Mulheres Perfeitas

Mulheres Perfeitas Ira Levin

Resenhas - Mulheres Perfeitas

Aline Navarro 31/12/2021

Livro chatoooooo
Mulheres Perfeitas é a segunda tradução do livro "Stepford Wives" de Ira Levin publicada no Brasil. A primeira edição foi em 1972 pela Record com o nome de As Possuídas, um título que não tem qualquer conexão com o conteúdo. Escrito em 1972 em meio à conturbada época em que as mulheres lutavam por seus direitos, o livro satiriza esses costumes e a maneira de pensar das pessoas principalmente com relação o machismo e suas manifestações. É uma crítica ácida diretamente na base da família do século XX cujo principal papel da mulher era cuidar de seus filhos e da casa estando sempre pronta para atender desejos e caprichos de seu marido.
Mulheres Perfeitas é um livro pequeno, uma leitura que deveria ser rápida, mas que deixa rastros na mente do leitor, sementes para questões que surgem após o assustador final. Achei que fosse algo mais real, menos fantasioso. Porém, não deixa de ser assustador de saber como um homem pode ser egoísta e ter um olhar tão objetificado em relação às mulheres.

Rodrigo 14/01/2021

Bom livro
Bom livro, leitura rápida e fluída. A obra tem uma mensagem interessante sobre capitalismo, machismo e feminismo.

PS: não assitam a adaptação que foi feita, simplesmente assassinaram a obra de Ira Levin.

20/12/2011

Gostei
Li em apenas um dia...gostei e achei uma boa reflexão sobre costumes modernos e a mulher nisso tudo...
É interessante e prende a atenção, você fica querendo saber como vai terminar e o final é um soco no estomago, deixa você cheio de interrogações...vale a pena ler!

Laís Ambrósio 13/01/2012

Boa leitura
Fiquei encantada com a forma de Ira Levin escrever. É uma leitura muito fácil, mas longe de ser simplista. Me instigou a procurar outros livros dele... Li em poucas horas e recomendo para quem quer uma boa leitura para as férias ou um final de semana.

Nanda 26/10/2009

:O é tudo que tenho a "dizer"
Ana 04/11/2009minha estante
é igual aquele filme da nicole kidman?! que todas as mulheres são transformadas em robôs?

Eudes 18/08/2010minha estante
Não. Aquele filme é uma piada. É um livro de suspense, que já teve uma versão filmada bem mais fiel ao livro, que aqui teve o título de Esposas em Conflito. O livro é muito bom.

Nanda Cris 04/07/2011

Gostei
Me lembro vagamente de ter visto o filme e, no geral, é basicamente aquilo que está nas telonas mesmo.
Não temos um final preto-no-branco e sim algo meio lúdico, onde vc imagina o que veio a acontecer.
Boa leitura, principalmente para quem não viu o filme (porque aí não perde o suspense).

5 estrelas!
Fabiane 22/08/2012minha estante
Na verdade o livro é bem diferente do filme, especialmente o desfecho, que no livro é muito mais sombrio e mais eficiente do que a xaropada holliwoodiana.

Ladyce 04/10/2012

Um mestre do suspense
Indo para as montanhas? Ou para a costa? Algumas horas de viagem em fim de semana ensolarado? Leve AS MULHERES PERFEITAS de Ira Levin para ler. Este é um livro fininho, 144 páginas de suspense, extraordinariamente bem escrito que consegue manter a atenção de quem o lê mesmo que o mundo desabe à sua volta. Com um ritmo surpreendente e um mistério crescente Ira Levin embrigada o leitor e surpreende. Pensei que o desfecho fosse ser diferente. Foi uma surpresa. Um romance que se assemelha à uma novela, ou seja, maior que um conto e menor que um romance. Nele estão todos os elementos que fizeram Ira Levin famoso, mostra a mesma habilidade do homem que escreveu O FILHO DE ROSEMARY que foi a base do filme de suspense O BEBÊ DE ROSEMARY, além do romance OS MENINOS DO BRASIL, que assim como as MULHERES PERFEITAS foi também um grande sucesso de bilheteria como filme. Se você não viu o filme recentemente há duas versões do filme: a 1975 e a 2005, a última como comédia no lugar de suspense, no Brasil o filme de 1975 leva o nome de AS ESPOSAS DE STEPFORD. O livro é bom entretenimento, assim como o filme.
Raphael Cavalcante 08/01/2015minha estante
Na verdade, Ladyce, o livro que deu origem ao filme "O bebê de Rosemary" possui título homônimo no Brasil. "O filho de Rosemary" é a continuação do livro "O bebê de Rosemary".

