Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Italo.Lima 21/02/2024

Fiquei Dividio
Vamos lá, direto ao ponto, como investigação policial, achei maravilhoso, eu que sou fã do gênero, e por ter lido outros, falo sem duvidas de que stieg Larsson desenvolveu uma investigação como nunca tinha visto antes, riqueza de detalhes, mas sem ficar enchendo linguiça, você realmente vai junto no mistério.
O que não gostei foi dois pontos, o primeiro é o viés politico do autor que no começo ele coloca de forma sutil mais depois enche o saco, do tipo tá bom tá bom já sei seu posicionamento, e o segundo ponto é que o final depois do final não tem nexo nenhum, muito forçado, os personagens ficam super Power e na minha humilde opinião se perdem, enfim, eu recomendo sim, pois no geral a história vale a pena de mais.

Josimar18 10/02/2024

Mikael e Lisbeth
Que livro bom, que faz a gente não querer parar de ler. Que história e personagens ótimos que faz a gente querer saber como a história vai terminar, mesmo sabendo pois já tinha visto o filme. Sem dúvida o melhor livro que li nos últimos tempos.

Heloyse 09/02/2024

Gosto muito desse livro...
Mas com ressalvas.
Toda a investigação e o mistério são interessantes, mas tem momentos que a narrativa é muito enrolada.
Lisbeth é uma personagem sensacional, mas Mikael é o equivalente à Bella de Crespúsculo: insosso, mas por algum motivo todo mundo se apaixona por ele ?

Kakayaka 04/02/2024

Fora do comum
A primeiro momento você imagina que vai ser somente um romance investigativo. Depois você começa a perceber que é muito mais que isso. Uma estória cativante, abrange muitos temas como romance, investigação, crimes, política, economia, jornalismo. E todos se interligam muito bem com uma escrita maravilhosa. No começo achei um pouco arrastado, mas depois que começa a desenrolar fica cadê vez melhor. Personagens marcantes de personalidade forte. Simplesmente maravilhoso.

Lauane34 01/02/2024

Simplesmente incrível
Stieg Larsson escrevia de uma forma que não é cansativa para o leitor, apesar de ser muito detalhista.
O livro é muito bom, bem diferente de tudo que já li, fiquei muito envolvida com os personagens e achei genial o final!

Ives2 01/02/2024

Uma obra-prima policial
Não costumo gostar de romances policiais por conta da enrolação, e admito que achei que esse fosse ser um daqueles. Tem uma escrita muito inteligente e que nunca é óbvia. O tempo todo o Larsson te põe para pensar. No fim, você entende o motivo de cada pista/diálogo/brecha dada por ele.

Lisbeth Salander é uma das personagens mais bem construídas da literatura. Aliás, todos os personagens desse primeiro capítulo são ótimos. Todos eles com inúmeras camadas ?e nenhum é deixado para trás pelo autor. Todos têm importância na história.

Mikael é meio burro e quase me deixou com sono. Ele demorou muito nas investigações. Só fomos ter respostas e pistas em 65% do livro. E que final? Jamais adivinharia essa teia de aranha da família Vanger.

Que livro bem escrito!!

ariel.frazao 31/01/2024

Absurdamente bom
Que livro absurdo! A história é muito bem desenvolvida, com personagens cativantes e uma ritmo fluido e frenético! Além disso, aborda diversas questões importantíssimas, principalmente relativas à violência contra a mulher

Larissa804 31/01/2024

Stieg Larsson, nessa obra vai apresentar a verdadeira beleza da literatura, uma história escrita de maneira eletrizante, critica e irônica. Com personagens cativantes, muito bem construidos e fundamentados.

Vamos conhecer os diversos lados que uma pessoa pode possuir, uma crítica pura à sociedade machista em que vivemos, a violência brutal contra a mulher.

A leitura é fluida e ao mesmo tempo densa,sempre te fazendo querer mais e mais informações e ao mesmo tempo exigindo uma pausa para absorver cada ponto dessa narrativa.

