A arte de fazer acontecer

A arte de fazer acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

enne.jeyliorn 08/08/2023

Anote tudooo
É um livro bom, de fato cumpri com a premissa de ajudar com a organização, porém é bem repetitivo (numa tentativa de fazer o leitor de lembrar os ensinamentos, mas acaba sendo um pouco chatinho)

Tem várias partes reflexivas, o que me agradou bastante

Porém não ensina coisas tão grandiosas, mostrando que não precisa de nada extraordinário para ser produtivo e se organizar

É livro mais focado em alguém que trabalha num escritório cheio de papéis e gavetas do que alguém comum, o que não combinou muito comigo

Minha avaliação foi baixa por ser um gênero que não tô tão acostumada ainda, e a leitura não é tão fluída o que me fez demorar bastante pra ler.

Por fim, esse é um livro bem interessante, mas não maravilhoso, aplica técnicas que conhecemos e que poderíamos adquirir num podcast de 15mim. O problema é: não aplicamos essas técnicas.

Renata 01/07/2023

Virou um livro de cabeceira!!
Excelente livro para quem precisa se organizar e conseguir melhorar sua produtividade!! O método não tem nada de super elaborado apenas dicas simples e práticas que todos podem adotar! Já coloquei algumas coisas em prática e ajudam muito!!

bookstan5 16/06/2023

Esperava mais
Como um bom livro técnico deve ser, achei que eu encontraria conselhos mais práticos? Mas acabei deparando-me com mais de um capítulo sobre organizar arquivos em pastas suspensas kkkk Não sei se o livro é de fato ruim ou só não combinou com a minha realidade e com o que eu precisava ler? Creio que para um executivo que tem dificuldade de organização, possa ser de alguma valia. Mas, esperava mais sobre produtividade e bons hábitos, acho que girou muito em torno de ferramentas de organização, coisa que todo mundo já conhece (blocos de anotação, planners, pastas)? Não precisaria ler um livro sobre isso. No mais, não recomendaria e muito menos deixaria como um livro de cabeceira. Não destaquei nenhuma informação importante nele, coisa que faço muito em livros técnicos :/

Amanda 02/05/2023

Um livro muito útil
Ideal para aprender e por em prática as técnicas para produzir mais e melhor, com qualidade.

Com menos esforço e estresse.

Adorei!

Thiago Cadidé 16/04/2023

Aprendendo a ser organizado e produtivo
O livro é um guia muito interessante para alcançar uma organização no cotidiano e ter mais paz para executar as tarefas. Com alguns princípios básicos e uma sequência de ferramentas, o autor nos apresenta um sistema que permite ter a mente mais livre para criar, ao invés de utilizarmos ela para armazenar informações. Com isso, entendemos que, ajustando as tarefas do dia a dia, liberamos espaço para efetivamente alcançarmos os nossos grandes projetos.

CCataldi 11/04/2023

Certamente, irei reler.
Os métodos que o livro apresentam me ajudaram bastante a iniciar um mecanismo para me organizar. Estou longe da perfeição. Lerei o livro novamente em alguns meses para avaliar em que nível estou e o que eu deixei para trás. Vale muito a pena a leitura!

Vidal 15/03/2023

Simples e super eficaz
Livro bem interessante, senti algumas mudanças na minha rotina conforme realizava a leitura do livro.
Parte da premissa que temos que colocar nossas ideias em pratica, mas para isso é fundamental quando tivermos a ideia tirar ela da cabeça em uma fonte externa como anotar suas ideias, apois isso realizar um passo a passo para a realização dessas ideias.
Colocamos muitas ideias na cabeça e isso gera ansiedade e nos perdemos em meio a pensamentos e ideias e logo aquele projeto que iriamos fazer se mistura com outras coisas do dia a dia, depois nos recordamos que tínhamos que fazer e não fizemos e vem a frustração.
Alem de algo que coloquei em pratica logo que comecei a ler o livro, se pode ser feito em menos de dois minutos faça agora.

Henrique 11/02/2023

Método para a vida
Com um texto que aproxima o leitor do método do autor de maneira forma fluida, o livro traz várias aplicações de seu sistema nos diversos panoramas de aplicação de sua experiência. O autor promete que é possível organizar a vida de um estudante, uma dona de casa, uma freira e um executivo com apenas a aplicação deste método.
E quer saber? É possível sim. O método é coerente dentro de sua teoria. Num mundo onde temos mais informações do que podemos consumir e digerir, o método GTD nos leva a organizar essas informações num mar de tantas demandas a resolver.
O método promete trazer "produtividade sem estresse". Uma das formas de alcançar isso é realizando uma "limpa" no cérebro, colocando pra fora todas as ideias e preocupações que estão em nossa mente. Daqui o método nos leva a classificar essas entradas e trabalhar com foco em cada uma delas.
Um livro denso de conhecimento, mas ainda assim com aplicações suficientes para deixar a teoria sempre mais clara e a leitura mais fluida possível. Recomendável reler depois de certo tempo, para solidificar aos poucos o domínio da teoria.

