Roberto Carlos em Detalhes

Roberto Carlos em Detalhes Paulo César Araújo

Resenhas - Roberto Carlos Em Detalhes

Vinícius 08/05/2021

Mais do que uma biografia: uma ANÁLISE da obra de Roberto!
Aproveitando os festejos e as efemérides dos 80 anos de Roberto Carlos, resolvi encarar um livro que há séculos estava adiando a leitura para me preparar para os livros que estão saindo sobre El Rey!
Levei 14 anos para abrir ?Roberto Carlos em Detalhes?, de Paulo César de Araújo. Não pelo autor, que é extraordinário: Paulo César escreveu ?Eu não sou cachorro não!?, livro que examina a música brega produzida no Brasil durante os anos de chumbo e que foi fundamental para a minha formação como pesquisador. Pressentindo que Roberto se travestiria de um Nero prestes a queimar livros em praça pública, @niltonserra e eu decidimos comprar ?Roberto Carlos em Detalhes? em janeiro de 2007 para que pudéssemos ter um exemplar em casa.
Não adiantou: o livro foi retirado das livrarias meses depois, para minha plena decepção. Fiquei de mal com Roberto e com o livro. Roberto Carlos, artista extraordinário e de um alcance popular gigantesco, achava que a ?biografia? invadia a privacidade do artista, que sempre teve uma vida pública, escancarada nos meios de comunicação por décadas. Um contrassenso absurdo em pleno início do século XXI em um país que já estava redemocratizado.
?Roberto Carlos em Detalhes? vai muito além de uma biografia: é um estudo sobre a trajetória e a obra de um dos maiores artistas da música brasileira. Paulo César de Araújo declarou todo o seu amor por Roberto Carlos em mais de 500 páginas por meio de uma pesquisa séria, riquíssima em imagens e depoimentos.
É uma pena que El Rey não entendeu a importância deste livro e o censurou de maneira implacável! Por isso, gostaria de oferecer um simples conselho à Vossa Majestade: ?O LIVRO TE LIVRA, BICHO!? Deixe que as pessoas conheçam o tamanho da sua obra!
#RobertoCarlos #RobertoCarlosEmDetalhes #PauloCesarDeAraujo
PAULINHO VELOSO 18/05/2021minha estante
Eu também tô aproveitando o ano ! Excelente livro!

