A Arte de Fazer Acontecer

A Arte de Fazer Acontecer David Allen...

Resenhas - Getting Things Done

Thais 03/01/2015

The best
Li esse livro pela primeira vez há mais de oito anos, quando buscava métodos de organização. Nunca imaginei que ele mudaria a minha vida em todos os aspectos.

De lá para cá, vivo relendo. Cada vez que pego o livro para ler algum trecho ou tirar uma dúvida com relação a algum ponto, me parece um livro novo.

Recomendo a leitura dos outros dois livros do David - Ready for anything e Making it all work. Qual é a sua próxima ação?
Dan 26/02/2022minha estante
Tem esses livros traduzidos?

alex_fsi 12/10/2023minha estante
Nossa, realmente ele já tem uma capacidade de mudança logo nas primeiras páginas

Dan 01/01/2024minha estante
Eu também li ele. A dois anos atrás e mudou minha organização, melhorou muuuita coisa. Leio ele todo final ou começo de ano pra juntar meus laços abertos perdidos durante o ano. Inclusive estou aqui pesquisando livros e artigos que ele recomenda no final kkk

Fernando1240 29/02/2024minha estante
Porque clico nos livros e não co sigo ler

leblanc.magno 19/10/2023

PRODUTIVIDADE
"A Arte de Fazer Acontecer" de David Allen é um livro que oferece um sistema abrangente de gerenciamento de produtividade chamado GTD (Getting Things Done). O autor enfatiza a importância de esvaziar a mente, capturando todas as tarefas, ideias e compromissos em um sistema confiável. Ele fornece orientações detalhadas sobre como processar, organizar e executar essas informações de forma eficaz. Allen defende a ideia de que, ao liberar a mente das preocupações constantes com tarefas pendentes, as pessoas podem se concentrar mais nas atividades significativas e aumentar sua produtividade. O livro é uma referência para indivíduos que buscam melhorar sua eficiência no trabalho e na vida pessoal.
emanuelppolar 19/10/2023minha estante
nossa, gerenciamento de produtividade? nosso século é muito peculiar

Isis 13/02/2020

O método GTD é incrível, porém não li a edição mais recente e a leitura foi cansativa, desejo ler a edição mais recente e finalizar minha opinião geral do livro.

Jennifer 17/05/2021

tudo sobre organização
Ótimo livro pra quem se sente sobregarregado e procura uma forma de se organizar e se tornar mais produtivo.
Apesar de estar um pouco desatualizado o autor consegue trazer dicas práticas para aplicar no seu dia a dia e fugir da deorganização da sua vida.

GuiLe 05/01/2013

Ótimo livro sobre produtividade!
Já usava GTD através do Remember the Milk, mas mudei algumas coisas no sistema após ler o livro A arte de fazer acontecer. E também entendi mais sobre a metodologia do Getting Things Done.

O David Allen explica porque não devemos gravar as coisas em nossa mente e também mostra como podemos criar um sistema confiável onde você pode armazenar todas as suas tarefas, arquivos de referencia, lembretes, etc. Isso faz com que sua mente esteja livre para focar 100% no que você esta fazendo agora! E realmente isso faz grande diferença!

Recomendo este livro para todas as pessoas que buscam melhorar a sua produtividade.

Luciano 27/08/2015

Conceito ótimo, livro ruim.
Comprei o livro há alguns anos, pois já tinha lido resenhas sobre ele e visto vídeos sobre o assunto, inclusive um com o próprio autor explicando o conceito numa palestra de aproximadamente uma hora. Na época achei sensacional! Como pessoa totalmente desorganizada, as ideias apresentadas me ajudaram demais! Depois de uns poucos anos ainda utilizo coisas que aprendi com o método.

Mas... não sei se por tentar implementar tudo à medida em que eu lia o livro, ou se pelo modo como o texto foi escrito, não consegui passar da metade das páginas.

No final das contas, não achei que precisava. O que eu tinha aprendido até aí já era o suficiente para mim. Já estava funcionando. E me pareceu que a segunda metade era só repetição e exemplos específicos dos conceitos apresentados. Achei chato, burocrático e empresarial demais.

Hoje dei uma folheada pelo livro todo e minha opinião continua a mesma: O primeiro 1/3 ou 1/2 do conteúdo é o que preciso.

