Carta de Pero Vaz de Caminha

Carta de Pero Vaz de Caminha Pero Vaz de Caminha

Resenhas - Carta de Pero Vaz de Caminha

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 02/02/2024

Para alguns um relato da terra que viria a ser chamada Brasil, para outros um documento histórico revelador das manobras da coroa portuguesa para assegurar a posse das terras.

O que me ficou na cabeça foi o fato de que na mesma carta, Caminha já implicava um velho conhecido nosso, o "jeitinho", ao perguntar sobre um emprego para um parente.

Recomendo tanto como reprodução de documento histórico quanto pelas risadas - embora essas possam ser apenas para historiadores.

Eduarda.Silva 11/08/2021

Interessante...
Pero Vaz de Caminha era o escrivão do governo português, sua função no momento era relatar toda a viagem para o Rei de Portugal, Dom Manuel I.

Essa carta era tão importante que virou um segredo de estado, sendo guardada na Torre do Tombo, a carta não poderia cair nas mãos da Espanha, por conta das disputas entre os dois países.

Apenas em 1773 a carta foi redescoberta por um funcionário da Torre do Tombo, José Seabra da Silva. No Brasil, a publicação da carta só ocorreu em 1817.

A carta de Pero Vaz de Caminha é o 1° documento escrito em solo brasileiro, por isso tem uma grande importância histórica, política e literária.

Inaugurou o quinhestismo no Brasil (era toda a produção escrita e feita ao longo dos anos 1500, século XVI).

Apesar do seu gênero ser carta, ela também pode ser caracterizada como literatura de informação, já que não segue os ideais de nenhuma escola literária, sendo um documento informativo.

A linguagem é formal, dada a importância de seu destinatário, era também objetiva, direta e descritiva, já que a carta se enquadrava em uma espécie de relatório oficial.

Principais temas:

? O deslumbramento dos portugueses diante ao litoral recém-encontrado;

? As condições da navegação ao longo da viagem (perigos enfrentados);

? Os cuidados tomados durante o procedimento de desembarque;

? Os contatos com os nativos (comunicação, choque cultural etc.);

? Descrição física e psicológica (comportamento dos nativos);

? Realização da 1° missa organizada nas terras recém-encontradas;

? Intenção de tornar o cristianismo a religião oficial entre os nativos;

? A relação entre degredados* e nativos. (dando destaque para Afonso Ribeiro)

* Degredados são os indesejados e alguns criminosos, qualquer atividade considerada perigosa, eram eles que faziam, isso acarretou uma convivência enorme com os indígenas.

Bella 12/10/2012

Essencial
A Carta de Pero Vaz de Caminha é uma leitura essencial para a formação do povo brasileiro. Ela permite que experimentemos a história fora dos livros didáticos e que ocorra uma confrontação direta com a mente europeia do século XVI. A Carta representa o início de uma nação. A leitura é rápida e interessante. Há, no entanto, trechos um tanto quanto repetitivos e a narrativa dos acontecimentos estende-se demasiadamente - e convenhamos, não ocorre nenhuma aventura fantástica ou mirabolante. Porém, não classifiquei o livro em estrelas porque acredito que não caiba a nós, de um tempo tão longínquo e distante do autor, julgar um texto que originalmente seria um documento e possuiria apenas a função informativa. Classificar o livro seria impregná-lo de valores atuais, e às vezes é melhor deixar a história intacta.

Mariane 16/07/2021

Sensacional! É muito legal ver como os portugueses enxergaram o Brasil e como foi seu primeiro contato com o indígenas. Quero ler mais literatura do gênero!
Leonardo.Broinizi 16/07/2021minha estante
Legal! Compreender o "choque de culturas" que foi.

Fernanda DCM 20/07/2021minha estante
Deve ser interessante. É o texto integral ou adaptado? Tem notas, explicações? Pq imagino q deva ser difícil de entender

Mariane 28/07/2021minha estante
É integral e tem vários textos de apoio! Não é difícil não! Na verdade no português original é bem difícil de entender sim, mas eles colocaram uma versão traduzida para o português brasileiro moderno tb!

Fernanda DCM 01/08/2021minha estante
Entendi, então tem a versão original e outra adaptada pros dias atuais?

Mariane 04/08/2021minha estante
Isso

akame7 04/11/2022

Uma certidão de nascimento e um atestado de óbito
Pero Vaz de Caminha possuía uma excelente habilidade descritiva, a ponto de fazernos visualizar o que foi visto por seus olhos.

É curioso e triste ao mesmo tempo ler sobre os indígenas na visão deles. Saber que a partir daí o que começa é a dizimação e escravização dos povos nativos me dói, principalmente quando ao ler, percebe-se a inocência e a relação de confiança que os indígenas estabeleceram com os portugueses.

A descrição do desconhecido, da terra, do povo que ali vivia, dos seus costumes e impressões que tiveram quanto à sua boa índole é vital para entendermos o processo primário colonizador.