Luis 22/03/2010

A maior homenagem que Roberto Carlos já recebeu, pena que ele não entendeu.
Em 1973, Paulo César Araújo era um garoto pobre de Vitória da Conquista, na Bahia. No dia 31 de agosto daquele ano, Roberto Carlos, depois de muitos adiamentos , finalmente faria um show naquela cidade. O espetáculo estava marcado para o Estádio Municipal, localizado distante do centro da cidadezinha. Um mês antes, ao ser anunciado o show, a comoçâo já tomava conta dos habitantes, em sua grande maioria súditos do Rei.Paulo César começou a se mobilizar para tentar um ingresso : pediu a amigos e conhecidos, tentou de todas as formas, mas nada conseguiu. Comprar estava fora de cogitação. Sua família era por demais humilde para aquela despesa.
No dia marcado, um domingo, Paulo vestiu a sua única roupa de passeio, lavada e passada com capricho pela mãe, e foi para a porta do estádio tentar um último milagre. Já no ônibus, foi com um grupo animado de fãs que lotava o coletivo e cantarolava a plenos pulmões os sucessos do artista. Chegando lá, ele ficou vagando pela porta do estádio percorrendo a fila em busca de um alma caridosa que lhe cedesse um ingresso. Encontrou muita gente, mas a esperança foi em vão : todas as entradas já estavam esgotadas.
Aos poucos, a multidão foi entrando e só os vendedores, seguranças e mais um pequeno grupo de garotos de rua, todos negros e com vestes puídas, estavam do lado de fora. Pouco antes do horário marcado, Paulo vê em um portão lateral um carro de luxo parando. O vidro de trás foi abaixado e o grupo de garotos entrou em algazarra : Roberto os cumprimentava, distribuindo adeuzinhos e sorrisos. Logo que o portão abriu , o carro entrou, ainda sob a euforia dos meninos. Quase em seguida, um funcionário abre uma pequena porta de serviço e faz sinal para os garotos : " Ei vocês, entrem aqui !!" Eles saem correndo e, um a um, vão para dentro do estádio. Ninguém ficaria de fora daquela festa, ou melhor, quase ninguém : Na vez de Paulo César, de banho tomado e vestido com a única "roupa de missa" que possuía, o funcionário diz : "Você não, você pode pagar !!" E o autor ficou de fora do show do Rei em Vitória da Conquista.
Muitos anos depois, já trabalhando na biografia, Paulo César, que até então havia tentado entrar em contato com Roberto sem sucesso, é convidado por um amigo, jornalista do JB, a acompanhá-lo até a casa do cantor, na Urca, para uma entrevista. Quase no fim, o repórter comenta com o cantor : "Roberto, o meu amigo Paulo César tem uma história interessante com você." Paulo conta a história. No final, Roberto comenta : "Bicho, que história bonita, bonita e triste." Ao sair do apartamento, no Hall dos elevadores, Paulo é abordado pela assessora de Roberto. Ela tem um envelope que passa à suas mãos, dizendo : "Agora você nunca mais vai ficar de fora de um show de Roberto Carlos". Eram dois ingressos para a temporada do Rei no Canecão.
Essa história abre o livro "Roberto Carlos em detalhes". Tenho quase certeza de que Roberto nem abriu o livro. Se tivesse ao menos lido esse trecho, jamais teria proibido a homenagem mais bonita já prestada a um artista no Brasil.
Ave, Paulo César Araújo !!!

Rael 29/04/2021

Uma grande homenagem ao rei!
Não me considero um grande fã de Roberto Carlos, mas posso afirmar que sou admirador incondicional das carreira do rei. Este livro é uma grande homenagem a vida e a carreira desde artista que desde a década de 1960 vem embalando os amores de inúmeras pessoas não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Foi uma pena o protagonista desta obra não ter valorizado o escritor que teve tanto esmero e trabalho. Mas fica aqui meu parabéns ao autor desta biografia não autorizada.

Wolsey 24/05/2021

Roberto Carlos não leu...
Com certeza o livro é uma homenagem ao cantor de um fã fervoroso.
Penso que RC não leu. E se leu, não consegui entender, mergulhado em suas manias, esquisitices e TOC.
Se alguém espera narrativas de episódios sórdidos do cantor, nem comece a leitura. Apesar do peso dos vários acontecimentos tristes na vida de RC, a narrativa brilhante da trajetória musical supera isso tudo.
É incrível como o autor possa ter contado com tanta precisão e fidedignidade, não só a trajetória do cantor como dos movimentos musicais desde a década de 50. Isso sem ter jamais conseguido uma entrevista direta com o cantor. No máximo participado de entrevista concedida a outro colega jornalista.
O trabalho do escritor é impressionante e a fluidez do texto é notória. Certamente uma das melhores biografias que tive oportunidade de ler.
Em resumo, eu, que dentro do meu preconceito musical jamais tolerei o cantor, passei a admirar e a dar o devido valor ao trabalho e à sua contribuição à musica mundial (porque RC não se limita ao cenário musical brasileiro).
Se tiverem oportunidade, leiam. Principalmente quem gosta de biografias.
Por ter sido retirado das livrarias por decisão judicial, os exemplares custam muito caro, mas ainda vale à pena.
Recomendo.

Natacha 29/11/2009

Muito Bom
Este livro ensina muito, e não estou falando que ele ensina só sobre a vida do Roberto Carlos,ensina também sobre como era a cultura na época,a histórias do mundo musical,um pouco da historia de outros cantores e etc...
Pena que ñ terminei de ler o livro(li ate o Capitulo 11)ele é enorme. mas vou voltar a ler sim.

