A Dança do Universo

Resenhas - A Dança do Universo

1 | 2 | 3 | 4

Lúcia Ramos 07/09/2009

Física descomplicada
O físico Marcelo Gleiser escreve tudo de um jeito tão fácil que qualquer apaixonado ou curioso por astronomia acompanha e compreende este livro. Adorei. Sem dúvida recomendo aos interessados pelo assunto.

Guilherme 26/03/2020

Um livro incrível que discute acerca da origem do universo e como esta foi discutida ao longo da história. Me fez refletir sobre a ciência em si e seu papel na humanidade.

Felps / @felpssevero 21/01/2020

Os mistérios da Natureza e a infinita curiosidade humana
Para um leitor "de humanas" como eu, encarar um livro que trata de conceitos complexos da Matemática e da Física foi um desafio e tanto. O percurso, no entanto, é facilitado pelo ótimo trabalho de divulgador científico do físico Marcelo Gleiser, que enche os capítulos com exemplos, metáforas e comparações que ajudam a entender o básico sobre assuntos espinhosos como as Leis de Newton, a relatividade geral de Einstein ou a física quântica.
O livro traça uma linha do tempo da ciência ocidental, desde os gregos até poucas décadas atrás. Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, Einstein, Hubble e tantos outros ganham vida, e passamos a entender as motivações - tantas vezes religiosas - por trás de suas pesquisas e descobertas.
E é quando explora a relação entre ciência e religião que Marcelo Gleiser me tocou mais. O ser humano sempre foi motivado pelas grandes perguntas, principalmente pela Pergunta (em maiúsculo) sobre a origem do universo. As respostas podem ser procuradas através do sistema de conhecimentos da ciência ou do sistema de crenças da religião, e as duas buscas são válidas na tentativa de encontrar um sentido pra nossa existência. O que autor pontua é a importância da independência dos dois sistemas, pois de nada adianta tentar refutar fatos científicos com argumento religiosos ou usar a ciência para desmerecer crenças religiosas.
"A dança do universo" é um livro que faz com que nos apaixonemos tanto pelos mistérios da Natureza quanto pela curiosidade e coragem sem limites da nossa raça humana. Super recomendo.

@felpssevero

Joao.Ider 25/06/2019

Afinal, qual a 'origem' do Universo?
Essa pergunta, de tão famosa, é chamada no livro de A Pergunta e para tentar respondê-la o autor aborda os mitos cosmogônicos, ou mitos de criação, que são divididos em mitos com e sem criação:
--- Os mitos com criação possuem três tipos:
1. O Universo pode ser criado a partir da ação de um Ser Positivo (um deus, uma deusa, ou vários deuses);
2. Aparecer a partir do Vazio absoluto, o Ser Negativo ou o Não-Ser;
3. Surgir através da tensão entre Ordem e caos, ambos partes do Absoluto inicial.
--- Já os mitos sem criação possuem dois tipos e como não existe um momento definido de criação, as únicas possibilidades são:
1. Um Universo que existe e existirá para toda a eternidade;
2. Um Universo que é continuamente criado e destruído, em um ciclo que se repete para sempre.
Após apresentados, o livro trata do desenvolvimento da física desde os pré-socráticos até os debates contemporâneos envolvendo a teoria da relatividade e a física quântica (o que ocupa a maior parte do livro). .
Ao final os mitos cosmogônicos são revisitados, mas agora, em comparação com os modelos cosmológicos atuais para uma discussão sobre a validade de cada um deles.
É uma viagem fascinante pela história e evolução das ideias científicas

Kaique.Nunes 25/03/2019

A Dança do Universo é um livro escrito por Marcelo Gleiser, físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista brasileiro que ganhou o Prêmio Jabuti por este livro e também pelo O Fim da Terra e do Céu. Além de ser o primeiro latino-americano a ser contemplado com o Prêmio Templeton. Este prêmio é uma condecoração anual atribuída pela Fundação John Templeton, estabelecida desde 1972, onde é entregue a uma pessoa cuja na opinião dos juízes, “fez uma contribuição excepcional para a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja através de uma introspecção, descoberta ou trabalhos práticos”.

