Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Wellington 10/09/2023

O primeiro livro da série se chama Os Homens que Não Amavam as Mulheres, que por sinal é muito revelador, mas Ok! Tudo começa com o aclamado jornalista Mikael Blomkvist sendo denunciado por calúnia, após publicar notícias sobre o financista Wennerström. Mikael acreditou em uma pista, que se provou calúnia. Após diversos ataques contra sua revista, Millennium, Mikael decide que é hora de sair de cena, antes que a revista fique sem credibilidade nenhuma, assim como ele.

Sara 07/09/2023

Os homens que não amavam as mulheres
Esse livro poderia ter 50 páginas a menos, facilmente, não me entenda mal, um suspense bom com muitas reviravoltas e muitas vezes fui sugada pela história, porém algumas páginas são apenas fatos aleatórios, como nome estranhos de cidades e isso algumas vezes quebra todo o clima de suspense. Eu não sei se ainda pretendo continuar a série, mas que é uma boa leitura para passar o tempo, sim com certeza é.

Marjory.Vargas 24/08/2023

Formidável
Os homens que não amavam as mulheres é o primeiro volume de uma história que foi escrita para ser uma trilogia. No entanto, devido ao seu enorme sucesso, mais três livros foram lançados, ainda que escritos por outro autor. Explico: Stieg Larsson, autor dos três primeiros volumes, faleceu logo após entregar os originais à editora. Nem chegou a “colher os louros” do seu trabalho.

Mikael Blomkvist é um jornalista que está passando por um momento conturbado em sua vida: condenado por difamação contra um importante grupo empresarial por uma matéria, o jornalista decide se afastar da Revista Millenium, da qual, além de editor, é também proprietário.

É nesse momento que ele conhece Henrik Vanger, um importante empresário, que faz uma proposta à Mikael: se ele desvendar um mistério de sua família, Henrik promete entregar informações valiosas acerca do empresário que arruinou a vida de Mikael. Movido pela sagacidade inerente à um jornalista, e a vontade de provar a todos que ele não é um mentiroso, Mikael se vê tentando a aceitar a proposta.

O problema é o mistério que Henrik quer se seja resolvido: há mais de 40 anos, sua sobrinha Henriet sumiu.

Ninguém nunca conseguiu solucionar o caso. Mas não se trata da resolução de um sumiço. Henrik tem certeza que a sobrinha está morta. E que foi assassinada por algum membro da família.

Mikael se vê capturado pelo mistério, e inicia sua investigação. É nesse momento que a investigação leva o jornalista a conhecer Lisbeth Salander, uma jovem reclusa, mas dona de talentos impressionantes e uma inteligência fora do comum. Na busca da solução do mistério, os destinos de Lisbeth e Mikael se cruzam, e juntos, embarcam em uma aventura que revela uma história cada vez mais horrorosa e macabra, deixando suas próprias vidas por um fio.

Não conheço muitas pessoas que já leram essa história, mas ela é uma das minhas preferidas. A escrita de Larsson é única. Sua descrição dos personagens, fatos e locais é sempre tão precisa, que dá pra ver a história tomando forma à nossa frente. E ele sabe como terminar um capítulo!! É aquela história que a gente quer ler pra desvendar logo o mistério, para entender o que está acontecendo. Aquele livro que não dá vontade de largar enquanto não terminar.
Alê | @alexandrejjr 20/09/2023minha estante
Parabéns pela bela resenha, Marjory!

Yasmin 19/08/2023

Bom e perturbador
Acho que esse foi o romance policial mais completo que já li na vida. Mikael e Lisbeth foram uma dupla perfeita, a dinâmica entre eles foi construída de uma forma incrível. O plot me surpreendeu e pra mim super fez sentido, nao foi algo jogado, mas bem construído e gostei muito! Só dei 4 estrelas por algumas cenas que tive que parar e respirar de tao pesadas (é bom ver os gatilhos antes de ler porque trata sobre abusos e violência contra mulheres). Mas no geral um ótimo livro, recomendo muito!!

Matheus656 17/08/2023

Bom início de saga
Esse é aquele tipo de livro que ficou parado na minha estante por anos. Eu olhava para ele, ele olhava para mim, e eu pensava, fica pra depois, e eis que me arrependi de ter deixado pra depois (ou como muitos acreditam, esse livro tenha sido lido na hora exata para ser lido e eu poder aproveitar o máximo dessa leitura). Aqui temos um romance policial, que apesar da minha nota, eu não o considero perfeito, mas é um grande passatempo e é bem gostoso de se envolver no mistério com os personagens. Muitos consideram o começo desse livro bem lento e parado, e eu discordo total, ele serve para a gente adentrar naquele povoado e serve muito bem para construir a narrativa que iremos seguir dali em diante. As pontas são bem amarradas, apesar de que, como eu disse, não é um romance perfeito, como que um cara que não é um "detetive", pode ser capaz de resolver um mistério melhor que várias pessoas que tem o profissionalismo na área? Outra coisa que me incomodou também, foi as cenas de sexo do protagonista, achei muito forçado, sabe aqueles tipos de livros que insistem em colocar romance? Então, é isso, não cola, praticamente todas as personagens femininas que tem contato com o protagonista, acaba dormindo com ele. Agora talvez seja a opinião mais polêmica: para mim a Lisbeth não tem nenhum um pouco do atrativo que dizem ter, ela é aquela protagonista que mais serve de coadjuvante para em um passe de mágica resolver as coisas, do que de verdade uma protagonista bem feita (ao menos nesse primeiro livro), as características físicas dela, a torna tão caricata, tão clichê do gênero que não tem como olha para a personagem e sentir que ela é única. O grande protagonista do livro mesmo, tanto que o foco é 90% em cima dele, é o Mikael.