Porém, nossa história é feia, manchada com o sangue de inocentes, não há beleza para os que tiveram sua liberdade e cultura silenciadas à força. Romantizar esse escrito é desconsiderar a dor que surge a partir dele. A dor da animalização, da escravidão, do estupro. A dor da exploração, da espoliação. A dor das marcas e das consequências de tudo isso presentes no Brasil de hoje. Essa carta representa, para mim, ao mesmo tempo, um importantíssimo documento/relato do nascimento do Brasil e o atestado de óbito dos nativos.

Beatriz 09/03/2015minha estante
Resenha incrível!

Lucas Lobo 29/10/2022

Vera Cruz
É lindo como Pero Vaz de Caminha fala do nosso povo indígena, como fala das nossas terras.

Grande parte dos brasileiros desconhecem a própria história, deveria ler mais livros assim sobre a história do nosso país.

Jéssica Machado 04/05/2020

Amei!
O livro "A carta de Pero Vaz caminha" é a primeira obra da literatura brasileira e um documento histórico valiosíssimo, Caminha como escrivão da expedição que trouxe Cabral a Ilha de Vera Cruz, relata o que vê aportar nas terras do novo mundo, desde o primeiros contatos com os índios até a geografia desta nova terra. Leitura indispensável para o brasileiro.

Rick 07/10/2022

A inocência dos índios.
Mal sabiam os índios que, os portugueses, ou melhor dizendo o povo de Deus, seriam aqueles que os fariam conhecer o inferno.

Gostaria de salientar que nenhuma violência contra os índios é narrada aqui, a minha fala sobre o que os aconteceria consiste nas informações que eu já tinha lido sobre a colonização portuguesa aqui no nosso país.

Ana Carolina 21/03/2023

Devolve nosso ouro
é bem difícil avaliar uma carta histórica então só vou falar sobre como me senti lendo mesmo.
AAAAAAAAAAAA QUE RAIVA
você consegue perceber o eurocentrismo em cada palavra da carta, e a forma como eles tinham certeza de que os indígenas iam se converter ao catolicismo.
enfim, senti muita raiva, vontade de xingar e tristeza por saber como termina essa história.

Sthefany27 20/07/2020

Resenha Carta de Pero Vaz de Caminha
Um livro que recomendo para quem deseja saber mais detalhadamente como se deu a chegada dos portugueses aqui nas terras brasileiras e quais foram suas impressões. A versão que eu tinha aqui em casa (adquiri sem saber) é de português arcaico, então acabei lendo por outra versão em PDF.

Leticia2256 22/09/2022

Foi muito interessante poder ver a real percepção de Pero Vaz sobre os povos indígenas, a biodiversidade, o choque de culturas e a natureza brasileira daquela época. Confesso que fiquei com um pé atrás dessa ?boa relação? entre nativos e europeus nesse primeiro momento? Enfim, uma leitura super leve e interessante!

Silver Se7e 30/05/2010

O inicio de nossa história
Naquele tempo, quando olhos europeus viram estas terras pela primeira vez não seria possível imaginar todo seu potencial, nem e o futuro que aquela "ilha" viria a ter. Um futuro de riquezas maiores que todo o império português.
Com uma diversidade de culturas que resume todo o velho mundo, Europa, África, Ásia e somado ao povo que ali vivia. E dessa diversidade surgiria uma cultura maravilhosa, a cultura brasileira, com um povo único, multicor, brancos, negros, amarelos, índios, mulatos, que ainda se misturam, que se respeitam como em nenhum outro lugar do planeta, talvez uma herança de nossos antepassados, os tupi guaranis.

Aqui seguem algumas passagens recortadas que contam um pouco a nossa história:

“Seguimos nosso caminho por este mar de longo, até que terça-feira das oitavas de páscoa, e foram vinte e um dias de abril, topamos alguns sinais de terra.
O capitão pos o nome a terra de Vera Cruz.
E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito. A feição deles é serem um tanto avermelhados, de bons rostos e narizes bem feitos. Seus corpos são tão formosos que não pode ser mais.
Eles não lavram nem criam, nem há aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado a viver do homem.
Enquanto ali andavam, dançaram e bailaram sempre com os nossos, ao som de um tamborim nosso, como se fossem mais amigos nossos, do que nós seus.
Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata, ou outra coisa de metal ou ferro.
Águas são muitas, infinitas.
E desta maneira, dou aqui a vossa alteza, conto do que nesta terra vi, deste porto seguro, da vossa ilha de Vera Cruz. Hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de mil e quinhentos.”

Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel.

Annie de Jesus 18/01/2022

Carta de Pero Vaz de Caminha
Eu achei a leitura um pouco monótona. O livro fala um pouco sobre a história do Brasil onde Caminha narra sua jornada ao Brasil.

Ana 09/10/2021

Parece ruim, mas é incrível demais. Sério, é muito legal ver a realidade da época do descobrimento do Brasil.

1 | 2 | 3 | 4 | 5