Ilusões Perdidas

Resenhas - Ilusões Perdidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

ElisaCazorla 08/07/2019

Cansativo
Cheguei ao final deste livro porque era um desafio de um clube de leitura. De outra forma, eu o teria abonado depois das minhas 100 páginas obrigatórias antes de desistir. Eu já sabia que o início era penoso, mas não imaginava que seria tão chato. As longas descrições dos ambientes, das vestimentas, dos objetos e as longas explicações e contextualizações históricas não ajudam em nada. À princípio, podemos acreditar que essas descrições seriam a melhor parte do livro. Para alguns leitores pode até ser que sim. Para mim, foi um martírio. Prefiro as descrições psicológicas de Dostoiévski à essas descrições de ambiente de Balzac.
Gostei de alguns personagens marginais e não gostei do protagonista.
O livro tem alguns momentos interessantes e lá pela página 420 as coisas parecem que vão tomar um rumo interessante mas não. O livro permanece no mesmo marasmo do início. Tive a sensação de ficar parada no mesmo lugar.
O que mais me irritou eram as interrupções, longas, intermináveis interrupções quando algo de interessante estava acontecendo. Isso me fazia perder o foco, esquecer o que, de fato, importava e perdia toda a linha de raciocínio por causa de um quadro na parede que levava a descrições intermináveis sobre Napoleão ou outros milhares de personagens nada importantes para a história do livro diretamente.
Não gostei.
Aliás, prepare-se para o desfecho mais frustrante do mundo!
regifreitas 10/07/2019minha estante
poxa, e é considerada uma das obras-primas do autor. o meu está aqui na estante e o objetivo é ler ainda este ano.

ElisaCazorla 10/07/2019minha estante
Leia sim, Regi!!! Tenho certeza que minhas observações não tirarão o brilho da obra. Leia porque quero muito saber sua opinião. É uma questão de estilo. Talvez você goste mais do que eu :)

Zé - #lerateondepuder 18/07/2019minha estante
Obrigado pela dica.

ElisaCazorla 19/07/2019minha estante
Zé, espero não ter te desanimado! ? mais uma questão de estilo. Me conte suas impressões sobre sua leitura assim que começar :)

Caroline 13/06/2015

As ilusões perdidas de Lucien
O "Ilusões Perdidas" veio parar em minhas mãos por um acaso. Nunca havia pensado em ler Honoré de Balzac e confesso que as quase 900 páginas da obra me causaram um certo espanto, justamente por ser um terreno desconhecido.
Balzac é bastante descritivo e me fez conhecer o espírito de cada personagem. A forma com que ele mostra alguns sentimentos - a ambição, o desejo, a corrupção, a inveja, entre outros - conduz toda a história. É envolvente.
Tudo se passa na França do século XIX. Lucien Chardon é um jovem sonhador. Na província de Angoulême, onde vive, é considerado um rapaz de espírito, digno de admiração. Sua mãe, sua doce irmã, Ève, e o seu amigo David Séchard acreditam em seu talento e se sacrificam para que Lucien cresça. É em Angoulême que Lucien conhece a senhora de Bargeton e por ela se apaixona. Aqui cabe um adendo: se apaixona também pelo status que ela lhe proporciona. Ela, encantada pelo rapaz, o leva para Paris, a fim de respirarem novos ares.
Em Paris, tudo muda. Lucien é ofuscado pelos outros rapazes da cidade. E é a partir de então que o jovem Lucien trava uma batalha para se destacar e sobreviver na sociedade parisiense. O rapaz tenta publicar suas obras e percebe que não é tão fácil se destacar no meio literário. Persuadido, acaba entrando no universo do jornalismo onde artigos não são mais do que mercadorias. Os hábitos dos parisienses, por sua vez, também são moldados conforme as circunstâncias
É incrível como podemos relacionar uma obra que começou a ser escrita em 1830 com as relações sociais de hoje. A descrição da sociedade parisiense (e provinciana também) de Balzac é um prato cheio para todos os que vivem nessa sociedade cheia de artimanhas.

site: vivendo-o-dark-side.blogspot.com

Dimas Lins 16/01/2012

Ilusões Perdidas
Leia a resenha de Ilusões perdidas em:

Dimas Lins

Antunes4 02/07/2023

Foi um sacrifício terminar esse livro, lembro que terminei depois de longos meses após ter comprado.

A história em si em bem fraca e desinteressante, com detalhes excessivos de lugares e objetos (o que deixa extrememante maçante).
Eu esperava muito mais do Balzac.