Conheceremos a família Vanger,com todos os seus conflitos e o que vem à 40 anos martirizado a mente do "líder",o desaparecimento de uma jovem,que ninguém sabe o paradeiro. Para fazer sua última tentativa em resolver esse mistério, ele vai contratar Mikael, um jornalista, cuja carreira acaba de ser totalmente detonada, além de ser condenado a prisão por difamação, o que faz ele enchegar essa oportunidade como sua última chance, pelos diversos benefícios oferecidos, inclusive a vingança.

Mas para agarrar essa oportunidade ele terá que deixar a revista do qual é sócio por um ano, a Millennium, que por sua causa está com a integridade totalmente arruinada, abandonando Erica, uma das sócias,que é sua amante a anos, e o marido dela, que também é sócio e tem uma opinião peculiar sobre o envolvimento deles.

Paralelamente vai sendo narrada a história de Lisbeth, uma jovem excêntrica, com o verdadeiro dom para saber o que ela quiser. Todavia,ela passa uma imagem peculiar,totalmente tatuada,com piercings,magra,o que faz o profissionalismo dela ser questionado muita das vezes.

Basta descobrir onde isso tudo nos levará.

Andre Felipe 24/01/2024

PICA DEMAIS
Desculpem o título da avaliação mas não tinha outro que pudesse expressar melhor.

Meus amigos que livro! Stieg Larsson gênio demais. Cada detalhe escrito nesse livro foi incrivelmente calculado or anjos. Eu comecei a ler o livro sem expectativas e ele me levou pra um estágio que eu jamais imaginaria.

O livro é escrito com uma destreza invejável e perfeita. A linha do tempo da história segue perfeitamente como o curso de um rio numa velocidade que você não sabe quando fica mais lento, quando para, quando fica rápido de novo. Você só vai.

Segue a história de um renomado jornalista acusado de calúnia e que prestes a ser preso ele recebe a proposta de resolver um enigma com 99% de chances de ser impossível de ser solucionado: descobrir o que aconteceu com a sobrinha de um milionário que desapareceu há 40 anos. Descobrir se ela realmente desapareceu, se ela morreu, e se morreu, quem matou e porque mataram. Mikael Blomkvist passa a morar em Hedestad no mesmo lugar onde se encontra a família desse milionário, onde várias pessoas são suspeitas, o que acaba dificultando um pouco o trabalho do jornalista. No meio desse caos ele conhece Lisbeth Salander, uma hacker investigadora de personalidade extremamente forte, tatuagens e piercings vivos. A personificação total daquela gótica roqueira de filmes de terror. Não existe palavra no mundo que expresse o que você sente quando ela entra na história. Que mulher foda do ? #$%!& ! Você só se apaixona por ela e por tudo que ela faz porque ela é perfeita e você tem que aceitar isso.

A história te prende e você devora o livro pra saber o que aconteceu e em contrapartida você não quer terminar porque se apega a história e aos personagens.

Já entrou pra minha lista de livros preferidos.

Fabio.Nunes 16/01/2024

Prepare-se para ser sequestrado
Millenium: Os homens que não amavam as mulheres (livro 1) - Stieg Larsson
Editora: Cia das letras, 2008.

"A Sally, que me apresentou aos benefícios do golfe."

Eis um excelente romance policial que, apesar do número de páginas, é um grande sequestrador de leitores.
Nele, somos sugados por uma história muito bem construída em que o protagonista, Mikael Bromkvist, é um jornalista em crise em sua profissão e que acaba sendo contratado por um patriarca de um império econômico (a família Vanger) para desvendar um assassinato de um membro da família em 1966.
Realizando a investigação sob o pretexto de elaborar uma biografia da família, Mikael enfrentará dificuldades com alguns membros da família Vanger, ao mesmo tempo que receberá auxílio inesperado de Lisbeth Salander, uma co-protagonista com Síndrome de Asperger (autismo nível 1) que rouba a cena com o desenvolvimento da trama. Deixo os demais detalhes para você desvendar.
Essa obra é um excelente entretenimento, com muitas reviravoltas que podem tirar seu sono. E pra quem gosta de uma boa e doce vingança, é um prato cheio (não disfarça não, que tu curte sim).
Recomendo muito e agradeço a indicação dada pelo amigo Amaral.

