Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

lili_tilts 20/01/2024

Genial
Acho que posso dizer que Gabo realmente era um gênio. os simbolismos e o peso que esse livro carrega é algo que nunca vou esquecer. toda a dor, a culpa imputada pela igreja, a questão do outro (o desconhecido, o estranho, o demoniaco) e muito mais fez esse livro ser incrível.

realmente me da mta vontade de ler outras obras do autor, e, para mim, este livro é obrigatório para todo latino americano.

JorgeFerlimnet 20/01/2024

Ler Gabriel García Márquez é sempre uma alegria!
Do amor e outros demônios é um livro curto e, de certa forma, diferente dos clássicos Cem anos de solidão e O amor nos tempos do cólera. Ao mesmo tempo, tem a marca inequívoca do talento de Gabo.

O livro conta a história de Sierva María, uma menina filha de um marquês que desde sempre foi negligenciada pelo pai e pela mãe, estando relegada aos cuidados de escravos, que a ensinam toda a sua cultura e religiosidade que, à época (e ainda hoje, sejamos sinceros), era tida como coisas do diabo. Quando Sierva Maria é mordida por um cachorro com raiva e ela não pega a doença, acredita-se que o feito obra dos demônios que possuem a menina. Levada para morrer num convento, Sierva conhece um padre que precisa exorcisá-la.

Fico impressionado em como ele consegue nos trazer imagens muito claras de toda a história. Na minha mente as cenas (imagens) são tão bem construídas que são nítidas, como se fosse um filme e não um livro.

Quotes preferidos:
"- Na minha idade, e com tantos sangues cruzados já não sei mais com certeza de onde sou - Disse Delaura. - Nem quem sou.
- Ninguém sabe por estes reinos - disse Abrenuncio. - E creio que precisarão de séculos para saber.". (p. 148)

"- Nenhum louco é louco para quem aceita as razões dele". (p. 48)

Lara 20/01/2024

Gabo nao é capaz de escrever um livro ruim.
Este, rico em detalhes, com personagens odiosos e reais, traz a história de jovem "acusada" de estar possuída pelo demônio. O fato de ser uma criança branca, criada por africanos, e dessa forma, conhecedora de línguas e religiões dos escravizados, torna- a alvo da inquisidora religião católica.
Tenho raiva da sua mãe, uma puta que nunca amou sua filha, do seu pai negligente que provoca sua ruína, do seu exorcista que a abusa menina achando que é amor, daquela sociedade que condenou a pequena aos mais perversos sofrimentos por medo.
É uma história de abandono, preconceitos, abusos, e amor

Vicioouss 20/01/2024

É uma releitura, apesar de já ter lido, faz muito tempo, e reler foi como ter lido pela primeira vez com um quê de memórias distantes. Gabo é incrível.

Rodolfo Mondoni 06/01/2024

Gabriel é sempre bom
Esse foi o livro do Gabriel que menos gostei, anda assim é um ótimo livro. A história de amor é linda e todo o misticismo que envolve os personagens é bem o estilo do autor.

Aurea25 17/02/2024minha estante
Isso me incomodou também. Mas ainda mais me incomodou que eu vi esse tipo de relacionamento nos 4 livros dele que li

Isabelle Lins 18/02/2024minha estante
Quais foram os outros?

Aurea25 19/02/2024minha estante
Cem anos de solidão, memória de minhas putas tristes e o amor nos tempos do cólera

Gabriella 03/01/2024

Não foi uma leitura que fluiu. Na verdade, tive que insistir bastante para terminar. Foi meu primeiro livro do Gabo, embora não seja o mais conhecido, escolhi por ser um dos menores, 200 páginas. Não soube identificar que se foi a escrita ou o gênero, já que não sou muito fã de realismos mágico. Quero tentar outros dele para ter certeza. No final, o saldo foi positivo, afinal, Gabo é uma literatura necessária quando se fala em América Latina. Do amor e outros demônios, nos permite visualizar como era as relações nas colônias espanholas, em especial aquelas a igreja católica.