Lorena Tostes 05/03/2021

Maravilhoso! Fiquei impressionada e enojada(raiva sorridente também)pelos acontecimentos, pois no fim das contas você acredita que o final será com sempre é, e ele acaba de dando uma rasteira ! Valeu cada página e cada agonia passada.

Talvanes.Faustino 15/05/2022

Balzac a sombra
Outra leitura que fiz no ensino médio, peguei esse livro porque estava numa vibe, muito das trevas, quando li o título disse: p*,ra que título f! Fui ler, gostei especialmente das referências a Lord Byron.

O que vou dizer vai ser um tanto polêmica, entre leitores de clássicos, chatos, metido a besta. Sempre pensei em Balzac na sombra de Víctor Hugo. Balzac me parece enfadonho ou ao menos, foi assim que o entendi no ensino médio e essa impressão me impediu de voltar a ler Balzac.

Quem sabe, depois de ler VH eu queria me aventurar mais uma vez...

Mariele 16/02/2021

Grande obra
Mej primeiro livro do Balzac surpreendeu. Eu não esperava muita coisa. A história é envolvente e interessante e as histórias e escolhas do protagonista nos fazem pensar em nossas próprias. O sjcesso vale tanto a pena assim?

João 29/07/2014

É um livro importante de Balzac.
Lucien de Rubempré é uma personagem bem construída e é fascinante (e convincente) a descrição do ambiente literário da época
Proust considerava esse livro como o melhor de Balzac. Concordo com Proust.

Ed Carvalho 05/07/2022

Sem igual!
Um livro como este deve ter demandado muito tempo, muita intelectualidade e uma imensa dedicação do autor. É uma obra realmente incrível, muito bem escrita e que prende-nos do começo ao fim, dos detalhes sórdidos às ações mais importantes para a trama. Enfim, tudo no livro é muito bem elaborado e faz-nos ter uma ideia da potência do intelecto literário de Balzac.

Theodoro.Rusenvar 26/01/2016

Um livro inesquecível
Não se pode ler Balzac sem antes ler sua obra prima. Se isso ocorrer, não teremos ideia da real genialidade desse autor francês do século XIX, discípulo de Walter Scott e um dos criadores do naturalismo/realismo. Esta obra é obrigatória a todos aqueles jovens sonhadores que almejam o sucesso literário. O livro mostra a história de um jovem poeta e as facetas do desejo do sucesso megalomaníaco, assim como suas consequências. A inocência, o amor platônico, os desejos pueris e os golpes do destino que atingem aqueles que não estão preparados para lidar com qualquer tipo de sucesso. O livro começa lento e cheio de detalhes, mas ele se liberta na sua metade e a leitura flui fantasticamente.

gabri.fonseca 30/08/2020

É um livro que ilustra bem o começo do jornalismo na Europa, que era super panfletário e pouco informativo. Tem um enredo pessimista como já sugere o título.

Maitê 23/08/2022

Um bom encerramento para essa história tão complexa sobre amadurecimento e ilusões, agora que tem um tempo que já terminei, consigo até fazer uma conexão bem direta com a nossa relação com as redes sociais.

Hildeberto 08/01/2020

Na coleção "Clássicos da Abril", "Ilusões Perdidas" foi divida em dois volumes. Faço a resenha de ambos.

O livro, que faz parte do projeto de colossais proporções chamado a "Comédia Humana", conta a história de Lucien Chardon e David Sechard, dois jovens sonhadores de província. No processo de amadurecimento, os dois (e não só eles) perderão as suas ilusões sobre a vida. Balzac trata a sociedade em que vive de forma nua e crua: não há espaços para concessões, embora o autor não negue de todo que ainda há beleza e bondade no mundo. Não obstante, ele devassa o jornalismo, a vida da alta sociedade, a vida da província, a vida na capital, a moral, o mundo editorial, etc. É uma obra realista por excelência, o que implica que o leitor também terá perdido algumas das suas ilusões ao final da leitura.

É um livro genial, que faz pensar; entretanto foi escrito em uma época em que o cinema ainda estava longe de ser inventado, o que justifica seu tamanho e a forma de descrição das cenas - o que para mim, tornou a leitura um pouco demorada demais. Também considero negativo o fato do autor não ter divido a obra em capítulos, pois isso dificultou o processo de parada e retomada na leitura.

Apenas leitores pacientes e que apreciem a descrição seguida da reflexão terão total proveito de todas as qualidades da obra.

Thiaguinho 1995 25/10/2019

Sem duvida um dos livros mais difíceis que já li.
Sim, difícil! Tem meses que li este livro, ele é denso, rebuscado, mas vale a pena. Não vou me estender, acho que vale a pena; a quem gosta de Balzac, de leituras difíceis e gosta de literatura francesa, vale a pena, vale muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6