Dou 3 estrelas porque o livro fica muito chato depois que a ideia básica é apresentada, mas o conceito pode te ajudar muito! Por mais que você tenha que adaptá-lo ou que só o aproveite em partes.

Vale a pena pelo menos dar uma olhada.

Vidal 15/03/2023

Simples e super eficaz
Livro bem interessante, senti algumas mudanças na minha rotina conforme realizava a leitura do livro.
Parte da premissa que temos que colocar nossas ideias em pratica, mas para isso é fundamental quando tivermos a ideia tirar ela da cabeça em uma fonte externa como anotar suas ideias, apois isso realizar um passo a passo para a realização dessas ideias.
Colocamos muitas ideias na cabeça e isso gera ansiedade e nos perdemos em meio a pensamentos e ideias e logo aquele projeto que iriamos fazer se mistura com outras coisas do dia a dia, depois nos recordamos que tínhamos que fazer e não fizemos e vem a frustração.
Alem de algo que coloquei em pratica logo que comecei a ler o livro, se pode ser feito em menos de dois minutos faça agora.

Francisco 22/01/2016

Tempo de Reflexão
Minha Avaliação - A arte de fazer acontecer (nova edição)

Adquiri essa nova edição devido às expectativas de que a obra seria revisada, mas foi uma decepção, pois apesar do método ser eficaz (os conceitos são ótimos mas a aplicação prática deixar a desejar, assim como a redundância de informações é frequente), continua sendo um livro mal escrito principalmente por:

.: Perder-se na prolixia (redundância presente em diversos pontos do livro)
.: Não focar nos aspectos práticos contemporâneos (aplicação em ferramentas digitais genéricas)
.: Carecer de um projeto didático eficiente (faltou um profissional experiente para revisa-lo e reorganiza-lo)

Em plena era da informação, não se adequar às ferramentas disponíveis no mercado torna a obra limitada.

Em alguns momentos o texto chega a ser confuso pois o leitor, iniciante do método, não tem o delineamento claro entre os modelos dos 4 critérios e o Tríplice, ocasionando confusão na aplicação.

Em outros, nega a realidade, como por exemplo, quando cita que "não existem interrupções - há apenas inputs mal gerenciados". O autor nega a própria afirmação poucas páginas adiante quando admite sua existência e afirma que são inevitáveis dizendo "As pessoas costumam reclamar das interrupções que as impedem de trabalhar. Mas elas são inevitáveis."

Outro exemplo de contradição é o parágrafo: "Fazer o trabalho à medida que aparece é seu maior trunfo competitivo e a chave para a sanidade, dependendo do seu estilo de vida." Se assim o fosse, para que precisaríamos do método?

Em muitos momentos do livro tenho a sensação de não estar fazendo uma leitura fluida, mas sim arrastando um caminhão através de uma corda, com minhas próprias mãos.

Um bom revisor teria percebido esses detalhes negativos cruciais...

E diversos outros pontos confusos, análogos, poderiam ser citados.

Durante boa parte dos anos de uso do método fui um purista, mas gradativamente fiz adaptações no método (que mudam inclusive alguns conceitos fundamentais) tornando meu dia realmente produtivo.

O método não leva em consideração o problema de uma enorme quantidade de tarefas recorrentes que não podem ser delegadas, por exemplo, o que motivou-me às adaptações citadas.

Coloque a edição anterior ao lado desta e verá que as diferenças são mínimas. Quem já tem a anterior vai desperdiçar dinheiro comprando esta.

Ao observar a equipe técnica responsável no Brasil, notei a presença de uma "pseudocelebridade" e pude entender o motivo pelo qual o resultado final não poderia ser diferente...
Flavinha 14/03/2016minha estante
Francisco, você expressou exatamente a minha visão deste livro. Conheci o método GTD no fim do ano passado pela internet. Interessada em implementá-lo comprei o livro mas foi frustrante. A leitura é confusa, prolixa, redundante. Arrastei a leitura da primeira parte na esperança de que a segunda parte me surpreendesse, mas infelizmente isso não ocorreu. Lamento pois percebo que o autor e seu método são amplamente reconhecidos, mas o livro deixa muito a desejar.