Henrique Fernandes 09/03/2021

Perfeito
Sinceramente, é uma pena que o Roberto Carlos proibiu a venda desse livro, o nível de detalhamento, a forma como o escritor coloca o leitor dentro da vida do Cantor...é visível o trabalho que foi para a coleta de dados, entrevistas, etc. Foi o primeiro livro do gênero que eu li, estou completamente hipnotizado kkkkkk vou cair de vez nessa categoria esse ano.

Vânio 12/12/2009

A Homenagem e o Homenagiado

(Escrito a 29/06/2006)

Finalmemente, acabo de ler as 504 páginas do livro mais comentado e polêmico do ano, "Roberto Carlos Em Detalhes", do historiador e jornalista Paulo Cesar de Araújo. O livro em questão, lançado no dia 1° de dezembro de 2006, persegue o desafio, como propõe o autor, de "contar a trajetória artística de Roberto Carlos desde o início, canção por canção, detalhe por detalhe".

O autor, fã de carteirinha do rei desde criança, fez um trabalho de pesquisa exaustivo durante 15 anos, e quase 200 entrevistas exclusivas para nos brindar com a biografia do cantor mais popular do Brasil na atualidade.

Mas Roberto Carlos, o grande homenagiado, se sentiu ofendido. Dia 11/12/2006, em sua tradicional entrevista de fim de ano, ele se queixou do jornalista-autor, mas admitiu que ainda não tinha lido o livro.

No fim de fevereiro de 2007, sob a alegação de invasão de privacidade, "os advogados do rei haviam conseguido uma liminar suspendendo provisoriamente a comercialização da biografia, nunha ação cível cujo descumprimento obrigaria [a editora] Planeta a pagar uma multa diária de R$ 50 mil. A editora acatou a liminar, mas, como as livrarias continuavam a vender o livro, Roberto Carlos resolver entrar com uma ação criminal" (Folha de S. Paulo - 28/04/2007).

Na tarde do dia 27/04/2007, após cinco horas de audiência na 20ª Vara Criminal da Barra Funda, São Paulo, "os advogados do cantor Roberto Carlos e da editora Planeta fizeram um acordo que prevê a interrupção da produção e comercialização da biografia não-autorizada 'Roberto Carlos Em Detalhes'" (idem).

Os 10.700 exemplares que a editora tinha em estoque estão agora em poder ro rei, que ainda não decidiu o que deverá fazer com eles: talvez recicle ou os guarde (para quê, eu não consegui entender). A editora teria um prazo de 60 dias para retirar das livrarias o tão famigerado livro.

Pois é. Acabo de lê-lo. Antes mesmo que retirassem das prateleiras, corri a um hipaer-mercado aqui de Aracaju e comprei o meu. Não que eu seja fã do cantor, nem tão pouco porque goste de "fofocas", de saber da vida alheia... nada disso. Comprei-o para meu amigo Ademir Henrique, que mora em Lagarto e, como eu, está sempre antenado no que acontesse no meio cultural. Li algumas páginas e me interessei por seu conteúdo, e resolvi comprar o meu também.

Interessei-me porque o livro mostra a trajetória da Música Popular Brasileira, desde seus primórdios passando pela Bossa Nova de João Gilberto, o Tropicalismo de Caetano Veloso, o Rock dos anos 60/70 com a turma do iê-iê-iê, a passeata contra a guitarra eletrônica, os Grandes Festivais, etc. Histórias que não vivi, não participei, mas que me emocionam!

"Roberto Carlos Em Detalhes", portanto, está proibido para comercialização, mas no universo da internet, onde tudo é permitido, principalmente o que é proibido, a biografia censurada pelo rei pode ser encontrada por valores que chegam a variar de R$ 10,00 (o e-book) a R$ 300,00 (livro original), preços que podem mudar muito com a procura e a demanda.

UM ALERTA IMPORTANTE!
Há cópias falsas circulando pela net. Ao receber qualquer arquivo executável, aqueles que pedem para você salvar o programa no seu micro, não aceite em hipótese alguma! Pode ser um cavalo-de-tróia, ou trojan, um daqueles programinhas que rouba sua senha ou os dados de seu cartão de crédito assim que você fizer qualquer transação na web.

