Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Angelica185 02/03/2023

Do Amor e outra demônios
Gabriel Garcia Marquez nos leva para uma Colômbia colonial para contar a história de Sierva Maria, uma pequena marqueza que tinha uma cabeleira ruiva enorme e que após ser mordida por um cão raivoso, é trancada em um convento para que se livrasse do que se acreditava ser uma possessão demoníaca.

eloisa 02/03/2023

Gostei muito dessa leitura. no começo do livro dei uma estranhada por se tratar de uma cultura diferente do que eu estava acostumada a ler (presa apenas em autores estadunidenses), mas ao decorrer da leitura tudo começou a fluir. recomendo fortemente esse livro e quero urgente ler mais livros desse autor.

Vic 27/02/2023

Mais curtinho, o realismo mágico de Gabo não deixa de impressionar. Gostei bastante desse, de todas as relações por mais conturbadas que possam ser e principalmente da representação das culturas e religiões presentes no continente latino-americano e que vemos aqui.

Jessica.Jerusa 25/02/2023

Leitura difícil
Me recomendaram esse livro e confesso que o título e o fato de já ter ganho um prêmio Nobel de Literatura me chamaram atenção. Entretanto, ao ler ficava me perguntando se realmente fui alfabetizada, foram 4 meses tentando terminar esse livro, não por ser incompreensível, e sim, pq parecia que a história não saia do lugar.

Ju Nardocci 22/02/2023

Eu vejo o realismo mágico sempre como um véu, um limite fino entre o que é real e o que é imaginário; o Gabo consegue ultrapassar de um lado pro outro de uma forma tão sútil e coesa, que fica fácil entender o sucesso de suas obras. Essa, em específico, o próprio título já sugere: do amor e OUTROS demônios. O autor retrata o amor não como um mero sentimento e acontecimento humano, mas como algo ?digno? de ser confundido com uma possessão demoníaca em um contexto de uma Colômbia colonial marcada por valores europeus e católicos, mas que percebia cada vez mais o fortalecimento das influências das culturas indígenas e africanas. É uma mistura de repressões, medo, violências, Inquisição, religiosidades e tudo que há de mais humano em nós, como o amor - e outros demônios.

?Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus.?

le.se.caliope 20/02/2023

O rei do realismo mágico
Gabo sabe como criar uma história, nos faz devorar cada linha de ?do amor e outros demônios? numa ânsia sem fim para saber o destino de Sierva e Delaura.
Lindo e apaixonante sob medida.

Thayssa.Tannuri 31/01/2023

Meu primeiro lido do Garcia Marquez (sempre me senti intimidada pelos livros dele) e acho que fiz uma excelente escolha... ?

Karina Paidosz 31/01/2023

Encerrando janeiro com chave de ouro
Gabo aparecerá mais por aqui no meu perfil.
Minha segunda leitura dele, que já me encantou na primeira.

Já percebi que gosto desse realismo mágico tão bem envolvido na trama.

"O amor é um sentimento contra a natureza, que condena dois desconhecidos a uma dependência mesquinha e malsã."

Edilene Freitas 28/01/2023

Gabriel Garcia Marques e seu realismo mágico sempre encantam, mesmo quando a história é incômoda e pesada, tal como a da marquesinha Sierva Maria. A menina, filha de um marquês, mas criada pelos escravos, é mordida por um cachorro e nela se identificam sintomas de raiva que, posteriormente, são confundidos com sintomas de uma possessão demoníaca. A criança é internada em um convento para sessões de exorcismo e é nesse ambiente que, inesperadamente, ela encontra o amor. História repleta de críticas, como só o Gabo era capaz de fazer.

Vannessa.Crys 28/01/2023

Amor, mistérios... Um romance fora da caixinha. Inicialmente não pensei gostar, mas, me surpreendi e acabei que gostando muito dessa leitura que nos instiga a questionar nossa compreensão entre a fé no que acreditamos e a verdade.
Frase preferida: o essencial não é que não creias, mas que Deus continue crendo em ti...
Rafael V. 28/01/2023minha estante
Já leu outros livros dele?

Ross 26/01/2023

Que os demônios sejam curados pelo amor
Sierva Maria uma menina que sempre foi ignorada pelos pais, é acolhida pelos escravos e por conta de uma uma mordida de um cachorro teria contraído raiva. O fanatismo religioso que prometeu curar a raiva não estava preparada pra quem n se rende a realidade que lhe é imposta.
O demônio mais poderoso que eles lutaram contra foi o amor .

Marcelo 25/01/2023

Do Amor e Outros Demônios Nota: 9/10
Gabo é sempre um mergulho pela realidade fantástica. Em meio à paisagem caribenha, este romance, não tão badalado quanto ?Cem Anos de Solidão? ou ?O Amor nos Tempos do Cólera?, é uma leitura rápida e tão preciosa quanto os mais famosos de García Marques.

Ju` 23/01/2023

Clássico
Comecei a ler os livros do Gabriel com 100 anos, mas confesso que se pudesse voltar, teria começado por esse. O livro é curto, o ritmo dele se mantém e a história é ótima, com várias críticas e cutucadas a sociedade.

Lelê 23/01/2023

Do amor? Não sei. Mas dos demônios, com certeza...
Gabi mais uma vez impressiona com um escrita impecável, honesta, poética e envolvente. Com pitadas de um humor satírico, paródico e critico que encobrem uma triste e cruel história. Sierva Maria é uma garota ignorada pelos pais, incompreendida e subjugada por todos aqueles que poderiam a ajudar, que foi criada entre os escravos e adquiriu seus costumes, línguas e cultura, que mais tarde seriam confundidos com possessão demoníaca ou ataques de raiva (doença) após ter sido mordida por um cachorro. É como se ela fosse um brinquedo na mãos das pessoas, usada, explorada e colocada de lado, assim como a America Latina. Afinal Gabo não deixa de criar personagens e histórias que a representem. E nessa narrativa ele mostra uma america miscigenada de povos, crenças e culturas, mas ainda escravocrata e preconceituosa, demonizando as culturas locais e de origem africana ou exibindo e fetichizando seus corpos. Uma america dominada pela igreja católica, sua inquisição e seu clero frustado e por aristocratas decadentes com vidas de faz de conta. Todos os personagens aqui vivem e lutam com seus próprios demônios, exceto Sierva Maria, que é só uma vítima dos demônios dos outros e dos atribuídos a ela.

Geovana534 23/01/2023

Esse é o primeiro livro de Gabo que leio, e já estou apaixonada pela escrita, um enredo fluído, que remota há séculos e inspirado por lenda contada pela sua avó.
Já pretendo ler outras obras.