Os meninos da rua Paulo

Os meninos da rua Paulo Ferenc Molnár

Resenhas - Os Meninos da Rua Paulo

Alexandra 19/04/2024

O grund e o mund
Uma história de afeto e de disputas, que também revela muito do espírito da época. A leitura possibilita também paralelos com debates atuais. Muito bom.

Thais 12/04/2024

Caiu um cisco no olho.
Uma linda história que vai tocar os corações, fala sobre honra, coragem e amizade.
Me chorar um bocado também. ?
Diego 16/04/2024minha estante
Também gostei muito!
Só conheci agora, já adulto.

Leticia2273 02/04/2024

Esse livro tem uma história mt boa que pega no lado sensível e sentimental, por mais q o final seja triste senti uma extrema felicidade e esperança qnd terminei de ler. leria se ainda houvessem mais páginas, não queria que acabsse, muito bonito ver as crianças descobrindo sentimentos com respeito pelo próximo e como é bom ser criança, um dos sentimento mais puros estão nesse livro.
emocionante.

Rafael1366 28/03/2024

OS MENINOS DA RUA PAULO
Por se tratar de um livro vindo de um autor de Budapeste, Hungria, creio que em alguns momentos algumas palavras, termos e frases que foram traduzidas dificultaram um pouco a leitura.
Apesar disso, a história é bem construída e coesa, os "dois personagens principais" são incríveis, e as aventuras e batalhas que eles travam são cativantes.
O desenrolar da história foi muito bom, os personagens cresceram durante o passar das páginas, e vale o destaque para o final inesperado e para a maturidade e reflexão das últimas páginas.

Matheus 25/03/2024

Os Meninos da Rua Paulo - Ferenc Molnár
Os Meninos da Rua Paulo, escrito por Ferenc Molnár, é uma obra literária que nos transporta para a Budapeste do início do século XX, uma cidade onde a pobreza e a rivalidade entre grupos de crianças pobres são elementos marcantes do cenário urbano. Neste contexto, somos apresentados aos protagonistas da história, Boka, Csele, Csónakos, Kende, Kolnay, Weiss, Geréb, Barabás e Nemecsek, que formam a "Sociedade do Betume".

A narrativa gira em torno da amizade sincera entre esses garotos e das aventuras que compartilham enquanto lutam para manter sua honra e dignidade contra o grupo rival dos "Camisas-Vermelhas", liderados pelo manipulador Chico Áts. Através das peripécias dos meninos, somos levados a refletir sobre valores como coragem, lealdade e justiça.

Boka emerge como o líder corajoso e determinado do grupo, cujo espírito intrépido inspira seus companheiros. Ao longo da história, testemunhamos o crescimento e amadurecimento dos personagens, especialmente de Nemecsek, que enfrenta desafios que vão além de suas capacidades físicas, mas que são superados com sua resiliência e nobreza de caráter.

A narrativa é conduzida com uma linguagem simples e acessível, típica de uma história voltada para o público infantojuvenil. No entanto, por trás dessa simplicidade, encontramos camadas de complexidade emocional e moral, que fazem desta obra um clássico universal.

Os Meninos da Rua Paulo continua a ser relevante não apenas por sua habilidade em retratar a infância e suas vicissitudes, mas também por seus temas atemporais que ressoam para os leitores de todas as idades e culturas. A amizade, a lealdade e a luta contra a injustiça são questões universais que garantem o lugar desta obra-prima na literatura mundial.

Fuzue 16/03/2024

Poderiam ser meninos
Os meninos da Rua Paulo poderiam ser meninos das ruas de todo o mundo, entretanto não falam com todos estes.
Com dois grupos distintos de meninos e um espaço comum de interesse, faz-se uma disputa natural motivada por uma causa justa. Com um Nemecsek, faz-se um herói. Com um herói, aprende-se valores especiais para a experiência da vida.
Com as escolhas de escrita, contextualizadas na Hungria do século XIX, cria-se um distanciamento da linguagem do público-alvo, até mesmo da verossimilhança da linguagem das personagens.
Os meninos da Rua Paulo poderiam ser meninos das ruas de todo o mundo, entretanto se aproximam do exército de homens de qualquer país do mundo.

