Do amor e outros demônios

Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Alê | @alexandrejjr 14/07/2020

Os demônios do desconhecido

Olha, que satisfação é ler Gabriel García Márquez. Este "Do amor e outros demônios" é o terceiro livro que termino do Nobel colombiano, o segundo em 2020, e mais uma vez fui surpreendido.

É difícil imaginar um escritor que tenha entendido tão bem como traduzir o espírito latino-americano. Neste livro, Gabo apresenta um sincretismo em vários níveis: cultural, religioso e social. O leitor se depara com uma realidade que, apesar de se passar no período colonial, produz ecos até hoje.

Gabo não deixa nada gratuito no livro, pois sabe que encontraremos em suas personagens exemplos daqueles que construíram a América, principalmente a latina. É também o primeiro livro em que percebo uma prevalência da ironia na narrativa, seja quando trata dos núcleos da Igreja, seja nas relações que perpassam a vida de Sierva María ou ainda nos descasos e peripécias do marquês e de sua esposa. Dentro do livro todos possuem seus próprios demônios e é através deles que Gabo apresenta um pedido ao leitor, com um detalhe que apenas latinos podem entender: lute você também contra os demônios, tanto os do passado quanto os do presente.

É um livro carregado de significados metafóricos, principalmente sobre a ignorância europeia perante o desconhecido de suas colônias. Por essa razão, permito-me acreditar que Sierva María, que acompanhamos da primeira à última página, é uma metáfora da América Latina: ela detém o melhor das culturas e, por não ser entendida, é hostilizada, foi “tomada pelo diabo”. Grande obra e merece nossa atenção.
isamendesrj 18/07/2020minha estante
Uma amiga me emprestou esse para ler depois que li o Cem anos... Bom saber que tb devo gostar.

Alê | @alexandrejjr 18/07/2020minha estante
Isa, é muito bom! O Gabo te coloca dentro da história logo nas primeiras páginas.

Roberta 20/05/2021minha estante
Darei

Alê | @alexandrejjr 20/05/2021minha estante
Espero que goste, Roberta. Gabo é um grande contador de histórias.

Kamyla.Maciel 20/05/2021minha estante
Já adicionei na lista!

Roberta 20/05/2021minha estante
Já li outros dele, como O amor nos tempos do cólera

Jessie Araújo 20/05/2021minha estante
Ansiosa para conhecer este. Amei as 3 obras que li dele até o momento, tem até favorito da vida.

Alê | @alexandrejjr 20/05/2021minha estante
Eu também já li três livros do Gabo, Jessie. Qual é o favorito da vida? Fiquei curioso...

Jessie Araújo 20/05/2021minha estante
Entre os favoritos da vida está o Crônica de uma morte anunciada, primeiro que li dele.

Fernanda Quinderé 20/05/2021minha estante
Parabéns por suas resenhas, são muito boas! Estão aumentando minha lista de desejos ??

Kelly Oliveira Barbosa 20/05/2021minha estante
Nunca li nada dele. Fiquei com vontade.

Alê | @alexandrejjr 20/05/2021minha estante
Eu que agradeço a dedicação de ler o texto até o fim, Fernanda, obrigado. ?

E Kelly, vale a pena. Mas indicaria começar o Gabo pelo livro "Crônica de uma morte anunciada". ?

Carolina.Gomes 21/05/2021minha estante
E tem gente q viu, nesse livro, apenas a romantização da pedofilia. ?

Alê | @alexandrejjr 22/05/2021minha estante
Pois é, Carolina. Eu entendo que muitas mulheres fiquem incomodadas com essa questão, mas é uma realidade atroz latente da América Latina, infelizmente. Gabo não escondia isso e fez desse tema um assunto recorrente na obra dele (o tema pedofilia vai aparecer, por exemplo, direta ou indiretamente, em "Cem anos de solidão" e "Memórias de minhas putas tristes"). Pode ser uma viagem só minha, mas neste livro em especial eu vi muito claramente como uma metáfora da América Latina, assim como Macondo também é.

