Do amor e outros demônios Gabriel García Márquez

Resenhas - Do Amor e Outros Demônios

Cinara... 31/07/2020

"...Disse que o amor era um sentimento contra a natureza, que condenava dois desconhecidos a uma dependência mesquinha e malsã, tanto mais efêmera quanto mais intensa."

Gabi 25/10/2020

A narrativa, em suma, é de uma peculiar garotinha que é mordida por um cachorro com a doença raiva; e então suscitam-se inúmeros atos consequentes disso.

A questão é: foi escrito por Gabriel Garcia Marquez, então a obra é abarrocada das mais circunspectas expressões e diálogos, além de uma narrativa bela, que nos enclausura e cativa.

Sensacional!

Ryanne 02/01/2022

Curioso
Quando comecei, achava que estava fora da minha zona de conforto. Com o passar das páginas, não entendia a que o livro se propunha; é uma forma de narrar que eu não estou habituada - até mesmo para contar a historia que estava sendo lida para outras pessoas. Da metade em diante, não conseguia soltar o livro.
Ele traz importantes reflexões sobre a família, criação de filhos, (in)tolerância religiosa, religião, o poder da igreja, escravidão, sobre fé, felicidade e amor.
Eu não indico a leitura no período noturno para quem se impressiona fácil, mas no período do manhã é excelente.
O livro me conquistou.

Foi a minha primeira obra lida do autor. Que venham mais.

Klênyo 02/07/2020

1º contato com Gabo
Demorei pra me conectar com a escrita, o estilo, o vocabulário. Lá pelas tantas a história me fisgou. É rica em elementos históricos e culturais. Retrata uma época da Colômbia colonial escravagista com a forte influência da igreja católica. Quero conhecer mais de García Marquez!

Romulo 22/04/2021

Excelente
Livro curto e denso, que traz diversos temas interessantes e uma bela história de amor!

Marina 05/11/2021

do amor e outros demônios ou dos demônios que são erroneamente classificados como amor?
a escrita desse livro é impecável e envolvente e todos os assuntos abordados nele são incomodativos e angustiantes: negligência parental, preconceito religioso, pedofilia (inclusive essa romantizada, isso me incomodou MUITO).
Linne3 30/11/2021minha estante
E talvez não fosse essa a questão? Incomodar!

Bárbara 13/07/2023

Gabriel Garcia Márquez
Nem sei o que dizer dessa leitura. Será que comecei mal com Gabo? Só sei que até o momento não quero ler outra obra dele. Não rolou pra mim.

Claudia Beulk - @velejandoporlivros 11/09/2020

Dos demônios do amor
"Às vezes atribuímos ao demônio certas coisas que não entendemos, sem cuidar que podem ser coisas que não entendemos de Deus..."

O livro "Do Amor e Outros Demônios" se passa em uma Colômbia colonial, mais especificamente na cidade caribenha Cartegena de Índias e narra a história de Sierva Maria de Todos los Ángeles, uma menina de 12 anos, filha do marquês de Casalduero e de sua esposa plebeia, Bernarda Cabrera, ambos demasiado negligentes com a filha. Perante o descaso dos pais, a marquesinha que é descrita como tendo um cabelo tão longo que arrastava como a cauda de um vestido de noiva, cresce apegada à cultura iorubá e aos escravos africanos que a criaram. Após ser mordida por um cachorro supostamente com raiva, a vida de Maria muda de rumo e após muitos procedimentos que mais a prejudicaram do que auxiliaram, ela é enviada para um convento para ser cuidada por membros da Igreja que acreditam que a menina está possuída por demônios e necessita exorcismo. O Padre Cayetano Delaura, incumbido de exorcizar a marquesinha sente pena da mesma por tudo que ela sofre no convento e se aproxima dela com vistas à ajudá-la, porém acaba sendo arrebatado por um forte amor.
Gabriel García Márquez nos prende ao longo das páginas com personagens tomados pelo obscurantismo, cheios de preconceito e medo, devido à época em que a narrativa se passa, quando algumas doenças que nos dias de hoje podem ser facilmente tratadas, eram uma sentença de morte. Hoje em dia as doenças que ainda vemos na sociedade são o preconceito e medo do desconhecido, fazendo com que a leitura traga algumas reflexões sobre os tempos em que a história se passa e os tempos em que estamos agora lendo essa história. Um livro curto mas de tamanha profundidade, como somente Gabo sabia narrar. Sobre o amor, pode levar qualquer indivíduo a cometer atos considerados absurdos em qualquer tempo, sendo algo que não entendemos, levantando a dúvida se é algo do demônio ou de Deus.