Nessa obra o autor traça ideias místicas, filosóficas e científicas sobre o cosmos ao longo dos últimos vinte e cinco séculos, desde os antigos mitos da criação de inúmeras culturas até as teorias contemporâneas sobre um universo em constante expansão, indo contra noção de que ciência e espiritualidade são irreconciliáveis. Explora as vidas e ideias dos maiores cientistas da história, incluindo Copérnico, Galileu, Kepler, Newton, Einstein e Hawking. Ao explorar como os cientistas descobriram os segredos da gravidade, eletromagnetismo, matéria, tempo e espaço, Gleiser oferece uma nova perspectiva sobre o debate entre ciência e fé, existe uma diferenciação na linguagem, porém somente um propósito que une todo pensamento humano.

Quando se trata das teorias cosmológicas científicas, das concepções de universo como algo cíclico e eterno (Teoria Ecpirótica) ou com início do “nada” (Vácuo Quântico), todas essas encontram paralelo nos mitos antigos, seja na dança de criação e destruição de Shiva, seja na criação ex-nihilo (a partir do nada) do teísmo.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Dani 05/06/2012

Simplesmente sensacional, principalmente para os amantes de Astronomia, como eu. Conta a história dessa ciência desde antes de Platão e Aristóteles até Einstein e demais gênios contemporâneos. Uma abordagem profunda e técnica das teorias sobre o Universo, desenvolvimento de instrumentos astronômicos e evolução das ideias sobre o mundo além-Terra, mostrando a abertura da mente humana às inúmeras descobertas do espaço.

Bruno 06/03/2012

A dança do universo
Marcelo Gleiser, físico brasileiro, vencedor de vários prêmios e não é a toa. Aconselho a todos!
Este livro nos trás desde os mitos da criação até além do big bang, contando como a ciência se desenvolveu, a física em seu nascimento.. a superação, as dificuldades, os becos de teorias sem saídas, a vida dos físicos, sua admiração por Einstein.

Enfim, saiba porque o universo dança =)

Alisson Carvalho 23/12/2012

ensaio para a dança
A obra resume a história da ciência e durante todo o trajeto desenhado pelo autor sentimos a importância das reflexões dos gregos marcando as descobertas modernas e contemporâneas. O autor tenta desconstruir a imagem que associamos de "ciência dura e fria", então ele nos convida a conhecer os mistérios que inspira cada nova descoberta e alguns fragmentos da biografia de cada descobridor(cientistas clássicos). Acabamos nos aproximando da ciência e sentindo que a física clássica e moderna não nos é tão distante. Durante o ensaio dessa dança aprendemos que a ciência, antes de ter nascido com o propósito de desconstruir os argumentos religiosos e dogmáticos, surge como alternativa de conhecer o universo através das perguntas desenvolvidas pelo mistério por traz dos fenômenos.

Antonio Cesar 24/01/2017

“... O mundo sensorial não é tão perfeito quanto o mundo das formas, mas é nesse mundo que são revelados os mecanismos operacionais da Mente Divina”. ...”

5º período a partir da posição 838 no formato MOBI

Uma fantástica viagem pelo pensamento humano na procura de explicações sobre a origem do mundo. Iniciando pelos mitos da criação e encerrado pelas teorias atuais entre elas a do big-bang, quase hegemônica no meio cientifico, o autor repassa pelos indivíduos, religiosos e ateus, suas motivações e contribuições que trouxeram a humanidade no nível de compreensão do universo atual e suas origens. Para quem se interessa pelo assunto, uma obra imperdível.

Darlley Brito 27/06/2016

A Dança, refletida em sua mente
Lendo a página 176, Marcelo Gleiser começa a examinar o conteúdo dos livros de Isaac Newton, só imaginando o conteúdo contido nestes livros fazia minha mente ficar pesada, remetia a tremenda sabedoria de Sir. Newton fazendo a leitura ficar incompreensível, como se uma memória involuntária me levasse a um estado de êxtase, me sentindo como se fosse eternamente leigo... mas somente esta parte(de 4 linhas), em geral, a leitura é totalmente acessível e agradavelmente rápida, de forma fluida e entendível.
Rubem.Santana 05/01/2018minha estante
undefined

isa.dantas 22/04/2016

Marcelo Gleiser faz um apanhado das descobertas e dos estudos da física ao longo da história, desde antes de Cristo, que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre as origens do Universo ou que pelo menos estão tentando nos ajudar a compreender!

Ana 02/03/2013

Um papo com Marcelo Gleiser!
Leia artigo sobre o autor em nosso blog http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/

Obrigada!

lciuffo 11/04/2012

A história da física
O primeiro capítulo é um pouco chato, mas depois de superado o livro se mostra muito didático. O livro poderia ter facilmente o título alternativo de "A história da física".

1 | 2 | 3 | 4