Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

ferngeov 31/07/2023

A existência humana e o sobrenatural
Um livro para mostrar a necessidade humana de sempre querer explicar o motivo das coisas, muitas vezes, usando à religião.
O livro retrata sobre a inquisição e também o preconceito que infelizmente ainda existe com as religiões de matriz africana.
Foi meu primeiro livro do García Márquez, e eu não posso dizer que amei. Mas a história é realmente muito interessante.

Lermetransforma 21/07/2023

A prosa de Gabo é inconfundível e você viaja no tempo nessa leitura tão fluida e envolvente.
O livro tem uma introdução contada por ele que vale a pena pra você entender de onde surgiu a narrativa explanada nesse romance.

Apesar de ser filha de Marqueses, Sierva Maria era por eles negligenciados, com uma relação bem turbulenta, eles sempre ignoraram a menina.
Ah, ao nascer, o pai fez a promessas de somente cortar os seus cabelos quando ela se casasse.

Sierva Maria, diante desse negligência dos pais, foram criadas pelas escravas da casa, o que a fez conhecer a fundo a religião praticada por eles, assim como línguas e dialetos específicos. Por isso, a menina se comunicava facilmente em iorubá e outras línguas africanas. Assim, Sierva não se sentia a vontade dentro das regras de comportamento dos marqueses, porque fora criada em outra realidade.
E isso é bem importante pra história, sobretudo após a mordida do cachorro que ela sofrera.
A raiva, temerosa a época, ficou assombrando os pais e todos que convivem com Sierva, pois ninguém sabia ao certo se o cachorro teria ou não a doença.

Com esse acontecimento, o pai da menina finalmente fica preocupado com a situação, sobretudo pelos possíveis efeitos da raiva na sanidade mental de Sierva. O que fez submetê-la a várias sessões de todo tipo de tratamento - ou seja lá o que era aquilo, a fim de curá-la. E a ferida do cachorro que já estava curada, e notoriamente não a tinha transmitido raiva, deu espaço a outras lesões por causa dos tratamentos mais loucos que ela teve que passar.
E, claro, com tudo isso ela reagiu de maneira agresssiva e impaciente. E tinha outra forma?
Acontece que essa hostilidade fez todo mundo se convencer que ela estava possuída por demônios.
Com isso, Sierva Maria, com apenas 12 anos, é internada no convento de Santa Clara para ser exorcizada.

Apesar de tudo, o destino ainda reservou a Sierva uma história de amor improvável.

Eu amei demais. Li com prazer e super envolvida.

Favoritado com sucesso!

Nêssa 20/07/2023

Inicia com um surto e acaba em morte
Vou tentar resumir a história
Em uma época colonial, estava acontecendo um surto de raiva nos cachorros e muitas pessoas doentes com consequência das mordidas do bicho.
A filha de um marquês é mordida, mas não contrai a doença e sim acreditam que a menina está possuída por um demônio e é aí que a história fica mais maluca.
O bispo recomenda ao marquês que que mande a menina para um convento para que as medidas necessárias sejam tomadas. O padre responsável pelo exorcismo se apaixona por ela, ele tem mais de 20 anos de diferença e essa parte pedófila começou a deixar a história mais bizarra. O padre tarado quer provar que a menina não está possuída e fica nessa resenha até o fim.A menina tem esse ar meio que encantado, algo sobrenatural nela, a garota é perturbadora do início ao fim e o leitor fica sem saber se realmente estava possuída, ou o livro trás critica aos exorcismos da igreja católica que acabam em morte.
No final, o exorcismo não é finalizado, a menina morre literalmente de saudade e o padre apaixonado é um pervertido que foi obrigado a prestar serviços num hospital pq descobrem as resenhas dele.
E é isso. Gente. Sinceramente esse livro não agregou algo na minha vida de leitora e ele é bizarro. Sinceramente.

Bárbara 13/07/2023

Gabriel Garcia Márquez
Nem sei o que dizer dessa leitura. Será que comecei mal com Gabo? Só sei que até o momento não quero ler outra obra dele. Não rolou pra mim.

felipefrancica 02/07/2023

Leitura rápida e prazerosa
O realismo mágico de Gabriel García Marquez continua sendo explorado de maneira incrível nesse livro. Recomendo a leitura a todos aqueles que querem conhecer o autor além de suas principais obras.
Do amor e outros demônios é uma leitura rápida e prazerosa. Os temas da religião, colonização e principalmente o amor são magistralmente explorados.