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Do amor e outros demônios, de Gabriel García Márquez – Nota 10/10
Quando se fala em Gabriel García Márquez, os primeiros livros que nos vêm à cabeça são “Cem anos de solidão” e “O amor nos tempos do cólera”. É verdade, são duas obras incríveis e que merecem todo reconhecimento! No entanto, esse ano “descobri” as obras mais curtas de Gabo, mas que em nenhum aspecto deixam a desejar... Pelo contrário: “Do amor e outros demônios” foi uma leitura muito prazerosa, daquelas que eu não queria largar. Em menos de 200 páginas, e se valendo do seu característico realismo mágico, o autor consegue construir uma narrativa intensa e que deixa marcas. Uma escrita econômica, mas bastante rica e impactante.

Logo nas primeiras páginas, descobrimos que a inspiração para o livro veio de uma reportagem acerca do túmulo de uma jovem garota, que o autor cobriu em 1949, quando ainda era um jovem jornalista. A partir disso, Gabo retorna para a Colômbia colonial e escravocrata do fim do século XVIII para narrar a triste história de Sierva Maria, uma garota que desde o nascimento era indesejada pelos pais. Foi criada junto com os escravos e, com eles, aprendeu os costumes e cultura originários da África. Como dizia a própria mãe, “a única coisa que essa guria tem de branca é a cor”.

E a vida de Sierva Maria se transforma quando é mordida por um cão raivoso. Com a suspeita da raiva – posteriormente confundida com uma possessão demoníaca – a garota é submetida aos mais diversos tratamentos, até ser deixada em um Convento.

Eu gostei MUITO do livro porque, além de um enredo interessante, desperta reflexões sobre escravidão, relações familiares, papel da igreja e o poder dos sentimentos humanos, até porque, o amor é um demônio, como sugere o título?

Por fim, deixo aqui uma dica: esse livro pode ser uma boa forma de iniciar as obras do autor antes de se aventurar por seus romances mais conhecidos, porém mais densos.

“Tentou ensiná-la a ser branca de lei, a restaurar para ela seus sonhos fracassados de nobre nativo, de tirar-lhe o gosto pela iguana em escabeche e pelo ensopado de tatu. Tentou quase tudo, menos indagar de si mesmo se aquele era o modo certo de fazê-la feliz.”

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Klênyo 04/06/2020minha estante
Primeira obra de García que escolhi pra ler! Em andamento...

Renata CCS 05/03/2013

Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus. (página 120)
O AMOR E OUTROS DEMÔNIOS é o primeiro livro de Gabriel García Marques, que surgiu de uma reportagem de outubro de 1949, quando ele é enviado pelo seu jornal ao Convento de Santa Clara, onde antigos túmulos estavam a ser destruídos. De um deles saiu uma cabeleira cor de cobre de vinte e dois metros pertencente a uma jovem. Na lápide constava simplesmente o nome Sierva María de Todos los Àngeles, sem sobrenome nem pista de quem ela seria. O escritor lembrou de uma lenda que a avó lhe contava sobre uma marquesa de doze anos que foi mordida por um cão e que fazia milagres. E é a partir dessa lenda que sai este romance.

A história se passa em uma pequena cidade da América do Sul de colonização espanhola, época em que a Igreja Católica impunha suas crenças e tudo o que não estava de acordo com seus princípios era considerado bruxaria ou adoração ao demônio. É lá que encontramos Sierva María, filha única, resultado de um casamento de interesses, nascida de 7 meses e desenganada pela parteira, a garota que já teve um início de vida complicado foi rejeitada pela mãe, ignorada pelo pai e criada junto aos escravos. Um dia, aos 12 anos de idade, andando pela feira com uma das escravas de sua casa, Sierva María é mordida por um cão raivoso e é então que tem início sua trágica sina. Dias depois Sierva María começa a delirar, apresenta um comportamento estranho e conta mentiras compulsivas, então acredita-se que, por decorrência da mordida, ela tenha adquirido raiva. O médico recomenda que ela seja mandada para algum lugar isolado, já que a doença não tem cura. Desesperado, o pai começa a utilizar todo tipo de benzedura e ungüento para tentar salvar a filha, o que acaba piorando os delírios. Embora estivesse afastado da igreja há anos, ele procura o bispo em busca de ajuda, por não saber mais a quem recorrer. Para a igreja, o caso da menina só poderia ser obra do demônio. O bispo então é claro e irredutível em sua decisão: internar Sierva María no Convento de Santa Clara para iniciar o exorcismo.

