Do Amor e Outros Demônios

Do Amor e Outros Demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Laura3197 25/03/2024

Os demônios que você não conhece
Ninguém tem a capacidade de reproduzir tão tem a América Latina quanto o Gabo. Ele capta a essência e as raízes de nossa identidade. E do amor e outros demônios é mais um exemplo dessa capacidade de García Márquez.
Esse livro, nos mostra o quanto nós fomos condicionados pela doutrinação colonial, a abominar o desconhecido, tratá-lo como abominável, e a demonizar toda cultura não europeia. E genialmente, Gabo faz isso usufruindo do amor, da paixão dentre o padre e a menina como combustível para narrativa. A obra, que se passa num contexto pré-independência da Grã-Colômbia, retrata comportamentos de cunho intolerante que se perpetuam até os dias de hoje. É interessantíssimo, inclusive, a abordagem que o autor faz dos preconceitos raciais presentes nos personagens eurocentrados da obra.
Recomendo fortemente a leitura dessa livro.

Kelly.Hatada 19/03/2024

Que livro!
História marcada de simbolismos, onde se destaca o poder da igreja frente à sociedade da época, onde tudo que desafiava as crenças e fragilizava os religiosos era considerado demoníaco.
Gabu sendo Gabu!

Tainá 10/03/2024

Entre crenças, histórias e amores, Gabo é sempre luz pra quem ama boa escrita, boa estória. Apaixonante!

gablues 01/03/2024

Já fazia um tempo que eu não visitava o Gabo e não poderia ter voltado de melhor maneira. Sinto que "Do amor e outros demônios" seria uma forma perfeita de sintetizar o que é a prosa do Gabriel García Marquez; todas as características primordiais de sua obra parecem se reunir aqui numa narrativa cômica, insólita e cruel.
O sincretismo e a identidade latino-americana exercem um papel protagonista aqui. Não apenas no âmbito religioso, mas também nos próprios personagens ? plurais e contraditórios, assim como o território em que vivem. Apesar do clichê de uma personagem meio "escrava Isaura" (foi um pouco difícil de engolir), entendo a escolha do Gabo de concentrar em Sierva Maria a personificação dessas contradições culturais e materiais.
O fim de Sierva Maria é brutal. Não apenas seu fim, como toda a sua vida, foi coberta de uma crueldade que eu só fui realmente perceber lá para o fim do livro. Apesar de ser uma leitura pesada, todo esse sofrimento se mantém disfarçado, envolto pelos acontecimentos fantásticos e cômicos aqui presentes. Como sempre, Gabo consegue traduzir em poucas páginas a vivência ilógica desse continente nascido das contradições

Giovanna.Melhor 23/02/2024

Amor e outros demônios
O livro não me prendeu. Gostei bastante da história em si, desconsiderando a incrível diferença de idade que é ignorada completamente. O que mais me chateou foi o final, esperava uma conclusão melhor de toda história.

Fabricio.Fracaro 20/02/2024

Do amor e outros demônios
Segundo livro de Gabriel que eu leio, fica muito difícil de chegar no mesmo nível de Cem anos de Solidão, mas a escrita aqui continua a mesma, coisas fantásticas e absurdas acontecendo ao mesmo tempo.
A história é boa, me prendeu muito bem, queira continuar lendo sempre, mas está leitura não me trouxe sentimentos, não fiquei preocupado e nem apaixonado pelos personagens, mesmo sendo descritos muito bem, foi uma leitura boa para conhecer mais do escritor

Aurea25 17/02/2024

Quarto livro dele que eu leio
Essa foi a obra que rendeu o Nobel ao autor. Sinceramente eu esperava mais. Não que a história não seja no mesmo nível dos outros, com a narrativa característica do realismo fantástico dele, mas a impressão que me deu é que foi exatamente igual aos outros: homens adultos, às vezes idosos, que se apaixonam por meninas muito jovens, às vezes pré púberes.

Ao contrário de Nabokov, que sempre deixou claro a perturbação do personagem principal e sempre retratou o desejo dele por crianças como aberrante, todos os livros do Gabriel Garcia Marquez focam no "romance" entre um homem muito mais velho (neste livro, 36 anos) com uma menina muito mais jovem (12 anos). Colocar idades tão díspares como protagonismo em um romance é literalmente a definição de romantizar pedofilia.

Encerro aqui meu caso de amor com o Marquez. Já existem meninas jovens demais sendo abusadas por homens pra eu ler sobre isso como se fosse um amor normal

GAssika 16/02/2024

Mais uma excelente leitura do autor.
Acho que pode ficar meio chato o que falo de alguns autores que leio, por parecer muito repetitivo, mas tem coisas que se repetem demais. A verdade que todos os livros que li do Gabo até o momento me deixam emocionada, já que a escrita é muito poética e parece ser feita de uma forma tão natural que sempre me toca. Nesse livro acompanhamos a pobre Sierva Maria e sua história que envolve assuntos como: amor, fanatismo religioso, preconceito e mais tantas outras coisas que eu não conseguiria descrever completamente sem deixar algo importante de fora. Mais um pra lista de lidos que deixa a certeza clara do motivo pelo qual Gabriel Garcia Marquez é tão aclamado. ( é pq ele é excelente mesmo kkkkk)

Polly 13/02/2024

Do amor e outros demônios: Sierva Maria bem que podia ter dezoito anos (#199)
Do amor e outros demônios não caiu muito nas minhas graças. Dos que li do Gabo até agora, ele fica em último na lista dos que mais gostei, embora eu adore esse título (é bonito, né?).

