A Dança do Universo

A Dança do Universo Marcelo Gleiser

Resenhas - A Dança do Universo

1 | 2 | 3 | 4

Joao.Ider 25/06/2019

Afinal, qual a 'origem' do Universo?
Essa pergunta, de tão famosa, é chamada no livro de A Pergunta e para tentar respondê-la o autor aborda os mitos cosmogônicos, ou mitos de criação, que são divididos em mitos com e sem criação:
--- Os mitos com criação possuem três tipos:
1. O Universo pode ser criado a partir da ação de um Ser Positivo (um deus, uma deusa, ou vários deuses);
2. Aparecer a partir do Vazio absoluto, o Ser Negativo ou o Não-Ser;
3. Surgir através da tensão entre Ordem e caos, ambos partes do Absoluto inicial.
--- Já os mitos sem criação possuem dois tipos e como não existe um momento definido de criação, as únicas possibilidades são:
1. Um Universo que existe e existirá para toda a eternidade;
2. Um Universo que é continuamente criado e destruído, em um ciclo que se repete para sempre.
Após apresentados, o livro trata do desenvolvimento da física desde os pré-socráticos até os debates contemporâneos envolvendo a teoria da relatividade e a física quântica (o que ocupa a maior parte do livro). .
Ao final os mitos cosmogônicos são revisitados, mas agora, em comparação com os modelos cosmológicos atuais para uma discussão sobre a validade de cada um deles.
É uma viagem fascinante pela história e evolução das ideias científicas

Kaique.Nunes 25/03/2019

A Dança do Universo é um livro escrito por Marcelo Gleiser, físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista brasileiro que ganhou o Prêmio Jabuti por este livro e também pelo O Fim da Terra e do Céu. Além de ser o primeiro latino-americano a ser contemplado com o Prêmio Templeton. Este prêmio é uma condecoração anual atribuída pela Fundação John Templeton, estabelecida desde 1972, onde é entregue a uma pessoa cuja na opinião dos juízes, “fez uma contribuição excepcional para a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja através de uma introspecção, descoberta ou trabalhos práticos”.

Nessa obra o autor traça ideias místicas, filosóficas e científicas sobre o cosmos ao longo dos últimos vinte e cinco séculos, desde os antigos mitos da criação de inúmeras culturas até as teorias contemporâneas sobre um universo em constante expansão, indo contra noção de que ciência e espiritualidade são irreconciliáveis. Explora as vidas e ideias dos maiores cientistas da história, incluindo Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, Einstein e Hawking. Ao explorar como os cientistas descobriram os segredos da gravidade, eletromagnetismo, matéria, tempo e espaço, Gleiser oferece uma nova perspectiva sobre o debate entre ciência e fé, existe uma diferenciação na linguagem, porém somente um propósito que une todo pensamento humano.

Quando se trata das teorias cosmológicas científicas, das concepções de universo como algo cíclico e eterno (Teoria Ecpirótica) ou com início do “nada” (Vácuo Quântico), todas essas encontram paralelo nos mitos antigos, seja na dança de criação e destruição de Shiva, seja na criação ex-nihilo (a partir do nada) do teísmo.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Antonio Cesar 24/01/2017

“... O mundo sensorial não é tão perfeito quanto o mundo das formas, mas é nesse mundo que são revelados os mecanismos operacionais da Mente Divina”. ...”

5º período a partir da posição 838 no formato MOBI

Uma fantástica viagem pelo pensamento humano na procura de explicações sobre a origem do mundo. Iniciando pelos mitos da criação e encerrado pelas teorias atuais entre elas a do big-bang, quase hegemônica no meio cientifico, o autor repassa pelos indivíduos, religiosos e ateus, suas motivações e contribuições que trouxeram a humanidade no nível de compreensão do universo atual e suas origens. Para quem se interessa pelo assunto, uma obra imperdível.