Dan 09/02/2023

Um autoajuda que presta
Não tem jeito, esse é um dos meus livros preferidos da vida. Meu livro preferido de autoajuda, eu não sou muito ligado nisso pq livros de autoajuda geralmente tem ideias meritocratas e neoliberais. Mas esse não faz isso, faça o que fizer, trabalhe com o que trabalhar, ele te organiza pra fazer com excelência. É o segundo ano que leio ele e final desse ano/começo do ano que vem vou ler de novo.

Lu 26/01/2023

GTD
Há alguns anos tomei conhecimento da técnica dos 2 minutos, coloquei em prática e atestei sua eficiência. Isso me incentivou a conhecer o método completo, por isso não apenas li, mas estudei o livro.
Já estou implementando as técnicas do GTD na minha rotina e tenho certeza de que me trará bons resultados.
Como o próprio autor diz, não é fácil, já que depende de tornarmos um hábito (David Allen afirma que pode levar até 2 anos para utilizar de forma fluída), mas vale a pena, já que dá pra colher frutos mesmo não praticando integralmente.

Ju 25/01/2023

Guia de clareza para quem tem muito a fazer!
Eu já conhecia O GTD, mas eu não entendia todo o poder que ele têm até ler o livro de fato. A leitura foi essencial e o David é sensacional em explicar todo o método. Recomendo muito! É um livro perfeito para quem tem muito a fazer e não sabe por onde começar.

Ivan 22/01/2023

Os 5 passos do método GTD
O autor David Allen buscar nos ensinar a ter a mente como água através do método GTD. O método consiste em Capturar - colocar pra fora da sua mente tudo que te incomoda; Esclarecer - processe o que cada pensamento significa pra você ; Organizar - colocar esses pensamentos nos seus devidos lugares e tirar o que não faz sentido; Refletir - tenha um processo de revisão frequente; se Empenhar - simplesmente faça, use o sistema para tomar decisões acertivas com clareza.
Allen ainda nos mostra inúmeros exemplos para implantação simples do método e trás 3 perspectivas diferentes, parte teorica, parte prática e os princípios para que o método seja instalado como um hábito positivo nas nossas vidas.

Deise.Maria 10/01/2023

Ótimas estratégias para gestão de projetos
Acredito que seja um livro voltado mais para empreendedores e gestores no entanto eu como Dona de casa que trabalho fora consegui tirar proveito da leitura o autor David Allen usa uma abordagem simples ,inovadora e detalhista a cerca daquele projetos desde dos mais simples a o mais complexos , que não conseguimos ater nossa atenção afim de finaliza-los.o livro fala sobre o método GTD Getting Things Done criado por David quw consiste em ser maus produtivo em menos tempo reduzindo assim o nível de estressado .o livro é dividido em 3 partes e apresenta diversas estratégias para sermos produtivos .o método GTD consiste em 3 coisas principais ; 1-capturar todas as coisas que devem ser feitas que sejam úteis pra vc, sej pequenas ou grandes , a curto ou longo prazo num sistema confiável fora de nossa cabeça.

2-educar-se para tomar todas as decisões

3-organizar e coordenar todo o conteúdo reconhecendo seus níveis de comprometimento.

O livro é bem complexo e fala muito da língua da gestão, mas levando pra mim aprendi muito sobre como organizar e planejar bem minhas ações afim de atingir resultados desejados tanto em assuntos pessoais como nas questões pessoais mas mais voltado para projetos futuros .foi muito eficaz pra mim entender o quanto a procrastinacao pode ser frustrante e entender tb o quanto é importante assumir compromissos e honra-los de acordo com minhas limitações.

Joabe.Perillo 09/01/2023

Bom, mas enfadonho.
As principais dicas do livro são:
Se demorar menos de dois minutos, faça imediatamente;
Tenha uma caixa de entrada, onde capture tudo, para que sua mente possa ter a tranquilidade de não estar esquecendo nada;
Se pergunte qual a próxima ação;

De resto o livro praticamente só fica fornecendo exemplos e exemplos de como organizar listas, e falando bem de si mesmo.

Daniel432 31/12/2022

Aguarde a Edição Revisada
Essa resenha será diferente de todas as outras que escrevi, pois o livro assim o é. Essa resenha será curta e direta, para não dizer grossa e vou começar pela minha recomendação de leitura.

Esse livro não merece ser lido, não merece o tempo de leitura do leitor, no meu caso 13 dias!!
A proposta do autor até que é louvável, mas os recursos utilizados são ultrapassados. O livro foi publicado em 2001 e baseia-se na experiência profissional de cerca de 20 anos do autor, então estamos falando de algo próximo entre 1980 e 2000.

Para se ter uma ideia da diferença tecnológica para os dias atuais em 2001 eu comprei minha primeira câmera digital, uma Sony Mavica a disquete!! Isso mesmo a disquete!! A capacidade máxima era uma foto por disquete!! Alguém consegue imaginar a qualidade da foto!!

Assim, o autor repassa ao leitor suas práticas para aumentar a produtividade seja no ambiente profissional ou pessoal, mas para isso ele utiliza recursos, pelo menos do meu ponto de vista, ultrapassados. Quando o autor cita um recurso “moderno” ele faz referência ao email, mas grande parte das ações propostas devem ser executadas em papel e arquivadas em pastas. Um detalhe importante nesse ponto, as pastas não devem ser pastas suspensas e sim pastas que podem ser colocadas em gavetas. Essa é a recomendação moderna do autor!!

site: Sony Mavica – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)