Marconi Brasil 16/02/2017minha estante
Isso! O livro é ruim. Li outros sobre o método e são melhores, mais práticos. O método funciona, mas concordo contigo sobre o "culto à celebridade" que envolve o autor e seus "fãs". Abraços.

Luiz1385 28/07/2023minha estante
@Marconi Brasil, tudo bem? Pode citar por favor os outros livros que leu e gostou sobre o método?

Gabi1568 12/08/2022

Um verdadeiro curso
Este é um dos poucos livros sobre o qual eu posso dizer isso. Me senti fazendo um curso, uma imersão total, com parte prática e tudo.

Me ajudou demais a organizar tudo no meu trabalho, vida pessoal, e espero continuar colocando em prática tudo o que aprendi aqui.

Quando precisar, releio tudo!
Ana Bernardes 12/08/2022minha estante
Deu até vontade de ler com essa resenha.

Gabi1568 13/08/2022minha estante
Amg, leiaas

Renata 01/07/2023

Virou um livro de cabeceira!!
Excelente livro para quem precisa se organizar e conseguir melhorar sua produtividade!! O método não tem nada de super elaborado apenas dicas simples e práticas que todos podem adotar! Já coloquei algumas coisas em prática e ajudam muito!!

Lari 04/05/2021

Bom, mas podia ser melhor
É um livro muito interessante, com dicas valiosas, mas para mim não serviu muito. Acho que foca muito na organização física (papel) e tem uma metodologia de organização um tanto quanto "atrasada", mas isso não impede de poder adequar as dicas à minha realidade (virtual). Achei o livro muito cansativo em diversos momentos, tanto que demorei horrores pra ler e procrastinei bastante. Não tenho nenhuma vontade de reler e acho que tem livros melhores sobre esse assunto

Eduardo 26/10/2023

Cansativo...
Eu achei um livro bem massante... muito texto para pouco conteúdo...
O autor foca muito em métodos de organização, que é importante, mas não precisava detalhar tanto...

mari.mondadori 06/11/2021

GTD como método para a vida!
Se existe uma obra capaz de mudar uma vida, certamente é essa! Ao menos, para a minha.

"A arte de fazer acontecer", de David Allen, vai muito além de um livro sobre produtividade. Ele fala sobre ressignificar nossa própria vida. Cada um dos passos do método traz um olhar de compaixão com nossos dias, nossas responsabilidades e desejos para o futuro.

Uma escrita fácil, gostosa, e repleta de insights e aprendizados. Recomendo a absolutamente todas aa pessoas que desejam dar um up na vida com propósito e metodologia corrente e eficaz. Li, reli e ainda vou ler muitaa outraa vezes!

Obrigada, GTD! Obrigada, David Allen! ?

Guri Sonhador 04/07/2020

Livro essencial para pessoas produtivas...
Perfil do leitor: Indicado para qualquer pessoa que deseja ter uma vida organizada e uma rotina produtiva de execução de tarefas. Livro bem alinhado com os princípios da neurociência cognitiva e ganhou pontinhos por isso.

Sobre o método: o método GTD exige prática, não é logo de cara que você entenderá o intuito dele, e apenas ler o livro será uma perca de tempo se você não montar um sistema GTD no seu dia a dia. Indico o app Notion para se organizar.

As 5 fases do método são: captura; esclarecer; organizar; refletir e engajar.

Ou seja, desde o momento que você tira sua ideia da sua mente e passa para um lugar confiável como um caderno ou um app (captura), sua mente já começará a se sentir mais leve, pois não precisará gastar tanta energia para se lembrar de tudo.

Outro ponto importante é a fase de organização e reflexão, pois no dia a dia temos 500 mil tarefas, então como escolhemos a tarefa certa na hora certa? Por meio de organização e reflexão, primeiro organizando informações de mesma categoria, e depois atribuindo prioridade a elas, para sabermos qual tarefa deve ser executada primeiro e nos trará maior retorno.

E por fim o modelo dos 5 horizontes foi genial, pois com essa pequena analogia é possível termos uma breve visualização mental de todas as etapas da execução de tarefas da nossa rotina e conseguimos nos alinhar com nossos propósitos e princípios primordiais.

Sou CEO de 2 empresas então ter uma boa organização e visão sistêmica é crucial para eu conseguir tocar as duas empresas sem comprometer minha saúde mental e meu bem estar.