Hugo Chávez

Hugo Chávez Bart Jones

Resenhas - Hugo Chávez

Raffafust 24/03/2013

Sempre gostei de política, de entender a cabeça de grandes líderes, por mais que sempre tenha acompanhado matérias de jornal e revista sobre o presidente Venezuelano que morreu recentemente, tive aquela vontade imensa de saber mais sobre ele e o seu governo na Venezuela.
Li esse livro em e-book, e por mais que algumas partes tenham sido tão bem explicadas pelo autor , a impressão que tive quando terminei é que não sabia julgar se Chávez foi realmente o vilão que aqui no Brasil sempre escutamos falar ou se ele era um héroi como tantos Venezuelanos acham.
De família pobre e criado pela avó Rosa, Chávez nunca teve acesso a muitas coisas mas sempre se interessou muito por livros, devorava principalmente aqueles que falavam sobre líderes do mundo todo. Foi lendo muito que veio sua paixão por Símon Bolívar, que conforme o livro demonstra aos poucos se tornou uma obssessão de proporções assustadores quando este chegou no poder. Gostei do livro ter explicado muito da vida de Bolívar até porque sem isso jamais entenderia da onde Chávez se espelhou para ter algumas ideias. Bolivar que veio de família rica e fez de tudo para que seu país se libertasse da Espanha e ainda ajudou os países vizinhos, terminou como o livro conta abandonado, sem dinheiro e sem ninguém que se lembrasse de tudo que ele fez, parece que ele somente virou um mártir anos após sua morte.
Chávez fez com que esse nome também ficasse para eternidade do povo venezuelano, entrando para Academia Militar ele logo demonstrouseu poder de liderança e juntou muitos amigos a ficarem contra o governo.
Em alguns momentos vi um Chávez humano, quando por exemplo ele vai viver com os índios, salva uma deles e os defende com todas as armas que pode.
Do lado sentimental Chávez sempre foi mulherengo e seu casamento que lhe deu seus três filhos mais velhos terminou porque ela não se envolvia com a luta que ele travava contra o governo, o que fez com que ele se encatasse por uma mulher com seus ideais.
Mesmo preso, Chávez era o herói de muitos, principamente quando o governo de Pérez que fez com que o país inteiro virasse um caos.
Dos anos de poder - o livro foi escrito antes de Hugo Chávez falecer - ele deixou como herança uma luta com os EUA que acabou mal para Venezuela que teve que fechar seus postos no país quando Chávez chamou o então presidente Bush de demônio!
O país que sempre foi impulsionado pela maior quantidade de petróleo da América se viu em situação complicada mas Chávez nunca voltou atrás e ficou sendo herói dos menos favorecidos e um monstro para os que tinham mais condição.
Excelente livro para entender quem foi o líder, que louco ou não, transformou a Venezuela para sempre, uns dizem que para melhor, outroas dizem que para pior.