As fábulas de Esopo

As fábulas de Esopo Esopo...

Resenhas - As Fábulas De Esopo

1 | 2 | 3 | 4

Nathy215 22/07/2022

BOM
É bom, mas nada extraordinário.
Parece uma leitura curta, mas se prolonga já que é preciso um tempo para refletir sobre o que está lendo, não adianta só ler uma fábula seguida da outra, são histórias para refletir/repensar.
Peguei o livro na biblioteca, mas se fosse para comprar, não pagaria 200 reais nesse livro, a edição é bonita, mas só.
Robson 26/04/2023minha estante
200 reais? Absurdo!

Mfarits 21/07/2021

FÁBULAS
Este é o meu primeiro contato com um livro de fábulas exclusivamente.
Eu não vou chegar aqui e falar mal, pois esse livro traz muitos ensinamentos e tem uma pesada importância.
Mas a estrutura é muito maçante e nada fluida para mim. Se não me engano, quando peguei esse livro para ler, inicialmente, pensava que por ser curto, eu leria rapidamente e terminaria sendo uma leitura a mais.
Mas não se deixem levar pelo tamanho. É muito chão para terminar esse livro, uma vez que eu acredito que ninguém vai apenas ir lendo desenfreadamente, é um livro maçante, que exige tempo e reflexão.
Mas é um livro extremamente sábio e reflexivo. Não me arrependo de ter lido, mas foi rojão!

Leandro.Bonizi 08/11/2023

Precursor da fábula na Literatura!

Achei esse livro perfeito para se ler no trabalho. Pois a maioria das histórias são compostas de dois parágrafos. Um uma curta história, e o segundo com a lição de moral da história. Você pode levar 30 segundos para ler quando tiver um tempo de ócio, e voltar ao trabalho enquanto seu subconsciente digere a lição de moral.

Só achei que o livro foi copiado pelos outros autores de fábulas que já li. Por exemplo a história de lição da cigarra e da formiga. Enquanto a formiga trabalhava nos tempos de fartura, a cigarra cantava. Quando veio o inverno, a cigarra sem ter como sobreviver foi ter com a formiga, que respondeu: "Antes você cantava, agora você dançou". Isso foi copiado tanto por Fontaine como Monteiro Lobato. É, às vezes eu acho que as coisas mais originais estão na Literatura e Filosofia gregas.

Elani Araújo 02/11/2021

Rapidinho de ler
É sempre muito bom visitar livros que nos abrem mundos e perspectivas, neste caso sobre as fábulas. Aqui neste livro aprendi por exemplo que fábulas não se tratam só de personagens animais. Essa edição da cosacnaify precisa ser reverenciada tbm. Um luxo só.

Naiara 19/06/2023

Sao varios contos ensinando coisas sobre a natureza humana..
É gostosinho de ler, porem as vezes fica meio cansativo porque sao contos super pequenos e que mal aprecia um ja acaba e entra em outro que as vezes nao tem um seguimento, nao constroi uma logica que vai se aprofundando.. so senti falta disso..
De resto a leitura passa rapido..

Filino 30/03/2022

Sabedoria atemporal
Não é nada estranho que alguém, em certo momento da vida, já tenha se deparado com alguma fábula de Esopo. E o apanhado dessa edição não deixa a desejar: os animais (e o homem), em diversas situações, ilustram os mais variados aspectos da vida e, ao final, uma lição. Concorde-se ou não com a mensagem que cada uma delas transmite, é inegável que Esopo constitui um manancial riquíssimo para a literatura e para a reflexão.

Uma curiosidade: pelas últimas fábulas, está presente uma clássica em que um "astrônomo", observando o céu, acaba por cair num buraco. Esse episódio é relacionado pela tradição como tendo ocorrido a Tales, o primeiro filósofo.

Andreza.Pontes 25/05/2020

Esopo viveu no século VI a.C e foi citado por muitos filósofos gregos como Heródoto, Aristófanes e Platão.

Sabemos que ele foi um escravo libertado por seu último senhor, Xanto.

Embora possuísse uma aparência estranha _era corcunda_ possuía o dom da palavra e a habilidade de contar fábulas _historietas onde os animais são os personagens principais e que terminam com uma lição de moral.

Já no século V a.C estas fábulas eram citadas e editadas por vários autores e ainda 2000 anos depois, inspirando La Fontaine, na França.

Algumas de suas fábulas:
1) O leão e o rato
2) A raposa e as uvas
3) O corvo e a raposa
4) A galinha dos ovos de ouro
5) O pescador e o lambari
6) A minhoca e a serpente
7) As abelhas e Zeus

"Acho que deveríamos colocar Esopo entre os grandes sábios de que a Grécia se orgulha, ele que ensinava a verdadeira sabedoria, e que a ensinava com muito mais arte do que os que usam regras e definições." (La Fontaine).

Michele Soares 11/04/2021

"Esopo, que é da maior serventia em todos os aspectos..."
Material muito interessante e diverso por reunir textos de pelo menos dois gêneros diferentes, fábulas e romance, com excelente estudos introdutórios, sobretudo o texto da professora Adriane Duarte. É uma ótima experiência a de ler fábulas que são tão populares no nosso imaginário, tamanhas vezes em que foram reencenadas e reproduzidas em várias mídias. Algumas são trágicas, outras cômicas, enquanto em algumas moral e enredo levam à um convite para reflexão, outras são inesperadas e conduzem o leitor para uma conclusão que não se imaginava.

Sobre o romance não conhecia nada e me diverti muito, há muito de grotesco e muito de cômico. Foi ótimo ver como a arma de Esopo é a palavra que, como notou a profa. Adriane na introdução, "será o motor do sucesso de Esopo, mas também representará igualmente um risco de vida". Ele se esquiva e esquiva outros da violência apenas pelo uso da lógica, dissecando e brincando com as lacunas da linguagem encarando qualquer desafio.

artvgogh 17/06/2021

Fábulas são sempre incríveis, são conselhos práticos, que nos lembram nossa infância.

As fábulas são curtinhas, mas os ensinamentos que tiramos delas podem ser ótimos.

dai bugatti 21/08/2022

Bom para refletir
Não é um livro para ler numa tacada só, pois fábulas exigem reflexão. Como eu estava com outras leituras, acho que não absorvi tudo o que o livro tem a oferecer, mas valeu o contato com as histórias.

Henrique 11/10/2020

Pílulas de Sabedoria
Datadas há pelo menos dois mil e seiscentos anos, são curtas fábulas imbuídas de sabedoria em seus respectivos desfechos. Uma leitura necessária para se reaprender a ler as vivências do mundo cotidiano.

Fica a dúvida se Esopo era na realidade uma pessoa ou várias...

1 | 2 | 3 | 4