Toda Nudez Será Castigada

Toda Nudez Será Castigada Nelson Rodrigues

Resenhas - Toda Nudez Será Castigada

Arsenio Meira 30/11/2013

"mas as pessoas na sala de jantar/ estão ocupadas em nascer... e morrer"

Como dramaturgo, além de ser responsável pelo marco inicial do teatro moderno com a peça Vestido de Noiva, Nelson ajudou a quebrar o tabu que envolvia a sexualidade, tornando o assunto mais presente na vida dos brasileiros. Sua grande obra dramatúrgica, em suma, realça o confronto entre os mundos do puritanismo religioso e das traições, do homossexualismo e do incesto. Com Toda Nudez Será Castigada não é diferente.

Encenada pela primeira vez em 1965 (importante atentar para a data: 1965), a peça conta a tragédia de Herculano e aborda os assuntos acima listados, e isso em período turbulento. Como se isto fosse pouco, Nelson agitava mais ainda os padrões vigentes. Era um furacão, não dispensava uma polêmica; algumas ele próprio criava diariamente, na colunas que assinava brilhantemente em jornais com Correio da Manhã e O Globo.

Mas voltemos ao enredo: após a morte da esposa, até então sua única mulher, Herculano mergulha num estado de depressão, e agarra-se à ideia do suicídio. Uma presa fácil para o seu irmão Patrício, que culpa Herculano pela sua ruina financeira. Prevendo que a castidade do irmão seria sua fraqueza, Patrício o estimula a conhecer Geni, uma prostituta a quem ele deve uma quantia. Assim, ele poderia se vingar de Herculano colocando-o entre o desejo sexual e a promessa que fez ao filho, Serginho, de que nunca mais teria outra mulher na vida e, ao mesmo tempo, garantir seu sustento pago pelo irmão.

O cardápio é variado (fato corriqueiro em se tratando de Nelson Rodrigues): diálogos obscenos travados por Herculano e Geni; um estupro sofrido na cadeia, traições em família e a revelação final de tons homossexuais. O efeito corrosivo da peça de Nelson Rodrigues mostra-se ainda mais virulento quando é apresentado o comportamento conservador e moralista de Serginho e das suas três tias. Os quatro nutrem um fanatismo que beira o doentio em relação à esposa falecida de Herculano, a ponto de Serginho visitar o túmulo da mãe e sonhar com a sua presença todos os dias.

São passagens tão estranhas que, perto delas, os hábitos extravagantes de Geni tornam-se aceitáveis e naturais como um água de coco. O toque de mestre de Nelson, porém, está no fato de não ceder, não restringir a crítica à religião, mas, sobretudo, mostrar que às vezes a religião é um eufemismo, um discurso, usado para suavizar a hipocrisia da sociedade de aparências.

O verso que usei como título para esta breve resenha, foi retirado de uma mítica Canção chamada Panis et Circencis, uma parceria de Caetano e Gil, eternizada na voz dos Mutantes, e décadas depois, revivida na forte interpretação de Marisa Monte. Não sei porque, mas toda vez que escuto essa música, lembro do universo que Nelson Rodrigues quis subverter. E conseguiu.
Paty 04/12/2013minha estante
Nunca li NR e talvez este seja um bom início.

Arsenio Meira 04/12/2013minha estante
Oi Paty, sem dúvida. No entanto, talvez o melhor começo sejam os seguintes livros: A biografia dele, magistral, por Ruy Castro, as memórias dele, publicadas e republicadas recentemente. O primeiro livro delas, que ele chamava de Confissões, é o famoso "A Menina Sem Estrela"; seguida do "O Reacionário"; "A cabra Vadia", e " O remador de ben -Hur". Há também os contos, espetaculares ,de "A VIDA COMO ELA É", e seus míticos romances "ASFALTO SELVAGEM" e "O CASAMENTO", que possui uma extensa e única galeria de personagens. Enfim, como fã dele, sou suspeito pra falar, mas acho que vc vai gostar demais. A obra teatral dispensa comentários, mas lembro que quando me enveredei pelo universo rodrigueano, segui primeiro a prosa. Um beijo pra vc.

Paty 04/12/2013minha estante
Dicas anotadas! Obrigada.

Fabio 15/01/2015minha estante
Tenho grande curiosidade pelos textos do Nelson Rodrigues e vou aproveitar o roteiro que você sugeriu á Paty e segui-lo.

Tenho apenas o livro de contos "A VIDA COMO ELA É", mas recentemente descobri que quando se tem interesse mais no autor do que em suas próprias obras, deve-se começar a jornada literária daquele autor por sua biografia, e parece que você valida essa ideia.

Lily 22/04/2020

Um viúvo recebe de presente um litro de destilado e uma foto de uma prostituta nua, no dia seguinte acorda de ressaca e amando a prostituta no bordel. Neste livro Nelson propõe que toda a nudez sem amor não é válida, inclusive andar de biquíni pelas praias. É nesta obra também que Nelson Rodrigues escreveu a célebre frase: há uma obscenidade no casto, o que explicaria o romance de um viúvo comedido com uma prostituta e uma série de relacionamentos sem explicação por aí . Bom livro.

