A Dança do Universo

A Dança do Universo Marcelo Gleiser

Resenhas - A Dança do Universo

1 | 2 | 3 | 4

Satiro 29/03/2024

O universo (espetacular) segundo a ciência
Mais um livro adicionado à minha breve (porém incessante) busca pela ciência do que somos e de onde viemos. Dessa vez lendo a obra de um conterrâneo que compartilha da mesma paixão, mas com um conhecimento muito além do que espero alcançar.
Na narrativa, somos conduzidos pela jornada de autoconhecimento que nós, seres humanos, percorremos ao longo de mais de 3 mil anos. Identificando nossa progressão através da mudança da visão mítica para a materialista quantitativa/qualitativa, ainda assim ambas possuindo suas semelhanças. Aqui percebemos nosso real valor na vastidão que é o universo e de maneira humilde buscamos compreendê-lo para um dia, quem sabe, pudermos responder de onde viemos.
Ao final, creio mais ainda na Natureza (esta sendo o todo e tudo) e de perante ela somos meses quarks! Recomendadíssimo o livro a quem procura tirar o vel dos olhos!

luana_lourenço 11/01/2024

Boa leitura para quem gosta de ciência, sobretudo na área da física e astronomia. o autor comenta desde os mitos sobre a criação do universo até as teorias mais modernas com explicação simples e linguagem fluída. no entanto, para leigos, pode ser que seja uma leitura um pouco demorada pela quantidade de informações e palavras mais técnicas, mas nada que atrapalhe num geral. recomendo para os curiosos como eu!

Procyon 05/11/2023

A dança do Universo ? comentário
A dança do Universo é o primeiro livro escrito pelo físico e professor Marcelo Gleiser. A vasta obra aborda, em linhas gerais, a história do pensamento cósmico/cosmológico da humanidade, desde os mitos de criação, das civilizações pré-científocas até as perguntas que a ciência atual faz sobre a origem do Universo. Através de um escrita simples e didática, Gleiser coloca o leitor a par das inovações científicas mais relevantes a respeito do cosmos, costurando os fatos históricos mais gerais por meio de aspectos biográficos mais intraespecíficos de grandes pensadores e inovadores da ciência e da filosofia, e também de muito contexto sociocultural de cada tempo, o que permitiu que as ideias se propagassem e se tornassem perenes ? desde o ?ovo cósmico? dos antigos até o ?átomo primordial? (Big Bang) de Georges Lemaître. É um livro fascinante na medida em que analisa a criação do mundo e do Universo e desconstrói alguns mitos perpetrados no senso comum a respeito da ciência e dos cientistas.

Lembrou-me de quando li um livro que mudou a minha vida (para melhor), ?O mundo assombrado pelos demônios?, de Carl Sagan, e do quão necessária se faz uma revisão desse livro.

Victorwyk 14/08/2023

Foi uma leitura feita a algum tempo, gostei bastante da leitura quando a fiz, a ideia de abranger história um pouco menos conhecidas foi bem interessante para mim, é uma boa leitura como introdução ao tema e a novas visões de criação do universo, porém não é tão abragente como o título leva a entender.

Rodrigo Igansi 02/08/2023

A Dança do Universo
"A Dança do Universo" é um livro escrito pelo físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser, publicado em 1997. Nesta obra, o autor explora a relação entre ciência e espiritualidade, questionando a nossa compreensão do universo e a busca do sentido da existência humana.

Gleiser explora diversos temas da física, astrofísica e cosmologia de forma acessível ao leitor leigo, apresentando conceitos como a Teoria da Relatividade de Einstein, a mecânica quântica e a evolução do universo desde o Big Bang. O autor também aborda questões filosóficas, culturais e históricas relacionadas ao desenvolvimento da ciência ao longo dos séculos.