O livro descreve muito bem o perfil de um país colonizado, com suas misturas de crenças africanas com o catolicismo. O autor é bastante crítico com a intolerância e preconceito da igreja católica, que condena tudo o que não consegue explicar. Tudo o que acontece de diferente no convento (até mesmo um eclipse) passa a ser culpa de Sierva María e do demônio que a possuiu. O fato da menina ter sido criada junto aos escravos e falar várias línguas africanas somente confirmava o diagnóstico da igreja de que ela estava possuída. Para o padre Cayetano, responsável pelo exorcismo da garota, tudo era questão de dar poder demais ao diabo. E ao duvidar da possessão e ter contato direto com Sierva María, o padre enfrenta algo muito mais difícil de lidar do que demônios: o amor.

O texto é carregado de sentimento e sensibilidade, um romance alucinado, com a mistura inusitada e muito bem balanceada de realismo fantástico, ingredientes ordinários e poesia, características sempre presente nas obras de García Marques. Para mim, ele é belo e triste, e ficou marcado como um livro que fala sobre o amor e a necessidade que todos temos dele. O livro é genial, mais que recomendado!
Regente Deo 11/03/2013minha estante
Poucos são os autores que possuem a capacidade para, através de fábulas como esta, alçar temas ricos para reflexão humana, sem cair no vulgar. A propósito, é uma bela resenha: simples e instigante.

Renata CCS 12/03/2013minha estante
Olá João, obrigada pelo comentário. Realmente GGM é um escritor único, de quem sou grande fã. Um abraço.

Nanci 26/10/2013minha estante
Renata:

Foi García Márquez que transformou minha visão pela literatura; por culpa dele me viciei em livros, na adolescência e não pretendo me curar.

Por outro lado, e em que pese meu enorme apreço por seus contos (os romances são igualmente inesquecíveis), não consegui resenhar seus livros.

Sua resenha é ótima. Parabéns.

Beijo, da Nanci.

Elwing 30/04/2014minha estante
Resenha perfeita, parabéns! =)

Gabriella.Cardoso 26/01/2017minha estante
Foi o primeiro livro do Gabo que caiu na minha mão e eu achei que todo esse intróito da reportagem e da lenda que a avó contou era uma invenção só para fisgar o leitor. E mesmo pensando assim, ele me fisgou direitinho.

Mais tarde também li "Amor nos tempos do cólera" e parece que é recorrente na obra dele essa relação entre amor e doença. Cólera... raiva... Ele era um gênio.

Marlon 18/02/2021minha estante
Acabei esse livro estarrecido. Definitivamente um aula de construção de personagens, simplesmente maravilhoso. Cheguei a me perguntar como o autor não foi tão perseguido quanto o Nabokov com lolita, por tratar de tema igualmente delicado. Acredito que o segredo esteja na prosa envolvente e encantadora do Gabriel que em dado momento nos faz torcer pelo improvável casal, trazendo a tona um debate ético interno e brincando com a questão moral. Um livro inesquecível tanto por seus personagens marcantes quanto pela ambientação e a abordagem a religião e de matriz africana. Super recomendo a leitura.

Rafa 02/06/2020

Crítica social e ao fanatismo religioso
O livro tem uma narrativa bem fluida e cheia de sagacidade que prende o leitor do início ao fim. Explorando o humor negro para descrever certas situações como forma de crítica social, criticando os padrões da época que refletem até hoje.

JorgeFerlimnet 20/01/2024

Ler Gabriel García Márquez é sempre uma alegria!
Do amor e outros demônios é um livro curto e, de certa forma, diferente dos clássicos Cem anos de solidão e O amor nos tempos do cólera. Ao mesmo tempo, tem a marca inequívoca do talento de Gabo.

O livro conta a história de Sierva María, uma menina filha de um marquês que desde sempre foi negligenciada pelo pai e pela mãe, estando relegada aos cuidados de escravos, que a ensinam toda a sua cultura e religiosidade que, à época (e ainda hoje, sejamos sinceros), era tida como coisas do diabo. Quando Sierva Maria é mordida por um cachorro com raiva e ela não pega a doença, acredita-se que o feito obra dos demônios que possuem a menina. Levada para morrer num convento, Sierva conhece um padre que precisa exorcisá-la.

Fico impressionado em como ele consegue nos trazer imagens muito claras de toda a história. Na minha mente as cenas (imagens) são tão bem construídas que são nítidas, como se fosse um filme e não um livro.