O elemento fantástico, marca registrada do Gabriel Garcia Marquez, não fica de fora em Do amor e outros demônios, é claro. A história de Sierva Maria mistura as lendas contadas por sua avó quando ele era criança e um trabalho jornalístico que Gabo fez em um convento prestes a ser demolido, em 1949. Só ele sabe fazer a fantasia parecer realidade e a realidade parecer fantasia como ninguém.

Sierva Maria é uma menina de doze anos, filha de uma família decadente de uma longínqua aristocracia espanhola. Completamente negligenciada pelos pais, é criada pelos escravizados da casa. Isso significa que ela é criada tal qual os costumes africanos: religião, língua, cultura. Dá para imaginar que isso é um prato cheio para uma Colômbia colonial católica, não é? Junte isso com uma doença pouco conhecida e de sintomas assustadores como a raiva. Dá para adivinhar que nada vai acabar bem.

A menina é logo diagnosticada com possessão e sofrerá todos os mais terríveis “tratamentos” para ser curada dos “demônios” em um convento. O problema é que seu exorcizador vai se apaixonar por ela. O Padre Cayetano Delaura chega a conclusão que não tem nada de demônio na menina, como também de que a garota é o amor de sua vida. E eis o meu maior problema com o livro: esse “relacionamento” tosco entre uma menina de doze anos e um homem de trinta e seis. Acabou com a graça do livro para mim. Gabo, custava fazer Sierva Maria ter dezoito anos?

Outra coisa que não foi um problema para mim, mas sim um incômodo durante a leitura é a descrição da epidemia de raiva no local. Acho que ter passado por uma pandemia tão terrível quanto a de COVID-19, não me permitirá jamais ler sobre doenças contagiosas com alguma indiferença. A angústia e o medo de tempos assim estão gravados não só nas memórias, mas também nas entranhas de todos nós. Lembrar faz a gente sentir o gosto metálico no fundo da garganta de saber - e ser lembrado vinte e quatro horas por dia disso - que a vida é frágil e de que não se tem como negociar com a morte.

Não, não é um livro ruim. Tem tudo o que um leitor de Gabo ama: boa escrita, realismo fantástico, muito absurdo contado como coisa corriqueira, mas o relacionamento contado é um grandessíssimo de um equívoco.

Rafael 27/01/2024

Outros demônios. E o amor?
Pobre Sierva Maria de Todos los Ángeles: rejeitada pelos pais; abusada sexual e psicologicamente; exorcizada por ser quem era. Pobre criatura, que veio ao mundo para pagar pelos pecados dos pais cuja irresponsabilidade desgraçou uma vida.

Por nunca ter tido um mínimo de afeto com a criança, Dom Ygnacio de Alfaro y Duefias, pai da garota, resolve, a todo custo, " curar " uma possível doença transmitida por um cachorro que a mordeu: a raiva. Entre todos os métodos buscados, o mais repugnante foi o de exorcizar a pequena criatura.

Abandonada desde o ventre, Sierva Maria foi criada pelos escravos da casa, junto deles aprendeu tudo, das línguas aos costumes. Desse modo, ambientado no fim do século XVIII, costumes fora do padrão desse tempo rigoroso, muitas vezes, eram vistos como diabólicos. E uma menina, de origem consideravelmente abastada, se comportar como uma negra escravizada era no mínimo uma maldição. Esqueçamos a mordida do cachorro, a possível doença, é urgente a exorcização do ser.

Gabriel García Márquez mais uma vez fazendo seu nome, um livro cheio de ditos não ditos. A corrupção nesse livro é a base do conflito. É dessa condição, que já não sabemos se é humana ou institucional, que as dúvidas são construídas.

Aline.Boaventura 23/01/2024

Do amor e outros demônios
Do amor e outros demônios é um romance de Gabriel Garcia Marques, publicado pela primeira vez em 1994, com algumas edições no decorrer do tempo.
A obra conta a história de uma jovem moça, que acidentalmente é mordida por um cachorro doente. Seu pai com medo do que possa surgir com a fatalidade, toma uma medida de mandar a jovem para um convento. Por se passar no período colonial, a obra tem aspectos da religiosidade cristã e rituais africano.
Dividida em cinco capítulos, contada por um narrador onisciente na terceira pessoa do singular. Com uma escrita rica em detalhes que prende a curiosidade do leitor.
O livro tem uma narrativa que aguça a curiosidade do leitor, por ser uma obra castelhana é perceptível a presença do espanhol em algumas palavras, mas nada de dificuldade na leitura, do contrário faz com você seja levado para o local da narrativa. Tem a forte presença da religião católica como exemplo do exorcismo. E também da cultura africana com os tambores e colares dos orixás.
Indico a leitura para quem gosta de narrativas com presença de religiosidade e junção de culturas. Mesmo que a história seja contada no passado, época do vice-reinado da Colômbia, consegui encaixar ensinamentos para a atualidade.

Maria 22/01/2024

A forma que o Gabo constrói os personagens e a história é sempre espetacular e surreal. O livro me prendeu do começo ao fim.

lili_tilts 20/01/2024

Genial
Acho que posso dizer que Gabo realmente era um gênio. os simbolismos e o peso que esse livro carrega é algo que nunca vou esquecer. toda a dor, a culpa imputada pela igreja, a questão do outro (o desconhecido, o estranho, o demoniaco) e muito mais fez esse livro ser incrível.

realmente me da mta vontade de ler outras obras do autor, e, para mim, este livro é obrigatório para todo latino americano.