Elantris

Resenhas - Elantris

1 | 2 | 3 | 4

Gabriella 06/04/2024

Gostei!
baby Brandon escrevendo mas como sempre surpreendendo
não foi meu preferido dele, mas me diverti bastante!

joanna.tell 28/02/2024

Elantris
Esse livro é perfeito! e eu queria tanto que fosse uma trilogia, queria saber mais da Nova Elantris, mas dos personagens, porquê aparentemente, o Brandon não tem pena de ninguém, é um horror! :(
Cara, conhecer essa história foi uma das melhores coisas que fiz, seriamente, é rico em detalhes e é tão interessante que eu queria que fosse mais desenvolvido para que tenha mais livros, é de enorme potencial, mas me contento como acabou, a história se deu um fim por mais que os mistérios ainda fiquem no ar!

samuelmorais 25/02/2024

There are secrets that remain unknown
BRANDON SANDERSON, o homem que você é!!!! Eu sabia que no dia que eu começasse a ler os livros desse homem eu iria viver em função deles, mas eu não esperava que fosse acontecer tão rápido. Nos primeiros capítulos de Elantris eu já estava cativado pela história, pelos personagens, pela escrita e por esse universo. E o que falar sobre esse final? Apesar de encerrar a história, deixa alguns segredos continuarem como segredos (ou será que vem aí em próximas histórias??) Ansioso para continuar minha maratona Cosmere!
Andréa 26/02/2024minha estante
Pq não falou da lágrimas ??

Jordan 31/01/2024

Magnífico!
Que prazer foi ler Elantris! Para quem pensa em ingressar no universo Cosmere é um início perfeito.

Inicialmente eu pensei que seria um livro de menor qualidade por se tratar da primeira obra do autor. Eu estava grandemente errado.

Elantris reúne a escrita magnífica de Brandon Sanderson com o equilíbrio perfeito entre política, religião, fantasia e diálogos marcantes. Isso sem falar das reviravoltas.

Que prazer foi ler Elantris!
Emilia.Reis 31/01/2024minha estante
ansiosa pra ver as reviravoltas

Jordan 31/01/2024minha estante
Nossa, e que reviravoltas! Bom demais Emi ?

guimpinheiro 28/01/2024

Não sei por que o livro tem uma má fama
Eu entendo que existe um ritmo lento no começo do livro e uma acelerada brusca no final. O que eu sinto foi que Sanderson estava tão imerso construindo o mundo de Elantris, querendo desenvolver os seus personagens para dá-los profundidade, mas chegou um momento que ele precisava entregar o livro. E mesmo com essa acelerada, sinto que ela caiu como uma luva com o final do livro que foi de tirar o fôlego.

Para quem gosta de Sanderson, porém está com receio de decepcionar com o livro, ignore esse sentimento e leia. Os personagens são ótimos (embora o principal seja um pouco ?likable? demasiadamente rápido pelos outros), o mundo é muito bem construído e cria os primeiros símbolos e fundações para o que viria a ser o universo da Cosmere.

Giuliane.Souza 26/01/2024

Brandon Sanderson vc me paga
Que ódio..o Brandon criou mais um lugar incrível que eu nunca vou poder ir e me fez ver que a realidade é uma merda.

não 25/01/2024

(4,25)
Disclaimer: Eu não sou de ler muitos livros de fantasia e esse foi o meu primeiro livro do Brandon Sanderson.
Tive muita dificuldade no início do livro porque estava uma leitura bem cansativa e lenta, mas dos 50% em diante eu sinto que deu uma bela agilizada no ritmo. O maior problema pra mim foi que em plenos 80-90% do livro a confusão só ia aumentando e nada da resolução acontecer, então achei que ia ficar muito corrido. E ficou. Não foi ruim, mas acho que faltou ritmo. E ainda acho q ele deixou algumas pontas que eu acho que era cabível uma resolução melhor.
Embora eu esteja pontuando oq eu acho que ficou a desejar, eu realmente gostei da história e justamente por ter gostado tanto queria mais. Estarei lendo os contos e The Emperor's Soul com certeza.
Foi o primeiro livro dele e acho que transparece um pouco na escrita mas os personagens são muito bons e gostei muito do sistema de magia, fiquei realmente interessada pra ler os outros livros dele.

Alpharius 10/01/2024

Realmente um dos livros de Cosmere
É o pior livro de Cosmere que eu li até agora, é um livro bom de se ler, mas a escrita é muito lenta, e se apressa MUITO no final, o final é estranho mas aceitável, o sistema de magia não é bem explicado, mas os personagens são bem feitos pelo menos.

Panda 05/01/2024

Um livro de estreia maior do que carreiras literárias inteiras por ai
Cara, é incrível como nesse livro, que pra mim foi o "pior" do autor, a gente ainda sim vê o grande potencial criativo que ele sempre teve.

