Filosofia da Ciência

Filosofia da Ciência Rubem Alves

Resenhas - Filosofia da Ciência

Romeu Felix 28/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e suas regras", de Rubem Alves, apresenta uma introdução à filosofia da ciência e às questões que envolvem o conhecimento científico. O autor busca apresentar aos leitores as diferentes formas de pensar a ciência, desde o seu surgimento na Antiguidade até a ciência contemporânea.

O livro está dividido em nove capítulos que apresentam conceitos importantes da filosofia da ciência, como as teorias da verdade, as diferentes abordagens da epistemologia, a relação entre ciência e tecnologia, entre outros temas. Rubem Alves aborda ainda as questões éticas envolvidas na pesquisa científica, bem como os aspectos políticos e sociais que permeiam a produção do conhecimento científico.

Além disso, o autor apresenta uma reflexão crítica sobre a ciência, suas limitações e possibilidades, destacando que a ciência não é neutra e que suas práticas estão diretamente relacionadas às condições sociais e históricas em que é produzida.

Rubem Alves utiliza uma linguagem clara e acessível, tornando o livro recomendado tanto para estudantes de filosofia como para leitores interessados em refletir sobre a natureza e os limites da ciência.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Adolfo Neto 15/01/2009

Rubem Alves
Rubem Alves escreve muitíssimo bem (sugiro que leiam seus outros livros e suas colunas em jornais). E neste livro ele usa sua maestria para criar imagens e analogias sobre a filosofia da ciência. O livro contém várias referências a importantes trabalhos na área. É uma bela introdução ao assunto.

Raniere.Wolfgang 19/12/2017

Há legitimação do conhecimento científico?
Se você é daqueles que pensam que a ciência é o método definitivo para a obtenção do conhecimento verdadeiro, este livro pretende abalar suas convicções e, talvez, te colocar num estado niilista em que tudo parece não ter mais sentido.
Eu sempre digo que as pessoas têm fé na ciência, mas Rubem Alves, mais desaforado, diz que a própria ciência tem fé. Exemplo disso:
É de conhecimento de todos que a ciência se baseia no método indutivo, ou seja, de enunciados particulares propõe regras gerais. Observado que os fatos particulares se comportaram de determinado modo durante todas as observações, conclui-se que se comportará do mesmo modo para sempre, assim como todos os outros fatos semelhantes se comportarão de forma idêntica. Entretanto, a lógica não permite dar esse salto do particular para o geral. Como pode uma coisa dizer sobre outra que não ela mesma? Deste modo, ele afirma que o salto do particular para o geral é uma crença, a crença de que tudo é regido por uma ordem invisível que pode ser mensurada e prevista – a matemática.
Apesar das críticas que tenho ao livro, lhe daria uma boa nota pelas boas perguntas -
não pelas respostas - e recomendaria como introdução a qualquer faculdade como forma de refletir sobre o conhecimento adquirido.

Thiarles 22/08/2020

A descoberta no sebo
Comprei este livro em um sebo por pura curiosidade e interesse pelo tema, desconhecia o autor. Porém o que tenho ao ler são uma forma de apresentar o tema muito atraente, e uma simplicidade sem perda no conteúdo, que aliás é recheado de complementos de grandes autores. Ele te propõe diversas questões durante o livro e alguns desafios que te fazem curtir cada capítulo, uma ótima leitura para qualquer pessoa.

Lilica Britto 08/06/2021

Ciência e cientista
Para quem está entrando no universo da investigação científica este livro é uma boa opção de leitura para compreender os primeiros passos para pensar os problemas científicos e se familiarizar com a dinâmica da pesquisa científica. Em uma linguagem didática o autor soube explorar as reflexões de como a ciência nasceu e acontece nos dias atuais.

Dudalluca 23/12/2022

Faculdade
Li o livro para a pedido do meu professor de IEPA, para a realização de um trabalho. É um livro meio complicado para se pegar o ritmo, mas quando pega a leitura fica bem mais dinâmica.

Laurex 12/05/2023

Ele me abriu portas mentais para coisas que eu nunca havia pensado, e certamente que sozinha eu não teria chegado a essas conclusões!
Achei um livro de importância para aqueles que estão iniciando no mundo da pesquisa. Ciente da influência da sociedade, dos paradigmas, das instituições, temos que ter para nós mesmos sempre a humildade de reconhecer que ali não estará a verdade final da coisa.
Discordei do autor em alguns poucos pontos, mas no geral o livro foi excelente.

Felipe.Doneda 06/12/2016

Esclarecedor!
O livro é sensacional. Rubem Alves escreveu-o de maneira provocante, onde o eleitor é levada a resolver enigmas, a repensar seus crenças. É apresentado uma distinção relevante sobre senso comum e a ciência. Esta é desmitificada no decorrer do texto. Leitura indispensável a quem gosta de ciência.

Fefê 30/04/2022

Ótimo para que está começando
É um livro introdutório para o pensamento científico. Rubens Alves faz o que todo educador deveria fazer coloca limites e ensina conceito básicos que um aluno vira a ter acesso quando estiver produzindo, ou consumindo, conteúdo científico.

skuser02844 24/07/2022

Li esse livro para usar como referência em uma prova da faculdade, foi muito útil. A forma dinâmica como o autor fala sobre ciência e suas ligações com o senso comum faz com que o leitor se sinta envolvido.

Demasiado Humano 16/04/2023

A natureza da ciência e seus métodos
"Filosofia da Ciência - Introdução ao jogo e suas regras" é um livro que me ajudou muito a entender os principais conceitos e teorias da filosofia da ciência. Ao ler o livro, eu pude compreender melhor a natureza dos métodos científicos, além de refletir sobre a relação entre ciência e sociedade. Fiquei impressionado com a profundidade dos conceitos apresentados, mas ao mesmo tempo, achei a linguagem utilizada pelo autor muito clara e objetiva.
Eu recomendo a obra para qualquer pessoa interessada em entender melhor a natureza da ciência e seus métodos, além de suas implicações para a sociedade. O livro de Rubem Alves apresenta uma visão crítica e reflexiva da ciência, em vários momentos consegui correlacionar com outras leituras sobre o tema como o livro "o mundo assombrado pelos demônios" do Sagan, criando assim interdisciplinaridade entre os assuntos.

Karen204 21/11/2023

Começa bem e vai caindo
O início do livro é interessante, te faz questionar coisas simples do seu cotidiano, mas ao longo dos capítulos vai ficando muito repetitivo, cansativo e chato. Eu terminei na base do ódio kkkk

Carolina 13/08/2021

Interessante
Eu gostei da forma como ele acaba com o mito da ciência e do cientista. Seria bom as pessoas lerem para relembrar o que é ciência de fato, para não se perderem nos próprios egos e deixando a ciência em si fica de lado.