A Fantástica História de Silvio Santos

Arlindo Silva

Resenhas - A Fantástica História de Silvio Santos

E. Dantas 05/05/2009

É o cara.
O que salva o livro é o Silvio.

E não é piada não. Acontece que o livro começa com um relato sobre "o caminho das pedras" do camelô até o SBT, contado por quem? O próprio Silvio Santos.

O relato foi uma gravação feita para uma matéria na década de 70.

E o resto?

O resto é meio enjoado, porque o escritor, Arlindo Silva, era acessor político de Silvio Santos, e portanto, o caboclo passa 80% do livro falando sobre política e contado os vai-vens de Silvio na mesma.

No final, um depoimento emocionante de Manoel da Nóbrega, mostra o quão humano era o Homem do Baú.

Resumindo:

O início vale a pena - Silvio conta sua infância na Lapa, travessuras, camelô, locutor de barca e etc, etc, até chegar ao baú e mais tarde o SBT.

O meio é um saco - Depois da segunda tentativa de candidatura de Silvio, você começa a preferir tirar aquele cochilo no ônibus. ( Eu fiz isso de janela aberta e fui atacado por bolinhas de papel num ponto em frente a uma escola pública...por isso acabei lendo o meio)

O final é muito bonito - É Manuel da Nóbrega, o "pai" de Silvio, contando numa entrevista casos e provas do tamanho do coração de Silvio.

E é isso, Arlindo 3 x 10 Silvio Santos.

Beijos e inté!
Criz 27/01/2014minha estante
Foi EXATAMENTE o que eu pensei do livro, sem tirar nem pôr.
No começo eu me interessei pela parte política do livro, mas podiam ter feito mais resumido, ficou muito longa e maçante.

Marina 27/07/2015minha estante
Também pensei o mesmo hahahhhaha

Mas vale pelo Silvio. Sensacional.

Clari 24/04/2021

A ideia do livro em si é legal, pois mostra a história do grande Silvio Santos e nele você pode ver que ele foi pioneiro em várias atividades que hoje são comuns na televisão. Porém em muitos momentos a narrativa do livro é enjoada.

Amaurijbarros 29/01/2021

Um Empreendedor
É difícil fazer uma biografia de uma pessoa em vida que não gosta de entrevista, mas é fácil escrever quando se tem tantas testemunhas para falar dela.
Recomendo a leitura.

Gabi 01/02/2022

O fantástico Silvio !
Adorei saber sobre a história de Silvio Santos, foi realmente incrível!! Começou como camelô, foi pra balsa, foi pro baú, teve vários nãos, mas nao desistiu nenhuma vez.
Hoje ele é o que é, e merece tudo !
Sobre o livro, foi bem interessante ler pra saber mais sobre os detalhes da sua história, mas no meio falou muito sobre política, o que deixou cansativo pra mim, fora isso gostei e dei algumas risadas com o jeito humilde e espontâneo do Silvio ?

Testemunha de Kindle 08/09/2023

Uma lenda
O Silvio é um dos maiores comunicadores desse país, ao qual só entenderemos após sua morte, mas o livro o trás de uma forma muito humana, desde sua origem humilde. Como todo livro biográfico em vida, este peca por não ter toda história atualizada, mas tirando isso, excelente história

Danilo 19/12/2009

A trajetória do Homem do Baú
Que Silvio Santos é um gênio da TV brasileira isso ninguém duvida. Que ele foi camelô no Rio de Janeiro, passou pelo rádio, se tornou dono do Baú e criou o SBT, também todos já sabem. Porém sua trajetória, com detalhes e fatos desconhecidos do grande público, como a verdade sobre sua lendária careca e como o pai de Carlos Alberto de Nóbrega, Manoel de Nóbrega, lhe deu sua primeira empresa, só é possível encontrar nesta biografia, livro absolutamente necessário para quem quer saber mais sobre a história da televisão nacional, ou é fã de Silvio Santos.
Neste livro é possível identificar como sua fé e sua sorte o transformaram nesta figura ímpar no mundo televisivo.

Susan.Kelle 08/04/2021

Ache muito interessante conhecer um pouco mais da história do Silvio e consequentemente da TV brasileira. Ele realmente tem uma personalidade cativante, mesmo recluso e avesso a jornalistas sua inteligência e sensibilidade nunca deixaram de ser vistas. Um cara inovador e corajoso, realmente inspirador. Muito ciente da responsabilidade para com o outro e que aos poucos descobriu que até mesmo a boa vontade com recursos tem seus limites. Realmente abençoado por Deus por ter sido afastado da vida politica tantas vezes.

