingança.

Luan.Rocha 19/12/2023

Esse foi o meu primeiro contato com o autor, gostei do estilo do livro contando a mesma cena de vários pontos de vista diferentes, mas a história em si não me prendeu muito e na minha opinião falto desenvolver um pouco mais os personagens

Joyce Evelyn 10/12/2023

Perplexa
O título do livro já entrega o que vai acontecer, mas o jeito que o Gabo te prende até o final da história é impressionante!!!! Esse é o meu primeiro Gabriel Garcia Marques! E com certeza eu já quero ler TUDO dele!

Kah 03/12/2023

Esse foi o meu primeiro contato com o autor, e gostei da escrita, é rápida e fluida, mas não consegui me apegar aos personagens. Vou tentar outro livro do autor.

Thais545 26/11/2023

Instigante
Gostei do livro, apesar de algumas coisas confusas é uma narrativa bem construída...................