Anderson 02/07/2023

Revisitar Gabo é sempre prazeroso. Sua forma de contar histórias é como uma arquitetura barroca: incrustada de detalhes que em grande parte não conseguimos reter na memória, mas a lembrança da grandiosidade de sua escrita e da totalidade da obra permanece viva. Neste livro, entre tantas coisas maravilhosas do universo literário de García Márquez, vemos uma história que nos faz recordar o horror e a estupidez da Inquisição.

carlanagy 20/06/2023

Diferente
Já li outras 2 obras do autor e percebi que tenho dificuldade com a escrita dele, mas curiosamente achei esse livro mais fácil. A história é peculiar e começa de forma interessante, as personagens são bem construídas e a ambientação é bem desenvolvida. Entretanto achei a parte final do livro meio perturbadora. Mas foi uma experiência interessante.

Camila 15/06/2023

Do amor e outros demônios
Decidi ser iniciada no mundo de Gabriel Garcia Marquez por esse livro, na verdade, pelo título.

Não li nada a respeito, zero expectativa, então fui surpreendida. Que espertinho esse Gabo! Me fisgou e prendeu na leitura direitinho!

Acho que comecei a entender melhor o realismo mágico, e ficou bem claro por quê Gabriel tem tantos devotos. Não é qualquer livro que devoro 20 páginas por vez.

Recomendo ?

Kaire 13/06/2023

Foi mal, Gabo
Essa foi uma leitura que eu terminei agradecendo aos céus por ter acabado.

Apesar de entender a parte da inquisição e a crítica à tudo que a igreja católica via como "do satanás" (principalmente se tratando da religião e cultura africana) não consegui me apegar à santidade da sierva maría e as loucuras da parte do convento, ainda mais envolvendo o clérigo escolhido para realizar o exorcismo.

Enfim, foi cansativo demais.

Nietzsche2 09/06/2023

Fabuloso
Lido ?de amor e outras demônios? de Gabriel Garcia Márquez.

Conta a história da filha única de um marquês, criada no convívio de escravos e orixás. A menina acaba sendo mordida por um cachorro que tinha contraído raiva. Iminente seria sua morte mas acaba não acontecendo, porém Sierva María irá manifestar elementos sobrenaturais.

*Plus da sinopse é que tem um momento que a garota é internada em um convento e um padre irá ficar encarregado de ?tirar? seus demônios. A coitada sofre tanto.*

Com seu jeito único, Gabo vem nos contar de forma FANTÁSTICA sobre a vida dessa personagem e das pessoas que a rodeiam. Servindo sempre um ritmo acelerado, envolvente e extremamente empolgante, autor nos faz querer ler em uma ?tacada só? ou (que foi meu caso) economizar pra não acabar logo.

Tudo é tão encaixado, bem desenvolvido e abordado de forma bem crua que me fez ser transportado pra?quele ambiente.

As resoluções cruéis que teve no final para os personagens? são sensacionais!!!
É aquele livro que você terminar e tem vontade de reler logo em seguida.

Fabuloso.

tabatatucat 04/06/2023

Que livro sensacional do Gabo! É uma obra que vai muito além do que se espera pelo título, e de uma complexidade de sentidos ao lê-la de cair o queixo. Fenomenal!

Mateus 04/06/2023

Um amor proibido
O gabo é um autor incrível, sua sutileza nas palavras e sensibilidade para narrar causos da américa latina são marcas registradas em toda obra, esse livro narra a história da Sierva taria de todos los ángeles uma menina criada entre os escravos, mas filha de um importante Marquês (homem branco) e rico, mas que por efemeridades da vida é mordida por um cachorro com raiva, com isso desenvolve-se a história, ela será enviada até um convento para tratar de sua doença da alma, e conhecerá o amor e outros demônios.

04/06/2023

Gosto muito da forma que o Gabriel García Márquez escreve, esse livro se lê bem rápido e é bem interessante. Acho que é um livro que eu só recomendaria para algumas pessoas específicas, não acredito que seja o tipo de história que agradaria a todos.

Eliza198 25/05/2023

Do amor e outros demônios
"Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus."

Do amor e outros demônios e um livro de leitura rápida, mas que pode ser um pouco densa para pessoas que não estão acostumadas com o tipo de escrita do G
abo.

Gostei bastante do jeito que o livro retratada a forma como religiões de matrizes africanas são demonizadas e do jeito que tentamos sempre condenar aquilo que não conhecemos por pura ignorância. E que mesmo sendo um livro escrito em 1994 ainda possui temas que precisam se discutidos atualmente.

Juliana (Ju/Jubs) 01/05/2023

Minha primeira leitura do Gabo, não foi nada do que eu esperava. Tem uma situação no final, a meu ver, muito problemática.

Ao mesmo tempo, acredito que reforça a mensagem de que você pode achar que está supercerto e fazendo o melhor para o outro, mas só está prejudicando e piorando a situação, nesse sentido, o amor é o grande demônio.

Tem umas críticas muito boas e muito atuais sobre racismo e, principalmente, intolerância religiosa e fanatismo religioso. Gostei muito dessas partes.

Não é uma leitura encantadora, demorei para me habituar à linguagem e entrar na história, mas é uma leitura rápida e fluida.