O melhor mesmo é procurar os blogs, que disponibilizam todo o conteúdo do livro na rede, gratuitamente.

E boa leitura!

Garanto que, se você é apaixonado por música, principalmente a História da Música Popular Brasileira, não vai se arrepender com a leitura da biografia censurada "Roberto Carlos Em Detalhes".

VOCÊ JÁ LEU O LIVRO "Roberto Carlos Em Detalhes"?

Participe da enquete. Clique no link abaixo e vote. Deixe sua opinião. Critique, comente, elogie... A PALAVRA É SUA!

Cissa 07/05/2010

Uma biografia bem pesquisada e bem redigida sobre a vida de Roberto Carlos. Não entendi os motivos pelos quais ele não aceitou e ainda conseguiu suspender, através da justiça, a venda do livro. No meu entender ele deveria sentir-se homenageado e não ofendido. Ainda bem que o comprei antes da proibição e o guardo como uma jóia. Afinal ele faz parte da minha vida com suas lindas canções.

Fernanda 28/10/2010

O livro é ótimo! É uma pena que o homenageado não tenha entendido assim :( É um livro escrito por um fã para fãs. Não desabona o cantor em nada, muito pelo contrário. Muito bem escrito.

Jefferson Fernando 15/05/2011

Excelente!
Infelizmente eu o li de uma forma pouco convencional: por e-book. Mas realmente valeu todo o tempo que eu tive para o ler integralmente.
O livro não conta só a história de um cantor, que se tratando da magnitude de Roberto Carlos para a Música Brasileira ainda sim seria interessante; na verdade, o livro põe todo o panorama músical que o Brasil vivia na época de Roberto Carlos, dos conflitos entre os de "música popular" e "os intelectuais".
Aqueles que colocam um pé para trás antes de ler a biografia de uma celebridade, pensando que o autor irá divinizar ou escrachá-la, podem ter a certeza que este livro proporcionará não apenas conhecimento sobre essa celebridade tão importante da nossa música, mas um panorama cultural de nossa nação no perído da Jovem Guarda.
É triste que o livro, de maneira tão ridícula, tenho saído de circulação. Mas algum dia será feito jus a ele.
Pelo preço do impresso hoje, vale a pena cada centavo.

Diogo 03/02/2012

Homenagem
Eu gostei muito do livro. Não é uma pérola literária mas muito bacana de ler, principalmente para quem é fã como eu. Entendi como uma grande homenagem ao RC e a proibição por parte dele é um dos pontos baixos da sua carreira. Não troco, não vendo, não dou! Mas aconselho a quem não leu correr atrás e ler.

Manfredo 14/08/2012

Excelente.