P.S.: esse livro pode despertar muita vontade de tomar café e de conhecer a Suécia.

Amoriim 14/01/2024

De abbandonado para favorito
Tentei ler esse livro na época da pandemia, acabei abandonando por não ser o tipo de tema que me interessava na época e por considerar um livro denso.
Só tenho a agradecer meu eu do passado pela decisão e pelo presente que ele me deu de ter a experiência de ler "Os homens que não amavam as mulheres" com uma nova mente.
Com uma história interessante, inteligente, imersiva, ótimo mistério, boas reflexões, personagens cativantes e boa escrita o livro se torna um dos melhores livros que já li.
Gosto de como as diferentes histórias se juntam e de como os personagens se cruzam durante a narrativa. Além de, novamente, o suspense ser MUITO bom e me prender de um jeito inexplicável e a reviravolta ser digna e a altura do livro inteiro.
Lars só me deixa com vontade de continuar a série imediatamente e devorar o segundo livro.
VanessaFerreira 24/01/2024minha estante
Gosto muito desse também, mas não dei continuidade na série

Bcvc 11/01/2024

Os homens que não amam
Nesse livro, vemos de forma brutal todos os tipos de violência contra a mulher. É difícil de ler e saber que infelizmente todo o enredo poderia ter ocorrido na realidade misógina que vivemos.

Cyd 31/12/2023

Os homens que não amavam as mulheres
Viciante, envolvente, eletrizante.
Um livro com bastante ação e adrenalina, personagens complexos, narrativa fluída, história sem furos.
A forma como toca em feridas familiares e desenterra segredos. Surpreendente.

Camijuv 27/12/2023

Um Thriller de mistério de tirar o chapéu.
Muito bem escrito, por isso que ele se tornou um best-seller até hoje

Bryan56 26/12/2023

Fora da curva
Quando comprei o exemplar, numa verdadeira barganha, estava a esperar algo diferente. Pelo meu parco conhecimento de romances policiais, tendo lido apenas Agatha Christie e um pouco de Conan Doyle, eu imaginava ver o mesmo tom aventuresco das obras desses citados, num tom meio Indiana Jones com pitadas de mistério.

Mas me deparo com uma grata surpresa. Na verdade, Stieg Larsson declama uma história envolvente e moderna, que detém um toque envolvente de mistério e a química sem precedentes da dupla central, a irreverente hacker Lisbeth Salender e o gentil jornalista Mikael Blomkvist. O autor escreve uma trama tão inteligente quanto seus protagonistas, não se abstendo de entrar em temas sensíveis e contemporâneos enquanto entretem com o livro em movimento, também chamado de vida, que constrói para suas personagens.

O livro é lento nos primeiros capítulos, mas ao entrar na parte investigativa é muito capaz de entreter pela forma que o Mikael trabalha, devidamente racional como a situação deve, mas sem esquecer a emoção e angústia que as descobertas causam, revelando suas fragilidades e o mostrando como o protagonista humano e nada invencível que todos podemos ser. Como um outro lado da mesma moeda, Lisbeth exibe uma coleção de algumas fraquezas e muitas forças, um conjunto de estranheza e genialidade, enquanto entra de mergulho no mistério de uma família em declínio, ela vai contra a maré e evolui de forma perceptível, conseguindo nos instigar cada vez mais.

Os Vangers também são um ponto significativo da trama, contendo suspeitos e acusadores, são tão disfuncionais quanto nossos protagonistas sem relações familiares e a relação deles e história deles é a linha geral da obra. Os personagens no núcleo de Estocolmo também surpreendem, apesar de atuações discretas, contribuem pra trama e adicionam camadas neles próprios e a dupla dinâmica da obra.

Prefiro não dar todas as informações sobre o livro, é melhor ler e entender pela sua própria cabeça. Só digo mais uma única coisa: "Os Homens que não Amavam as Mulheres" é o livro do ano, já que infelizmente só o li em 2023, e me fez ter o gosto de mais dessa unicidade e humanidade que Larsson parecia ter em si e que conseguia transpor as páginas e as vidas que grafava.