Rangel 02/10/2016

Ritmo e coordenação do Universo
A obra “A Dança do Universo” de Marcelo Gleiser é dividida em 5 partes: origens, despertar, era clássica, tempos modernos e mostrando o universo.
Em origens, aborda-se os mitos da criação e depois como os gregos concebiam a origem do universo, em busca do princípio de tudo (arque).
No despertar, aborda-se, historicamente, a era da dominação da Igreja Católica, a nova astronomia que surgiu como heresia e o triunfo da razão sobre a questão da ciência e da astronomia.
Na era clássica, o mundo é concebido como máquina complexa, em tempos modernos, trata do mundo veloz e muito pequeno.
Em modelando o universo, busca-se conceber novos universos e recuperar suas origens, como a questão do átomo primordial, questão da expansão do universo, o devir cósmico, a grande explosão, a cosmogonia revisitada (se existe começo do nada, ou do caos, ou a partir de algo, ou se o universo sempre existiu, logo, eterno, ou rítmico, cíclico).
Busca-se compreender, talvez, o incompreensível sobre a existência do universo, mas que sua concepção exige uma lógica de equações e dados experimentais, independente de crer em divindade, uma vez que há grandes questões sobre as origens do universo. Quanto mais se estuda sobre relatividade, mecânica quântica, do universo se aprende algo novo, o que o cosmo pode ser infinito na sua concepção criativa da natureza.
O livro é uma incrível viagem sobre as ideias da origem, funcionamento e finalidade do universo. Merece uma leitura atenta nas concepções apresentadas e mentalidade aberta para compreender a física quântica, que está em voga nos últimos estudos cósmicos. Vale a pena ler plenamente!

Darlley Brito 27/06/2016

A Dança, refletida em sua mente
Lendo a página 176, Marcelo Gleiser começa a examinar o conteúdo dos livros de Isaac Newton, só imaginando o conteúdo contido nestes livros fazia minha mente ficar pesada, remetia a tremenda sabedoria de Sir. Newton fazendo a leitura ficar incompreensível, como se uma memória involuntária me levasse a um estado de êxtase, me sentindo como se fosse eternamente leigo... mas somente esta parte(de 4 linhas), em geral, a leitura é totalmente acessível e agradavelmente rápida, de forma fluida e entendível.
Rubem.Santana 05/01/2018minha estante
undefined

isa.dantas 22/04/2016

Marcelo Gleiser faz um apanhado das descobertas e dos estudos da física ao longo da história, desde antes de Cristo, que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre as origens do Universo ou que pelo menos estão tentando nos ajudar a compreender!

danielatr 22/07/2015

Resumo da história da ciência
Ao começar a ler o livro achei que iria falar mais das teorias físicas relacionando a cosmologia do que só história. Mas ainda sim, é uma coletânea dos mais importantes pensadores/cientistas/físicos... que influenciaram a ciência.

Luciano Luíz 09/08/2014

MARCELO GLEISER é um dos grandes nomes da História do Brasil.
Físico respeitado, que sempre está em busca de respostas que permeiam a física.

Seu livro é um verdadeiro baú do tesouro.
Com linguagem acessível a todos os leitores e leitoras, Gleiser nos faz viajar de uma maneira que nenhum outro autor (e físico) jamais fez.

Teorias e muito mais a respeito de nosso fascinante universo, fazem este livro ser leitura obrigatória até para quem pouco ou nada conhece do assunto.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Ana 02/03/2013

Um papo com Marcelo Gleiser!
Leia artigo sobre o autor em nosso blog http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/

Obrigada!

Alisson Carvalho 23/12/2012

ensaio para a dança
A obra resume a história da ciência e durante todo o trajeto desenhado pelo autor sentimos a importância das reflexões dos gregos marcando as descobertas modernas e contemporâneas. O autor tenta desconstruir a imagem que associamos de "ciência dura e fria", então ele nos convida a conhecer os mistérios que inspira cada nova descoberta e alguns fragmentos da biografia de cada descobridor(cientistas clássicos). Acabamos nos aproximando da ciência e sentindo que a física clássica e moderna não nos é tão distante. Durante o ensaio dessa dança aprendemos que a ciência, antes de ter nascido com o propósito de desconstruir os argumentos religiosos e dogmáticos, surge como alternativa de conhecer o universo através das perguntas desenvolvidas pelo mistério por traz dos fenômenos.

Dani 05/06/2012

Simplesmente sensacional, principalmente para os amantes de Astronomia, como eu. Conta a história dessa ciência desde antes de Platão e Aristóteles até Einstein e demais gênios contemporâneos. Uma abordagem profunda e técnica das teorias sobre o Universo, desenvolvimento de instrumentos astronômicos e evolução das ideias sobre o mundo além-Terra, mostrando a abertura da mente humana às inúmeras descobertas do espaço.

lciuffo 11/04/2012

A história da física
O primeiro capítulo é um pouco chato, mas depois de superado o livro se mostra muito didático. O livro poderia ter facilmente o título alternativo de "A história da física".

1 | 2 | 3 | 4