Quotes preferidos:
"- Na minha idade, e com tantos sangues cruzados já não sei mais com certeza de onde sou - Disse Delaura. - Nem quem sou.
- Ninguém sabe por estes reinos - disse Abrenuncio. - E creio que precisarão de séculos para saber.". (p. 148)

"- Nenhum louco é louco para quem aceita as razões dele". (p. 48)

Nathan.Bessa 19/01/2023

Uma viagem de mil camadas.
Gabriel é um mestre literário, a Colômbia deve se orgulhar de ser o seu berço. Escrevo essas palavras após terminar de ler seu primeiro livro e sentir a sensação de ter encontrado Shangri-la!
Mateuzinhz 19/01/2023minha estante
Oi pode curtir minhas últimas publicações pfvr

felipefrancica 02/07/2023

Leitura rápida e prazerosa
O realismo mágico de Gabriel García Marquez continua sendo explorado de maneira incrível nesse livro. Recomendo a leitura a todos aqueles que querem conhecer o autor além de suas principais obras.
Do amor e outros demônios é uma leitura rápida e prazerosa. Os temas da religião, colonização e principalmente o amor são magistralmente explorados.

Karina Paidosz 31/01/2023

Encerrando janeiro com chave de ouro
Gabo aparecerá mais por aqui no meu perfil.
Minha segunda leitura dele, que já me encantou na primeira.

Já percebi que gosto desse realismo mágico tão bem envolvido na trama.

"O amor é um sentimento contra a natureza, que condena dois desconhecidos a uma dependência mesquinha e malsã."

Layla.Ribeiro 05/06/2021

Desafio literário 2021- Publicado no ano em que nasci.
Nesse livro somos estamos ambientado na Colômbia no período colonial, com o Santo Ofício em atividade e várias outras situações muito parecidas com a do Brasil (a única diferença mesmo é a nacionalidade do colonizador), somos apresentados a uma menina filha de marqueses que são cristão velhos, essa então neglicenciada a infância toda por seus pais, foi criada com os escravos da fazenda, apreendendo suas línguas e costumes. Até que ela foi mordida por um cachorro raivoso e contraiu raiva , lembrando que naquela época não tinha os conhecimentos de hoje, foi confundida os sintomas de possessão e enclausurada em um Convento para ser exorcizada. Uma história que fala sobre fanatismo religioso, preconceito com costumes de origem africano , demônios pessoais e claro, o amor romântico. Gabo mais uma vez não nos decepciona com essa sátira maravilhosa.

Marcelodmr 11/04/2021

"Da falta de atenção e muitos abandonos" seria outro título
Logo na introdução do livro, assinada pelo próprio autor, narra a história dele enquanto repórter de um jornal que foi encarregado de averiguar sobre uma obra de um novo hotel a ser construído na cidade de Cartagena das Índias.

Acontecia no local o esvaziamento das criptas funerárias do antigo convento de Santa Clara. Ao quebrar uma das lápides, de nome Sierva Maria de Todos los Ángeles, encontraram um cabelo muito longo (tamanho aproximado de 22 metros) que ao ser puxado para fora mostrou-se estar preso ao crânio de uma criança.

Houve explicações que o cabelo crescia 1 centímetro por mês depois da morte, mas a avó de Gabriel havia contado a ele a lenda de uma menina de 12 anos que morreu de raiva por conta de mordida de um cachorro e que era venerada no Caribe por seus muitos milagres. Assim foi a origem deste livro escrito por ele.

No curso da história nota-se que Sierva foi uma criança rejeitada pelos pais e foi criada pelos escravos. Em um passeio pela cidade Sierva é mordida por um cachorro, sendo que nesta época havia uma crise sanitária por conta da doença da raiva. Seu pai, o marquês, chamou um médico, mas acabou se rendendo ao tratamento de um padre. O bispo o induz que a criança estava com um demônio no corpo.

Assim, Sierva é encaminhada a um convento onde é tratada com exorcismos, pois acreditava-se que havia um demônio nela.

Um dos pontos mais marcantes nesse livro é sobre a falta de cuidado da criança por seus pais. Não houve amor algum, pois se observa que os pais além de não nutrirem sentimento algum não sabem de nada sobre a menina.

Toda a criação dela é feita pelos escravos, ela tinha os costumes dos negros à época, sendo sua religião era o candomblé e não a católica. Isso causava um espanto muito grande a todos, pois não era aceito.