site: https://www.youtube.com/channel/UC4zNj2gPz0FWQxDxLai9dFA

Ameliane.Figueredo 21/01/2023

Livro bem interessante, muitas palavras diferentes e eu confesso que eu esperava um final diferente.

gabrielyc.amorim 01/01/2022

entendi nada e ta tudo bem
Sinceramente entendi nada, foi uma leitura meio perdida, achei que faltava algo a mais nos personagens mas é isso.

Beatriz 31/12/2020

O maior demônio é o amor
Esse livro começa em um ritmo lento e do meio pro final acelera. Entre asco e esperança, entre demônio e amor, muitas sensações sentidas, muita reflexão. Livro bom, mas não o melhor que li de Gabriel.

Guilherme Amin 01/05/2023

Um senão: a pedofilia
Personagens interessantes e cativantes jogados em situações tão insólitas quanto divertidas.

O que não gostei foi do desenvolvimento de uma trama que, em última análise, romantiza a pedofilia. Isso ocorre no último capítulo e aquelas passagens me causaram uma aversão que comprometeu uma leitura até então extremamente prazerosa e satisfatória.

Foi o segundo livro do autor que li, emendado após o delicioso "Crônica de uma morte anunciada".
Flávia Menezes 26/05/2023minha estante
Sua resenha foi muito importante, porque não imaginava algo assim. Eu acho as capas muito bonitas e queria ler esse. Mas agora já me sinto mais preparada, amigo, com uma informação como essa.

Juli 13/06/2020

Demônios e superstições
Mais uma obra prima de Gabo. A primeira coisa que me impressionou no livro foi a construção do cenário: a história se passa no período colonial e a descrição de todos os ambientes da história me fizeram até esquecer que Gabo não viveu aquele período.
A maestria dessa construção se transpõe aos personagens: todos possuem uma profundidade que os fazem peças complexas e necessários para a construção da história.
A história, em si, parte de um acontecimento quase que irrelevante: Sierva Maria, nossa protagonista, é mordida por um cachorro. Ela fica bem, a ferida cicatriza. Mas numa sociedade regida por superstições e crenças, o medo da raiva fala mais alto e Sierva Maria acaba vendo sua vida ser afetada (e, por que não, possuída?) pela luta contra demônios inexistentes.
Um livro com cenário colonial, mas necessário e atual. Nos faz questionar qual a influência que fanáticos (religiosos e políticos) têm na sociedade e, principalmente a influência que podem ter. Numa luta constante contra demônios irreais, não me parece que estejamos tão distantes da Colômbia colonial.

Adda Ravana 31/12/2020

Do amor e outros demônios
Primeira vez que tive contato com a escrita do autor. Um livro super interessante. O livro traz vários temas como, a religião. Ao narrar o ponto principal da história foi que, Sierva Maria, única filha rejeita pela mãe e também pelo pai acabando ser criada junto com os escravo e, com seus 12 anos de idade andando pela praça foi mordida por um cachorro raivoso tendo um fim trágico. Com isso o estado da pequena foi piorando e pai levou-a ao curandeiro, ao bispo e ao candomblé que no fim, sugeriu-se a levá-la ao convento e inferna-lá que acabou praticando o exorcismo.
Eliana158 31/12/2020minha estante
AMO esse livro!

.Sté. 09/12/2009

Do amor e outros demônios
"Ó doces prendas por mim mal achadas (...)
Quando paro a contemplar meu estado e ver os passos por onde me trouxeste
Eu acabarei, pois me entreguei sem arte a quem me saberá perder e acabar (...)
Enfim a vossas mãos hei chegado (...) onde sei que hei de morrer (...)
Para que só em mim seja provado o quanto corta uma espada num rendido".