Os homens que não amavam as mulheres

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Nina 17/07/2023

Título forte, história forte
5 estrelas perfeitamente.

Li muito rápido porque é muito frenético, tu fica ansioso pela história. Alerta para quem tem gatilhos, existem partes detalhadas (não 100% visuais, uns 80%) que tu tem que parar de ler, respirar e ver se quer continuar ou não.

Deduzi apenas uma situação, mas não procurei também fazer hipóteses de quem é, ou o que foi aconteceu.

Recomendo super!!!

Pedro.Dalle 16/07/2023

Encantador
Uma pena o autor ter falecido antes de ver o tremendo sucesso de sua obra.

Um crime sem solução e um jornalista com a carreira arruinada se envolvem numa região pacata da Suécia.

Cenário incrível, você sente o frio, a solidão, os impasses de Mikael durante a sua procura por pistas.

A ambientação e a forma que Stieg escreve, me encantou.

O livro envolve e te prende de uma forma gostosa.

Quando o mesmo tem início à ação, você fica encantando e não consegue mais parar.

Indico a leitura.

Emanuela 12/07/2023

Um soco na cara
A obra gira em torno de mistério, um suposto assassinato ocorrido em 1966 na Suécia que nunca fora desvendado. E o mistério de flores misteriosas que um velho dono de um grupo de fábricas grande "Vanger", recebia todo ano na data de seu aniversário. Realizando uma crítica social muito forte. Aborda diversos outros temas sociais como: capitalismo, ética, mídias.
O livro é muito bom, porém a leitura se torna fluida somente a partir de uma determinada parte, até lá é preciso um pouco de paciência, mas a história não deixa de ser cativante e interessante. A história é bem desenvolvida, não fugindo da realidade.
O livro é bem pesado, gera uma reflexão profunda.

julha 11/07/2023

Não me interessei pelo plot de Wennerström, mas todo o resto da história é ótima de acompanhar. amo suspenses envolvendo famílias (omg hii knives out) e o clã Vanger entrega personagens marcantes.

outra coisa positiva é que não senti que o autor explorou o abuso sexual e a violência contra mulheres de uma forma grotesca e exagerada, como se estivesse usando dessas pautas para chocar o leitor, coisa que me incomoda muito em algumas produções recentes.

pela primeira vez gostei mais de um personagem principal masculino do que o feminino.

Maria 11/07/2023

Baita livro!
Um livro bem escrito e que faz o leitor se conectar. Trata de assuntos pesados e variados, mas que são importantes serem relatados. Mesmo sendo de ficção, o livro consegue elucidar várias formas de como a mulher sofre com a violência (em todas as suas formas). Que pena que o autor não viu o sucesso do seu legado, mas se imortalizou com o seu belo trabalho.

Ana Claudia Domingues 11/07/2023

QUE LIVRO BOM!!!!
Nessa reeleitura eu já me lembrava dos culpados e achei que isso fosse diminuir a minha sensação de QUE LIVRO BOM, mas não...
Quando o jornalista Mikael - Super Blomkvist - reencontra um amigo de infância e ouve a história que pode mudar a vida da (sua) revista Millenium, não pensa duas vezes em publicá-la, mas, caiu em uma grande armadilha. Condenado por difamação pelo grande grupo Wernström, Mikael se vê perdido e sem grandes esperanças.
É quando o figurão do grupo Vanger o contacta e oferece coisas grandiosas para que um "favor" seja feito o jornalista, que não tem para onde correr, se vê em uma encruzilhada.
De jornalista económico a detetive particular, Mikael encontra,de fato, a história da sua vida. Investigar o desaparecimento de Harriet tantos anos depois se mostra, inicialmente, um hobby sem solução alguma, mas numa trama muito bem escrita, vemos uma enorme e bem feita crítica a uma sociedade capitalista e altamente machista.

Nesse livro, uma mulher com um físico infantil, porém extremamente forte, é uma das personagens femininas mais bem escritas descritas que encontrei até aqui. Lisbeth rainha, resto do mundo nadinha.