Uma das principais mensagens do livro é que a ciência e a espiritualidade não são mutuamente exclusivas, mas, ao contrário, podem se complementar na busca pela compreensão do universo e do papel do ser humano nele. Gleiser argumenta que a ciência pode nos ajudar a desvendar os mistérios do cosmos, mas que ainda existem questões e experiências que escapam ao alcance da razão puramente científica.

Ao longo da obra, Marcelo Gleiser convida os leitores a explorarem as fronteiras do conhecimento científico e a refletirem sobre as conexões entre ciência, religião, filosofia e espiritualidade, levando-os a uma jornada de autodescoberta e questionamento sobre o significado da existência no vasto universo em que vivemos.

Zuarete 06/05/2023

...
Acredito que no final dessa leitura aprendi mais sobre física do que em um ano de ensino medio (não pelo fato do meu professor ser ruim, mas porque não tivemos aulas suficientes)

Júlia Aun 18/04/2023

Para os amantes do mistério da criação
Esse livro explora as diferentes teorias e conta um pouco do processo de desenvolvimento científico para encontrar explicações condizentes ao processo de formação do Universo e às leis da física existentes no espaço. Além disso, revela um pouco da vida pessoal dos mais famosos cientistas e suas motivações para realizarem respectivos estudos, o que pra mim, foi algo interessante e novo - é muito comum vermos o trabalho do outro e nem parar pra pensar um pouco sobre quem essa pessoa é/ foi e olhá-la como um ser humano comum como qualquer um de nós, especialmente se a pessoa trata-se de um ?gênio? -. Pelo caráter mais teórico do livro, me permiti ler bem devagar para absorver o que foi dito e li simultaneamente a outros para evitar também que ficasse maçante e fácil de abandonar. Recomendo fortemente para todos os que estão abertos à uma leitura mais técnica e de alto enriquecimento informativo.

Laurex 23/01/2023

Enriquecedor
Acho incrível termos um físico brasileiro tão brilhante, muito bonito e empolgante essa representatividade brasileira na história cosmologia. Os livros do Marcelo são extremamente ricos e enriquecedores, além de trazerem algumas reflexões filosóficas.
Acho que vale a pena ler, um livro muito tranquilo de ler e que agrega muito conhecimento .

Wyllian Torres 09/12/2022

O lado metafísico da cosmologia
A cosmologia, sem dúvidas, é um dos temas da física que mais me encanta. Não apenas porque nos coloca de frente para a vastidão do Universo, mas também porque, inevitavelmente, nos confronto com as perguntas mais fundamentais da nossa existência: de onde tudo veio? Para aonde tudo vai?

Marcelo Gleiser apresenta alguns mitos da criação, que ele defende como sendo parte do ?misticismo racional? da natureza humana, que, seja por mitos ou conceitos da física, tenta explicar parte dos mistérios do insondável.

O livro é uma ótima leitura para quem quer complementar seus estudos em introdução à astronomia ao mesmo tempo que nos convida a refletir sobre a complexa e misteriosa dança do universo.

Mauricio186 01/12/2022

Ótima Introdução
A obra não traz muita novidade para a maior parte da história da astronomia, mas valoriza o diálogo entre motivações religiosas e científicas de alguns períodos. Tem o mérito extra de apresentar os avanços mais recentes (até por volta dos anos 80) das teorias cosmológicas de uma forma razoavelmente compreensível para os leigos. De quebra, Gleiser ainda tempera seu relato com temperos com sua interessante história profissional. Ótima leitura para quem deseja se iniciar pelo fascinante universo da divulgação científica.

Lala 18/06/2022

Dançando com o universo
O livro começa com alguns exemplos sobre os mitos de criação, desde a ideia de um universo com ínicio e um universo infinito. Ao longo do livro o autor nos apresenta os primórdios da físico, construindo alguma base para já pro final do livro introduzir os assuntos que são mais "populares" como a relatividade de einstein e a mecânica quântica. Acredito que qualquer pessoa com genuíno interesse em aprender pode ler esse livro e aprender ainda mais com ele.

