Olhos de cão azul

Resenhas - Olhos de Cão Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Debora 04/12/2022

11 contos de Gabo
11 contos escritos no início da carreira literária do autor. Os contos giram em torno de mortes ou em experiências que se parecem à morte.
Alguns elementos se repetem: um grilo que aparece, irmãos gêmeos, almas que pairam por aí.
Gostei muito, nem tudo entendi, mas o clima e construção dos contos são ótimos. Destaque para o 1o conto, A terceira renúncia, que me trouxe questões interessantes. Muito bom!

Yara 12/10/2020

Olhos de cão azul
Gabo tem zero defeitos. Quem me dera ter palavras pra descrever o quanto eu admiro o estilo dele. Livro de contos sobre a morte, cheio de sensações e, pra mim, ajuda a quebrar um pouco do tabu sobre ela. Leitura rápida e que me deixou com saudade de cem anos de solidão.

Gláucia 16/05/2013

Olhos de Cão Azul - Gabriel García Márquez
Publicado em 1974, reúne 11 contos escritos entre 1947 e 1955 que tem como tema a morte nas suas diversas facetas. Me dói dar apenas 2 estrelinhas para esse autor que eu tanto admiro mas tenho que ser honesta com meu critério de avaliação. Os contos não me envolveram simplesmente por não ter conseguido (e aí vai um atestado de burrice) entendê-los. Surreais ao extremo, viagem total.

regifreitas 26/02/2017minha estante
eu também estou viajando completamente, Gláucia!

Aldo Quaresma 04/01/2019minha estante
Estou lendo e também tá difícil compreender os contos. Achando um saco!

ELIZ 19/09/2019minha estante
Concordo totalmente! Muito surreal.

Brenda 20/05/2023

Vale a leitura
Como toda coletanea de contos lida por mim até o momento, tem seus altos e baixos. Os baixos são os 5 primeiros contos, que quase me fizeram desistir da leitura. São apenas estranhos. Aliás, essa estranheza perpassa por todo livro, que tem por temática comum a morte e o pesadelo. Mas ao chegar no conto "olhos de cão azul" o livro torna-se arrebatador. Esse conto ainda me acompanha em pensamento, cheguei a sonhar com ele. Os dois seguintes compoe o trio dos meus preferidos contos da vida: " a mulher que chegava às seis" e "nabo, o negro que fez esperar os anjos". Minha recomendação é acompanhar a leitura com um vlog disponível no youtube da Tatianagfeltrin, que comenta conto a conto.

Alexandre 17/08/2023

Não se engane, esse livro fala sobre a morte
De diversas maneiras, de vários pontos de vista (inclusive daquele que ja morreu), esse livro fala sobre a morte. Fiquei muito confuso com os contos no começo e confesso que o único que não entendi sob.o prisma da morte foi o conto que dá origem ao nome do livro, muito embora seja um conto muito bem contado através dos reflexos de espelhos. Me chamou muito a atenção desse compilado que retrada a morte desde o ponto de vista de alguém que está morrendo, alguém quem já morreu, alguém que está vendo outro morrer, ou até mesmo de alguém que matou outro. Menção honrosa para o conto da mulher que queria encarnar num gato pra chupar uma laranja ;-) parece muito louco, e é muito louco, e muito bom, pq eh Gabriel Garcia Marquez, simples assim.

Miquéias Dell'Orti 19/04/2020

"Não abra essa porta [...]"
Gabriel García Marques demonstra sua excêntrica imaginação nesta coletânea. A temática da morte e do sonho predominam e o autor nos leva a ambientes insólitos onde pessoas se encontram apenas em sonhos, chuvas se demoram por semanas e mortos transpassam séculos como se fossem horas.

Não considero que seja a melhor porta de entrada para as obras do escritor, devido a alguns traços de surrealismo que podem confundir um leitor despreparado, mas não há como negar a genialidade incomum de García Marques em cada conto.

Leila 16/03/2023

Vamos lá para mais um livro do Gabo lido. Esse é de contos e reúne 11 com tema morte! Não amei de paixão não, contos já são mais difíceis da gente entrar na vibe, com esse tema e a dificuldade que encontrei nos contos, não consegui me envolver e na verdade nem tem um conto que se destaca para mim. Quem ainda não leu o autor, não sugiro começar por esse, é um cadinho diferente do ritmo que encontramos em suas obras.
Simbora pro próximo!

Leonardo.H.Lopes 21/04/2023

Contos sobre a morte
Esse livro reúne 11 contos do Nobel de Literatura colombiano que giram em torno da morte.

São contos curtos, sendo alguns confusos e estranhos como “Eva Está Dentro do Seu Gato” ou “Nabo”, outros interessantes e tristes como “A Outra Costela da Morte” e sua continuação “Diálogo no Espelhos”, bem como “Alguém Desarruma Estas Rosas”.

No geral, não achei um dos melhores livros do Gabo, aquém de outros grandes títulos dele. Contudo, para quem gosta da escrita e do estilo realista fantástico típicas do autor, vale a pena a leitura.

Grazielle.Bonfim 24/09/2023

Para quem curte contos mágicos é bom
Olha, eu cheguei a esse livro por recomendação da Tatiana Feltrin e queria ter o meu primeiro contato com Gabriel Garcia Márquez antes de ir direto para 100 anos de solidão?