QUE LIVRO BOM

Diego.Barom 11/07/2023

Brilhante
Um dos melhores livros de mistério que já li.
Stieg Larsson escreveu de uma forma muito envolvente. O livro aborda vários temas e críticas sociais, principalmente relacionado à política, abusos contra a mulher, preconceitos, capitalismo, entre outros. Ao abordar temas políticos referente a grandes financistas e seus negócios, o inicio do livro torna-se lento e monótono, a ponto de ser um pouco complicado de compreender tudo o que é descrito, fazendo-se necessário ler com grande atenção, porém, após aproximadamente 80 páginas, somos super recompensados com a trama principal do livro.
Temos dois personagens principais e peças chave no livro; o primeiro é Mikael Blomkvist, um jornalista de uma revista chamada Millennium (daí o nome da trilogia rs), e Lisbeth Salander (impossível não amá-la), uma garota que chama a atenção devido a sua aparência física e vestimentas, além de seu jeito genial e perturbado. Ela é uma talentosa investigadora, que usa de artimanhas pouco convencionais ou aceitas.
A trama principal deste primeiro livro gira em torno de Mikael. Após ser condenado num caso de difamação contra um grande financista, ele é contratado por Henrik Vanger, um personagem líder industrial aposentado que sofreu uma perda terrível, Harriet Vanger, sua sobrinha/neta, desapareceu a 37 anos sem deixar vestígios durante um encontro em família na Ilha de Hadestad. Durante essa reunião, houve um acidente na ponte da ilha, e nesse dia o acesso manteve-se bloqueado, ninguém entrou ou saiu de Hadestad. Henrik passou a desconfiar de vários membros da família, pois alguns são de moral duvidosa. Após intensas investigações policiais e buscas que não obtiveram resultado algum, Henrik seguiu suas investigações sozinho com seu amigo inspetor aposentado da polícia, mas já em idade avançada não conseguia chegar a mais nenhuma conclusão do caso. Henrik recebe todos os anos, em seu aniversário, uma flor emoldurada, presente este que ele recebia de Harriet desde que ela era criança. Obstinado em descobrir o que aconteceu com Harriet e quem lhe envia essas flores, ele decide contratar Mikael Blomkvist para investigar a fundo toda a sua família, e com um novo olhar tentar descobrir alguma nova pista sobre o desaparecimento de Harriet.
Se você, assim como eu, é um bicho curioso, pode abraçar esse livro e se deliciar. A trama é muito envolvente, os personagens são cativantes, as investigações são fantásticas, as reviravoltas são boladas e o desfecho é fodástico xD.
O livro traz fortes emoções; ação, perigos, amor, acontecimentos que nos deixam revoltados e putos rsrs. Recomendo fortemente.

P.S: Não deixe de ler os livros 2 e 3, onde é contado um arco gigante contínuo e focado na Lisbeth

04isac 01/07/2023

Um final perfeito
A história toda foi incrível, me surpreendeu em algumas coisas e em outras eu tive um palpite exato

Mas o jeito que acabou me deixou satisfeito, um final, na minha visão, perfeito. Não deixou pontas soltas e encerra de maneira muito competente toda a caminhada do Super Blomkvist
Ana Claudia Domingues 07/07/2023minha estante
Eba! Fico super feliz,

Fábia 29/06/2023

Perfeito
No começo eu achei que nao ia gostar e que seria um livro pedante, mas insisti e foi a melhor escolha
O livro é incrível e me prendeu 100%, tudo que eu queria saber é o que realmente tinha acontecido e o que ia acontecer
Deixou lacunas mas tem outros livros, e ja iniciei o próximo da série Millenium

Brunna90 27/06/2023

Os homens que não amavam as mulheres
O início do livro foi difícil... Questões econômicas e nomes em sueco que eu só passava por cima, mas depois a trama ficou muito envolvente. Livro pesado, cheio de gatilhos, mas com reflexões muito importantes! Gostei demais! A relação da Érika e do Mikael me incomoda um pouco kkk mas é isso.

Gustavo616 02/06/2023

Excelente Thriller Policial
O livro conta a história do jornalista Mikael Blomkvist, em descrédito após uma condenação por difamação, que acaba recebendo uma proposta do bilionário Henrik Vanger para investigar o desaparecimento de sua sobrinha há quase 40 anos. Mikael conta conta com a ajuda da hacker Lisbeth Salander ao longo da complexa investigação que envolve toda a família Vanger, dona de um império industrial da Suécia.
A trama possui pouquíssimos furos, e possui uma conclusão condizente com o que foi apresentado. No desvendar do caso não acontece nenhum insight milagroso que geralmente acompanham e atrapalham livros desse gênero. Apenas não darei 5 estrelas pois o autor acaba se alongando demasiadamente no desvendar do caso secundário do livro e as habilidades hackers da Lisbeth Salamder nesse segundo caso acabam por parecer um poder divino.
O livro abarca muito bem temas fortes e atuais, como violência sexual, liberdade de expressão e seus limites, abuso de poder econômico e ascensão da extrema direita. Também merece destaque a visão do autor que em 2002/03 já tratava com muita qualidade temas como segurança digital.
Finalmente, posso dizer que vale muito a leitura. Quem é fã de tramas de investigação/mistério certamente vai adorar.

Rebecca.Sofia 02/06/2023

Esperava mais
Esse livro tem uma estória muito boa, levanta discussões importantes e me instigou a querer descobrir o mistério do livro, porém o livro me perdeu em vários momentos.
Primeiramente ele é muito longo e a escrita deixou minha leitura muito mais lenta.
Um segundo ponto seria a quantidade de personagens, em determinado momento você não lembra mais quem é o personagem que está sendo citado.

gabriel2171 31/05/2023

Me prendeu bastante, mas tem umas partes que se propõem a ser progressistas mas são tipo... "wow she's not like the other girls... porque é AUTISTA." Enfim. Me matou um pouco isso mas no geral é bom.

Isis159 30/05/2023

Livro para devorar
O que eu mais gosto nessa saga é que não tem enrolação para grandes acontecimentos. Acho muito bem escrita, com personagens bem construídos. Acho que se enquadra como um romance policial mas é um livro necessário para qualquer leitor, independente das classificações. História surpreendente e contemporânea