Rapudo 24/02/2016

você mulher, que tal uma visita ao oncologista?
terminei de ler no lugar onde mais me dediquei a ele: no esquimó, almoçando.
lido inteiramente no celular, em paralelo com outras leituras até sua metade, dei um gás no meio pra acabar logo porque não curti nem biógrafo nem biografado.
apesar das referências positivas ao autor, entendi porque o autor do livro sobre o brega quis escrever sobre o RC. mas não curti seus argumentos, e acho-o mais ofensivo quando tentar exaltar o RC do que quando narra seus deméritos, sua humanidade.
a bola que tenta encher da jovem guarda, o papel inovador na música brasileira que tentar atribuir ao RC, a forçação de barra para caracterizar determinadas canções e atitudes como políticas, as infames comparações aos beatles, a john lennon, esse Paulo Cesar de Araújo pira na batatinha, pega todos os dados (é, o cara tem conhecimento das coisas) e lhes dá interpretações no mínimo fantasiosas. Mas é a versão dele, talvez até tentando dourar a pílula para ver se amansa a fera.
Até perdi a vontade de ler o "eu não sou cachorro não"... quem sabe se um dia eu pegar confiança neste cara, pego pra ler "o rei e o réu", livro em que narra os acontecimentos do processo de proibição desta biografia.
já o biografado, merece bem menos consideração.
eu nunca gostei de jovem guarda, sempre achei esquisito gente séria do rock que sequer considera o RC como referência.
busquei este livro, além da curiosidade de ler o que poderia conter uma obra censurada, para tentar, me familiarizando com o biografado, me abrir para seu trabalho.
posso dizer hoje que considero ainda menos o RC do que antes de ler este livro.
musicalmente, faz boas melodias aqui e ali e ponto.
musical, profissional e pessoalmente, um oportunista vaselina.
não à toa tem uma relação tão duradoura com a rede globo.
não se compromete com porra nenhuma que não seja o seu lucro. tem talento, é inegável, mas foi, no início da carreira, sem sombra de dúvidas, um cara que estava no lugar certo na hora certa. seja na CBS, na Record, na ditadura militar, enfim, teve oportunidades, soube aproveitá-las e - principalmente - navegou com as instituições de forma a não gerar quaiquer conflitos.
pra mim, tem pacto com o capiroto.
não é de se estranhar que tenha atacado o autor, pois é o que faz, movimentando a máquina contra qualquer voz que ouse querer entender, explicar ou mesmo revelar sua biografia.
ele pretender ter o controle total sobre o que se fala sobre ele. sobre o que é feito de suas músicas. sobre seu brand.
uma pessoa pública, que inunda os meios de comunicação com as merdas que canta, mas, que no entanto, que ter o controle total sobre os reflexos e consequências.
ah, depois escrevo mais...
Nadia 09/09/2018minha estante
Achei sua resenha meio azeda, mas mesmo assim não consegui discordar de qse nada...rs. Realmente, o biógrafo quis puxar o saco e acabou dando vários tiros no pé.
Confesso q ouço Roberto Carlos desde criança e gosto a ponto de já ter ido a shows e td. Talvez por isso sensação q o livro deixou pra mim foi de desilusão...

Rapudo 25/09/2018minha estante
azedo, eu? hihihi...

Samara 07/04/2022minha estante
Eu gosto das músicas, se você parar para analisar, Detalhes, Emoções, O divã, As canções que você escreveu para mim, entre tantas outras, verá que as letras e o instrumetal, são muito bem construídos.

Samara 07/04/2022minha estante
Você talvez nem goste de música brasileira.

Moacir 28/04/2014

Forrest Gump brasileiro
O livro começa com uma característica documental, em ordem cronológica. Nas letras de Paulo César Araújo, Roberto Carlos é quase um Forrest Gump, que presencia e influencia diversos eventos importantes do Brasil nas décadas de 60, 70 e 80.

No entanto, após o meio do livro, esse se torna difícil de ler e cansativo, pois há muitos "retornos" à épocas já descritas em capítulos anteriores. A partir da metade do livro é quase como se cada capítulo fosse independente, e o último capítulo é um resumo totalmente dispensável.

Imperdível são os capítulos que apresentam o início de sua fase compositora, sua relação com outros artistas da época, inclusive os que o odiavam e depois se renderam a seu talento. É muito interessante ver a origem das letras, o processo de criação e a grande quantidade de conteúdo biográfico nas próprias cançoes.

No livro podemos acompanhar o grande artista brasileiro, desde seu início fazendo "covers" nos anos 50, seu esforço para se tornar pop nos anos 60, atingindo seu auge, com letras e canções geniais no início doa anos 70, e sua (na minha opinião), derrocada a partir de meados de 70, se tornando um babaca até os dias de hoje.

John Snow 18/02/2015

Achei imparcial
A forma de pesquisa do autor é interessante, valendo-se de inúmeras fontes, inclusive uma entrevista com o próprio, que na época, imagino e, sequer pensava que suas palavras acabariam numa biografia não autorizada.

Do meu ponto de vista, a biografia é imparcial, sem as tradicionais rasgações de seda de biógrafos contratados.