Minha Vida Até Agora

Minha Vida Até Agora Jane Fonda

Resenhas - Minha Vida Até Agora

Vitor.Stenner 20/02/2021

?Era mais fácil só colocar um camaleão em frente à câmera?
Gente. A Jane Fonda viveu todas as vidas possíveis para nos ensinar a viver a nossa. Lendária demais, fico pasmo! Recomendo a leitura e acho que vou pegar hábito de ler biografias, porque aaaaamo pessoas dizendo os porquês de cada escolha de vida e como isso afetou os futuros delas, e como tantas coisas a gente só descobre depois sobre si mesmo e quantas outras coisas nunca saberíamos só de olhar se a pessoa não contasse. É uma jornada de descoberta do outro, do mundo em que vivemos (porque essa mulher pensou e fez muito por todo esse planeta) e, de muitas formas, de si mesmo. A ideia de fazer um ?life review? me parece muito promissora: é preciso saber onde se esteve é porque, para saber para onde ir. Viver intencionalmente, feeling ?whole? é o maior desafio é a maior meta que alguém pode ter.

Viver o backstage de cada etapa da vida dela, e ver tantas coisas interessantes sobre os filmes me fez querer revisitar os que já tinha visto e conhecer filmes novos dela. É muito interessante como muda o seu olhar para a performance saber de tudo que estava acontecendo naquele momento, interna e externamente (porque ela também conta o contexto da produção dos filmes). Mas mais do que isso, entender como ela navegou por marés tão diversas, incrivelmente opostas e contraditórias por toda a vida se perdendo e se achando foi fantástico. O quanto por mais autêntica que ela seja, ou não seja, ela decidiu sobre essas coisas todas na mesma medida em que não decidiu por serem impostas a ela. Muito sobre a vida está na aleatoriedade, no acaso, no outro. Situações que se apresentam pra gente e nos guiam. Cabe a nós aprender a velejar. (Eu sei que estou doando de fato como uma idosa mas não estou nem aí).

Foi uma jornada de um pouco mais de um mês, e me apeguei a ouvir a voz da lenda quase todos os dias. Certamente, vou sentir muitas saudades. O formato audiobook é tudo, gente, da pra fazer coisas do dia a dia que não requerem tanta atenção enquanto você ouve, ótima estratégia se você tem mania de multi-tarefa como eu e não consegue focar bem. Apesar de que essa característica sobre mim é algo que, também inspirado por essa leitura, pretendo mudar aos poucos. Já comecei, tentando fazer uma coisa de cada vez, respirar, pensar no próximo passo, planejar o dia, e me permitir saber o que eu quero e quando quero, e dizer não. Parar de atropelar uma coisa na outra e por consequência me atropelar. Separar pequenos momentos do dia pra pensar é muito importante. Não foi ela que falou, mas de alguma forma, aprendi com ela isso. Obrigado por tudo, lenda!

Eu pretendia anotar minhas quotes favoritas quando comecei o livro, mas como ouvi ele em formato audiobook, acabou que a ideia não foi pra frente, mas quis deixar essas aqui pra relembrar depois:

* Full-of-rage-when-home dad/mom + nice and easy-going when outside dad/mom sends a message: Danger lies in intimacy, far away is where it is safe.
* People should take classes before parenting.
* HE FEARS IF NO ONE?S THERE TO WITNESS HIM, HE WILL NO LONGER EXIST