Doze Contos Peregrinos

Doze Contos Peregrinos Gabriel García Márquez

Resenhas - Doze Contos Peregrinos

Luiza 09/04/2024

Acompanhando as mais diversas histórias de latino-americanos em terras europeias, Gabo nos traz com sua escrita aquele sentimento familiar do que é o ser humano

bibs 02/04/2024

A narrativa de Gabriel García Márquez é maravilhosa!!! Me apaixonei pelos contos, são curiosos e cativantes.
Nikolas.Macedo 02/04/2024minha estante
Esse livro é uma gracinha, li faz uns dez anos, praticamente ninguém fala sobre ele ?

Letteles 02/04/2024minha estante
Eu amo

jusousan 02/04/2024minha estante
Coloquei ele na lista pra conhecer Gabriel Garcia!

Letteles 02/04/2024minha estante
Coloca 100 anos de solidão tb! Meu preferido

jusousan 02/04/2024minha estante
Esse já está! Mas gosto de, quando tenho oportunidade, conhecer o autor por livro de contos. Mas agradeço a dica ??

Christina.Silva 20/03/2024

Esplêndido
O livro, para mim, fala da solidão de pessoas comuns. As histórias são sensacionais, mas o prefácio me encantou. Me lembrou de quem nos deixou aqui.

letscia 18/03/2024

43 (2024) o rastro do teu sangue na neve.
"Movia-se através das pessoas como um elefante inválido, com um interesse infantil
pelo mecanismo interno de cada coisa, pois o mundo parecia,
para ele, um imenso brinquedo de corda com o qual se
inventava a vida."
Tive a sensação de que a obra não foi lida no meu momento ideal, e digo isso pois não consegui me conectar plenamente com o enredo. É um livro impressionante, a escrita é leve, fluida e repleta de nuances. Percebemos a despretensiosidade na forma como a história se desenvolve, sendo ao mesmo tempo pungente e natural, como um ensaio. No entanto, em contraste com a naturalidade, a escrita tem muita técnica e precisão. Minha experiência de leitura foi excelente, mas acredito que uma nova leitura me permitirá apreciá-la ainda mais.
Não falarei individualmente sobre as histórias, mas, em geral, foi fascinante observar como o autor explorou as facetas da peregrinação, do sentimento de pertencimento, do amor, das memórias e das dores de forma tão intimista. Todas as histórias viajaram de uma lata de lixo para páginas do livro. Sobreviveram ao esquecimento e deram liga a uma coletânea sensacional.
Deixo o meu sincero elogio e minhas considerações ao último conto. Embora tenha feito algumas interpretações interessantes, acredito que em uma releitura conseguirei refletir mais profundamente, amadurecer as minhas ideias, e assim, compartilhá-las. Só posso dizer que me surpreendi, foram contos pequenos, mas que tiveram minha total atenção. Em suma, é um ótimo livro! Como dito antes, foi a obra certa no momento errado.

Vinder 09/03/2024

Livro de 12 contos sobre personagens latino-americanos, na Europa, em situações muito diferentes uma da outra.

Mari Mirandinha 03/03/2024

Gabo
Um amigo me mandou um dos contos desse livro para ler. Achei muito angustiante, mas também muito bom e meses depois achei o livro na biblioteca perto de casa. Não pensei duas vezes, afinal, é Gabo, né? Todos os contos são bons e intrigantes, e todos causam pelo menos um pouco de angústia, mas gostei mais de uns do que de outros. Vale a pena a leitura.

Clarinha 28/02/2024

Doze contos peregrinos
Livro bom de ser lido, principalmente durante o intervalo das tarefas diárias. Com a linguagem fluída e fácil, cada conto, dotados todos de sensibilidade e humor, trabalha bem o âmago do ser humano através de histórias que vão desde o mais simples cotidiano ao extraordinário. Gabriel Garcia Márquez, merecido vencedor do Nobel de Literatura, não decepciona.

Giovana456 11/02/2024

Pra ler e descansar
Esse livro me ganhou logo no prólogo e a partir daí foi só delícia.

uma leitura leve, mas cheia de reflexões engraçadinhas. se deixar, você lê tudo numa única sentada!

Sir Santiago 03/02/2024

Familiar
Primeiro contato com a obra de Garcia Marquez, e um contato muito proveitoso.
De fato foi uma experiência muito agradável, não só pelo estilo de escrita fluído do autor, que te prende nas páginas e te faz terminar o conto sem que se percebesse, e também não só pela qualidade notável dos contos literários, com histórias muitas vezes com simplesmente coisas da vida, mas ainda assim interessantíssimas (como Maria dos Prazeres e O Avião da Bela Adormecida) até contos com um que de mistério e de sinistro (como Tramontana e O Rastro de Teu Sangue na Neve), mas também por ser latino-americano, o que pesa na avaliação, pois, tratando-se de personagens latino-americanos em solo europeu, o autor conseguiu muitas vezes tratar do choque dos costumes e hábitos dos dois continentes, invocando certa nostalgia desses costumes quando americanos, e estranhamento quando europeus.
Posso dizer então que fechou janeiro com chave de ouro, e deixou uma experiência muito agradável.

Valéria 24/01/2024

Sempre uma boa leitura
Gostei muito dos contos, as histórias são muito legais e os personagens são interessantes mas Gabo é sempre uma boa escolha.

Iya Moura 17/11/2023

Leitura precisa
Li junto ao clube de leitura "Longarinas", mediado pela escritora Socorro Acioli. Foi uma incrível oportunidade de imersão na vida e obra de Gabriel Garcia Marquez.

Não é um dos livros mais conhecidos, mas merece tanto reconhecimento quanto.

Edoarda 16/11/2023

Doze contos. Alguns, honestamente, causam uma pobre impressão. Outros, como Tramontana, O Rastro do Teu Sangue na Neve e O Avião da Bela Adormecida são gostosos de ler. Mas nenhum supera ?Só Vim Telefonar?. É angustiante e delicioso de se ler, e daria um filme maravilhoso - procurei, e não acho que até o momento (nov/23) ele tenha tido alguma adaptação cinematográfica de destaque.

bella 21/09/2023

Sonhei com essa mulher que sonha.
Latinoamericano de lei, lógico que eu ia gostar. alguns contos são bem curtos e sem sentido, outros seguem uma linha que se acaba de forma inesperada. me lembrou um pouco o livro de contos da Mariana Enriquez, as coisas que perdemos no fogo. não vorazmente macabro como os dela, mas assustadores o suficiente pra tu terminar e dizer: Bah. um shoutout especial pro conto cujo trecho eu coloquei no título dessa resenha: Me alugo para sonhar. gabo cita neruda e borges e é muito

Anderson 06/09/2023

Deste livro, havia lido já, isoladamente, "Maria dos Prazeres". Não me recordo de outros contos de García Márquez que tenha lido antes. Ainda assim, preocupava-me a ideia de que sua narrativa tão abundante de imagens e informações transbordasse nas histórias mais enxutas. Os contos são excelentes porque neles encontramos a assinatura de Gabo, aquela psicologia e aquela tragédia caribenhas, e por que não latino-americanas, em que mesmo (ou aí mesmo) nas narrativas mais fantásticas nos encontramos.

Tiago343 04/09/2023

Achei bem razoável
É o meu primeiro contato com o Gabriel Garcia Márquez, então acredito que outros livros possam acrescentar mais na minha imersão literária.
Lucas 10/09/2023minha estante
Leia Amor nos tempos do cólera, é excelente!