O Casamento

O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Rafael1829 25/04/2024

Tem um gosto de "carioca".
Não salva um , um bando de 🤬 #$%!& , hipócritas, sujos e desajustados com personagens marcantes e complexos.
Alguém pode me explicar porque o cara levou a culpa por algo que ele não fez??

Jessica Alves 19/04/2024

O cidadão de bem
Nelson Rodrigues nos apresenta a hipocrisia do cidadão de bem, da família tradicional brasileira, onde ninguém é o que se apresenta e todo mundo surpreende. Confesso que mesmo ja lendo muita coisa fiquei chocada com as atitudes de Sabino e entendi porque esse foi primeiro livro censurado na época da Ditadura (não que justifique, mas entendo porque escandalizou).
Glorinha, filha preferida de Sabino, vai se casar, mas um dia antes do casamento, seu ginecologista, amigo da família, entra em contato com Sabino, para lhe avisar que o seu futuro genro é gay. A partir daí é só ladeira abaixo, vamos esperando que a situação se resolva, mas tudo só vai piorando porque o cidadão de bem (preocupado em ser assim considerado) e a família tradicional brasileira vão nos mostrando quem eles realmente são.

Phen0 11/03/2024

Li o livro sabendo que tinha sido censurado porque "chocava a família tradicional brasileira". Mas eu acho que não choca só a família tradicional não...

A parte que eu mais gostei do livro foi que foram se montando histórias e mais histórias e nunca imaginei que isso aconteceria já que só tínhamos em mente 1 única história: o casamento. E nem dá pra acreditar que esse livro todo representam apenas 2 diaskkkkk

Marília 25/12/2023

Essa história nos mostra como as pessoas são hipócritas. Por fora bela viola por dentro pão bolorento.

Victor225 10/12/2023

Leitura até um pouco difícil. A todo momento há essa sensação de que estamos a ler algo completamento errado e imoral. O livro exala essa impressão orgiástica, além de toda a trama sincera e nada zelosa pelo pudor. Vemos um escândalo atrás do outro, e tudo é mantido em um certo sigilo entre as personagens. O final ao meu ver exprime a desejada redenção por parte de Sabino dos seus pecados, segredos e pensamentos obscuros.

Caroline Vital 25/10/2023

Lido em 2018
Babadeiro! O mais babado de Nelson que já li. Fiquei sem fôlego. Escrito para incomodar. Nelson é Nelson, precisa mente aberta para lê-lo.

Luciana 12/09/2023

Genial a forma como Nelson vai adicionando elementos na história, começa numa pegada meio cômica e no decorrer observamos, hipocrisia, loucura, maldade, entre outras coisas.
A família tradicional brasileira sempre existiu, e temos aqui ela relatada sem escrúpulos.

Luiz E.Morais 22/08/2023

Término da leitura ; 22/08/2023

?????????????????????????????????????????????????????????????????.

Adriano 12/08/2023

Proibido pela ditadura
"Que não seja um romance água com açúcar "
Disse o editor quando encomendou um romance para Nelson Rodrigues.

Tem assassinato, extorsão, um p3dófilo, incesto, estupro, adultério...

E que final inesperado.

Lúcio 12/08/2023

O casamento - Resenha
Tinha esquecido que tinha que fazer uma resenha após o término e acabei já fazendo ao finalizar a leitura no metas.

É isso aí.

Nelson é foda fodinha.

vicris0 16/07/2023

Retrato fiel do conservadorismo brasileiro
O que salta os olhos ao ler "O casamento" é certamente a representação da hipocrisia da família tradicional brasileira, mesmo sendo um livro dos anos 60. As feridas abertas são expostas cada vez mais intensamente ao decorrer do livro, o que foi uma coisa interessante. A descrição de algumas personagens me incomodou um pouco, provavelmente como reflexo da época no qual foi escrito, mas que não chegou a estragar a experiência da leitura.

Glauber 04/07/2023

Livro delicioso e polêmico de um dos personagens mais interessantes do Brasil no século XX.

Nessa história sobre a moral e família tradicional brasileira, Nelson Rodrigues conta uma história onde ninguém na história presta.

Miss Depressed 07/06/2023

Amar nas fezes
Uma vida em que ninguém assume suas chagas, a mentira é tão bem construída e todos estão presos em uma falsa percepção de si próprio. O livro relata crimes e perversidades de uma forma tão corriqueira que me causa espanto e admiração como leitora. Filhas mesquinhas, uma esposa infiel, um genro infiel e um fascínio pela morte e desgraça, um livro que fica, deixando um gosto amargo após a leitura, não é para todos, mas serve seu propósito e joga na cara os desejos e as deturpações morais mais humanas, íntimas e nunca comentadas.

Livros.Carrancas 02/05/2023

Mermão?
Para acompanhar a resenha completa, como se alguém quisesse saber rs, acessa minha página, vou ficar feliz com sua companhia:

Instagram.com/livrosecarrancas