Raphael Cavalcante 05/01/2014

Perfeitas? Apenas mulheres.
Mais do que uma obra de suspense ou humor negro, "Mulheres Perfeitas" é uma bela alegoria aos movimentos feministas que tomaram de assalto o século XX, especialmente a partir da década de 1960. O romance, ambientado na década de 1970, discute o novo papel da mulher, cansada da situação limitadora de "rainha do lar" e ávida por galgar posições no mercado de trabalho formal apesar da má vontade estampada por seus companheiros. É neste contexto que Ira Levin, mais conhecido por escrever "O bebê de Rosemary", nos apresenta Walter e Joana Eberhart. O jovem casal muda-se para a pacata Stepford a fim de fugir da agitação da metrópole e propiciar melhor qualidade de vida aos filhos. O problema é a polarização vivida por Stepford: enquanto os homens se encarceram na Associação Masculina local, as mulheres, esculturais, dedicam-se com fervor às atividades domésticas sem qualquer outro anseio. Irritada com esta situação,a liberada Joana começa a investigar o reino perfeito do subúrbio americano com consequências nada agradáveis... Ira Levin nos brinda com uma obra leve e ao mesmo tempo instigante, que alinhavando gêneros distintos, funciona como uma epítome a inquietações até hoje não resolvidas acerca das diferenças entre os sexos na sociedade contemporânea. Por fim, vale ressaltar a citação que o romance faz ao livro "A Mística Feminina" (The Feminine Mystique, 1963), de Betty Friedan, o qual criticava exatamente a ideia de que as mulheres poderiam encontrar satisfação apenas através da criação dos filhos e das atividades do lar.

Karen581 13/02/2015

SURPREENDENTE
*Não assista ao filme!

Ira Levin tem um talento incontestável, escrever.
No início do livro há um texto de introdução de Peter Straub que faz inúmeros elogios à essa obra singular, pensei ser exagero uma vez que o filme é interessante porém não há nada de tão extraordinário! Mas não, os elogios eram mais que merecidos e este livro nos leva à uma viagem da qual o filme não faz jus de nenhuma forma.
O autor faz uma crítica ainda mal entendida sobre a sociedade e como as mulheres não tinham voz nos anos 70 (década de lançamento do livro). Mulheres perfeitas com corpos e aparência impecáveis que vivem para servir o marido e os filhos, uma verdadeira escrava do lar sem interesses e aspirações que não fossem deixar a casa extremamente limpa e satisfazer sexualmente seus maridos.
Claro que dos anos 70 para os 2000 (década de estréia do filme) houveram várias mudanças com relação aos direitos das mulheres e ao feminismo, e é entendível as adaptações que fizeram no roteiro para que as críticas não fossem mal interpretadas e para se tornar mais verossímil com as mulheres da atualidade. As adaptações foram inúmeras, saíram do controle e sem dúvida desnecessárias. O filme distorceu completamente a personalidade das personagens e ainda deu inúmeras explicações que não precisavam.
Ira Levin nos conduz a um caminho misterioso e conforme avançamos nas pistas assim como Joanna Eberheart nos vemos perdidos, fazendo especulações e indagações que permanecem sem respostas até o último minuto. Uma trama de prender o fôlego, e acredite, o leitor ri com a protagonista, sente medo e a tensão das últimas páginas são de arrepiar!!

site: http://maisalemdoque.blogspot.com.br/

Fabiana 03/04/2016

Ruptura
O livro mostra os valores da sociedade americana nos anos 70, onde a mulher era a cuidadora do lar e da família. E enquanto algumas mulheres lutam contra isso, os homens da cidade de Stepford se organizam em torno de seus interesses.