Nicolly 03/01/2024

Incrível
É sempre um prazer ler Gabriel Garcia Marqués. Simplesmente um gênio do realismo mágico.
Uma obra extremamente profunda e que mergulha nas profundezas da religião e do amor.

Bianca.Drewnowski 30/12/2023

10/10
Li este livro por indicação do podcast suposta leitura, geralmente spoilers não me atrapalham, mas dessa vez senti que talvez teria sido melhor ler antes de ouvir o podcast. O livro é muito bom, e vai dando um ódio, um ódio, quando as brutalidades vão acontecendo e ninguém faz nada, especialmente o tal bibliotecário que NÃO FUGIU COM ELA, um absurdo. A história é bastante triste, mas ainda assim é um livro muito legal e que vale a pena

Wellington.Pimente 30/12/2023

A inspiração para o desenvolvimento do livro surgiu quando o Gabo ao testemunhar, em seu trabalho de jornalista e acompanhar a transferência dos restos mortais de uma cripta de um antigo convento conhecido como Santa Clara relata o que visualiza ao ver uma cripta aberta: "Uma cabeleira viva, cor de cobre intensa, se espalhou para fora da cripta. O mestre de obras quis retirá-la inteira, com ajuda de seus operários e quanto mais puxavam, mais comprida e abundante parecia, até que saíram os últimos fios ainda presos a um crânio de menina... Estendidos no chão a cabeleira esplêndida media "vinte e dois metros e onze centímetros" o que o fez recordar de uma lenda contada por sua avó, a respeito de uma marquesinha venerada no Caribe por ser considerada milagrosa e que havia sido mordida por um cachorro e morrido de raiva. A pequena marquesa possuía uma cabeleira "que se arrastava como a cauda de um vestido de noiva".
A história portanto se inicia com a personagem Servia Maria filha única do marquês Casalduero, o Dom Ygnacio de Alfaro e uma mãe tóxica, a Bernardo Cabrera que a rejeitava. O marquês era um homem fúnebre, mal-humorado, não dava muita atenção a sua filha e assim, Servia Maria, com doze anos acabou sendo criada pelos escravos, usava as mesmas roupas que eles, tinham a mesma religião e falava os idiomas das tribos africanas. Após ser mordida por um cachorro e contrair a raiva, o marquês se sente tocado e busca ajuda de médicos, curandeiros ou qualquer outro misticismo que possa expulsar e/ou curar a doença da filha. Quando não encontra mais solução, a menina foi presa num convento e seus pais acreditavam que ela estava "endemoniada". Eventos estranhos começam acontecer no convento e um padre sensibilizado com sua situação, leva a novos acontecimentos e que leva ao desfecho dessa história. Assim, o autor discute com ironia e humor, a intolerância religiosa, exorcismo, o coronelismo, o misticismo de uma população no passado. Um livro interessante pela força criativa de um escritor consagrado, porém não foi um livro memorável, como costuma acontecer com os livros de Gabriel Garcia Marquez.

livsok 27/12/2023

Foi meu primeiro romance de Gabo e confesso que terminei o livro frustrada. Dadas as recomendações, tinha altas expectativas e finalizei o livro atravessada por incômodos e dúvidas sobre a intenção do autor com as ações de Cayetano de Laura para com Sierva Maria.
A literatura está aí para nos provocar uma infinidade de reações e, desta vez, levo dúvidas e estranhamento. Certamente ainda ficarei com o livro na mente por um tempo até processar todas as camadas que ele noa entrega.

Isa 20/12/2023

Realismo
É um livro curto que a leitura não fluiu muito para mim, pois havia acabado de ler um livro bastante fácil e envolvente antes desse, mas gostei da estória, da criatividade do autor, da escrita dele etc. Ainda tenho outros livros do autor na minha fila e espero que tenha experiências melhores.
O livro mistura religião, amor proibido, pessoas muito reais que não foram criadas para agradar o leitor, mas que encantam a sua maneira.

lelets 06/12/2023

Depois que alguém falou que a Sierva Maria era uma simbolização da América latina as coisas começaram a fazer mais sentido..

Isa409 02/12/2023

Amo o autor, mas confesso que esse deixou a desejar. A escrita é envolvente, mas esperava um final menos previsível.