Flávio 10/06/2020

Toda nudez será castigada?
Leitura fácil e rápida. Conteúdo hipócrita(quanto a personagens) e honesto(quanto a escrita).
Um verdadeiro simulacro de "famílias tradicionais" onde reinam aparências enquanto por dentro ora se destroem, ore consomem a falsidade como forma de salvação, ora os dois, cada vez mais.
"Há entre nós e a loucura um limite que é quase nada."

Willian Nicácio 23/04/2023

Toda nudez será castigada
Li esse livro de uma vez só, em poucas horas no meu trabalho.
Como um ator de teatro que não exerce mais a sua função, estou acostumado com roteiros e digo que esse é uma obra-prima.
Uma história rica, os personagens e os diálogos são muito realistas, com um toque de sarcasmo e ironia, claro.
Tenho certeza que você já viveu algo parecido, ou já viu ou conhece pessoas e histórias do tipo, você se identifica, é um soco no estômago isso aqui.
Herculano, um viúvo moralista, acaba se "apaixonando" por uma prostituta, Geni que acaba "correspondendo" de uma maneira meio amalucada, os dois se conhecem por meio de um plano de Patrício, irmão de Herculano, um encostado que pela influência das tias chatas o convence que o irmão precisa de ajuda, pois se afunda na tristeza e no luto, mas o sangue suga só se preocupa porque lembra que é sustentado pelo irmão, e se ele morrer acaba sua vida boa. E não podemos nos esquecer do filho de Herculano, Serginho, um rapaz de dezoito anos, criado pelas tias, parece mais uma criancinha mimada, os autos e baixos da vida do pai e de seu relacionamento conturbado com Gina se da por conta do filinho mimado.
Conflito de família, um homem que sustenta a todos em sua volta, pessoas usando de persuasão para se dar bem em cima de outras, um falso moralismo estampado em muitos personagens, dentre outros conflitos, parece que já vi isso é algum lugar. Ah, sim, no meu dia a dia, isso é realidade!

tray 10/07/2013

Paixonante
daqueles que lava a alma sexual.

DMorcillo 26/03/2022

Um clássico !!!
Um clássico Rodriguiano com todas as personagens típicas de suas peças.

Minha primeira experiência com o Autor e curti bastante os diálogos simples, diretos, sem pudor e a forma como relata tão bem a vida cotidiana.

Também nunca havia lido uma peça de teatro e adorei a experiência. Da para visualizar com perfeição a peça acontecendo com todas as descrições dos sentimentos e atos das personagens, troca de luzes e ambientes. Queria poder assistir ao espetáculo de verdade.

Leitura simples, direta, curta. Para ler em algumas horas.

Super recomendo.
??????

Vinicius.Borges 28/07/2018

Vale a pena ler!
Leitura rápida e fluida, essa peça traz em seu DNA o estilo característico de Nelson Rodrigues.

Nilton 22/01/2021

TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA
Um outro livro que estou lendo catapultou-me para a pec?a de teatro de Nelson Rodrigues. O autor, para mim, sinterizou em seus textos a alma da classe me?dia brasileira. Toda sua hipocrisia, trage?dia, seus devaneios e desejos mais escondidos. E? o?bvio que somar tudo isso em uma pec?a faz o texto caminhar por uma linha te?nue entre o estereo?tipo escrachado e o retrato real forc?ado. Creio que, apesar de todas as tintas fortes, o dramaturgo pernambucano de alma carioca leva sua obra sempre para o segundo aspecto.
(Conte?m spoilers!)
O texto trata da vinganc?a de Patri?cio que teria falido sem que seu irma?o Herculano, viu?vo e casto, o ajudasse. O protagonista de ?Toda Nudez...? vive com seu filho Serginho, que e? criado por tre?s tias solteironas que ainda da?o banho no rapaz de 18 anos. O rapaz e? ta?o pudico que, com a morte da ma?e, fez seu pai jurar que ele nem casaria nem sexo faria com outra mulher. Seu pai na?o teve outra opc?a?o a na?o ser cumprir a promessa de seu u?nico filho.
Patri?cio, no entanto, o apresenta a prostituta Geni que o seduz e se seduz por ele. E pelo seu filho. Seu filho, ao descobrir a traic?a?o, numa bebedeira, fica violento e vai parar numa cadeia onde e? estuprado por um ladra?o boliviano. Paro aqui! O desfecho e? surpreendente.
Nelson entrou para a histo?ria como um autor odiado pela esquerda e tambe?m pela direita. Este pole?mico livro eleva na literatura brasileira a redenc?a?o da homossexualidade, onde, na histo?ria e? a u?nica salvac?a?o possi?vel.
Assista o filme, a pec?a, mas antes, claro, leia o livro!
#TodaNudezSera?Castigada #NelsonRodrigues #Dramaturgia #Teatro #TeatroBrasileiro #LGBTQI #Trage?dia #DramaturgiaBrasielira
3º livro lido
22/01/2021

Mika 13/10/2022

Mais um de Nelson
Toda nudez é uma peça cheia de plots e personagens complexos, mesmo sendo uma peça majoritariamente burguesa ainda trás um pouco da marginalidade em cada ser

Todos não prestam, mas todos tem motivos para não prestar

Marcelo Purificação 12/04/2024

Breve Análise
A narrativa, desenvolvida a partir das perspectivas dos personagens, é poderosa e inesquecível. Com diálogos habilmente elaborados e eventos frequentemente não lineares, Nelson trouxe inovação ao panorama da dramaturgia contemporânea, estimulando reflexões sobre uma sociedade guiada por aparências.