Laura 30/05/2022

Livro incrível, muito didático e completo. Abordou tantas teorias que me senti lendo um livro do Sagan.

b1ktwpas 15/04/2022

A dança do universo.
Demorei um pouco para dar uma chance ao Marcelo Gleiser e não sei exatamente o porquê. Bem, esperei de bobo, pois o cara escreve muito bem. Diria, após a leitura deste livro, que temos um cientista brasileiro à altura de Sagan na divulgação das ideias científicas e no compartilhamento de sua paixão pela ciência.

O livro "a dança do universo" é uma bela escolha para aqueles que desejam aprender um pouco ou conhecer melhor como se deu a evolução dos ideais da ciência (com foco nas ciências físicas) e como essas ideias científicas podem ter semelhanças ou parentescos com ideias religiosas. Como de alguma forma o desejo dos religiosos e dos cientistas por entender os mistérios do cosmos pode ser intrinsecamente o mesmo.

Para mim, como professor de física, foi uma leitura especial, a qual pretendo retomar de tempos em tempos para refrescar a memória com passagens marcantes que remetem a diferentes temas que trato em sala de aula, como a gravitação universal, a termodinâmica e até mesmo a atomística.

Craotchky 22/02/2022

Sobre o todo, o nada e o que talvez exista ali no meio
Um simples problema de relacionamento foi o estopim que levou Trin Tragula a criar uma máquina conhecida como o Vórtice da Perspectiva Total. O invento de Trin Tragula é uma máquina capaz de proporcionar a quem a utiliza uma visão/imagem/percepção "da totalidade do universo a partir do princípio de análise extrapolativa da matéria". Em resumo, o Vórtice da Perspectiva Total "mostra" a você, em um curto instante, a infinitude de tudo que existe, ao mesmo tempo que "mostra" você em relação a esse todo. Ao que eu saiba, apenas um ser resistiu à máquina, isto é, à consciência que ela lhe trouxe e as diversas implicações de se saber tão insignificante. Quase todos os outros tiveram seus cérebros liquefeitos.

A consciência, na verdade impossível, da dimensão total do universo parece ser algo capaz de causar um grande impacto. Algumas vezes, ao tentar (pois de fato é impossível para a limitada mente humana conceber a totalidade de tudo) imaginar de forma visual a impensável dimensão do universo,

[Minhas tentativas invariavelmente me levam a imaginar uma visão aérea se afastando progressivamente. Quanto mais afastada, menores as coisas ficam. Por fim, tento levar esse afastamento até o limite da minha imaginação. O famoso vídeo conhecido como "Pálido ponto azul", de Carl Sagan na série Cosmos, representa bem a ideia (link para vídeo mais abaixo). A diferença é que tento imaginar um afastamento muito mais extremo.]

consigo sentir uma sensação de difícil descrição: como que de pequenez, esvaziamento total, perda de sentido, solidão primal. Tenho certeza que determinadas percepções sensoriais e de consciência participam dessa "sensação". Outra certeza é que jamais vou conseguir ilustrar em linguagem isso que estou chamando de sensação de forma necessariamente imprecisa.

Conjuntamente, brotam reflexões acerca da razão de existir algo ao invés de nada,

(Se é que nada não é alguma coisa, afinal, se nada existe, então parece haver um nada. Eis uma problematização do conceito de nada. Se o nada pode ser entendido como um vazio absoluto, então há/existe pelo menos esse próprio vazio absoluto.
"[...] o Rei Vermelho pergunta a Alice: 'O que você está vendo?', e Alice responde: 'Nada'. O rei, impressionadíssimo, comenta: 'Mas que ótimos olhos você tem!'")

e qual a origem da primeira coisa. Claro que muitas outras reflexões vêm à tona, mas uma das mais importantes é a consciência da insignificância de qualquer pessoa, evento histórico, sociedade, religião, em face da dimensão espacial e temporal do todo. Praticamente tudo que você acha de suma importância aconteceu em um minúsculo pálido ponto azul na escuridão e no tempo.
Assista ao vídeo (menos de quatro minutos), ele fala por si:

Se fosse realmente possível ter a consciência exata da dimensão do todo e da pequenez de tudo o que conhecemos e chamamos de mundo, estou certo que ela abalaria profundamente qualquer pessoa. (Mantenha-se longe do Vórtice, portanto.)

