Era Karl Marx um Satanista?

Era Karl Marx um Satanista? Richard Wurmbrand

Resenhas - Era Karl Marx um Satanista?

Gu Henri 11/04/2021

É claro que tive que ler este "panfleto" evangélico, e claro jé era sabido as inúmeras falácias e absurdidades.
O ad hominem corre solto aqui, assim como as tentativas de analisar Marx com base em poemas dele, onde (não sei se sabem) o eu-lírico é uma persona outra que não o autor, mas isso não entra na cabeça de evangélicos/neopentecostais e esses missionários financiados pelos EUA. Se for assim, tudo que não seja evangélico em sua essência é satânico, o autor ainda diz que o culto satanista surgiu antes mesmo do cristianismo... oras, é ou não anacronismo algo desse porte?

Sem contar que as fontes são pra lá de contestáveis, e pensar que ainda o autor intenta reproduzir conceitos ocidentais e transladar para a China, como se também na China Mao ou os comunistas fossem satanistas, isso, sem dizer que ele torna o comunismo, e alguns comunistas (poucos) como parte de uma seita secreta satanista... é tanta, mas tanta loucura, que o autor chega até a falar da barba e do cabelo do Marx como argumentos para provar que ele era satanista... haha
Mauro.Ramos 10/07/2021minha estante
Meu caro Gu Henri, lendo esse seu comentário, que é muito bom, fico pensando se vc é um pernóstico convincente, um maquiador ideológico ou um ingênuo de visão plana.

Gu Henri 29/12/2021minha estante
às vezes somos de tudo um pouco, quando o decoro manda a escrita obedece, mas frente a um absurdo não se pode é ficar apenas estático olhando-no como um ovo a eclodir uma serpente. Falar o óbvio, como disse um autor alemão é algo revolucionário às vezes.

Davidson 26/04/2023minha estante
reduzir a perseguição aos cristãos à financiamento norte americano só reflete uma total apatia ou ignorância frentes ao horrores sofridos por esses irmãos, além de carregar uma propaganda involuntária do eurasianismo, onde todo o mal do mundo emana dos EUA.

O autor, com seus argumentos, acaba por deixar indefinido a ligação de marx ao satanismo, mesmo quando o teor de seus poemas está alinhado ao de suas cartas e em perfeita harmonia com discurso de seus companheiros. Então mesmo que o eu lírico faça a festa em seus poemas, a devastação empregada ao mundo com base em "suas" ideias não fora menos real.

Paulo @paulocorrea.br 14/11/2020

Comentário
O livro é bem escrito. O autor apresenta pontos como relatos, biografia e poemas com semelhanças as práticas satânicas. Ele escreve de maneira isenta, apresenta evidências sem afirmar. É um livro interessante e o autor consegue ser respeitoso aos satanistas e também aos marxistas. Deixa evidente contradições comportamentais que se estenderam pela vida de Marx, não reduziu sua genialidade assim como conseguiu ao mesmo tempo revelar em seus próprios textos complexos a razão da sua complexidade.
Recomendo a leitura, apesar de alguns pensaram ser um tema pesado, ele não é e trata da história de uma maneira clara e objetiva. Rápido de ler e nem por isso menor em sua importância.
Gostei da leitura e me fez observar pontos que antes estavam desconectados e que passaram a fazer sentido.
Leia que você vai gostar.
: )

fsalvs 29/07/2020

Forte.
Fiquei impressionada ao conhecer quem foi Karl Marx e alguns dos seus amigos próximos. Obviamente as páginas deste livro são poucas para resumir a vida dele. Mas conseguimos compreender bem as bases ideológicas de Marx. Fiquei assustada e cada página foi uma descoberta bem diferente das falácias que ouço por aí sobre ele e sua maneira de governar.
Alex 27/08/2020minha estante
De que maneira Marx governou? Ou melhor, o que Marx governou?

