A Comédia dos Erros

A Comédia dos Erros por William Shakespeare
Tradução de Bárbara Heliodora
Editora @editora_saraiva.oficial
Título original: The Comédia of errors

Essa foi a última das quatro peças que comprei ao final do ano passado na Caverna do Saber, um sebo muito legal que tem aqui perto de casa.
É de fácil leitura, tanto que eu li juntamente com a @coke3cake843 durante uma tarde (cada um tinha seus personagens, como se fosse uma leitura para ensaio teatral mesmo).
A tradutora deixou a leitura ainda mais agradável ao tentar conservar as rimas e métricas, o que traz maior fluidez para a leitura, principalmente em voz alta, como fizemos.
Sobre a peça, foi uma das primeiras escritas pelo autor, senão a primeira. O humor baseia-se principalmente na confusão de personagens que são gêmeos. Shakespeare não traz a carga dramática e reflexiva que percebi em outras peças escritas por ele. Ao contrário.
Apesar de toda comédia ser o drama do palhaço, esta peça termina com um final feliz e uma reunião familiar!
Eu e Alice rimos bastante lendo esta peça. É boba, tipo, um humor burlesco, simples, mas que distrai. Além do que são uma peça em cinco atos e cada ato tem duas cenas, exceto o quarto ato que tem quatro cenas e o quinto ato tem uma só.
Gostosinho de ler. Real.

TalesVR 14/07/2019

A comédia dos erros ou o erro na comédia
Essa é supostamente a primeira peça escrita por Shakespeare, que estréia com uma comédia, e é preciso dizer que essa própria peça tem algo de essência do gênero comédia: o erro. A estória dos dois pares de gêmeos é permeada de erros, erros e erros. Erros que me deixaram até atordoado, aflito pelo que acontecia, e o que é a arte se ela não mexer com a gente, não é mesmo?

Um conjunto de trapalhadas que muito influenciou o Teatro, Cinema e TV; quem não lembra de um personagem ou grupo de personagens que se metem em lambanças, cometendo erros propositais? Até hoje isso acontece, de forma mais refinada talvez (ou não), mas esse efeito pelo inesperado ou até mesmo pelo esperado humorístico nos fascina. É a ironia que nos leva a falar algo que sabemos que está errado mas que provoca alguma sensação no público-alvo.

Enfim, peça leve, que é melhor apreciada em inglês pelos trocadilhos (algumas cenas são bem sonoras) e que para ser executada nos dias de hoje precisa de adaptações no roteiro, e que é claro, nos brinda com uma ''lição'': vamos errar, saibamos errar pra tudo ficar um pouco mais leve!

Tamires 31/12/2021

Essa leitura agradável e divertida pode parecer simples pro leitor do século XXI, mas há de se ter em conta o período em que a peça foi escrita, no século XVII.

cindybeverly.ro 05/08/2021

Confuso e divertido
Que leitura divertida!
É uma história interessante, e muito divertida, é como estar em um teatro, apreciando cada cena. A confusão entre os personagens torna a experiência empolgante do início ao fim.

Andressa Brandão 14/10/2020

Diálogos cansativos e história meio enrolada (o que, no caso, parece ser proposital).

Samylle 05/07/2021

Bom demais
Shakespeare é fenomenal, uma peça de quase 500 anos atrás continua sendo espetacular e muito engraçada.

Angelo.Miguel 08/02/2021

Adorei
Achei a peça muito engraçada! Se não me engano é a peça mais curta de Shakespeare, mas não deixa de ser boa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5