Para não dizerem que não falei do livro... o excelente livro de Marcelo Gleiser me trouxe reflexões embaralhadas a respeito da vida, o universo e tudo mais. A obra se parece com um documentário no qual você acompanha a história da ciência, sobretudo no que se refere à astronomia e à física. Apenas no terço final o texto apresenta conteúdos mais técnicos e com isso impõe alguma dificuldade, ainda que não muito grande. A dança do universo é um baita passeio pela história científica e vale muito a pena empreendê-lo.

"E como sempre, quanto mais aprendemos, melhor dimensionamos nossa ignorância[...]"
Julia Mendes 24/02/2022minha estante
Coloquei na minha lista! ?

Craotchky 24/02/2022minha estante
Vale a pena. Boa leitura!

Nath 02/03/2022minha estante
Essa sua reflexão sobre o ?nada?, me lembrou uma citação da Clarice: "Pois embaixo do nada e do nada e do nada, estamos nós que, por algum motivo, não podemos perder." Excelente resenha, coração! ? Gostei da sua reflexão acerca da vastidão do universo e da pequenez do planeta Terra, da humanidade.

Craotchky 04/03/2022minha estante
Valeu!

MACARI0 20/02/2022

O Universo em nossas mãos
Você realmente quer saber um pouquinho mais sobre o universo e seu funcionamento, sobre suas leis e sobre os seus maiores "criadores"? Sim. O universo foi criado. Por mentes tão brilhantes quanto Einstein (que aqui nesse livro ganha muito protagonismo). Einstein, Heisenberg, Hoyle, Friedmann, Lemaitre, Galilei, Hubble, Brahe e Copérnico são alguns dos sobrenomes mais importantes da história da ciência que vai da física quântica á astronomia e cosmologia. Descobertas científicas que mudaram o rumo da ciência e da humanidade.

O livro muito bem narrado por Gleiser conta como a ciência evoluiu desde os primeiros homens racionais até os mais modernos cientistas atuais. Ele próprio um grande cientista e amante do conhecimento, Gleiser consegue sem complicar demais, com uma boa narração de fatos e acontecimentos, trazer um "pouco" da história do universo e seus enigmas. Muitas perguntas serão respondidas. Por exemplo: Como funciona um buraco negro? O que fez de Einstein um gênio? O que é o principio da incerteza de Heinseberg? Qual é a história do telescópio Hubble? Entre outras.

O começo pode ser um pouco maçante e enrolado. Isso porque ele começa realmente do começo da ciência. Gleiser precisa falar sobre porque devemos acreditar na ciência antes de tudo. Ele ainda traz um embate entre fé e razão. Um debate sobre ser ateu ou não. Fala de deuses e de religiões. Sobre os mitos de criações. Ou seja, ele parte do princípio do raciocínio de que para realmente entender o universo científico é preciso antes quebrar preconceitos e abrir a mente.

O livro tem várias figuras, diagramas e tabelas que ajudam na compreensão das explicações dadas durante a leitura. Tem também um excelente glossário no final que também ajuda bastante no entendimento de termos, teorias e palavras que são citadas no livro. Sugiro ler elas durante sua leitura e não só no final como eu fiz.

Conclusão: o melhor livro que compreende a ciência que já lí. Gleiser é muito mais do que só um grande cientista brasileiro. Ele é também um grande escritor e contador de histórias.

1 | 2 | 3 | 4