Aqui nos é apresentado um esquema religioso o qual passou por modificações e ramificações, assim, grande parte do que acontece é justamente por causa da forma como as pessoas interpretam a forma que a vida deveria ser.

Os personagens são interessantes, já em suas primeiras aparições você meio que sabe o quanto pode esperar deles nas páginas seguintes.

Notei muitos elementos que inspiraram/foram reciclados em outros livros, mas nestes foram bem mais e melhor desenvolvidos, como por exemplo processos pelos quais o corpo humano passa e Entidades aprisionadas.

Acho que as 4/5 estrelas são somente por EU ter começado a ler os livros do Sanderson por Mistborn Primeira Era - e isso já deveria ser autoexplicativo né, e estando acostumado com diversos plotwists, um sistema de magia bem explorado e toda as pontas se encaixando, aqui, notei que grande parte disso não me encheu muito os olhos e nem surpreendeu tanto.

Entendam isso como um elogio, ele melhorou muito e em pouco tempo, logo, acredito que esse livro, para proporcionar a melhor experiência possível a quem busca conhecer o trabalho do autor, deve ser lido antes de qualquer outro.

José Vitor - @paginas_literarias 21/11/2023

Elantris é uma cidade gigante, bonita, radiante e magica. Elantrianos são considerados deuses pelos seus diversos poderes divinos. Após o Shaod se espalhar pela cidade, as coisas começam a ficar entranhas, eles perdem os poderes, ficam com a pele enrugada e fraca, a própria cidade fica sem vida, imunda e apodrecida. Shaod vira uma maldição para o povo Elantriano.
10 anos após esses acontecimentos, Shaod ainda continua "infectando" as pessoas, só que agora de forma misteriosa. A cidade de Elantris agora é cercada por um muro, e todos os amaldiçoados pelo Shaod são jogados lá dentro.
Princesa Sarene, de Teod, vem para Kae para se casar com o Príncipe Raoden, mas quando chega na cidade descobre que o príncipe morreu, e agora ela é uma viúva.
Teod e Arelon são constantemente ameaçadas pelo império de Fjordell, uma região com muitos fanáticos religiosos. Hrathen, o sumo sacerdote de Fjordell, vai até Arelon para converter a região a essa religião.

É muito complicado explicar esse livro, é uma fantasia épica, com uma construção de mundo muito boa e com um sistema de magia muito complexo. Não é uma história fácil de ler em inglês, em alguns momentos.

O livro intercala entre três pontos de vistas principais, mas apenas dois desses me interessavam.

A trama política foi bem confusa no começo, mas tem um certo capítulo (QUE É IMENSO), eu consegui entender muito bem toda a treta, e isso me deixou bem animado com a história.

A explicação de Elantris foi algo que demorei para entender também. Não estava conseguindo imaginar como séria esse local, e continuei confuso por boa parte do livro.

Eu queria que a magia fosse um tema que aparecesse mais aqui. Não foi o foco da história, e as explicações eram bem vagas, já que ninguém lá sabia o motivo de ter sumido, como o Shaod apareceu e o porque dessa maldição existir.

A escrita do Brandon é maravilhosa. Esse foi o primeiro livro que ele lançou, então vejo muitas criticas nele, mas se esse for o pior livro dele, imagina o melhor?!

Como já mencionei várias vezes, eu fiquei bem confuso com algumas partes do livro, muito disso por eu estar lendo em inglês, e eu acho que não vou mais ler os livros do Brandon no idioma original. Sinto que perdi detalhes da história, que eu facilmente entenderia melhor em português, então quando alguma editora relançar aqui no Brasil eu gostaria de reler.

Não foi um livro ruim, consegui entender 90% dele e a história me cativou demais. É um universo complexo, mas com elementos cativantes. Os personagens são únicos, com personalidades marcantes e muito bem desenvolvidos.

Essa edição que li, tem alguns bônus muito legais também. Explicações sobre as funcionalidades do AonDor e os símbolos que usam para invocar a magia. Cenas deletadas do livro, com personagens que foram tirados da edição final e comentários do autor nessas partes, isso mostrou que o livro poderia ter seguidos por caminhos diferentes, mas o final seria o mesmo. Tem também uma cena adicional do Hoid, que eu já sei que é um personagem bem importante da Cosmere.

Wesley 12/11/2023

Anos depois, releio a primeira história da Cosmere lançada por Brandon Sanderson. E que experiência!

Da primeira vez, dei 5 estrelas para o livro. Hoje deixei com 4, apesar de achar que Elantris tem, na teoria, potencial para ser considerada a melhor narrativa Standalone (por enquanto) de Brandon Sanderson. O que ele faz nesse livro, nos contando um narrativa tão contida e misteriosa, sobre os segredos de Elantris e sua queda, deixa a experiência com o livro ser única, ainda que falte nele muita coisa que os leitores dos autor estão acostumados como principais características de sua narrativa, principalmente sua famosa fluidez.