Confesso que os contos me deixaram um tanto confusa as vezes? no geral, da aquela sensação de pesadelos que a gente fica preso naquilo? com estranheza na maior parte do tempo?

Olhos de cão azul foi meu conto favorito ?

Mari Moraes 08/06/2020

Questões que boiam no subconsciente humano
Quando peguei o livro pela primeira vez, fui informada pela sua contracapa que todos os contos se relacionam porque todos abordam, de uma forma ou de outra, a morte. Na mesma hora pensei que deveria ter um outro significado oculto que passou despercebido pela editora - a prepotência, eu sei, rs. Nos primeiros contos já consegui traçar um paralelo e vi que eles abordavam também o sono, o liminar entre a consciência e o subconsciente, e como coisas absurdas se tornam claras e lógicas quando não estamos no nosso estado mais lúcido. Porém, não são todos os contos que têm esse aspecto lúdico - e ao mesmo tempo tão natural - e com isso fiquei decepcionada comigo mesma por não fazer nenhuma descoberta, rs, mas a maioria dos contos brinca e dialoga com isso, com os limites da lucidez humana, seja pela forma de adormecer, despertar, ou pela noção do tempo passar.
Não conheço muito da escrita de Gabriel Garcia Marquez, antes de começar a ler “Olhos de Cão Azul” estava lendo “Cem anos de solidão”, mas deixei o segundo em espera para me dedicar ao primeiro porque era menor e pensei que tomaria menos meu tempo. Mesmo com o pouco avaço em “Cem anos de solidão”, achei a escrita dos contos de “Olhos de Cão Azul” um pouquinho mais complicada, talvez justamente por divagar sobre matérias que boiam no subconsciente humano.

Jacy 25/10/2015

Instigante seria a palavra. Descobrir na livraria este livro, com uma abordagem do realismo fantástico (sobre a morte!) que só Gabo possui, foi necessariamente o primeiro passo para comprá-lo e iniciar a leitura poucos minutos após. Não é um livro fácil e atrativo como Cem Anos de Solidão e outros mais conhecidos. Na verdade, necessita de calma, tempo e silêncio e, mesmo assim, é difícil compreender suas nuances. Não recomendo como uma primeira aproximação à arte de Gabo, devido ao risco de parar a leitura lá pelo segundo conto. Mas pra quem já conhece esse grande autor, e sabe da beleza de sua escrita, recomendo para uma visão diferenciada da morte, um fenômeno ao qual poucos aventuram-se em discutir.
Joice (Jojo) 26/10/2015minha estante
Amiga, você é muito modesta. "Cem anos de solidão" não é um livro fácil. =*

luizagross 03/04/2023

Um dos primeiros livros do GGM, reúne contos que têm como tema central a morte, usando do realismo mágico tão presente na sua obra. Por serem contos, não há aprofundamento dos personagens e da narrativa, o que torna a leitura menos interessante que outras obras do mesmo autor.

Nati 12/05/2023

São contos que falam não somente sobre morte mas sobre perda e sobretudo renúncia. Aqui já é possível reconher a marca da escrita de Márquez com seu realismo mágico complexo porém fluído e agradável.

Apesar da temática não achei que fossem assustadores ou ?contos de terror". A sensação que tive é que tudo fazia parte da realidade e não precisa ser assustador.

Sou grande admiradora de ?Cem Anos de Solidão" e esse livro tem a mesma qualidade. Por vezes me lembrou Faulkner, mas com a escrita que só o Gabriel Márquez é capaz de escrever.

vicniro 31/08/2023

Esse livro me deixou tão confusa...
Fiquei com vontade de ler esse livro porque eu adoro Gabriel Garcia Marquez, adoro contos e adoro histórias relacionadas à morte, então ele parecia ser o livro perfeito. A morte aqui é retratada de vários ângulos, pessoas que estão morrendo, que acabaram de morrer, que já morreram faz tempo, que estão vivas mas estão mortas, pessoas que estão vendo outras pessoas morrer, e isso foi incrível! Também achei legal alguns contos estarem conectados. O conto que dá título ao livro é muito bom, você tem a ideia geral do que está acontecendo, mas existem tantas possibilidades quanto à como a morte está representada nele, tantas teorias…

No entanto, a sensação ao ler os contos foi muito esquisita, a maior parte eu terminava sem entender como eu me sentia a respeito dele, se eu odiava ou se eu amava. Não dá pra negar que a estrutura deles é incrível, você não saber se está realmente entendendo o que está acontencendo ou não, trazendo constantemente a sensação de estranheza e incômodo, então o que me ajudou muito foi ver vídeos onde é explicado e comentado os contos.

Enfim, até agora não sei que nota dar. Se fosse pra criatividade, estilo de escrita e tema eu com certeza daria 5 estrelas porque eu realmente fiquei impressionada por alguém ser capaz de pensar em contos como esses. Mas em relação ao que eu achei dos contos, ao meu gosto pessoal mesmo, a maior parte deles eu não sei como me senti e só uns 4 ou 5 eu realmente gostei!

Hera 29/04/2022

Estranhamente bom
O tema geral é a morte e suas variadas manifestações dentro daquele universo García Máquez. Toda a aura sobrenatural do realismo mágico que fez o autor ficar conhecido está presente. Dá saudades de Cem Anos de Solidão. Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5