Henrique V

Henrique V William Shakespeare

Resenhas - Henrique V

Nernwie 18/01/2023

bolinhas de tênis
Mais uma leitura da henrieda... Não vou mentir, as peças históricas de shakespeare estão longe de serem minhas favoritas. Essa peça em questão foi mais legal do que as outras, mesmo com um triste fim...
Amei a cenas do tesouro, da troca de luvas e do encontro entre dois "pombinhos". Vou manter essa resenha curta e sem spoilers, minha intenção é só dar uma pequena luz para quem pensa em começar.

Sira Borges 11/11/2023

Henrique V
Mais um rei de Shakespeare lido... Essa peça mostra a evolução do príncipe Hall, de um jovem fanfarrão a um rei sagaz na arte da guerra, mas nem tanto na arte do amor...
Mas a pergunta que não quer calar é por que autor tem a mania de matar personagem bom????

Aline330 09/06/2023

O melhor da Henríada
"Quantas satisfações são proibidas aos reis para que os súditos se alegrem! Que têm os reis a mais de seus vassalos, além do rito, além das cerimônias exteriores? [...] Desta arte, afora as pompas, um lacaio que passe o dia inteiro no trabalho e as noites a dormir, só tem vantagens em relação a um rei [...]"

Dearibeiro 18/07/2023

Lido na escola
Fiz a leitura a muito tempo atrás. Lembro que peguei esse livro emprestado na biblioteca da escola.

Uma nostalgia rever essa capa.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/10/2023

Henrique V é uma das mais famosas peças históricas de William Shakespeare (1564-1616). Trata-se da representação daquele que é considerado um dos mais importantes monarcas ingleses, o rei-herói que governou de 1413 a 1422, pacificando internamente a Inglaterra e consolidando a autoridade da monarquia.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573841169

Bondgirl 007 26/07/2012

Um rei corajoso
Vejo Henrique V como um rei extremamente corajoso e decidido, desses q não se acomoda na Sala do Trono deixando q seus vassalos e soldados façam tudo por ele. Mto pelo contrário. Se sua história não é tão fascinante, ao menos é exemplo de coragem q deveria ser seguida por qquer pessoa q pretende ser (ou já é) um gde chefe de estado.

Bárbara 19/07/2018

Última peça da segunda tetralogia de peças históricas do Shakespeare; esta, formada por Ricardo II, Henrique IV (parte 1), Henrique IV (parte 2) e Henrique V.

Henrique V, nas peças anteriores conhecido como Príncipe Hal, sobe ao trono após a morte de Henrique IV e é desacreditado pelos franceses como um sucessor à altura de seu pai (eles fazem uma brincadeirinha infame mandando um presente para o novo rei) e temos aí o início de mais uma batalha da Inglaterra contra a França.

Mari 09/07/2022

Os muitos monólogos de Henrique tornam a leitura cansativa.

Já o Pistola assume a parte cômica no lugar de Falstaff, mas o foco da peça é a parte da guerra entre a França e a Inglaterra.

Ester.Campista 16/12/2022

Um clássico histórico. Não conhecia a história de Henrique V? fatos interessantes entre Inglaterra??????? e a França ??

Danny 20/09/2012

Maçante
Nem há muito o que dizer, trata-se de reinado e guerra.
Claro que tem alguns pontos altos, mas pra mim, que DETESTO histórias de guerra, achei bem cansativo!
Rodrigo 09/06/2019minha estante
Se detesta o gênero pq leu?

Duda 18/01/2024

Hoje é dia de São Crispim
" Não desejes, peço-te, nenhum homem a mais dos que os que temos."

" Quanto menos formos, maior será nosso quinhão de glória "

"Mas se é pecado ambicionar a glória, sou o maior pecador que está com vida"

"Passou depressa a estrela da Inglaterra, mas não se apagará nunca o seu brilho"

A cena em que Henrique recompensa o soldado por manter as palavras com as luvas e não se acovardar bajulando o rei, a princesa Catarina tentando aprender inglês, o discurso de Henrique, o cortejo de Henrique e Catarina, foram cenas sensacionais.

Henrique V, um rei de talento, corajoso, guerreiro e que cumpria sua palavra. Uma das minhas peças preferidas.