RafaelG 27/09/2009

Sinistro
Esse com certeza é um dos livros mais sinistros que eu já li (embora tenha feito uma espécie de leitura dinâmica). O autor é um pastor romeno que foi perseguido implacavelmente por se opor ao comunismo. Procurando entender o que levava o comunismo a isso, ele utilizou várias citações que evidenciam isso. Carl Sagan dizia que para afirmações extraordinárias, necessita-se de de provas extraordinárias. Mesmo que o autor reconheça que muitas das evidências são circunstanciais, ele coloca as citações que, em sua visão, demonstram isso. Por ser um panfleto, é largamente ignorado, a única citação é do jornalista Francis Wheen, que, na sua biografia, diz que não há provas concretas disso.
krlosars 07/01/2010minha estante
Bom... Há uma incoerência essencial à própria proposta do livro em si. Marx é praticamente o nome que popularizou o materialismo dialético e o materialismo histórico. Sua obra baseia-se essencialmente na negação da metafísica e das questões subjetivas e na afirmação da realidade concreta como ponto de partida para a compreensão e a transformação do mundo. Simplificando: Marx, obviamente, não acreditava em deuses ou demônios. Como pode, pois, ser adepto ao culto de qualquer um desses seres? Para variar, o relato do pastor húngaro deve ser mais uma daquelas tentativas (muito bem pagas, tenham certeza!) de desqualificar a obra de Marx desqualificando-o pessoalmente. Sua vida pessoal é coisa indiferente: na análise, atualização e até mesmo na crítica de suas teorias é que se pode achar algo útil. Este tipo de fofocas sobre a vida pessoal é coisa pequeno-burguesa que não conduz a lugar algum.

Cauê Oliveira 19/02/2011minha estante
Rafael, ainda não li o livro, então não posso dizer nada. Mas já li outro desse mesmo autor, no qual ele narra a história de sua perseguição pelo regime comunista, um livro muito interessante: "No subterrâneo de Deus". Outro livro que ele possui, mais conhecido, é "Torturado por amor a Cristo" (acho que são esses os nomes).

Quanto ao comentário do "krlosars": primeiro, acho difícil conseguir julgar o livro sem antes lê-lo, a proposta real do livro encontra-se no seu conteúdo e não meramente no título - apesar e do título sempre revelar algo; além disso, a editora do livro é a "voz dos mártires", instituição que passa muito longe de ter uma proposta "pequeno-burguesa" ou de ser "muito bem paga" para difamar nome de alguém - se ela fosse muito bem paga não dependeria de doações para manter-se.

[Uma das suas principais preocupações é ajudar diversas pessoas que sofrem/sofreram perseguições por conta da religião cristã, muitas vezes através de relatos daqueles que, como o Wurmbrand, sobreviveram.]

Um abraço.

Leonardo Cesare 27/08/2020minha estante
Até onde sei, as idéias de Marx são complexas e profundas e vejo pela internet muitas pessoas tentarem reduzirem elas por baixo. Quanto ao livro, gostaria de ler sim, mas claro, escrito por um pastor evangélico que ficou na prisão por 14 anos num regime comunista, certamente ele não iria falar bem do comunista; dizer que ele era satanista, tinha pacto com demônio, etc, etc, etc,é uma visão completamente distorcida, ou a pessoa não entendeu nada dele, ou está mal intencionado. Ah, não sou comunista

Wender Lucas 27/10/2019

Livo importantíssimo para entender as atrocidades cometidas pelo Socialismo
Karl Marx que tinha o apelido de "Destruidor", e bravejava em um dos seus poemas:" Quero me vingar contra aquele que governa acima", de uma certa maneira conseguiu! sua filosofia influencio grandes assassinos da Humanidade como :Hitler, Stalin, e Mao, todos eles de certa maneira se proclamaram inimigos de DEUS. O livro retrata vários fatos que ligam Marx ao Satanismo incluindo a descrição de uma empregada sobre um suposto "Ritual", com velas vermelhas em sua testa. Além da abordagem espiritual o livro mostra as outras "faces", de Marx como preconceito, racismo , intolerância religiosa e todo tipo de atrocidade que a esquerda teima em imputar aos conservadores e a direita.

SophiaCosta 03/03/2014

Leitura essencial para entender o Marxismo
O autor trás vários fatos da biografia de Marx (e Engels) todos com fontes de referência. Ele se coloca na humilde posição de que tudo que pesquisou pode ser apenas um pontapé inicial pra um aprofundamento sobre o lado obscuro de Marx, mas do meu ponto de vista, o livro, apesar de pequeno, é um documento com fontes suficientes para testificar o plano diabólico do socialismo. Fato importante é o esclarecimento de “quem” estava por trás de Marx, isto é, me perguntava de onde ele retirara as suas ideias, já que não poderia ter saído do nada, alguém devia ter pensado algo sobre o assunto antes, e esse livro trás bem explicado quem influenciou Marx. Enfim, o livro não só demonstra que Marx passou de um jovem cristão a um homem diabólico, como dá a impressão do próprio ser um demônio. Demonstrando os fatos acontecidos após as revoluções socialistas pelo mundo, o livro revela o lado mais demoníaco e do projeto socialista, ainda em voga nos dias de hoje. O autor se dirige diretamente aos cristãos durante o texto. Um livro perturbador! Leitura essencial.

Edilaine.Turvollo 03/09/2022

Olha, é um livro como todos os outros, precisa ser questionado. Eu acredito que muita coisa tem fundamento mas, nem todas.