A Oeste do Éden

A Oeste do Éden Harry Harrison

Resenhas - A Oeste do Éden

Ale 22/02/2011

Maravilhoso este livro.
Te remete a um passado nunca dito ou escrito, uma epoca morta para o começo da humanidade. Uma ficçao onde humanos na essencia e primordios da sua evoluçao, trilham um caminho dourado com flechas e pedras contra uma raça superior e tecnologica de anfibios, onde a engenharia genetica eh comum como fritar um ovo.
'Sempre quis saber o que era o gosto da carne liquefeita que as Ilan`es consumiam...'

Aproveitem o livro se puderem. Mais uma vez, naum troco ou vendo meus livros. Abraços

void_Indigo 19/05/2022

Um SENHOR e se...
E se os dinossauros não tivessem sido extintos há 65 milhões de anos?

A história é sobre o encontro entre os homens e os Yilanè, uma espécie de dinossauro sapiens. Dizer que o encontro não é amigável é pouco! Por algum motivo (e isso é uma falha que achei na história), ambas as raças se odeiam profunda e quase irracionalmente, mantando-se toda vez que se encontram.

Uma exceção é Kerrick, um jovem caçador que acaba sendo capturado e criado pela governante de uma nova cidade sendo estabelecida no novo continente pelos Yilanè (pelo que pude perceber, parecer ser o continente americano). Após alguns anos, Kerrick escapa e lidera os humanos contra os Yilanè, conseguindo várias vitórias, mas também sendo incansavelmente perseguido, até conseguir uma vitória final decisiva.

A história é excelente, com um senso de perigo e aventura constante. Os dinossauros utilizam tecnologia genética para adaptar o ambiente às suas necessidades e eliminar os obstáculos, entre eles, o homem. Os seres humanos parecem estar ainda na pré-historia, sobrevivendo como caçadores-coletores.

O autor não se preocupa muito com detalhes como: de onde vieram os humanos, como eles apareceram no continente, ou as localizações modernas onde a história acontece, mas dá para ignorar ou passar por cima, já que não influencia na história. O maior problema mesmo é o ódio entre as raças, que parecer ser profundamente entranhado, mas que é ignorado aqui e ali, coincidentemente, por alguns dos atores principais. :o)

Eu gostei muito e já estou procurando a continuação!!