A caligrafia de Dona Sofia André Neves

Resenhas - A caligrafia de Dona Sofia

Maira139 18/12/2023

A grande Dona Sofia
Dona Sofia, uma grande leitora que um dia foi até Professora.
Tinha uma casa no alto da colina
Onde ela morava felizmente sozinha.
Um dia decidiu levar poesias a cidade, pois sua casa, já estava cheia de versos quadrados.
Com eles conseguiu trazer alegria aos moradores e ao seu Ananias um perfeito poeta de flores.

Carolina 12/01/2023

A caligrafia de dona Sofia
Dona Sofia gostava de ler e escrever poemas de atores, e ela deixava os papéisinhos espalhados pela casa inteira.
Depois certo tempo ela relia todos os poemas pois gosta bastante

Pandora 20/07/2012

A caligrafia de Dona Sofia
"A caligrafia de Dona Sofia" é um livro lindo, com uma história fascinante, ricamente ilustrado cujo tema é justamente o florescer do amor a poesia.

Na história de Andre Neves, Dona Sofia é uma professora aposentada que mora no alto de uma colina. Ela é tão apaixonada por poesia que esse amor transborda e leva ela a escrever poesias pelas paredes, cortinas, portas, chão... todos os cantos de sua casa e de sua vida são cobertos de poesia...

E insatisfeita por ter sua vida tão cheia seu amor transborda mais ainda e ela começa a escrever cartas para as pessoas da cidade com poesias dos mais variados autores do mundo.

Nessa tarefa dona Sofia conta com a ajuda de seu amigo o carteiro Seu Ananias, que até gosta de ler, mas tem uma caligrafia sofrível.

Um dia até o seu Ananias, que entrega cartas a tantos anos e nunca recebeu nenhuma, recebe uma poesia e isso muda a vida dele, ou melhor a visão que ele tem da vida de forma linda e lirica.

E os dois se tornam ainda mais companheiros no trabalho de espalhar a poesia por todos os cantos possíveis e imaginados da cidade.

Não só pela história, mas pela forma como o livro foi construído quem tem "A caligrafia de Dona Sofia" nas mãos se sente de porte de uma obra de arte rica... Todas as páginas são repletas de versos, tudo nele respira lirismo, os personagens tem um ar divertido e tudo caminha para a construção de uma cidade melhor através do aprendizado da leitura da poesia.

Publicada originalmente em: http://elfpandora.blogspot.com.br/2012/05/o-livro-que-achei-no-lixo-caligrafia-de.html

Saleitura 12/12/2012

Resenha de Jaci Clemente - Pandora

Gláucia 12/02/2018

A Caligrafia de Dona Sofia - André Neves
Esse livrinho foi presente de minha querida amiga Marta e estava perdido na minha estante. É até vergonhoso dizer quanto tempo faz que o ganhei mas como não o li imediatamente ficou guardadinho e durante uma arrumação dos livros o encontrei. E resolvi deixá-lo para ser o de número mil na minha lista de lidos aqui do skoob, como alguns jogadores fazem em sua carreira exaltando o milésimo gol.
Dona Sofia é uma professora aposentada que ama flores, palavras, livros... e poesia. Inicialmente ela registra nas paredes de sua casa seus poemas preferidos, para tê-los sempre à vista. Até que um dia seu lar fica pequeno demais pra tanta beleza e ela resolve espalhar poesia pelo mundo. Com sua linda caligrafia escreve pequenos versos que junto às flores cultivadas em seu jardim envia aos moradores da cidade através de Ananias, o carteiro e seu amigo especial.
Ela nada quer em troca, apenas que todos tenham acesso a alegria que é se sentir tocado por algumas palavras.
O texto é mesclado a lindos pequenos poemas e as ilustrações são maravilhosas. Não sou de ler poesia devido à dificuldade que tenho em tentar interpretá-las, mesmo consciente que isso não se faz tão necessário. Mas a seleção aqui é tão singela, de uma beleza tão simples. Como a que abre o livro:
"O livro é a casa onde se descansa do mundo.
O livro é a casa do tempo, é a casa de tudo.
Mar e rio no mesmo fio, água doce e salgada.
O livro é onde a gente se esconde em gruta encantada." (Roseana Murray)
Marta Skoober 16/02/2018minha estante
Que bom que gostou. :)

Marta Skoober 17/02/2018minha estante
O que mais me encanta na Dona Sofia além do seu amor pelas palavras é que a narrativa mostra o poder transformador da poesia/literatura, da amizade e da generosidade.
Adoro isso! É acalentador...

Coala Reduzido 26/02/2024

Oque eu acho sobre...
É uma livro para crianças de 8 á 10 anos mais facilmente pessoas mais velhas podem gostar.
É um livro muito legal pelo fato de falar com um tipo de linguagem mais antigo,amei o livro super recomendo!

Eduardo 07/02/2010

falei sobre livro numa postagem que fiz para o blog Daki-Dali sobre o trabalho do autor André Neves.

O link da postagem:

Eliel Zulato 12/03/2011

A caligrafia de Dona Sofia
Para quem gosta de poesia é um livro repleto delas e vários autores.
Livro conta história de Dona Sofia apaixonada por poesia e que não deixa este esperito se perder, decide realizar uma tarefa para que a poesia não se perca e que as pessoas sejam contaminadas.

regifreitas 26/06/2019

A CALIGRAFIA DE DONA SOFIA (2007), de André Neves.

Dona Sofia é uma professora aposentada, e gosta tanto de poesia, que em sua casa todas as paredes são cobertas com os textos dos seus poetas prediletos. Mas um dia, já não havia mais espaço em canto algum da casa, pois todos os cômodos estavam tomados pelos versos de vários poetas, grafados com a bela caligrafia de Dona Sofia. Então, ela começa a enviar cartões postais poéticos decorados com flores cultivadas por ela mesma para todos os moradores da cidade. Quem fica encarregado dessa empreitada, é o seu Ananias, o único carteiro da cidadezinha, que além do ofício de entregar cartas, ajudava Dona Sofia no cultivo e transporte das flores que ela plantava.

Um dia, seus Ananias percebe que todos na cidade passaram a ler e a declamar poesias. Com seu gesto, Dona Sofia passara a dividir com as outras pessoas o prazer pelas palavras e pela leitura. A literatura começava a transformar a vida daquele povo.

A história, por si só, já delicada e sensível, vem acompanhada pelas belíssimas ilustrações do próprio autor.

Em tempos de radicalismo e medo, angustiados pelo futuro, é bom saber que ainda existem pessoas que, não aderindo à intolerância, cegueira e ignorância coletivas, ainda acreditam na existência de sentimentos bons, que devem ser cultivados e compartilhados com os outros.

Mais um presente carinhoso da sempre generosa amiga bahiana Marta!
Mrs. Helena Hawthorn 26/06/2019minha estante
meu deus, que sinopse é essa! parece ser mto fofa essa história :O

Keisebooks 29/12/2022

QUE LINDEZA
Esse livro trata do poder transformador da literatura na vida das pessoas. É uma história simples, porém cativante, a poesia e sua forma de encantar e despertar o interesse de diversas pessoas por ela. lindo lindo lindo

Jubz Trindade 09/03/2024

A escrita salva
Nesse livro infantil, vemos a Dona Sofia enviando cartas para todo o seu vilarejo e entregando-as por meio do carteiro da cidade que, pela primeira vez, recebe uma carta.

A partir dessa trama vemos o quanto a escrita e leitura são capazes de mudar situações e transformar ocasiões.

Esse foi um livro que eu li quando pequena e amo até hoje!?