SPOILER A SEGUIR ????

Um ponto nesse livro de extremo incômodo é sobre a relação amorosa de Sierva, 12 anos, com o padre Cayetano Delaura, 36 anos. É preciso tirar de contexto para conseguir extrair os bons diálogos e situações vivenciada por eles. Pois é sim um caso de pedofilia mesmo tendo ocorrido à uma época tão remota.

No último parágrafo compreendi o nome do livro ?do amor e outros demônios?. Sierva é encontrada morta em sua cama como causa morte o amor em razão de não mais encontrar Delaura. Assim, de outros demônios que foram os tantos julgamentos e abandono que a criança sofreu durante sua vida inteira, bem como por ser tratada com exorcismos por acreditar habitar em seu corpo um demônio.

Juliana (Ju/Jubs) 01/05/2023

Minha primeira leitura do Gabo, não foi nada do que eu esperava. Tem uma situação no final, a meu ver, muito problemática.

Ao mesmo tempo, acredito que reforça a mensagem de que você pode achar que está supercerto e fazendo o melhor para o outro, mas só está prejudicando e piorando a situação, nesse sentido, o amor é o grande demônio.

Tem umas críticas muito boas e muito atuais sobre racismo e, principalmente, intolerância religiosa e fanatismo religioso. Gostei muito dessas partes.

Não é uma leitura encantadora, demorei para me habituar à linguagem e entrar na história, mas é uma leitura rápida e fluida.

Fernanda 31/03/2021

Me provocou um misto de sentimentos e sensações, a protagonista em seu ar de mistério não precisava de nada menos que amor e acolhimento! Livro crítico, triste e lindo.

Giovanna.Perin 09/07/2021

Acho que foi uma boa escolha para ser meu primeiro contato com Gabo. História bem envolvente e rápida de ler. Me lembrou um pouco a escrita crua de livros como o cortiço mas não sei se é algo pontual ou determinante nas obras do autor.

Marcianeysa 17/06/2022

Excelente
Uma história triste e ao mesmo tempo tão bonita. Cheia de contrapontosentre razão e emoção, sabedoria e ignorância. Ótima leitura.

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Do Amor e Outros Demônios é o primeiro livro de Gabriel Garcia Márquez, importantíssimo escritor latino americano, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, que leio. Sempre quis ler 100 Anos de Solidão, também dele, mas por um motivo o outro, nunca tive a oportunidade. Do Amor sempre esteve na minha estante, acho que veio na leva de livros que trouxe da casa da mama e eu tentei lê-lo um vez mas larguei logo no início. Eu sou muito de lua quando o assunto é livros. Dependendo do meu estado de espírito, o livro se torna desinteressente e eu acabo largando. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca, por isso sempre procuro retomar a leitura em uma outra ocasião pra ter certeza que o problema era comigo e não com livro. E foi o que aconteceu com Do Amor. Aproveitei o Desafio e me fiz um desafio. :)

Gabriel Garcia Márquez se inspirou para escrever o livro depois que, encarregado de uma reportagem em Bogotá para cobrir a remoção das criptas funerárias do convento de Santa Clara, encontra um caixão com a ossada e cabeleira ruiva de 22 metros de uma menina. Márquez lembra então de uma lenda que sua avó contava sobre a filha de um marquês, idolatrada no Caribe por ser considerada milagrosa e que havia sido mordida por um cachorro e morrido de raiva. Empolgado pelo fato de que talvez aquele túmulo fosse o de Sierva Maria, Márquez cria uma história para ela e escreve o livro.

Eu fiquei particularmente espantada e encantada com a riqueza dos personagens criados por Márquez. Não poderia citar um personagem dito normal no livro. São todos tão esdrúxulos, com hábitos esquisitos e personalidades ímpares que assusta mas ao mesmo tempo fascina. No entanto são todos tão marcantes que ficam impressos na mente. Definitivamente, não são personagens simples de esquecer.

O livro como um todo tem um “q” de loucura, de fantasia, de sobrenatural. A história de Sierva Maria é bela, maluca e triste. No fim, ao virar a última página do livro, é a tristeza que fica. Uma história que te prende, te cativa e te conquista como só livros bons conseguem fazer.

site: randomicidades.wordpress.com/