Rodrigo 03/04/2021

Incrivel
História incrível.
Um homem notável, que foi atrás daquilo que era melhor pra sim.
Leitura recomendada.

Isa =) 27/01/2009

Sensacional!
Eu já adorava ele, depois de ler esse livro, idolatro o cara!!
O livro mostra como ele é foda.. o cara é muito inteligente, sensacional!

Tiago 20/12/2009

Conhecer a história do homem que mudou a televisão brasileira é realmente um aprendizado: sua saga, seus desafios (que não sei porque Arlindo Silva omitiu), seus sonhos e inimigos (que Roberto Marinho que o diga). Que se não fosse esses deslizes (também preocupou-se demasiadamente com a política em certa partes do livro), o livro levaria nota cinco. Arlindo Silva faz parecer fácil o apogeu do homem do Baú!

Andrea.Oliveira 01/12/2022

Excelente Biografia! Quando talento e oportunidade se encontram.
Senor Abravanel , sempre foi estudioso, muito observador, comunicativo e com um jogo de cintura invejável.
Tudo isso contribuiu para quem hoje conhecemos como Silvio Santos, o maior comunicador e empresário do Brasil.
Nesse livro, é contato a vida de Silvio Santos, desde o inicio de sua adolescência, quando começou a vender bugigangas como camelô, passando pela sua experiência em rádio, TV, a sua persistência em adquirir um canal de televisão, o flerte com a política, e toda a construção do conglomerado de empresas existentes hoje.
Para quem como eu, gosta de ler biografias, recomendo a leitura.

E 08/01/2023

Interessante mas Chato
Muito show a história de Silvio Santos, mas a escrita de Arlindo Silva é muito ruim. Travado, muda de assunto o tempo todo, abandonado o anterior. Parece livro mal traduzido! Mas vale a leitura pela fantástica história de vida desse carismático personagem do nosso amado Brasil!

Eduardo 05/04/2020

Biografia de personagem vivo e feito por um de seus funcionários mais graduados, é claro que tem um limite nos assuntos. Porém, aborda muita coisa ainda que de forma superficial. Vale a pena ler nestes dias de quarentena pelo Corona Vírus em abril de 2.020.

jeffmanji 25/03/2020

A Fantástica História de Silvio Santos
O livro é um relato sincero, escrito por alguém que realmente admirava o apresentador. Mas aí que eu acho que reside o grande problema dele: o "chapabranquismo". Principalmente no meio dele.
Tá certo que Senor Abravanel tem uma história do cacete. Daquelas de virar filme do tipo "inspiracional". A trajetória de uma criança pobre, que foi engraxate nas ruas cariocas que se tornou um dos homens mais ricos do país, dono de um império invejável, é de ser aplaudida.
Os primeiros passos no rádio, a origem do "Baú da Felicidade", o agradecimento real e sincero a Manoel da Nóbrega, a conquista do sinal do SBT, a candidatura a presidente, a briga pelo Gugu Liberato, a vinda do Ratinho (e explosão na audiência), ou seja, tudo que aconteceu até o ano 2000 (publicação da edição que eu li) está no livro.
(Em edições posteriores, o livro seria atualizado com o sucesso da Casa dos Artistas e o sequestro da Patrícia Abravanel).
Mas como disse, o Silvio Santos perfeito, sem nenhum tipo de defeito, de quase santo, torna a biografia um pouco fantasiosa e enfadonha.
Fora isso, entender melhor como se deu (e não deu) a candidatura para presidente é uma das partes mais interessantes.
E também é por ele que descobrimos que quem trouxe o Big Brother no final de 1999 para terras tupiniquins. Sim, foi o Sílvio. Essa eu não sabia. E nem você também.
Infelizmente, hoje o Silvio Santos não é mais aquele de 20, 15 anos atrás. Pelo menos para mim, ele é a personificação daquilo que o Duas-Caras falou lá no filme do Batman - O Cavaleiro das Trevas: "Ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão"

Stéfano farias 22/11/2012

falta de imparcialidade melou tudo.
Era pra ser talvez uma das melhores biografias da história já escritas,mas como é escrito por um amigo de Sílvio,o livro é mais babação de ovo do que relato fiel do homem que praticamente é uma figura do folclore nacional.Pra mim ainda há de ser escrita a biografia de SÍLVIO SANTOS.
Silvia Idalgo 27/07/2015minha estante
Concordo. Parece ter sido escrito pelo próprio SS.