Luci_books 17/08/2023

"Os Homens que Não Amavam as Mulheres", obra escrita por Stieg Larsson, ocupa um lugar de destaque em meu coração por razões pessoais profundas. Hoje, ao compartilhar minhas reflexões, não pretendo elaborar uma resenha convencional sobre o livro em si, mas sim expressar a gratidão que sinto por ter encontrado, por meio dessa narrativa, um refúgio no vasto universo literário. Este é um testemunho de como a literatura pode ser um farol nos momentos mais sombrios, oferecendo acolhimento e consolo.

A prosa habilidosa e envolvente de Stieg Larsson desempenha um papel crucial na magia de sua narrativa. A fluidez com que ele conduz a trama e constrói personagens memoráveis, como a icônica Lisbeth Salander, é verdadeiramente notável. Larsson transcende o mero ato de contar uma história, transportando seus leitores para um universo repleto de mistérios e emoções intensas. Foi por meio dessas palavras habilmente dispostas que encontrei uma fuga do presente e embarquei na empolgante jornada de Lisbeth Salander.

"Os Homens que Não Amavam as Mulheres" é um testemunho vivo do poder transformador da literatura. É um lembrete impactante de que os livros não apenas entretêm, mas também têm a capacidade de salvar vidas e preservar memórias. Ao conectar-se com as personagens, o leitor torna-se parte de uma experiência compartilhada, enriquecendo sua própria trajetória de maneiras inesperadas.

Enquanto manifesto minha profunda ligação com esta obra singular, é impossível não mencionar a série Millennium, da qual este livro é o primeiro capítulo. Ao olhar para o futuro, a promessa de explorar as páginas dos demais volumes se revela uma jornada emocionante a ser empreendida. Essa expectativa é um testemunho do impacto duradouro e do desejo contínuo de mergulhar nas profundezas das histórias que tocam nosso âmago.

Soy Zequinão 16/08/2023

Livro muito bem elaborado! No começo você fica um pouco confuso com a quantidade de nomes e etc. Mas cara, muito surpreendente! Prende muito a leitura

Luana.Carvalho 16/08/2023

Surpreendente do início ao fim!
História e escrita sem defeitos! A história se desdobra de uma forma imprevisível! Apesar das diversas hipóteses que criei ao longo do livro, os acontecimentos foram completamente diferentes daquilo que imaginei? Superou minhas expectativas ??

Apesar de ser um livro conhecido e apesar de ter um filme baseado no livro, eu não fazia ideia da história e li o livro sem ler sua sinopse (algo que faço raramente). Valeu a pena! Indico muito!!

Jakelline.Freitas 11/08/2023

Um ótimo livro de investigação
É um livro viciante, muitas vezes me vi lendo 15 páginas a mais do que eu esperava. Eu só não dou nota 5 porque só depois da página 150 fica interessante, antes disso parece que nada faz sentido. Estou muito ansiosa para ler o segundo livro da trilogia e não imagino sobre o que exatamente vai tratar. Recomendo para pessoas que gostam de suspense e investigação, apesar do começo parecer que nada faz sentido se você não souber sobre economia.

Sabriss 10/08/2023

Adorei o suspense e como a trama é bem construída,gostei do personagem principal e todas as reviravoltas envolvendo a morte de todas aquelas mulheres,o final me deixou curiosa pra saber o que vai acontecer com a Lisbeth

geovana 09/08/2023

Como começar a falar da obra de arte que é esse livro?

escrita maravilhosa e muito bem elaborada.
Os personagens são super interessantes e com personalidades fortes, em várias partes do livro você fica querendo saber mais e mais sobre eles ao mesmo tempo que o suspense do livro te leva até o fim, criei um apego pela Lisbeth e pelo Mikael.

Geralmente quando acontece o maior plot do livro a leitura segue leve mas nesse livro nao, em cada revelação a história vai ficando mais interessante e no final eu nao queria que tivesse acabado, poderia ler mais várias páginas e acharia muito bom.

Assuntos importantes sendo abordados de forma realista e interessante, eu me sentiria um gênio se tivesse escrito esse livro.

"Lisbeth Salander não disse nada durante dez minutos. Seus olhos ficaram de repente sombrios.
? Mais um homem que odiava as mulheres ? murmurou enfim."

Natalie55 08/08/2023

Vale muito a pena
Eu sei que tem dois filmes contando a história, mas não tem como trocar um super livro por um filme (apesar de serem bons). A trama te prende do começo ao fim e você fica naquela de livro de suspense tentando descobrir quem é o vilão. Vale cada página lida

ms_andressa 26/07/2023

Lizbeth simplesmente a melhor personagem
Fiquei o tempo todo ansiosa para saber o que a Lizbeth estava fazendo, querendo entender mais sobre como ela interpreta as situações.
O livro é bom sim, mas pessoalmente, ter assistido a adaptação de David Fincher antes me atrapalhou pois não conseguia imaginar os cenários descritos no livro sem associar ao que já tinha visto no filme.