Na primeira vez, Elantris me fascinou. Na segunda, o fascínio ainda existe, mas vem junto de momentos lentos que demoram a fazer a obra engrenar de fato. De qualquer forma, o terço final do livro ainda é primoroso, e ainda deixa perguntas no ar.

É um livro que funciona muito bem como volume único, mas é mais que entendível os motivos de que em breve retornaremos a esse mundo. Elantris é fascinante demais para ficar em apenas um único livro.

dudi =) 03/11/2023

Elantris daria um bom conto para crianças, né?
Elantris. O que falar desse reino e, acima disso, desse livro?

Fazer uma construção de uma história épica tão bom em tão poucas páginas realmente é algo que se enquadra na capacidade do autor. Os personagens tinham pronfudidade e caractéristicas únicas. As motivações, as lendas, as narração dos protagonistas... tudo muito bem estruturado. Entretanto, claro, nem tudo foram flores. Temos que lembrar que essa foi a primeira obra do autor, então ainda há sim aspectos que não me cativaram, talvez pelo mesmo ainda não ter tanta experiência com a escrita e criação de um universo tão grande.

É um exemplo da minha insatisfação, o rei Ioden. Na narração, tem ênfase no quanto o rei é alguém que não tem esse senso de liderança. Ele é um bom comerciante mas não um bom rei. Acho legal dizer que o livro enfatiza isso. muito. A questão, pra mim, é a falta de demonstração desse fato. De acordo com as narrativas, a cidade é segura, rica e totalmente limpa. Não se narra um bairro pobre ou uma criança que sente fome no reino. Dito isso, quando acontece algumas ações com o rei e o planejamento maléfico sobre ele, fica um pouco mais díficil concordar com todas as ações. Acho que eu queria que explorasse mais esse lado de como o rei não é alguém bom pro governo.

Depois, sobre a fluidez do livro: me matei em 3 dias para chegar ao 50% e em algumas horas li o restante. Isso diz muito, certo? Demorei para engajar, tiveram momentos que eu pensei "Por que eu não abandono esse e começo a cosmere por Mistborn mesmo?" E o principal agente dessa ação foi o Hrathen. As narrativas deles me deixavam enjoadas e querendo desistir. Eu entendo que o personagem tinha que ser alguém extremista para que no fim, o contraste seja melhor. Álias, achei que esse personagem que teve o melhor desenvolvimento. Mas vale a pena quando ele fica tão extremista que te expurga da leitura ao invés de incentivar? Não tenho certeza. As vezes essa foi a melhor forma e eu só não goste de personagens como ele por questões pessoais.

Por último, o reino de Wyrn. O que aconteceu com ele? Certo, os enviados foram... mas depois? acabou? tanta ira e ameaças para... nada? E todos os reinos que ele tinha obtido? e todos os soldados que ele possui? Não me faz tanto sentido assim. Acho que esse foi o que mais pesou pra mim.

Tudo isso foram motivos muito marcantes e, mesmo assim, tirou só uma estrela, porque não tenho como lidar com uma história tão bem estruturada. Não passo pano porque não consigo ignorar o que senti na leitura, mas bem que eu queria dar cinco estrelas e favoritar!

Adorei Elantris e adorei todo o sistema de magia, mas sempre recomendo ver umas fanart de acordo com a leitura pois ajuda a vizualisar melhor o que é explicado.

Encontro vocês no próximo livro da Cosmere :)

Ana Carolina 30/10/2023

Mais um Sanderson pra conta?
Um padrão que percebi nos livros que li do Sanderson é que todos começam num ritmo mais lento e demoram pra engatar, mas quando vejo já estou rendida pelas personagens, ambientação, magia e enredo num geral.

Gostei muito de Elantris, acho que o autor consegue trabalhar bem política e religião nas suas histórias (e são assuntos que gosto bastante de ir desvendando nesses livros). Quanto à resolução, achei que algumas coisas foram fáceis ou convenientes demais, mas gostei muito de como tudo se desenrolou, então não tenho reclamações. Amei as personagens, achei todas vibrantes, com motivações e personalidades muito claras.

Torço pra que o autor realmente consiga voltar pra escrever continuações de Elantris, porque acredito que tem muito a ser explorado ainda...

Fayne Rafaela 30/08/2023

Pronto, dei meu primeiro passo dentro da Cosmere.
Li e ouvi esse aqui na versão comemorativa de 10 anos (e no final dos extras, tava a assinatura do Brandon com o ano de 2015!!! daqui a pouco esse livro faz 20 anos), que belíssima experiência, amei o Raoden e a Sarene, o romance não é, de maneira alguma, o foco do livro, mas eles entraram pra lista de casais favoritos.
Fiquei curiosíssima para ler as outras séries e descobrir como isso tudo se conecta, ou não. (Já tinha sido avisada sobre o Hoid, dei um gritinho quando ele apareceu)

1 | 2 | 3 | 4