Julianna 11/03/2024

Os meninos da rua Paulo
O início do livro não me prendeu muito, custei pra engatar na leitura. Entretanto, após a metade do mesmo, quando cheguei lá, não consegui parar de ler. A vida dos meninos pode ser facilmente comparada a uma brincadeira da realidade que vivenciavam dos adultos. A realidade de honrar a pátria, lutar por ela, brincadeiras relacionadas a guerra, disputas de territorios.... Dói imaginar que no mundo que vivemos hoje, ainda existe pessoas que são fanáticas por estes ideais, mas felizmente em um menor número.
A infância dos garotos, a pobreza, seus sorrisos, a felicidade por pouco, união... São assuntos abordados.
A leitura vale a pena. Provavelmente nossos pais e/ou avós, passaram uma infância muito parecida com a deles com os mesmos tipos de sonhos e brincadeiras. Uma infância melhor que a da geração z/millennium? Talvez sim, talvez não...

Aliceð 11/03/2024

Uma verdadeira obra de arte
Livro perfeito. Admito que demorei para ler, pois os capítulos introdutórios são bem cansativos, mas a partir do terceiro capítulo você já não consegue mais parar. Há momentos de muita alegria e empolgação, mas confesso que também muitos de tristeza e reflexão. Diferente de outros livros que já li, mostra uma tristeza mais real, pé no chão. Algo para pensar sobre. Recomendo demais, pois não só uma leitura, é uma experiência. Lindo demais.
laissiqq 11/03/2024minha estante
Falou tudooo!!!!

eu . 11/03/2024

Os meninos da rua paulo
Um livro muito lindo e ao mesmo tempo muito triste, que fala sobre como é ser criança. chorei muito no último capítulo, mas ao mesmo tempo me diverti lendo o livro todo. a leitura é fluida e o autor fazer parte dos meninos é muito interessante pra história. uma leitura indispensável

Lorena.Mireia 19/02/2024

Uma luta pelo direito à infância
Os meninos da rua Paulo formavam um grupo denominado Sociedade do Betume. Tais meninos, vizinhos e colegas de escola, adoravam se reunir para jogar pela ? um jogo primitivo do tênis ? e promover suas reuniões no grund, ou seja, num terreno baldio fechado por cercas. Em tal espaço, eles imergiam no seu universo paralelo com papéis que remetiam a postos militares como general, capitão, alferes e soldado raso. Nesse pequeno espaço de terra, suas brincadeiras eram levadas a sério, a hierarquia era respeitada e um Código de Ética regia suas atitudes. Vale ressaltar que o mencionado território era marcado por uma bandeira do grupo, a fim de demonstrar claramente quem comandava a área.
Entrementes, havia também outro grupo de garotos interessados no grund para brincar. Eram os Camisas-Vermelhas, liderados pelo temível Chico Áts.
Ante ao cenário de dois grupos rivais possuírem o mesmo interesse, uma batalha épica é travada na disputa pelo pequeno e tão sonhado pedaço de terra. Com muita bravura e coragem, os meninos lutam calorosamente, escondem-se em trincheiras, arremessam as bombas de areia nos adversários, dão o sangue, e um deles, a própria vida, pelo direito à liberdade, pelo entusiástico desejo de viver os sonhos e aventuras de uma fase inocente da vida.
O livro, protagonizado por crianças, suscita reflexão de valores como amizade, companheirismo, lealdade, honra, respeito, responsabilidade e heroísmo. Tais valores morais ainda estavam em curso no século XIX, no qual a narrativa é ambientada, pois mesmo diante de conflitos ? como a derrota da Hungria na insurgência contra o Império austríaco ? havia senso de honradez aos oponentes. Contudo, com a eclosão das guerras mundiais no século XX, tais valores vieram a degringolar irremediavelmente.
A obra celebra os sabores da infância, mas também mostra as experiências como perdas e frustrações, às quais as crianças também estão sujeitas a vivenciar. Além disso, vimos os sonhos infantis sucumbirem às imposições do mundo adulto e seus interesses capitalistas. Em suma, uma história singela que culmina em um desfecho lúgubre e comovente.
P.S: Boka e Nemecsek servem lição de humanidade para muitos adultos.

Lelê 19/02/2024

Apesar de tudo, são apenas garotos
Pensei que encontraria algo para relaxar mas recebi um banquete de ensinamentos, evolução de personagem, lealdade, amizade, tristeza e lições que eu nunca vou esquecer.

Descobrir quem era o autor, onde nasceu, como foi criado a obra e conhecer mais um pouco sobre quem traduziu este livro para o português, me fez criar um apreço ainda maior por ?Os Meninos da Rua Paulo?.